passado Publicado Fevereiro 28, 2012 Publicado Fevereiro 28, 2012 Boas pessoal, iniciado a pouco tempo nestas lides da aquariofilia, estou a iniciar um projecto mais ousado em aqua doce, mas como nos queremos sempre mais e os salgados sempre foram uma paixao, pensei em iniciar com poucos custos e aproveitando o que tenho, entao o que tenho: Como quando iniciamos e sem procurar onde a primeira compra sao Kits, eu tenho este Kit: http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cfm?CAT=1&SUBCAT=111&PROD_ID=01105060030101 E tenho ainda um cubo da marina que num primeiro pensamento, pensei numa mini sump Bem, na verdade o preposito para o qual o comprei ate esta satisfatorio, mas se fosse hoje acho que com o preço dele ja fazia um nanoreef de 40L no minimo (40x40x40) xD Então as minhas perguntas são: Estas medidas sao razoáveis para manter alguma coisa? As outras veem por acrescimo :D
Sérgio Carmo Publicado: Fevereiro 28, 2012 Publicado: Fevereiro 28, 2012 As medidas não são más, a questão está na litragem do aquário. Um aquário de 40 litros é um nano aquário em água salgada, e um nano aquário é muito mais difícil de manter em condições do que um aquário de 200 ou 300l. As oscilações nos parâmetros são muito maiores, a margem de erro é muito menor e o espaço limita o tipo de peixes a adquirir. Não quer dizer que não o consigas fazer... mas posso dizer-te que precisas de alguma experiência ou algum conhecimento (alguma leitura) para conseguires um nano com sucesso. Se estiveres disposto a ler e aprender não deverá ser problema...
passado Publicado: Fevereiro 28, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2012 Boas Sérgio, obrigado pelas dicas :D Só um reparo as medidas que tenho actualmente, infelizmente, é do Fluval Chi, ja me disseram que conseguia fazer algo, mas talvez peque pelo curto comprimento, nao?
Jorge N. Ferreira Publicado: Fevereiro 28, 2012 Publicado: Fevereiro 28, 2012 Um coral e um peixe pequeno dá nessas condições (penso eu de que.....). Evita as anémonas e com uma caixa plástica fazes-lhe um aumento de litragem de água The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Sérgio Carmo Publicado: Fevereiro 28, 2012 Publicado: Fevereiro 28, 2012 (editado) Sim... é demasiado curto no comprimento e largura, embora o maior problema ser mesmo a litragem. Se fizeres alguma pesquisa na nossa secção de nano aquários verás que muitos dos que tentam estes tipos de aquários já têm alguma experiência em aquariofilia de salgados... e muitos têm de improvisar nos equipamentos. Os equipamentos para nano reefs começam agora a ser mais abundantes mas continuam a não ser a "main stream", o que torna difícil começar um com equipamento adaptado. Eu aconselhava-te a leres alguma coisa sobre o assunto e ver se estás preparado para o salto... Editado Fevereiro 28, 2012 por Sérgio Carmo
passado Publicado: Fevereiro 28, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2012 Vou ler mais algumas coisas e ver :D As tantas, e se a carteira premitir, pode ser que compre ou que consiga montar um 40*40*40 (limitação do movel)
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 29, 2012 Publicado: Fevereiro 29, 2012 Esse Fluval é bastante engraçado, mas para água doce. Água salgada podias colocar corais moles, um camarão e um peixe de pequeno porte, no máximo, mas ias ter problemas de algas e tudo mais. Eu preferia ir para algo maior, e os custos nem são muito maiores a nível de equipamento! MEGA ARQUIVO
passado Publicado: Março 27, 2012 Autor Publicado: Março 27, 2012 Bem pessoal consegui um nanozito, um cubo de 40cm, ja suporta cerca de 50L, na melhor das hipoteses ja consigo manter um casal de palhaços A minha duvida prendesse com usar ou nao escumador, ja li que uma TPA semanal de 10% evita o escumador neste litragem, mas nao me livro de um filtro de carvao e anti fosfatos, que acham? no caso de usar escumador, existe algum no minimo silencioso?
rakiki_gti Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 boas para 50 litros mesmo com tpa´s aconselho mesmo o uso de escumador, em termos de escumadores vais ter sump ? ou nao ?
passado Publicado: Março 27, 2012 Autor Publicado: Março 27, 2012 boas para 50 litros mesmo com tpa´s aconselho mesmo o uso de escumador, em termos de escumadores vais ter sump ? ou nao ? Embora o movel de para o fazer sem alteraçoes nao estou a contar fazer pois o maximo que conseguia seria ai 30x30x20(altura), e penso nao compensar pois so iria aumentar o barulho
rakiki_gti Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 os barulhos elemina-se lol ok mas escumadores podes usar deltec para hang on sao bons..
passado Publicado: Março 27, 2012 Autor Publicado: Março 27, 2012 Que site recomendas que tenha toda a gama da deltec? os que conheço teem só gamas altas nao tem hang on :/
rakiki_gti Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 Que site recomendas que tenha toda a gama da deltec? os que conheço teem só gamas altas nao tem hang on :/ site assim nao sei . mas hang on tens o mce300 e o mce600 ja tive um mce600 e é muito porreiro.
passado Publicado: Março 27, 2012 Autor Publicado: Março 27, 2012 (editado) site assim nao sei . mas hang on tens o mce300 e o mce600 ja tive um mce600 e é muito porreiro. E a nivel de barulho? Alem do preço nao havera um escumador com menos litragem logo mias barato é que o aquario so vai ter 50L eles aconselham este para 450L Editado Março 27, 2012 por passado
passado Publicado: Março 27, 2012 Autor Publicado: Março 27, 2012 Por exemplo que dizem deste escumador? http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=701
rakiki_gti Publicado: Março 28, 2012 Publicado: Março 28, 2012 a nivel de barulho é silencioso. podes sempre colocar um mais fraco , mas quanto mais escumaçao tiveres melhor a qualidade da agua do teu aquario.. se tens 50 litros podes colocar na boa um de 450 ate porque mais tarde se quiseres trocar de aquario podes sempre aumentar a litragem sem ter que recorrer a outro escumador.. ou seja poupas dinheiro...
passado Publicado: Março 28, 2012 Autor Publicado: Março 28, 2012 a nivel de barulho é silencioso. podes sempre colocar um mais fraco , mas quanto mais escumaçao tiveres melhor a qualidade da agua do teu aquario.. se tens 50 litros podes colocar na boa um de 450 ate porque mais tarde se quiseres trocar de aquario podes sempre aumentar a litragem sem ter que recorrer a outro escumador.. ou seja poupas dinheiro... Tenho um em segunda mao em vista que me parece bem, mas este escumador necessita de alguma bomba?
rakiki_gti Publicado: Março 28, 2012 Publicado: Março 28, 2012 nao este deltec que te referi tanto um modelo como o outro ja vem prontos a funcionar...
passado Publicado: Março 28, 2012 Autor Publicado: Março 28, 2012 nao este deltec que te referi tanto um modelo como o outro ja vem prontos a funcionar... Há ok mas trans uma bomba dentro certo? pergunto porque a pessoa diz que vende todo o conjunto com a bomba, ou seja traz uma bomba de origem certo?
rakiki_gti Publicado: Março 28, 2012 Publicado: Março 28, 2012 sim os deltec tem a bomba dentro do escumador ...
passado Publicado: Março 28, 2012 Autor Publicado: Março 28, 2012 (editado) sim os deltec tem a bomba dentro do escumador ... ok por 130€ parece-me um preço razoavel para o equipamento É diferente de 20€ por exemplo a minha pergunta é, mais tarde se aumentar e para 140x60x50 logo este deltec nao chega valera mesmo apena para manter o nano? Editado Março 28, 2012 por passado
rakiki_gti Publicado: Março 28, 2012 Publicado: Março 28, 2012 qual é o deltec é o mce 300 ou o 600 ? se vais passar para mais tarde para algo desse tamanho o deltec ja nao te vai dar pois vai ficar muito ha pele ...
passado Publicado: Março 28, 2012 Autor Publicado: Março 28, 2012 qual é o deltec é o mce 300 ou o 600 ? se vais passar para mais tarde para algo desse tamanho o deltec ja nao te vai dar pois vai ficar muito ha pele ... é o 600, pois a minha questão é mesmo essa nao pondo em duvida que este mantinha o nano impecavel nao conseguirei por menos comprar algo que me mantem igualmente o nano sem problemas? Eu tenho um 140x60x50 que vou começar com ciclidios, por isso mais tarde se mudar para salgados e neste, onde vou ter sump e isso tudo..entendes o que digo?
rakiki_gti Publicado: Março 28, 2012 Publicado: Março 28, 2012 sim. se estas a pensar mudar n futuro , podes sempre comprar algo mais baixo.. mas tem atenção porque se compras algo k nao escume bem depois vais desanimar e ai ja nao vais querer passar para um maior porque tens algas no aqua , tens de estar sempre a limpar etc etc.. um escumador de maior capacidade so tras beneficios... os deltec tambem se custumam vender bem mesmo em segunda mao.. mas claro a nossa carteira é que manda.. se tens 50 compra algo para 150 litros ou 200 litros ja ficas bem...
passado Publicado: Março 28, 2012 Autor Publicado: Março 28, 2012 sim. se estas a pensar mudar n futuro , podes sempre comprar algo mais baixo.. mas tem atenção porque se compras algo k nao escume bem depois vais desanimar e ai ja nao vais querer passar para um maior porque tens algas no aqua , tens de estar sempre a limpar etc etc.. um escumador de maior capacidade so tras beneficios... os deltec tambem se custumam vender bem mesmo em segunda mao.. mas claro a nossa carteira é que manda.. se tens 50 compra algo para 150 litros ou 200 litros ja ficas bem... Pois a questao é essa e o deltec ate me agradou pois tem espaço para filtro e tudo, mas por 130€ compro um escumador dentro dessa litragem, por exemplo: http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=700 e compro o termoestato e um filtro de mochila...mas se o deltec for mesmo a melhor opçao estou tentado
Recommended Posts