Novo Projecto - Aqua 69l - (1º Aqua) - Com Fotos


Márcio Cardoso

Recommended Posts

Viva companheiros da aquariofilia.

 

Antes de mais, muito muito obrigado pela preciosa ajuda com algumas duvidas que me surgiram antes da minha primeira aventura neste fabuloso mundo da aquariofilia.

 

Pois bem, e como o prometido é devido, decidi abrir este post dando-vos a conhecer o meu pedaço de natureza em casa !

Aquário: Aquapor (62x31x36)

Iluminação: Calha Aquapor modificada 36w PLL (10000k – Rosa / Branco )

Filtro: Eheim Ecco pro 130 (500L/h)

Termostato: Eheim Jager 100w

Bomba de ar: Eheim Air Pump 100

Termometro: JBL High Precision

 

Substracto:

JBL Aquabasis Plus ( 2cm’s )

Areão Quartzo Preto ( 5cm’s )

 

Layout:

Pedra em Poliresina decorativa

Tronco

 

Bio/Químicos utilizados:

Tetra Aquasafe

Tetra Bactozym

Testes Nutrafin ( pH, Nitritos, Nitratos, Amonia )

 

Flora:

Anubias afzellii

Cladophora aegagrophila

Vesicularia dubyana "Java Moss"

Echinodorus amazonicus

Alternanthera cardinalis

Cabomba Verde

 

Fertilização:

Semanalmente: Nutrafin Plant Gro + Sera Florena (10ml) – (resolvi misturar os dois de maneira a obter algo mais completo, não me perguntem bem porque)

3em3 dias: Seachem Flourish Excell

Fotoperíodo: 7h

 

Fauna (até agora ):

Corydora Sterbai – 3 exemplares (2 machos e uma fêmea, se não estou enganado)

 

 

Ora, montei o aquário no sábado passado na montagem acondicionei a água previamente com o Aquasafe, e adicionei 2 cápsulas de Bactozym (1 no Bio pro do filtro, outra directamente na coluna de água ) deitei um pouco de comida. Passados 3 dias fiz os testes:

 

pH – 6.8

Amonia – 0

Nitritos - 0.4

Nitratos- 10

 

No 6o dia, introduzi os primeiros habitantes, 3 Corydoras Sterbai para dar uma mãozinha no ciclo, e neste momento estão felizes da vida com o penico só para elas, brincam que cansa só de olhar, adoram a saída do filtro pela corrente, estão a ser alimentadas com Sera Vipachips e Sera Viformo como guloseima.

Amanha, vou fazer TPA e volto a colocar o tratamento do 7º dia de Bactozym repetindo o 1º procedimento.

 

Em termos de Fauna estou a pensar por:

 

3 Corydoras (as que já cá estão )

1 Ancistru sp.

2/3 Otto

5 Tetra Cardinais

3 Colisas

3 Guppies ( Moskow Blue )

 

FOTOS:

 

img0934qs.jpg

 

"Substractos"

 

img0949hg.jpg

 

"A montagem "

img1004qh.jpg

 

"Os habitantes "

 

img1020cpia.jpg

 

"O Movel" (ficou um pouco torta eu sei)

 

img1031lj.jpg

 

"Foto Actual"

 

 

 

Conselhos, sugestões, criticas, comentários serão, como lógico, muito apreciados e bem-vindos !

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para primeiro aquário está muito bonito. Gostei muito do tronco. Penso que deverias tirar a bomba de ar, estas a tirar o carbono da água que estas adicionar com o excell, não me parece nada bom enquanto não tiveres mais peixes.

Já agora mete o termómetro de lado, para não ficar tão a vista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Fluorish excell como qualquer outra fonte de carbono líquido não é afectado por circulação de água. É à base de glutaraldeído que tem um ponto de ebulição de 187ºC. Se ele estivesse a injectar CO2, aí é que o aumento de trocas gasosas iria afectar a concentração de carbono disponível para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, o teu tronco é fantástico, conta-nos mais sobre ele sff.

Eu para potenciar essa madeira retirava a planta vermelha - Alternanthera cardinalis, aqui ao contrário da maioria dos aquários não precisas de cor vermelha para fazer o contraste, já que tens toda essa massa castanha.

Experimenta fetos, anubias, musgos ou bolbitis, tudo plantas que são de fácil manutenção e se agarram aos troncos.

Por trás dele podes usar plantas de caule.

Do lado esquerdo deixa as cabombas, juntava a Alternanthera cardinalis e retirava essa pedra artificial.

Atenção ao local onde plantaste a echinodorus, quando crescer vai tomar conta da frente do aquário. Podias agarrar nela e passa-la mais para o lado esquerdo ou mesmo para trás do tronco.

Pronto, escrevi isto tudo só porque acho que o teu aquário tem bastante potencial, agora esquece tudo o que eu te disse e faz aquilo que achares melhor.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelos comentários :)

 

O meu tronco de facto é bastante bonito, foi adquirido numa loja de aquariofilia em lisboa ( posso mandar o nome por PM ). Mais detalhes estão fora do meu conhecimento!

A echinodorus já se encontra da parte detrás do tronco, por enquanto não quero fazer nenhuma mudança, porque estou a gostar bastante do layout,

e tenho muito receio em estar a fazer alterações neste estado precoce do aquário. A pedra artificial foi gosto feminino, e até não desgosto dela !

 

Reparei que andam a crescer uns "fios" brancos no caule, principalmente na cabomba e na alternanthera, será raízes adventícias ? será alguma alga ?

Os fios são parecidos com os das raizes, não sei se isto será bom ou mau sinal, já pesquisei e não consegui chegar a nenhuma conclusão.

 

Obrigado e espero que continuem a participação,

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O tronco é bonito de facto no entanto penso que ficaria melhor se estivesse um bocadinho enterrado. Dava-lhe um ar mais natural.

 

 

3em3 dias: Seachem Flourish Excell

 

Não percebo porque é que só fertilizas com excel de 3 em 3 dias. As plantas só fazem fotossíntese de 3 em 3 dias? O excesso de excel não consumido não fica na água.. desaparece. Além disso, flutuações de carbono podem promover o aparecimento de alguns tipos de algas. Eu aconselharia a meter todos os dias antes do fotoperíodo para que as plantas o possam consumir.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O tronco é bonito de facto no entanto penso que ficaria melhor se estivesse um bocadinho enterrado. Dava-lhe um ar mais natural.

 

 

 

 

Não percebo porque é que só fertilizas com excel de 3 em 3 dias. As plantas só fazem fotossíntese de 3 em 3 dias? O excesso de excel não consumido não fica na água.. desaparece. Além disso, flutuações de carbono podem promover o aparecimento de alguns tipos de algas. Eu aconselharia a meter todos os dias antes do fotoperíodo para que as plantas o possam consumir.

 

Abraço,

 

GM

 

Obrigado pelo conselho, estava a fazer de 3 em 3 dias pois pensava que a quantidade que punha (5ml) estava disponível para estes 3 dias. No entanto faz sentido e passarei a por diariamente, agora em relação a quantidade diária que me recomendas ? O volume útil de água deve andar pelos 55/60l.

Achas que os filamentos de raízes que estão a aparecer poderão estar relacionados com a falta de CO2 ?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo conselho, estava a fazer de 3 em 3 dias pois pensava que a quantidade que punha (5ml) estava disponível para estes 3 dias. No entanto faz sentido e passarei a por diariamente, agora em relação a quantidade diária que me recomendas ? O volume útil de água deve andar pelos 55/60l. Achas que os filamentos de raízes que estão a aparecer poderão estar relacionados com a falta de CO2 ? Abraço,

 

eu sugeria para começar com, ou a dose recomendada diária (ver instruções), ou mesmo 2x essa quantidade. Vê as instruções que não me lembro de cor a quantidade recomendada.

 

Quanto às raízes que estão a aparecer são normais. algumas plantas têm-nas, outras não. Não tem qualquer relação com o CO2 e também não tem quaisquer consequências. Se não gostas de ver podes cortar sem qualquer problema.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.