Recommended Posts

Publicado (editado)

iniciei-me no vicio recentemente...comecei por comprar o aquario 80x50x50 + movel + filtro externo eheim aqui nos classificados do forum...com o aquario vinha uma calha apenas com duas lampadas t8 de 20w cada....ou seja insuficiente para o que eu queria....plantado comunitario

Voltei aos negocios...e comprei aqui uma calha dymax 4x36w...usa lampadas PLL

Apesar de trazer todas as lampadas a funcionar...pretendo comprar um conjunto de lampadas novas e as opções são:

36w daylight 6500k

36w coolwhite 4200k

36w blue marine

36w skywhite 8000k

36w tropical grolux

gostaria de obter opiniões sobre qual o melhor conjunto destas lampadas que poderei comprar com vista a retirar melhor rendimento dos efeitos da iluminação...atendendo que irei comprar 4 lampadas.

O aquario apesar de ser um plantado...a escolha das plantas está a recair sobre as de facil manutenção...pretendendo também a curto prazo adquirir um conjunto de co2

segundo já li por aqui o ideal será usar lampadas entre os 6500k e os 10000k...levando isso em conta...a daylight e a skywhite parecem-me adequadas...agora a Blue Marine e a tropical grolux (julgo que é meio rosada)...desconheço se serão opções adequadas ou não.

Editado por RuiMFJ
Publicado:

Viva, normalmente e o que se vê mais seria misturares as lampadas daylight com skywhite, era o que eu faria também :)

Publicado:

podes meter qualquer lampada menos a azul, as plantas nao sao esquesitas, a ideia de misturar espectros ser melhor para as plantas nao é verdade, é tudo uma questao de gosto visual tens aqui uma ideia como fica com varios espectros http://www.theplantedtank.co.uk/lighting.htm

so um reparo se vais para plantas de manutençao facil utiliza de inicio so duas lampadas se nao tens algas de certeza, se ja estas a pensar em co2 é melhor esperar mais um pouco e quando montares o aqua ter tudo, mais uma dica ao montar tens de meter muitas plantas nem que seja para tirar depois do aqua establizado. espero ter ajudado

Na aquariofilia nao podes ter pressa de nada, mas sim muita paciencia

abraço e boa sorte

Publicado:

muito obrigado aos dois pelos esclarecimentos e realmente esse site sobre os varios espectros é uma grande ajuda...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!