helio.salgueiro Publicado Fevereiro 27, 2012 Share Publicado Fevereiro 27, 2012 Boa noite pessoal, Estou com um grande problemas de algas filamentosas, nunca em 10 anos me tinha aparecido, mas neste momento tem-me lixado a cabeça em grande.... Não sou grande ajuda com o setup do aqua mas... Aqua com cerca de 100 litros brutos Filtro interno de 1000 L/hora 2 escalares adultos 1 discu lampada 18 w para crescimento de plantas lampada de 30 watts para fauna valisnerias elodea sagittaria o substrato é areia de rio com 2 mm Não tenho fertilização e injecção de CO2 Pois penso mesmo, que o problema resida aí, mas como disse anteriormente nunca tive algas!!!! Agradeço a vossa opinião!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ric.Gomes Publicado: Fevereiro 27, 2012 Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 bem reduzir o tempo de iluminação ajuda, podes tentar fazer um apagão de 2 dias tb já li que ajuda, no meu caso resolvi com reduções drásticas do tempo de iluminação, de umas 9 para 6 horas, remoção física das algas (com uma escova de dentes nova e nunca usada funciona que nem uma maravilha), tpas mais regulares e pronto resolves isso! A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 27, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 espero que seja isso...... mas costumo fazer tpa de 20% semanalmente. gracias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Fevereiro 28, 2012 Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Boas Começa a fertilizar com um fertilizante composto amigo As algas podem aparecer por vários motivos mas em aquários que não sejam fertilizados é o principal motivo, se nunca tiveste é porque algo mudou, ate mesmo a agua que usas para tpas podes ter tido mudanças menos rica em nutrientes devido a tratamento, etc.. "lampada 18 w para crescimento de plantas lampada de 30 watts para fauna. " No total tens 48w não como disseste estes w são todos aproveitados pelas plantas O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
P3dr0 Publicado: Fevereiro 28, 2012 Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Boas, uns peixes comedores de algas também te ajudará a resolver esse problema. O comedor de algas Siames (Crossocheilus siamensis), é muito bom para tal pois come algas filamentosas. Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 28, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Obrigado pessoal!!!! Luis como disseste, algo mudou, sem duvida, mudei de casa...... e realmente falta-me um substrato rico em nutrientes para as plantas, pois minha valisnéria começa a ficar transparente!!!! Agora para colocar o substrato composto, como faço com o aqua cheio???? Pedro, o comedor de algas, não cresce muito???? é que já me bastou um pleco que tive com uns 20 cm, deves imaginar, plantas eram atletas, andavam sempre de fugida!!!!!! Obrigado pela ajuda :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
InCoGniTuS Publicado: Fevereiro 28, 2012 Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Não precisas de pôr substrato neste momento. Basta um fertilizante líquido. Podes optar por um "tudo em um" como o da Trópica (TPN+). É o que eu uso de momento e com muito bons resultados. Ou podes optar por uma gama mais dividida como por exemplo os da Seachem que tem vários produtos com macros e micros para acertares melhor a tua fertilização. Para as plantas é indiferente se os nutrientes lhes chegam por via das raízes ou das folhas. Desde que lá estejam para elas é igual. Abraço. Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 28, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Obrigado incognitus! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
P3dr0 Publicado: Fevereiro 28, 2012 Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 (editado) Boas helio, sim torna-se um problema um peixe grande num aqua com plantas. Tenho lido que chegam aos 14cm, mas eu tenho um desses Comedores de Algas Siames (Crossocheilus siamensis) já a algum tempo, num aqua de 120L e nunca me cresceu mais de 5/6cm. Já tive vários peixes que se alimentam de algas, o mais pequenino um Otocinclus Affinis que não cresce muito mais que 2/3cm. Mas como o Comedor de Algas Siames nunca vi, é mesmo um exelente comedor de algas. E atenção, os Comedores de Algas Siameses são muitas vezes confundidos com os Comedores de Algas Chineses. Cumprimentos Editado Fevereiro 28, 2012 por P3dr0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 28, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Obrigado P3dr0 Verdade, meu pleco estava enorme, e acabei por o dar, apesar de gostar bastante dele, já o tinha à 8 anos, era o unico sobrevivente do aquario de montagem Mas como deves imaginar, arrancava tudo e passei-me qnd o vi atrás dos escalares! Sim, vou ter mesmo de comprar um comedor de algas siameses, e estive a ver um artigo bastante interessante, que falava que problema da alga que me apareceu no aqua, era falta de CO2 e nutrientes, onde aconselham a comprar os comedores de algas e injectar no aquario, Seachem Flourish Excel. Que vos parece??? Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
