O inicio


RuiMFJ

Recommended Posts

Bom dia,

 

Antes de mais tens um aquário bem fixe :)

O CO2 serve mais para teres plantas mais exigentes, como as tuas estão a desenvolver se bem e se não pensas mudar de plantas eu não ponha, porque com o CO2, depois vais ter que fertilizar e acredita que vais ter mais trabalho a andar a podar as plantas :)

Com o CO2 também vai alterar o ph do teu aquário, vai baixar.

Mas se achas que é um bom preço o que vais comprar, podes arriscar e quem sabe de futuro irás precisar :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela pronta resposta a qual vêm de encontro às minhas duvidas. Realmente gostaria de ter ali umas plantas vermelhas e acima de tudo umas plantas que proporcionassem um pequeno tapete nos cantos da frente...(embora isso de uma forma muito lenta parece estar a ocorrer no canto da esquerda da imagem. De resto é verdade que as plantas tem estado a desenvolver-se bem...também tive o cuidado de escolher as pouco exigentes, só tenho pena que algumas delas como a anubia tenham algas que lhe escurecem as folhas...mas talvez esteja a apanhar luz directa de mais...vou pensar coloca-la um pouco mais à sombra. Quanto ao ph ele já de si é um pouco elevado mesmo que baixasse um pouco julgo que não seria problematico...mas na verdade como as coisas até tem estado a correr bem talvez a melhor ideia é mesmo deixa-lo como está e continuar a apostar nas plantas pouco exigentes pois elas também dão beleza ao aquario...

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também existe plantas de tapete pouco exigente, eu é que já não me lembro do nome :eusathink:

No site da tropica deves ter lá :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quase sete meses desde o inicio...fica aqui o relatorio:

 

- a fronteira criada entre o areao e o substrato manado da jbl, mantem-se inalteravel...não ocorreu a mistura como se poderia pensar

 

- no que diz respeito à coabitação entre os residentes, aquilo que poderia no inicio parecer um "ringue de boxe" acabou por se revelar bem mais pacifico...até hoje não vi em nenhum dos peixes sinais de luta e tirando o periodo de criação por parte dos kribensis, periodo esse em que davam umas corridas para afastar os curiosos...apenas o labeo bicolor de vez em quando dá umas corridas aos kribensis (acho que é para se vingar do passado)...

 

- as plantas crescem saudáveis...até hoje nenhuma morreu...não faço fertilizações...também são plantas pouco exigentes

 

- algas...apareceram umas filamentosas (nada de grave) prontamente combatidas por um SAE...tenho algumas algas escuras nas folhas das plantas que estão do lado do aquario mais exposto à luz de uma janela, de resto aparecem umas algas residuais nos vidros as quais retiro com a ajuda de um cartão de multibanco quando faço tpa

 

- tpa...todos os fins de semana...cerca de 20 litros...durante a semana vou repondo a agua que evapora o que nesta altura acontece com mais frequencia visto o aquario ser aberto

 

- obitos...3 barbos odessa foram os primeiros...seguiram-se as cory (faleceram todas ao longo de um mês)...depois faleceu as colisas...primeiro o macho e algumas semanas depois a femea (deve ter sido de desgosto)...e o beta chegou ao fim do seu tempo (era um peixe que já tinha transitado de uma beteira e pelo menos comigo já estava à pouco mais de 2 anos)

nenhum dos cadaveres apresentava sinais de agressão ou de doença...também nunca os vi a serem perseguidos por qualquer outro peixe, por isso desconfio que até pelo facto das mortes terem sido selectivas as mesmas possam ter como causa algum parametro da agua ou erro na alimentação.

 

- natividade...uma "ninhada" de kribensis dos quais sobreviveram dois...hoje já estão uns adolescentes traquinas...os espadas também devem ter tido varias "ninhadas" pois vi algumas vezes as femeas gravidas...mas nunca as coloquei na maternidade como tal é mais que provavel que tenham estado a criar comida para os restantes vizinhos.

 

- habitantes:

* Olhos de Fogo - saudaveis...5 sempre em grupo

* Kribensis - um casal perfeito...é sem duvida um peixe que além de ser bonito pelas cores que possui (nas lojas por norma é apenas mais um peixe cinzento) é também um regalo ver como cuidam dos filhos, para mim um dos melhores peixes para se ter no aquario (gostos não se discutem). Os dois descendentes estão a crescer...obviamente que tendo nascido no aquario gostaria de ficar com eles...mas veremos como vai ser a convivencia quando se tornarem adultos.

* Espadas - Um macho e duas femeas (sortudo), dão cor ao aquario com o seu laranja e noto que as femeas engravidam com frequencia. Irei colocar a proxima na maternidade

* Labeo Bicolor - O peixe está com umas cores bonitas, um preto brilhante e a cauda com um vermelho vivo...este é o que mais me tem dividido com o que fazer...pois como já referi está um lindo peixe mas noto que é o mais agressivo de todos...não só é agressivo como imprevisivel...pois tanto está indiferente aos vizinhos como de repente corre com eles...curiosamente so embirra com os kribensis (são os que se atravessam mais no seu territorio que é o fundo).

* Barbo Cereja- são dois e entraram no aquario ainda mal sabiam andar...ups...nadar; estão a ficar uns lindos jovens e se continuarem a envidenciar as cores que hoje possuem não tenho duvidas que na idade adulta serão os playboys do aqua

* SAE - foi introduzido para as funções de jardineiro e executou bem o seu trabalho...veremos qual será o seu futuro.

*Escalares - são os dois novos habitantes...entraram à um mês...foi uma decisão de ultima hora...e hoje não me arrependo. São uns peixes magnificos...curiosos...brincalhões e majestosos. São ainda juvenis mas já cresceram um pouco e se tudo correr bem quando atingirem a idade adulta certamente vão dar nas vistas. Começo a pensar seriamente com o tempo apostar num cardume destes peixes...à medida que os restantes residentes forem dando o mergulho eterno.

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Huummm...vou ter de investigar as causas do PH estar elevado...parti (erradamente) do principio que o PH elevado seria da agua da torneira...mas acabei de descobrir que afinal o PH da agua da torneira é de 7.0...e o que tenho medido no aquario bate nos 7.6 (ou mais). Vou fazer o teste com o areao pois à primeira vista será o unico suspeito que me parece existir por ali, mas mesmo esse não seria suposto alterar o PH, caso não seja o culpado resta apenas a alteração normal devido ao arejamento da agua e aí ficarei pelo menos mais descansado por não haver culpados externos.

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está decidido...vou avançar com o Co2, por um lado quero ter umas plantas com tonalidades avermelhadas e por outro gostaria de ter um tapete na parte da frente do aquario...além disso espero com o co2 obter uma pequena ajuda para baixar um pouco o ph....

 

Como não tenho pressas...para já comprei a primeira peça e aqui ficam algumas duvidas:

manometros1.jpg

 

O extintor será um de 2kg que já me esta prometido à algum tempo...pelo que terei de comprar a valvula de solenoide, o difusor e uma valvula anti-retorno...se faltar algo mais avisem.

 

Duvidas

Valvula solenoide:

- Pode ser montada neste aparelho? Se sim...a montagem é feita retirando a porca assinalada na foto?

 

Caso não seja possivel a montagem da valvula solenoide...poderei montar este sistema ficando o mesmo a trabalhar 24h?..sei que as plantas apenas precisam do co2 no periodo diurno...pelo que as pausas pouparia muito co2.

 

 

Para ficar com uma ideia base um extintor de 2kg a trabalhar 24h daria em média para quanto tempo, tendo em conta que o aqua é de 200l? Tenho uma loja que carrega extintores mesmo perto da minha casa pelo nesse campo terei a vida facilitada...falta apenas saber qual o preço que levam (hoje já vou tratar disso).

 

De momento as duvidas ficam por aqui...mas certamente que vão surgir mais...mas não tenho pressa e terei tempo para as dissipar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

O Co2 já está a funcionar à 3 meses e claro está que as plantas agradeceram... :pompomgirl:

 

Neste momento ando a pensar seriamente em colocar nesta aqua 3 discos...tendo para isso de fazer algumas adaptações...nunca me aventurei com discos mas como tenho um amigo que raro é o dia que nao me fala nisso...acabei por ficar a pensar seriamente no assunto...

 

A primeira coisa passa pelo PH...

 

Sempre tive o PH alto...diria mesmo uns 7.6 mais para cima do que para baixo...( o teste mede no maximo 7.4 e acredito pela cor que estaria bem acima disso)

 

Com a introdução do Co2 neste momento o PH está a 7.2...

 

...faço TPA todas as semanas na razão de 20/25 litros...com agua da torneira depois de um repouso de 48h.

Medi a agua imediatamente à saída da torneira e da-me um PH 6.8...

 

Quer-me parecer que tenho algo dentro do aqua que faz subir o PH...

-Tronco de raiz...(por norma ajuda a descer o PH)

-pedras vulcanicas (por norma são neutras)

-tres a quatro bocados de xisto (por norma são neutras)

-substrato manado da jbl (julgo que não interfere com o PH)

-areao de cor clara que na altura me foi dito ser neutro...(começo a desconfiar um pouco desta neutralidade)

- coco (no maximo julgo que poderia contribuir para a descida do PH e não para a subida)

 

Alguma sugestão e já agora se for para substituir o areao (como se pode ver nas fotos anteriores está apenas na parte da frente do aqua e com uma barreira que o divide do manado)...qual o tipo de areao sugerido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

sim...são algas verdinhas...estive uns tempos ausente...e aquele vidro tem tendencia a adquirir este tipo de algas...devido à claridade proveniente de uma janela que se encontra num plano superior e assim que o dia nasce a primeira luz incide sobre aquele local. Por norma não me incomoda pois é habitual 1x por semana fazer-lhe a limpeza...só que desta vez esteve 3 semanas sem ser limpo...(a foto foi tirada precisamente numa pausa das limpezas)...já se encontra limpo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.