Apistos a morrer


Just_me

Recommended Posts

Desde sabado para cá ja tive 3 apistogrammas a morrer. Domingo encontrei 2 mortos 2ª encontrei outro e 2 cardinais. No dia anterior ou na mesma manha todos aparentavam estar bem de saude.

 

Hoje deparo-me com o meu cacautoides macho a nada irregularmente, a virar-se de cabeça para baixo sem controlar muito bem a direcção para onde nada...mas aparentemente nao detecto nada no corpo. Talvez o ventre esteja um pouco inchado.

 

Este appisto ainda ha dois dias fertilizou ovos e ainda ontem á noite defendia normalmente o sitio da postura com actividade e tinha comido bem.

 

Entretanto ja foi para aquario hospital com aeração, filtro contendo entre outros carvão activado, para tentar remover alguma coisa presente na agua. Gostaria que alguem me aconselhasse quanto ao que possa ser a doença e meteodos de tratamento.

 

A doença parece ser mais ou menos fulminante.

 

já agora +- o setup

 

aquario de +- 100 litros , injecção de CO2, densamente plantado, nitritos, nitratos, amonia sempre colados no 0

temperatura 26º

pH 6-6.5

alimentação variada desde flocos, granulados, larvas de mosquito e dafnias liofizliadas, vermes de grindal vivos.

 

A unica entrada no aquario deu-se há 2 semanas e foram 3 crossocheilus dos quais so sobreviveu um (nao encontro os peixes e por isso presumo isto, talvez tenha vindo daqui o problema, ja que mais pessoas reportaram mortes em aquarios onde foram introduzidos peixes da mesma fonte)

 

Obrigado

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja morreu...começou a ir ao fundo e sem se conseguir mover muito, a repirar mais ofegante...e morreu...em menos de 24h...

 

se alguem mesmo assim souber o que possa ser...desconfio que mais tarde ou mais cedo me vai afligir outro peixe e gostaria de tomar acções preventivas.

 

Obrigado

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro

 

que pena aqueles lindos apistos tarem a morrer. :oops:

 

não sei a causa, a minha 1º hipotese seria envenenamento por amonia/nitritos/nitratos, mas como tens tudo a 0.

 

Se quizeres posso é te emprestar um livro que tenho aqui sobre doenças de peixes Handbook of fish diseases do dieter untergasser, de forma a tentares identificar a causa

 

http://www.powells.com/cgi-bin/biblio?inke...17-0866227032-0

 

já agora te digo, que se puderes ter acesso a um microscopio, vai-te ajudar

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais