pimenta Publicado: Fevereiro 26, 2012 Share Publicado: Fevereiro 26, 2012 olá Para já não vale a pena fazeres as TPA. Fá-lo amanha, deixa passar estas 24h para que os peixes se possam habituar. Cumprimentos Citar Pimenta " A solução para a poluição é a diluição " Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Fevereiro 26, 2012 Share Publicado: Fevereiro 26, 2012 obrigada ja encontrei que pouca sorte o zooplus.ch so esta em alemao!!e eu è portugues ou frances e nada de alemao. agora so nao sei o filtro que procurar. tem de debitar 900l/h certo? Mesmo se comprares no zooplus.com vaite chegar a casa na mesma, eu comprei no zooplus.com e enviei para Espanha sem problemas, e no zooplus.com é mais barato Em relaçao ao filtro 180L brutos eu aconselho sempre 10x mais, é preferencia minha nao é uma regra, pois filtragem nunca é demais, se o orçamento permitir aconselho qualquer um destes: http://www.zooplus.com/shop/fish/filters_pumps/canister_filters/jbl_external_filters/146499 http://www.zooplus.com/shop/fish/filters_pumps/canister_filters/eheim/126260 http://www.zooplus.com/shop/fish/filters_pumps/canister_filters/eheim/133666 Este ultimo link o modelo 2036 que custa 89€ penso ser indicado para ti, ja tem um caudal 7x superior ao aquario, e tem um consumo de energia bom e tem uma boa capacidade de materia filtrante (3L), a este preço tens 5% de desconto de boas vindas e tens os portes gratis, e lembrate o filtro é um investimento de longo prazo, pois hoje tens 180L amanha podes ter 400L Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Fevereiro 27, 2012 Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 Em relaçao ao filtro 180L brutos eu aconselho sempre 10x mais, é preferencia minha nao é uma regra, pois filtragem nunca é demais. O que só demonstra uma boa e cuidada escolha que te permite uma eficiente circulação, bem como uma menor necessidade de efectuar manutenções regulares no filtro. Estas a pensar bem e de forma correcta. Um abraço Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Cecílio Publicado: Fevereiro 27, 2012 Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 Quanto ao filtro, já tens boas indicações. Em relação à temperatura do aquário, podes ter um termoestato do aquecedor desregulado. Se está dentro da garantia é mais uma coisa sobre a qual devias chatear a tal loja. Pois se tivesses que o regular por exemplo para 30º para teres os 26º era sinal que estararia subdimensionado. Ardnas, fiquei um bocadinho triste com o que disseste sobre mim, sobretudo porque, apenas partilhei a minha história, por ser pacecida com a tua, a unica diferença foi que em vez de ser a minha mãe a comprar os peixes, fui eu mesmo por me ter "apaixonado" por eles. O resto da história foram desculpas esfarrapadas para mos venderem. Eu amo os meus peixes, e não tenho nem cães nem gatos. Talvez o amor na 2º semana de montagem do aquário seja, "proíbido", mas no fim das contas este amor continua vivo nos alevins que são lindos como a mãe e nas corydoras que eu adora... Há até quem ache que lhes dou mais atenção do que devia dar (a namorada). Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ardnas Publicado: Fevereiro 27, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 ola a todos. venho ca hoje para apenas vos agradecer pela paciencia conselhos e ajuda que me teem dado,e vos dizer que os meus peixinhos continuam estao todos bem,(pelo o que me parece)!!!obrigado tambem para dizer que encomendei o filtro externo Eheim External Filter Ecco Pro 2036 como recomendou o membro passado.chega dentro de 7dias,agora è so esperar. obrigado sandra Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ardnas Publicado: Fevereiro 27, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 Quanto ao filtro, já tens boas indicações. Em relação à temperatura do aquário, podes ter um termoestato do aquecedor desregulado. Se está dentro da garantia é mais uma coisa sobre a qual devias chatear a tal loja. Pois se tivesses que o regular por exemplo para 30º para teres os 26º era sinal que estararia subdimensionado. Ardnas, fiquei um bocadinho triste com o que disseste sobre mim, sobretudo porque, apenas partilhei a minha história, por ser pacecida com a tua, a unica diferença foi que em vez de ser a minha mãe a comprar os peixes, fui eu mesmo por me ter "apaixonado" por eles. O resto da história foram desculpas esfarrapadas para mos venderem. Eu amo os meus peixes, e não tenho nem cães nem gatos. Talvez o amor na 2º semana de montagem do aquário seja, "proíbido", mas no fim das contas este amor continua vivo nos alevins que são lindos como a mãe e nas corydoras que eu adora... Há até quem ache que lhes dou mais atenção do que devia dar (a namorada). ola quero te pedir desculpa se alguma das minhas palavras te magoou!o que escrevi nao era pa te atacar pessoalmente!quem sou eu para dizer se amas ou nao os teus peixinhos.so quero e desejo tudo do melhor para ti os teus amiguinhos. mas tirando isso concordas quando digo quem nao esta por dentro do mundo da aquariofilia tem sempre tendencia para menosprezar o tema e mesmo os animaisinhos!!!certo? ate mesmo as pessoas atras do balcao!!! sem ressentimentos sandra Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ardnas Publicado: Fevereiro 27, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 queria so tirar uma duvida! os filtros que tenho propocionam grande agitaçao na agua.ao ponto de todo o aqua ter uma especie de bolinhas muito pequeninas! sera normal? prejudicial pros meus amiguitos? obrigado sandra Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Cecílio Publicado: Fevereiro 27, 2012 Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 queria so tirar uma duvida! os filtros que tenho propocionam grande agitaçao na agua.ao ponto de todo o aqua ter uma especie de bolinhas muito pequeninas! sera normal? prejudicial pros meus amiguitos? obrigado sandra Sem ressentimentos, parece-me bom sinal se os filtros que tens conseguem "criar micro bolhas de O2", assim a água terá mais O2 disponível. Considerando as especies que tens não vejo grandes problemas em ter correntes mais fortes, já para as plantas, pode não ser o ideal , mas depende muito, tu podes considerar que é muita agitação, mas um expert pode dizer que não. Eu diria para não te preocupares muito com isso. Concordo contigo que atrás do balcão está muitas vezes quem não devia de estar. Na aquariofilia os lojistas fazem dinheiro com as paixões das pessoas. A verdade é que os melhores lojistas de aquariofilia têm de ser também amantes da mesma, e muitas das vezes não são. Lojas onde à peixes mortos nos aquarios sempre que lá vou a mim fazem-me impressão... Morrerem peixes nas lojas é natural, ainda mais natural do que nas nossas casas, o que não é natural é não se preocuparem minimamente com esse facto e não retirarem os peixes mortos. Será para poupar na comida. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Fevereiro 27, 2012 Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 Não, não prejudicam, mas se quiseres diminuir isso baixa um pouco as saídas de água de forma a não haver tantas trocas gasosas na superficie;) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Cecílio Publicado: Fevereiro 27, 2012 Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 Quanto ao lugar mortal apenas sabe apreciar o "nosso mundo" se lhe puser-mos um aquario de aqua paisagismo à frente, e ainda assim pensa que aquilo deve ser chato e dificil de fazer, assim como fazer a depilação ou a barba... Nem lhes passa pela cabeça a ginástica mental que um normal aquariofilo tem de exercer todos os dias. Nós somos matemáticos, ainda no outro dia dei por mim a fazer contas, ou por causa dos filtros, ou por causa da TPA's, ou por causa de fertilização, medicamentação, comida,etc... Nós somos biólogos marinhos, Nós somos investigadores, Nós somos artista, Nós somos políticos, na medida em que tentamos sempre que compreendam as nossas medidas para salvar o país (aquário), e não razas vezes falhamos, Nós somos vendedores, haverá melhor maneira de vender do que mostrar um bom produto, Nós somos jornalistas, pois relatamos e partilhamos informação de forma global e assertiva, Nós somos Românticos, pois a unica coisa que nos faz feliz... é ver os outros felizes...fauna e flora... E mais não digo por não saber ler nem escrever Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ardnas Publicado: Fevereiro 27, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 Quanto ao lugar mortal apenas sabe apreciar o "nosso mundo" se lhe puser-mos um aquario de aqua paisagismo à frente, e ainda assim pensa que aquilo deve ser chato e dificil de fazer, assim como fazer a depilação ou a barba... Nem lhes passa pela cabeça a ginástica mental que um normal aquariofilo tem de exercer todos os dias. Nós somos matemáticos, ainda no outro dia dei por mim a fazer contas, ou por causa dos filtros, ou por causa da TPA's, ou por causa de fertilização, medicamentação, comida,etc... Nós somos biólogos marinhos, Nós somos investigadores, Nós somos artista, Nós somos políticos, na medida em que tentamos sempre que compreendam as nossas medidas para salvar o país (aquário), e não razas vezes falhamos, Nós somos vendedores, haverá melhor maneira de vender do que mostrar um bom produto, Nós somos jornalistas, pois relatamos e partilhamos informação de forma global e assertiva, Nós somos Românticos, pois a unica coisa que nos faz feliz... é ver os outros felizes...fauna e flora... E mais não digo por não saber ler nem escrever uau,alem de aquariofolio,apaixonado,es tambem poetas!!!!tiro te o meu chapèu amigo!!!! sandra Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ardnas Publicado: Fevereiro 27, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2012 Não, não prejudicam, mas se quiseres diminuir isso baixa um pouco as saídas de água de forma a não haver tantas trocas gasosas na superficie;) obrigado pela ajuda. bem eu li por aqui que a movimentaçao da agua è bom...e diga-se de passagem...em equipa ganha nao se mexe. que dizes? obrigado sandra Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Cecílio Publicado: Fevereiro 28, 2012 Share Publicado: Fevereiro 28, 2012 perdoem-me o português escrevi lugar em vez de vulgar... e nem reparei... Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Fevereiro 29, 2012 Share Publicado: Fevereiro 29, 2012 Não aqueças a água directamente com esquentador, pois estes fazem vir metais para água, que não são bons. A temperatura de 26g é boa, mas aquece com um termostato a A comida aos alvins deves dar 2 a 4 vezes ao dia. Os peixes deves dar comida todos os dias, dá quantidade que vejas a ser comida por eles em cerca de 3minutos. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Cecílio Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 Não aqueças a água directamente com esquentador, pois estes fazem vir metais para água, que não são bons. A temperatura de 26g é boa, mas aquece com um termostato a A comida aos alvins deves dar 2 a 4 vezes ao dia. Os peixes deves dar comida todos os dias, dá quantidade que vejas a ser comida por eles em cerca de 3minutos. Bom dia, Não sei se tens razão. claro que é preferivel aquecer a àgua para as TPA's com um termóstato auxiliar, mas sinceramente acho que pouca gente faz isso, eu não faço nem nunca faz. Pergunto se será assim, prejudicial? Uma vez que a diferença entre ir ou não ao enquentador (quando este não se está a desfazer), a meu ver pouco ou nada altera a àgua da torneira. E já agora teriamos de falar do facto da água ser canalizada e quando a quanalização já não está nova, vai libertando metais. O ideal seria água engarrafada e aquecida com termóstato, mas sem considerar situações mais extremas, será que tem relevância? Obrigado Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 A tubagem dos esquentadores tem cobre, é muito prejudicial, a médio prazo causa envenenamento total do aquário. Vai entrando no aquário quando atingir níveis mortais, lá se vai o aquário. O tempo que vai demorar dependo da tua canalização. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
local Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 Eu coloco água da torneira devidamente repousada através de um tubo de bomba de ar, sem aquecimento prévio. É fino e a diminuição da temperatura do aqua não é repentina e até à data os meus alevins não parecem estar incomodados. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Cecílio Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 A tubagem dos esquentadores tem cobre, é muito prejudicial, a médio prazo causa envenenamento total do aquário. Vai entrando no aquário quando atingir níveis mortais, lá se vai o aquário. O tempo que vai demorar dependo da tua canalização. Desculpa Alvarenga, mas qual é a fonte de onde esta a informação? A canalização dos esquentadores não tem cobre, é de cobre. Se houver cobre depositado na água que passa no esquentador, e este passar para o aquário, os camarões, que segundo consta são extremamente sensiveis à presença de cobre na água morreriam em pouco tempo. E tal não aconteçe como descreveste. Não quero com isto dizer que não tens razão, mas considero antes que se trata de uma falsa preocupação, porque imaginando que existe mesmo concentração de cobre disolvido no aquário, aquando das TPA's ele vai reduzir de acordo com a % de água retirada e aumentar segundo a % de água reposta, não havendo assim lugar a um acumular significativo. Se acumula-se era só de acordo com a taxa de evaporação. Daí não achar que seja um problema? Se alguém tiver mais informações que queira partilhar sobre isto que levem a uma conclusão, acho que temos todos a agradeçer. Obrigado Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Cecílio Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 Alvarenga, desculpa o meu protuguês...(PORTUGUÊS)...estou desatento... Eu queria perguntar qual foi a fonte de onde da informação que deste antes? Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 Boas, estou a dar-te uma informação por conhecimento pratico e de área de trabalho(energias renováveis). Não tenho de a justificar, eu quando me fazem uma afirmação desta, faço pesquisas e tento aprender e não peço aos outros que estão a disponibilizar-me tempo para ajudar, para fazerem-me a papinha toda. Seguindo, passo a explicar: - A água proveniente de um circuito de água quente, esquentador, termoacumulador ou aquecimento central não tem qualidade de uma água potável. Com efeito este tipo de aquecimento provoca-lhe múltiplas modificações. Certas bactérias multiplicam-se mais rapidamente com o calor, sobretudo nas zonas do circuito em que a água é morna e não verdadeiramente quente. A composição é alterada e a água contém menor quantidade de oxigénio dissolvido. O seu gosto não é agradável e podem formar-se nitritos, que são nocivos para a saúde. Os riscos são mais elevados nas casas em que existe um circuito combinado para o aquecimento central e a produção de água quente sanitária. As águas destes dois circuitos podem efectivamente entrar em contacto se o permutador de calor que as separa estiver defeituoso. A água quente acelera a corrosão, dissolvendo mais facilmente certas substâncias (cobre, ferro, níquel, zinco...) das paredes dos termoacumuladores e das tubagens. Está é a explicação que se encontra em qualquer portal de água, em qualquer parte do mundo. Possivelmente todos os distribuidores de água do mundo estão enganados. E o pessoal que anda nos termoacumuladores até podem fazer a ligação as cozinhas é pena dava um novo nicho de mercado que bem jeito dava. Pesquisa em vez de contestares aquilo que não sabes. Pedis-te para dizer a fonte informação já te dei esta foi tirada da vimágua que não tenho quase nada em português no trabalho, posso tirar em inglês com informações químicas de variações que temos em laboratório. Agora agradecia saber qual a tua fonte de informação para discordares e dizeres o contrário, ficava-te bem. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Cecílio Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 Boas, estou a dar-te uma informação por conhecimento pratico e de área de trabalho(energias renováveis). Não tenho de a justificar, eu quando me fazem uma afirmação desta, faço pesquisas e tento aprender e não peço aos outros que estão a disponibilizar-me tempo para ajudar, para fazerem-me a papinha toda. Seguindo, passo a explicar: - A água proveniente de um circuito de água quente, esquentador, termoacumulador ou aquecimento central não tem qualidade de uma água potável. Com efeito este tipo de aquecimento provoca-lhe múltiplas modificações. Certas bactérias multiplicam-se mais rapidamente com o calor, sobretudo nas zonas do circuito em que a água é morna e não verdadeiramente quente. A composição é alterada e a água contém menor quantidade de oxigénio dissolvido. O seu gosto não é agradável e podem formar-se nitritos, que são nocivos para a saúde. Os riscos são mais elevados nas casas em que existe um circuito combinado para o aquecimento central e a produção de água quente sanitária. As águas destes dois circuitos podem efectivamente entrar em contacto se o permutador de calor que as separa estiver defeituoso. A água quente acelera a corrosão, dissolvendo mais facilmente certas substâncias (cobre, ferro, níquel, zinco...) das paredes dos termoacumuladores e das tubagens. Está é a explicação que se encontra em qualquer portal de água, em qualquer parte do mundo. Possivelmente todos os distribuidores de água do mundo estão enganados. E o pessoal que anda nos termoacumuladores até podem fazer a ligação as cozinhas é pena dava um novo nicho de mercado que bem jeito dava. Pesquisa em vez de contestares aquilo que não sabes. Pedis-te para dizer a fonte informação já te dei esta foi tirada da vimágua que não tenho quase nada em português no trabalho, posso tirar em inglês com informações químicas de variações que temos em laboratório. Agora agradecia saber qual a tua fonte de informação para discordares e dizeres o contrário, ficava-te bem. Amigo Alverenga, não estava a questionar a veracidade da informação que tão amávelmente cedeste, antes pelo contrário, só pedi quais as fontes que levaram a que chegasses a este ponto. De modo a perceber se devo continuar a proceder como sempre fiz ou se devo seguir as tuas indicações e entrar em mais despesas. Acho que toda a aquariofilia tem dois lados, condições ideais e condições possíveis, normalmente medidas em euros. Acreditando eu na informação por ti disponibilizada, será que mesmo assim não existe aqui um exagero, quando dizes que a "médio prazo causa envenenamento total do aquário. Vai entrando no aquário quando atingir níveis mortais". Pois eu na prática nunca atingi niveis mortais, e cheguei a ter um aquario em funcionamento 10 anos, aquecendo a água para troca sempre no esquentador. Pelo que tive a ler à pessoas com bem mais anos de experiencia que eu a fazer pelo esquentador, seja agua doce ou salgada, camarões, corais, e afins... Podes ver esta discussão retirada de outro forum... http://www.ciclideos.com/forum/cobre-agua-t13985.html Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Cecílio Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 Quanto à minha fonte é a experiencia... Eu considero que tens razão, e haverá concerteza uma "contamização" da água quando passa pelo esquentador com metais, não discuto isso... Discordo contigo apenas na parte em que dizes que isso é mortal médio prazo, a não ser que o médio prazo sejam 50 anos. Não posso concordar com essa parte porque a experiencia não só minha mas de muita gente diz-me o contrário. Vou abrir um tópico sobre isso, pois não faz sentido estar aqui a encher este tópico com informação paralela. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 Todo é qualquer equipamento de aquecimento e água, pode ter melhor ou pior qualidade, o nível de deterioração do mesmo pode ter varias causas, desde excesso e uso ao pouco uso, humidades características climáticas da zona. Tudo influencia o funcionamento a longo prazo. Uma instalação com 10 anos é sempre mais perigosa que uma com 2, e por ai adiante tudo são factores que criam variações. Variações a nível da corrosão que são os mais importantes num esquentador. A nível de bactérias elas existem mais nos sistemas de aquecimento solar dado que água fica muito tempo parada nas serpentinas este dado é certo. A passagem no esquentador penso que dificilmente as crias (não tenho certeza desta afirmação, mas sim por lógica, dado que a paragem da água no sistema que permite a sua criação). A perca de