p3tr0s Publicado Fevereiro 23, 2012 Publicado Fevereiro 23, 2012 Boas pessoal, Queria mudar o substrato do meu aqua e queria por areia. Só tenho anubias e elas estão amarradas muito acima do subtrato. Acham boa ideia colocar areia como substrato? Existe algum inconveniente? Obrigado pelas respostas. Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 23, 2012 Publicado: Fevereiro 23, 2012 "Areia"?O que é "areia"? Areia de silica? Podes colocar, areia da praia, não podes. Seja qual for o tipo de substrato inerte que coloques convém sempre colocares uma camada de 1 ou 2cm de substrato fértil por baixo, ajuda a manter as plantas mesmo que sejam low-tech Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Kryptoon Publicado: Fevereiro 23, 2012 Publicado: Fevereiro 23, 2012 Visto estarem a falar de substratos, existe algum substrato que faça 2 em 1, inerte e fértil??? Obrigado Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 23, 2012 Publicado: Fevereiro 23, 2012 Não, se é inerte não é fértil, se é fértil não é inerte na minha opinião convém que um substrato fértil seja "tapado" por um substrato inerte, para que os nutrientes nele contido não se dissolvam de uma forma explosiva na coluna de água, podendo causar um boom de algas. Podes é não colocar fértil, desde que tenhas plantas low-tech ou caso contrário faças fertilizações periódicas, pois as plantas têm a capacidade de absorver os nutrientes de outras formas Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
TonyCh Publicado: Fevereiro 23, 2012 Publicado: Fevereiro 23, 2012 Se é para anúbias, não precisa de substracto fértil. Eu mantenho anúbias no meu aquário de areia fina branca (areia de ciclídeos) há quase um ano sem problemas. as anúbias não podem ser completamente enterradas senão apodrecem. Desde que respeite isso, tudo bem. Quanto à escolha da areia... depende dos gostos. Tecnicamente não encontrei inconvenientes de maior. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Kryptoon Publicado: Fevereiro 23, 2012 Publicado: Fevereiro 23, 2012 Vi agora um substrato na pagina da pet4you que diz dupla ground e diz que serve como substrato fértil e como areão! Fica a dúvida agora?? Citar
TonyCh Publicado: Fevereiro 23, 2012 Publicado: Fevereiro 23, 2012 (editado) um subtrato fértil não deixa de "servir" de areão pois a definição de "areão" é lata em aquariofilia... tapa o fundo não tapa? tem uma granulosidade superior à da areia não tem? Acredito que apenas dizem que pode servir de areão no sentido de não ser necessário mais nenhum componente a tapar o substracto fértil (que normalmente é mais solúvel e que pode alterar muito os parâmetros da água quando em contacto directo mas não é inerte visto que as próprias palavras são antagónicas: inerte: Sem movimento, sem atividade: massa inerte.Inativo fértil: que produz muito; ubertoso No entanto volto a frisar que na minha modesta opinião, substractos férteis são para aquários densamente plantados (e muitas vezes com espécies muito exigentes em termos de luz e nutrientes) o que não é o caso do autor do tópico que disse claramente que só tinha anúbias... essas crescem perfeitamente em substratos inertes pois retiram os alimentos directamente da coluna de água. Abraços Tony PS - Ao contrário do que muitos diziam, até consegui fazer crescer e desenvolver eleocharis parvula no meu substracto desde que lhe desse luz suficiente e usasse fertilizantes liquidos semanalmente. Editado Fevereiro 23, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
p3tr0s Publicado: Fevereiro 24, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2012 um subtrato fértil não deixa de "servir" de areão pois a definição de "areão" é lata em aquariofilia... tapa o fundo não tapa? tem uma granulosidade superior à da areia não tem? Acredito que apenas dizem que pode servir de areão no sentido de não ser necessário mais nenhum componente a tapar o substracto fértil (que normalmente é mais solúvel e que pode alterar muito os parâmetros da água quando em contacto directo mas não é inerte visto que as próprias palavras são antagónicas: inerte: Sem movimento, sem atividade: massa inerte.Inativo fértil: que produz muito; ubertoso No entanto volto a frisar que na minha modesta opinião, substractos férteis são para aquários densamente plantados (e muitas vezes com espécies muito exigentes em termos de luz e nutrientes) o que não é o caso do autor do tópico que disse claramente que só tinha anúbias... essas crescem perfeitamente em substratos inertes pois retiram os alimentos directamente da coluna de água. Abraços Tony PS - Ao contrário do que muitos diziam, até consegui fazer crescer e desenvolver eleocharis parvula no meu substracto desde que lhe desse luz suficiente e usasse fertilizantes liquidos semanalmente. Boas, Obrigado pela resposta, era mesmo isto que queria saber Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 24, 2012 Publicado: Fevereiro 24, 2012 Não, se é inerte não é fértil, se é fértil não é inerte na minha opinião convém que um substrato fértil seja "tapado" por um substrato inerte, para que os nutrientes nele contido não se dissolvam de uma forma explosiva na coluna de água, podendo causar um boom de algas. Podes é não colocar fértil, desde que tenhas plantas low-tech ou caso contrário faças fertilizações periódicas, pois as plantas têm a capacidade de absorver os nutrientes de outras formas Foi exatamente isso que referi Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts