Recommended Posts

Publicado

Boas!

Montei o meu 1º aquario em Set/2011. Nunca fertelizei. Mas considero que neste momento já seja recomendável. O que comprar e como fazer uso dele?

Fauna:

1 Corydora paleatus

1 Ancistrus cirrhosus (fêmea)

3 otocinclus

1 Neritina

2 Neocaridina heteropoda var. red

1 Poecilia sphenops (macho)

6 Poecilia Reticulata

Flora:

Musgo de java

Microsorum pteropus

Cryptocoryne wendtii

Anubia nana

Elodea/Egeria

Setup:

Aquario 30 litros

Termostato 75w Eheim

Bio-filtro Boyu WF-2025 300 L/h

Iluminação power-glo 14w

Ph: 7.4

Temperatura: 26º

Substrato da “sera” floredepot + camada de areia

Pequeno tronco

Pedra decorativa preta

Pedra vulcânica

O musgo de java, não está verdinho como eu gostaria....dizem que custa um pouco a adaptar-se ao aquario. As anúbias têm algas green spot....penso que seja falta de fosfatos.

Gostaria mesmo de ter as plantas em boas condições. Tenho de referir que o aquario está perto de uma janela. Mas por outro lado toda a minha fauna gosta de algas.

Obrigado desde já.

Cumps,

João Marques

Publicado:

ois,

as tuas plantas são todas pouco exigentes, quase não precisas de fertilizar.

não referes quanto tempo tens a luz acesa, não ligues mais de 8 horas, o áqua também não deve apanhar sol directo.

se quiseres fertilizar um pouco aconselho o fertilizante Tropica Plant Nutrition Plus, que é um tudo em 1.

abraço,

Publicado:

Boas!

Obrigado pela resposta. Vou seguir o conselho. Possivelmente vou adquirir esse fertilizante.... e irei colocar pouca quantidade (antes para menos do que para mais)...;)

Tenho vindo a reduzir o nº de horas de luz artificial ligada...está agora com 8h30m. Não tem luz solar directa, mas está perto de uma janela.

Cumps,

João Marques

Publicado:

Boas!

::D: Sou todo ouvidos.....Certezas nenhumas....

Sigo as indicações da embalagem?! Se me poderem ajudar no modo de usar....dosagens e frequencia....vou adquirir essa marca uma vez que tem todos os nutrientes....

GM, sou um novato, nestas coisas da aquariofilia...; tenho lido algumas coisas tuas....e o que dizes faz sentido para mim. Nomeadamente na importancia de ter plantas saudáveis e fortes....assim as algas têm menos hipoteses de se desenvolver...

Cumps,

JM

Publicado: (editado)

Boas!

Estive a ler indicações do tal fertilizante....entre as quais o seguinte:

"O fertilizante foi desenvolvido para que o aquarista que possui várias plantas e poucos peixes", uma vez que tem o N e P (nitratos e fosfatos....suponho). Parece-me a mim que para uma aqua de 30L...até tenho uns peixitos...e as plantas não são muito grandes.

Não será o Tropica Plants Nutrition (sem o plus), ou seja, sem o N e P; mais indicado para mim?

Tenho os nitratos +/- a 25mg/l

Fosfatos...não tenho o teste.

Cumps,

João Marques

Editado por João Marques
Publicado:

Boas!

Ainda tenho dúvidas. Pois se é verdade que tenho Nitratos mais do que suficientes para as plantas....superior a 25mg/l. Também é verdade que tenho nas anúbias algas green spot, indicando...falta de fosfatos! (segundo me parece)

Solução: talvés o TPN sem plus e adicionalmente um fertilizante complementar de fosfatos...?

outra questão: o TPN+ quanto me aumentariam os nitratos no aquario?

Obrigado,

Cumps,

JM

Publicado:

Bom dia!

Se virem que estou a dizer ou fazer alguma asneira digam... ;)

Acabei por adquirir dois fertilizantes da "Sera": o Sera Florena (completo sem o N e o P) e tb adquiri o Sera Flore NPK drops.

(ainda procurei o TPN nas não arranjei)

Na loja ainda me fizeram o teste de fosfatos ..... confirmou-se a ausencia de fosfatos (as tais algas green spot..nas anúbias) O resultado foi P=0

Daí ter aquirido tb os macro nutrientes.

Hoje fiz o teste dos nitratos, depois de introduzir os fertilizantes (ontem). O resultado dos nitratos não sofreu alteração na escala. O que me leva a crer que serão mais as vantagens com a introdução dos macro nutrientes.

Tenho uma outra questão......Como é que não tenho fosfatos na água? uma vez que tenho relativamente bastantes peixes...

Será que a alimentação que introduzo no aquario está isenta de fosfatos? (como alimento principal= sv2 da ELOS; depois diáriamente tb adiciono sera viformo + sera shrimps)

Será que só os alimentos da "Sera" produzem fosfatos e os da Elos não? e/ou só os alimentos não consumidos pelos peixes produzem fosfatos?

Cumps,

JM