Recommended Posts

ola malta desculpem la estar a chatear de novo mas como um problema nao vem so......

 

á 2 dias para ca vim a notar que me começaram a aparecer umas algas nao sei o nome técnico mas sao aquelas em forma de cabelo verdes....

 

 

Como eram pokas deixei mais uns dias e ia retirando á mao

 

como tenho andado em cima delas nao as tenho deixado alastrar muito mas vi que algo se passava

 

fiz os testes e o NO3 deu-me entre 10mg a 15mg ou seja esta alto e deve ser isso a razao de me estarem a aparecer essas algas

 

o que faço para baixar esses niveis de NO3 para zero?

 

Aguardo respostas e brigado malta pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

LOL! E eu a querer um pouco de NO3 no meu aqua e não tenho, envia 20% da tua agua do aquario para mim xD Kiddin'

 

Bem, eu eliminei tudo com toxivec da sera, uso isso e aquatan nas TPAs.

 

Após a TPA inseri 10ml de Sra Bio Nitrivec

 

;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar de ser iniciante nesta area...deixo aqui a minha opinião...

 

N03...alto revela excesso de nutrientes na agua...e como tal deveremos começar por encontrar as causas desse efeito...e seria também util (penso eu) veres quais os niveis do P04

 

Excesso de alimentação?...excesso de população?...poucas e ou pequenas trocas de agua...?

 

Uma das primeiras medidas...será TPA com mais frequencia...(dia sim dia não)...

 

Não esquecer que o excesso de nutrientes na agua pode ser uma das fortes causas do aparecimento de algas...sem esses nutrientes as algas tem mais dificuldade em se desenvolver...

Para além das TPA...alguns peixes dão uma preciosa ajuda no combate às algas bem como algumas plantas de crescimento rapido que de certa forma acabam por retirar os nutrientes às algas...depois existe sempre o combate recorrendo às "armas quimicas"...mas quanto a esse tipo de armamento...deixo para os peritos opinar...pois eu ainda nem sei onde fica o gatilho dessas armas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

fiz os testes e o NO3 deu-me entre 10mg a 15mg ou seja esta alto

 

Está óptimo! Eu tenho o NO3 a 25mg.

 

Para por a zero só matando a colónia de bactérias benéficas :)

 

Era mau sinal se os nitratos estivessem a zero!....O problema dessas algas não são os nitratos. Serão outros factores....

 

Cumps,

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas disseram que os niveis de no3 e no2 deveriam estar sempre a zero e sempre tive esses valores ate começar a fertilizar o aqua na 2ªa.....

 

pk do resto a iluminaçao e o tempo desta continua igual

 

e as trocas de agua continuam iguais tambem (1x p/ semana 30/40%)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

 

 

Está óptimo! Eu tenho o NO3 a 25mg.

 

Para por a zero só matando a colónia de bactérias benéficas :)

 

Era mau sinal se os nitratos estivessem a zero!....O problema dessas algas não são os nitratos. Serão outros factores....

 

Cumps,

 

João Marques

 

I rest my case :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas disseram que os niveis de no3 e no2 deveriam estar sempre a zero

 

Tens a certeza que foi isso que te disseram?

 

Ou disseram-te que NO2 e NH3 tinham de estar a zero??

 

O nível ideal de NO3 num aquário é entre 20 e 30 mg/l

 

A origem de algas é SEMPRE por falta de algum nutriente e nunca por excesso.

 

Para te podermos ajudar precisamos saber qual o setup do aquário, iluminação, fertilização, etc.

 

No entanto pela descrição das algas parecem-me filamentosas que são normais em aquários pouco maturados.

 

Se assim for deixa rolar o tempo e pões uns comedores de algas que isso desaparece.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas disseram que os niveis de no3 e no2 deveriam estar sempre a zero e sempre tive esses valores ate começar a fertilizar o aqua na 2ªa..

Pois...

 

Os nitritos estão a zero porque as bactérias nitrificantes estão a fazer correctamente o seu trabalho transformando-os em nitratos.

 

Se tiveres plantas elas vão absorver os nitratos.

 

Se aumentarem em demasia, coloca umas plantas flutuantes e vai controlando.