oxigénio da água também é real, apesar que tu não vai notar num aquário em funcionamento, simplesmente deve-te obrigar a fazer as tpas mais cedo do que necessário se não tiveres outras variáveis no aquário como as plantas e a circulação de água que alteram a presença do oxigénio no ecossistema. Com os nitritos acaba por acontecer o mesmo. Concluindo o real perigo é a corrosão que vai criar envenenamento devido aos metais. Logo o seu uso é uma roleta russa(com n variaveis), saber quando essa deterioração vai atingir níveis em que o ecossistema deixa de absorver e começa acumular, até se tornarem valores tóxicos e mortais. Muita gente considera um mito, porque nunca tiveram problemas ao longo de anos, outros podem ter azar ao fim de 6 meses. Como digo é uma roleta, com diversos factores. já vi serpentinas idênticas com estados de corrosão muito diferentes com o mesmo período de tempo. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 Eu tenho a ideia que não é benéfico a utilização de esquentadores/termo-acumuladores para fazer TPA's identicamente como não é aconselhavel fazer TPA's com água de desumidificadores, pq estes são constituídos no seu interior por uma serpentina de cobre (não sei se alguns esquentadores serão em alumínio), o aumento da temperatura potencia uma maior dissolução dos metais na coluna de água, tornando-se num problema que temos de ter em conta. No meu caso, não consigo agradar a gregos ou a troianos, dado que tenho um aqua de 540L ou opto por nestas alturas fazer baixar os valores da temperatura do aqua cerca de 5ºC, passando esta facilmente dos 28ºC para os 23ºC correndo o risco inerente a estas diferenças de temperatura para os peixes e apanhar um surto de ictio ou tentar manter a temperatura relativamente constante, recorrendo-me da utilização do esquentador e assumindo os riscos inerentes à sua utilização, tentando minimizar esses mesmos riscos com um bom acondicionador da água (Seachem Prime). Tb tenho ideia (corrijam-me se estiver enganado), que o cobre tem o comportamento idêntico ao "sal" NaCL, não se evapora em conjunto com a água, ou seja, a evaporação não faz diminuir a sua concentração, antes pelo contrário, faz aumentá-la, a única forma de diluir a concentração de Cobre e outros sais é mesmo através de TPA's, que se cada vez que as fizermos introduzirmos mais desses sais, poderão atingir concentrações perigosas Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Março 1, 2012 Share Publicado: Março 1, 2012 Eu tenho a ideia que não é benéfico a utilização de esquentadores/termo-acumuladores para fazer TPA's identicamente como não é aconselhavel fazer TPA's com água de desumidificadores, pq estes são constituídos no seu interior por uma serpentina de cobre (não sei se alguns esquentadores serão em alumínio), o aumento da temperatura potencia uma maior dissolução dos metais na coluna de água, tornando-se num problema que temos de ter em conta. No meu caso, não consigo agradar a gregos ou a troianos, dado que tenho um aqua de 540L ou opto por nestas alturas fazer baixar os valores da temperatura do aqua cerca de 5ºC, passando esta facilmente dos 28ºC para os 23ºC correndo o risco inerente a estas diferenças de temperatura para os peixes e apanhar um surto de ictio ou tentar manter a temperatura relativamente constante, recorrendo-me da utilização do esquentador e assumindo os riscos inerentes à sua utilização, tentando minimizar esses mesmos riscos com um bom acondicionador da água (Seachem Prime). Tb tenho ideia (corrijam-me se estiver enganado), que o cobre tem o comportamento idêntico ao "sal" NaCL, não se evapora em conjunto com a água, ou seja, a evaporação não faz diminuir a sua concentração, antes pelo contrário, faz aumentá-la, a única forma de diluir a concentração de Cobre e outros sais é mesmo através de TPA's, que se cada vez que as fizermos introduzirmos mais desses sais, poderão atingir concentrações perigosas Pelo que sei o cobre assenta, tanto que aqui no trabalho discutem os problemas que eles criam nos depósitos por assentarem no fundo com o tempo. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts