Recommended Posts

Publicado

Boa tarde pessoal, tudo bem?

é o seguinte tenho um aquário de 100 litros mas esta com 80 litros brutos por causa das pedras areão substrato etc.

o aquário veio com uma calha T8 JBL de origem com 18W 10000Klv mas noto que é muito pouca principalmente para plantas vermelhas.

a minha ideia é montar uma calha PLL, mas dentro da tampa do aquário.

a minha duvida é a seguinte para o aquário em questão estou a pensar em colocar 2X36W = 72W / 80Ltr = 0.9W, acho se for para as 2X40W ou 2X55W vou ficar com o aquário cheiinho de algas.

em relaçao a combinação de lâmpadas o que acham melhor? 6500K + 4200K ou 36W tropical grolux + 6500K ou 36W tropical grolux + 8000K e o porque? ajudem-me pessoal SFF.

uma coisa que eu não sei é o que é que quer dizer grolux? É especial para plantas?

desde já obrigado e se o tópico estiver no local errado peço desculpa, algum moderador que me o possa localizar.

abraço a todos

o aquario em questao é este, mas a planta vermelha esta mais fraca.

<a href=11122011787.jpg' alt='11122011787.jpg]'>[/img]

http://imageshack.us/photo/my-images/861/11122011787.jpg/

Publicado:

Boas

A relação 1 w por litro com lâmpadas PLL para o teu aqua ou 0.9 parece-me que chega perfeitamente. Em relação ao Kelvins podes colocar aqueles que o teu gosto mais preferir, tendo em conta que na generalidade se utilizam lâmpadas com kelvins entre os 6.500 e os 10.000. Pois nesse intervalo o espectro de cada uma das lâmpadas e mais predominante a zona absorvido pelas plantas, qualquer outro espectro pode ser utilizado mas com a ressalva que vai alterar o tom natural de um aquário de água doce e que a quantidade de espectro absorvido não vai estar lá em tanta quantidade, tornando a lâmpada menos eficiente

Luz a mais não te produz algas, nutrientes em desequilíbrio sim

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Parece que a quantidade de luz que estás a propor é exagerada para o que queres, na minha opinião. Eu pensaria em 2x24w ou algo do género mas talvez 2x36w também não seja má escolha.

A tropical grolux é indicada para plantas. Contudo poderás fazer a mistura de lampadas de 6500k com 8000k.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!