P3dr0 Publicado: Fevereiro 28, 2012 Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Boas, há a relação entre Luz, CO2 e nutrientes, que se estiver controlado as algas não têm hipoteses. Se exprimentares injectar CO2 ou fertelizar, não o faças em grandes quantidades, pois só tens 48W. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 28, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Diz-me uma coisa, o aqua é de 1 metro, aqueles da aquapor, acho que 40 X30...... 48 watts é então insuficiente, certo????? http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm o link que falava sobre as algas, muito bom Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Fevereiro 28, 2012 Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 (editado) Diz-me uma coisa, o aqua é de 1 metro, aqueles da aquapor, acho que 40 X30...... 48 watts é então insuficiente, certo????? http://www.theplante...co.uk/algae.htm o link que falava sobre as algas, muito bom Abraço Tens luz que chegue perfeitamente para uma uma vasta escolha de plantas,se injectasses CO2 arrisco-me a dizer que só mesmo em tapete que terias dificuldades... "Excesso" de nutrientes não traz algas mas sim falta de um, é melhor uma dose a mais que uma a menos... Editado Fevereiro 28, 2012 por LuisBarroso O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 28, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 :D :D gracias amigo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CelsoS Publicado: Fevereiro 28, 2012 Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Eu tambem tive problemas com algas e logo com as BBA, a minha solução foi adicionar Co2 e após 3 semanas as algas ficaram controladas, é chato de inicio pois não sabemos dos 3 factores(luz, fertilização, Co2) o que está em desvantagem .... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 28, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 Meu grande problema é falta de fertilização, e claro já ando a preparar uma DYI para o CO2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
InCoGniTuS Publicado: Fevereiro 29, 2012 Share Publicado: Fevereiro 29, 2012 DYI para o CO2 Uma das causas do aparecimento de BBA é exactamente flutuações grandes no nível de CO2... Tens que ter isso controlado! Abraço Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 29, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 29, 2012 Problema, é que ainda não tenho injecção de CO2, e vejo que as minhas plantas estão a morrer!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CelsoS Publicado: Fevereiro 29, 2012 Share Publicado: Fevereiro 29, 2012 Fazes um Co2 caseiro rápido vai á secção dos DIY e encontras as receitas e tudo o resto, mas mesmo sem Co2 as plantas não te deviam estar a morrer. Posta uma foto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 29, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 29, 2012 A valisnéria esta a perder a cor, as elodeas perderam a força!!!! e claro apareceram as algas agarradas a tudo.... CelsoS tens uma foto da valisnéria no inicio do tópico!!!! que achas? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Fevereiro 29, 2012 Share Publicado: Fevereiro 29, 2012 Boas atenção se adicionares CO2 é importante fertilizares com um fertilizante completo. Se adicionares CO2 o que vai acontecer? Vais aumentar o ritmo da fotossíntese, se não houver nutrientes suficiente na agua para acompanhar esse ritmo, já sabes o que vai acontecer, maus algas vais ter... É importante começar a fertilizar e só depois pensas no co2 Mas é a minha maneira de ver as coisas O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Fevereiro 29, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 29, 2012 Claro, vou aplicar Seachem Flourish Excel, que acham? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CelsoS Publicado: Fevereiro 29, 2012 Share Publicado: Fevereiro 29, 2012 Helio Na minha opinião devias aplicar fertilizante primeiro pois se as plantas estão fracas o Co2 só vai piorar, tambem tens de regular o fotoperiodo, no meu caso só deixo as luzes ligadas 9h por dia pois a maior parte das minhas plantas não necessitão de muita luz.... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts