Callistus Publicado Fevereiro 27, 2012 Publicado Fevereiro 27, 2012 O betta da minha filhota, o "Zibido", estava exatamente como neste vídeo até ontem à noite: Hoje de manhã, apenas 10 horas depois, ele apareceu com as nadadeiras caudal e dorsal assim: A parte inferior da caudal e as demais estão perfeitas. É como se um bando de barbos o tivesse atacado por cima, mas ele é o único peixe do aquário. Há três semanas ocorreu algo parecido, porém em grau muito menor (a caudal ligeiramente fendida, também na parte superior e também da noite para o dia) e que já havia sarado. Pelas fotos, ou é "Fin Rot" ou "Fin Loss". Visto que a lesão surgiu em menos de 10 horas, não acredito que tenha sido "Fin Rot". As manchas brancas não são fungos, ele é mesmo meio "grisalho" nas extremidades. O que acredito tenha sido o "culpado" pelo ocorrido é o recanto dele, uma imitação de tronco de madeira feita em cerâmica, com bordas nada suaves: O que me obriga, por precaução, a fazer de Zibido um "sem-teto" até segunda ordem. Opiniões são muitíssimo benvindas.
rpereira2009 Publicado: Fevereiro 27, 2012 Publicado: Fevereiro 27, 2012 Os bettas por vezes mordem as próprias nadadeiras em casos de stress ou de carência alimentar durante o transporte do criador até às lojas. Mas o mais provável que tenha sido pela imitação do tronco.
29André Publicado: Fevereiro 28, 2012 Publicado: Fevereiro 28, 2012 Boas, qual o setup do aquário? tens filtração e água quente? Pode ser por culpa do tronco falso, será o mais provável.
Callistus Publicado: Março 2, 2012 Autor Publicado: Março 2, 2012 Obrigado a ambos pelas respostas. Desde que retirei o tronco, Zibido está a regenerar-se. Mas não estava mais tão activo. Comprei o kit de pH e verifiquei a água, que troco regularmente, aspirando o fundo com um sifão, para evitar excesso de amônia, nitratos e nitritos. Estava muito ácida (pH 6,7). Eu esperava que com a frequência das trocas (40% a cada 5 dias, desclorando a água nova com BettaSafe) estivesse mais para neutro. Para minha surpresa, o pH da água que sai da torneira estava ainda mais ácido, 6,5!!! Estão usando cloro demais nas estações de tratamento da cidade. Retornei à loja e comprei um belo pedaço de dolomita. Agora, mantendo a mesma frequência de ciclagem da água, o pH se mantém entre 7 e 7,2. Agora o peixe está mais activo do que nunca, agressivo e... FAMINTO. Mordeu meu dedo quando fui retirar a dolomita para limpar o fundo do acqua. Excelentes sinais de saúde. Quanto ao aquecimento, aqui não vejo necessidade, pois o clima é o mesmo do sul da China, donde os bettas se originaram. Tenho um termômetro no aquário, agora é final de verão aqui no Rio de Janeiro e a temperatura do acqua não sai da faixa 28-30 graus. Mais uma vez, obrigado. Obs: RPEREIRA, tens alguma ligação com o ilustre Raul Pereira?
rpereira2009 Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 Nenhuma ligação esse senhor é um profissional de fitness certo ?
Callistus Publicado: Março 5, 2012 Autor Publicado: Março 5, 2012 Nenhuma ligação esse senhor é um profissional de fitness certo ? Não, Raul Pereira é um "homem-lenda" do Aquarismo no Brasil.
Callistus Publicado: Março 7, 2012 Autor Publicado: Março 7, 2012 Zibido nove dias depois: Impressiona a evolução da cauda com apenas 9 dias. Está a comer a ração (BettaMin), bloodworm e tubifex. Ganhou um fundo de cascalho (quartzo), pois uma vez que recuperou-se começou a gastar muita energia com seu reflexo no fundo. 100% de troca de água de 3 em 3 dias (tratada com BettaSafe), e um bom pedregulho de dolomita para manter a água em torno de 7,1 (pH).
Callistus Publicado: Março 9, 2012 Autor Publicado: Março 9, 2012 (editado) Está quase como antes Aleluia! Mantendo o pH nas rédeas, a amônia a zero, a alimentação variada, e todos os demais mimos. Chegou hoje a casa nova, também em cerâmica, mas desta vez sem arestas que arranquem pedaços de nadadeira. A marca é "ISTA" (uma perfeição de acabamento, apesar de chinesa, e em cerâmica, não resina). O putinho se acomodou minutos depois, como se já fosse o proprietário há tempos. Perfeita para bettas: Editado Março 9, 2012 por Callistus
Callistus Publicado: Março 12, 2012 Autor Publicado: Março 12, 2012 Hoje saímos todos entre as 15:30 e as 18:30. Na volta, o peixe estava com a cauda assim: Foi ele mesmo o autor. Precisamente no dia do jejum semanal (para evitar constipação). E desta vez foi quase a cauda inteira. O recanto anterior (tronco em cerâmica) provavelmente não tem a menor culpa, nem qualquer microorganismo suspeito. É tudo auto-infligido.
Recommended Posts