Recommended Posts

Publicado

Boas,

Gostaria de construir um aquario de 200L, mas tenho algumas duvidas em relação ao material que devo utilizar...que espessura deve ter o vidro, que materiais posso arranjar para reforçar o aquario.

O aquario ir ter sera de 100 x 40 x 50 e dadas as suas dimesões, peso e pressão de água, preciso de um aquario bastante seguro.

O aquario será colocado numa cómoda de mogno (que me parece bastante segura dado ser madeira maciça). O aquario sera comunitario e plantado...

Nao sei se deva arriscar-me nesta aventura, pois nao quero ver o meu tesouro ir abaixo devido a pressao da agua...Ja agora k iluminação me recomendao para o aquario, caso este tenho uma densa plantação...

Agradecido pela vossa atençao...

Fábio Martins

Faro - Algarve

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Publicado:

Boas

Eu construí os meus de 200 e 250L em vidro de 10mm (10mm para 200L é um pouco demais, 8mm servem , mas decidi não arriscar.)

Pontos principais que deves ter em consideração é a silicone a usar. É importante que seja silicone de aquário pois além de não conter tóxicos é normalmente mais resistente.

A comoda... lembra-te que vais ter sempre água no aquário, seja ao fazeres TPA's, seja a limpares alguma coisa. Convém que a comoda possa apanhar água... não sei se em tua casa iriam gostar de ver uma comoda manchada por água.

Se não tens a certeza do que vais fazer é melhor informares-te bem primeiro.

Vou-te dar um link para um site espanhol que explica bem o processo de montar um aquário, depois tu decidirás se te aventuras ou não.

http://www.drpez.com/drcol118.htm

Em relação à iluminação, existem calhas próprias para aquários. Se te quiseres aventurar tens no site que aqui meti desenhos para luminárias.

Boas leituras

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Concordo com o Darius, o vidro de 10mm é mais do que suficiente, dá uma certa robustez ao aquário. E a diferença de preço em relação ao de 8mm não é muito significativa, +-60€ para o de 8 e +-80 € para o de 10.

Relativamente à iluminação, e como é para plantado aconselho entre 0,5 a 1W por cada litro, estará bem 150W para esse aquário.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!