 

O excesso de nutrientes não causa algas, a falta deles é que faz isso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó malta coisa que me fez sempre mais confusao no ramo da aquariofilia foi estas coisas nitratos nitritos amónia durezas jesus ao inicio foi um inferno e mesmo ate hj ja vi k ainda nao percebo muito bem isso

 

ja agora se alguem souber digam-me os valores ideais que um aqua deve ter nos principais testes PH nao incluo pk isso deriva muito da fauna

 

 

setup do aquario

 

 

aquario 115x42x34 (170 mesm cheio)

 

iluminaçao 4x39w (8h/dia)

 

termostato 300w

 

substrato fertil + inerte

 

filtro sun sun 1000L/h

 

fertelizante 15mlg 1x semana da TROPICA PLANT NUTRICIAN (aquaeden)

 

co2 pressurizado (1bolha p/seg)

 

 

 

fauna

 

13 neos

7 olho de fogo

1 pleco

 

 

flora

 

fetos de java

glosso

uma erva rasteira k é tapete (nao sei o nome)

hydrocotyle sp japao

mais duas especies k tb nao sei o nome

 

ph ---- 6.8

 

temp--- 26ºc

 

no2-----0

 

no3---- 10/20

 

se alguem me poder dar uma dica para melhor entender essas cenas de nitratos e do que as plantas precisam de forma simples e rapida agradeço

 

mas se nao ha nutrientes para as plantas logo as algas aparecem correcto?

 

entao parece-me bem ter começado a fertellizar visto a estar a oferecer macro e micro nutrientes as plantas correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tinha muitos green spots, apereciam imenso, principalmente no vidro, mas reduzi as horas de luz e desliguei uma das luzes, as algas cada vez sao menos e as valisnérias XL crescem e reproduzem-se a olhos vistos.. nao tenho substrato fertil nem co2.. (por enquanto lol )

esses niveis de nitratos que tens até podem ser provocados pelo fertilizante que usas, dado que até fazes trocas de agua todas as semanas e tens algumas plantas para os consumirem..

de resto, sou mais um novato a juntar-me ao grupo e vou lendo por aqui e por ali a ver se aprendo algo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Parece-me tudo correcto, apenas a luz me parece exagerada, eu ligava apenas metade das lâmpadas e via como corria, talvez desse a totalidade apenas durante 3/4 horas.

 

O TPN+ tem pouco ferro, convém adicionares um pouco.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro ruiMFJ parece que estas um poko equivocado pelo menos pelo que dizer eu quando me iniciei em aquariofilia tambem sempre pensei k o excesso de nutrientes causaria o aparecimento de algas mas pelos vistos é exactamente o contrario ou seja as algas aparecem é com a falta de nutrientes e nao com excesso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calma que eu sou novato nestas coisas...e quando me referi ao excesso de nutrientes na agua foi na base de vária informação que recolhi e opiniões que me deram...antes de montar o meu aquario...(coisa recente)...é normal que haja muita informação contraditória que nos deduza em erro...

exemplo:

"Algas verdes filamentosas: Outro tipo bastante comum. Crescem grudadas em plantas, pedras e troncos. São indicativos de excesso de nutrientes e pouca quantidade de plantas para absorvê-los. Também são comuns em aquários recém montados. Com a estabilização do aquário, tendem a desaparecer. Podem ser removidas com as trocas de água e a utilização de animais algueiros, como caramujos ampulárias e red ranshorn e camarões. Algicidas podem ajudar a combatê-las, desde que no aquário inexista camarões (sensíveis aos componentes químicos desses produtos). A diminuição de circulação da agua ajuda a debelar filamentosas e também as algas petecas. O excesso de movimentação não causa diretamente o aparecimento das filamentosas. Os fosfatos são os vilões da estória! Porém quando se diminue a circulação da agua, diminui-se tambem o fluxo ( disponibilidade) deste nutriente para elas. Assim, com menos nutrientes, maior a tendencia delas desaparecerem."

fonte: http://guia.mercadolivre.com.br/algas-aquarismo-plantado-66522-VGP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol eu acho k ambem é melhor ir dar de comer ao canario k ja nao tou a perceber nada disto.

 

Caro conterranio ferreira eu antes de ter esta calha de 4 que me foi oferecida tinha uma de 2 com as mesmas lampadas

 

Acontece que me deram tambem uns pes de uma relva k fica rasteira cerca de 3cm para fazer um tapete mas com essas lampadas nunca progrediu grande coisa e claro como me deram uma calha de 4 tambem nao disse k nao obvio.....

 

o problema é k eu tenho glosso sera k so com 2x39 ele aguenta?

 

ou opto por ter a maior parte do tempo ligada 2x39 e depois durante 3 ou 4 horas como tu dizes ligar tudo?

 

tambem posso tirar uma lampada e ficar so com 3 a funcionar

 

mas la esta.... sera k é da luz excessiva ou é mesmo problema da agua? ou sera ate k tenho pokas plantas para absorver tantos nutrientes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora pelo que reparei faltam-me alguns testes da agua

 

de momento tenho

 

PH

NO2

NO3

GH

KH (salvo erro)

 

k outros testes ha relativamente importantes para a agua nomeadamente para estas coisas de algas e ver os valores

 

pelo menos conheço k ha um teste para os fosfatos no4 ou kh4 uma coisa assim.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

É assim, muita iluminação tens de acompanhar com muita fertilização pois as plantas vão crescer mais depressa e logo consumir mais nutrientes, se te atrasas = algas.

 

Com menos luz elas crescem mais devagar e não é preciso fertilizar tanto, tudo fica mais fácil.

 

A planta tipo relva deve ser a eleocharis parvulla.

 

As lâmpadas que tens são T5 Hight Output, têm muito mais potência e eficiência que as antigas T8, logo a regra do W/Litro deixa de fazer sentido.

 

"Conterrâneo"??

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol conterraneo pk eu vou ai muitas vezes a lagos e a portimao e tambem por seres um dos meus braços direitos aqui pk ja me ajudas-te bastante na resoluçao dos meus problemas.

 

 

entao é assim se eu decidir manter as lampadas todas a funcionar tenho k por mais fertilizante correcto?

eu de momento coloco 15ml 1 vez por semana entao tenho k alterar para quanto?

 

se decidir apagar algumas lampadas mantenho as 4 ligadas durante 3/4h e as outras 2 o resto do dia certo?

 

agora outra pergunta lol tenho 4 lampadas 4000k 6000k 6000k 8000k quais deixo mais tempo ligadas e quais deixo menos tempo

 

isto tudo para desaparecer as algas

 

a unica coisa que quero é ter um bom plantado um bom tapete e plantas muito verdinhas......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Isto vai por tentativas, cada caso é um caso...

 

Que algas tens? podes por foto?

 

Quanto tempo tem a montagem? uma foto assim geral para se ter uma idéia da massa vegetal.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As plantas, como as algas, precisam de luz, carbono e nutrientes. Quando há uma desregulação destes aparecem as algas.

 

Aquários de peixes é uma coisa. Plantados é outra. No último caso, o motor de tudo é a luz. Quanto maior for a quantidade de luz mais carbono e nutrientes as plantas vão consumir.

 

Num aquário há sempre nutrientes suficientes para as algas (plantas inferiores). Para as plantas (plantas superiores) já não é bem assim. A única forma de controlarmos as algas é termos plantas saudáveis.

 

Como te disseram, o que eu faria é:

1. Fazer uma limpeza grande ao aquário, retirar tudo o que for possível de algas. Logo a seguir, fazer uma TPA grande (quanto maior, melhor)

2. reduzir para metade a luz (esquece picos de luz nesta fase). Metes uma lâmpada de 8000K e outra de 6000K e as restantes guardas na gaveta. Isto é mais que suficiente para as plantas mais exigentes.

3. Aumentar o CO2. 1bps para um aqua desse tamanho parece-me manifestamente pouco. Arranja um Drop-checker se puderes para te dar uma indicação mas eu nunca poria menos de 3 bps.

4. Fertilização completa com macros e micros. Estás a usar o TPN ou o TPN+. É o primeiro é insuficiente pois não contém macros que são exactamente os nutrientes consumidos em maiores quantidades.

5. A partir daqui é manter um calendário e fazer uma TPA generosa todas as semanas aproveitando para retirar algumas algas, etc...

 

Se fizeres o que está em cima, dentro de 1 mês deverás ter-te livrado das algas e verás que as plantas têm um aspecto muito mais saudável.

 

No meio disto tudo, se meteres uns otocinclus, caridinas, etc... também ajudam a acelerar (não resolvem a raíz do problema) o processo.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro gmmartins posso fazer isso k estas a dizer ( e logo agora k eu estava todo contente com a minha calha nova)

eu á noite ja coloco umas fotos pk eu ainda nao tenho o aqua com infestaçao de algas apenas começaram a aparecer

o fertelizante k utilizo é o TPN+

Mas sendo assim entao arrumo a calha nova e fico com a k tinha (2x39w)

Agora, faço isso enquanto trato das algas ou 2x39w da para o resto da vida do aquario?

alias agora é k me lembrei essa calha nao a vou tirar pk tem moonlight posso é tirar 2 lampadas de la

 

os camaroes bem eu queria arranjar mas como moro numa cidade pequena (viseu) infelizmente as lojas de aquariofilia nao têm ja tinha ouvido falar k esses bixarocos tambem davam conta das algas e para manda-los vir do porto ja sabem como é viagem e tal e tenho medo k cheguem ca ja meios mortos

Editado por BMSG82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://imageshack.us...dsc00018id.jpg/

 

 

http://imageshack.us/photo/my-images/692/dsc00019bc.jpg/

 

 

http://imageshack.us/photo/my-images/607/dsc00020gc.jpg/

 

 

http://imageshack.us/photo/my-images/836/dsc00021h.jpg/

 

 

Prontos aqui ficam algumas fotos para melhor perceber o problema

 

como disse as algas nao se vêm porque ainda estao numa fase inicial mas kero ja atalhar caminho

Editado por BMSG82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.