Dúvidas sobre aqua de 60 cm

Ricardo Pedro

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

Hoje após ter o meu aqua finalmente sem problemas ( 0 de amónia. 0 de nitritos ), estou com algumas dúvidas em relação a 3 aspectos.

1º Actualmente tenho a bomba de ar a funcionar, ligada em simultâneo com a luz do aqua ( sensivelmente 12h), mesmo com a agua do filtro externo a criar trocas gasosas, ( em principio pra semana, já fica mais bacano pois comprei uns acessórios pro filtro externo que iram mandar agua tipo chuveiro. No entanto sera bom para a flora, ter a bomba de ar, a fazer mais trocas gasosas "será que em excesso é prejudicial " ?

2º Neste momento de manha ( perto das 9h ) dou 1 pastilha daquelas para os peixes de fundo( sendo que todos comem) e ao final da tarde dou um pouco de SERA FD Artemia Shrimps. Tenho 1 Electric Blue Jack Dempsey -bebe ( sei que vai crescer muito), 1 altispinosa, 3 ramirezi, 1 ancistrus dolichopterus e 4 corydora paleatus. (Quero tentar doar ou trocar por algo, umas das minhas rams , pois 2 fêmeas e 1 macho, e ainda não há paz), mas enfim.....Será suficiente a comida ? Encomendei Sera FD Tubifex e Sera Spirulina Tabs.

3º Tenho 2 Vallisneria spiralis e 3 anubias, tendo encomendando igualmente, 2 Elodea densa, 1 Ceratopteris thalictroides, 1 Cabomba caroliana e 1 Echinodorus amazonicus. Será Suficiente ? Queria ter flora suficiente para tornar aqua mais real e assim proporcionar aos peixes uma vida mais semelhante ao seu verdadeiro habitat.

Coloquei turfa no filtro externo, de modo a baixar o ph e o kh sem usar quimicos e assim criar um aqua mais semelhanças ao seu habitat natural.

20120222154444.jpg

Obrigado

Cumpz

Ah esqueci-me, tinha 1 Ampularia dourada, tendo no Sábado passado adquirido mais uma, ontem já tinha um monte de ovos na tampa, o qual removi. ( Metia nojo a Maria) biggrin.png' alt=':biggn:'> é uma boa equipa de limpeza, onde tendo mais 1 ou 2 acho que não faria mal, mas enfim.......

Editado por Ricardo Pedro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Partilhar nas redes sociais

A bomba de ar é um mito, a movimentação da superfície da água feita pelo filtro é mais que suficiente para se darem as trocas gasosas necessárias, é mais o efeito "bonito" (duvidoso) que outra coisa. Até pq o "ar" que ijectamos através da bomba de ar, não tem só Oxigénio, tem outros compostos.

Problemas à parte de incompatibilidade entre peixes, a quantidade suficiente de comida é igual à quantidade que os peixes conseguirem consumir em cerca de 5min, tudo o que ficar em excesso, é excesso e cria amónia, que é um composto extremamente tóxico para os peixes, eu não daria uma pastilha de fundo diariamente, os flocos que forneces certamente não são todos ingeridos e alguns vão parar ao fundo, e servem perfeitamente para alimentar os habitantes mais rasteiros, dava apenas de vez em quando, talvez de 3 em 4 ou de 4 em 4 dias, basicamente quando te lembrasses, como se fosse um petisco

Gosto do layout do aqua, mas sou inimigo das ânforas, parece que houve um naufrágio sem ter havido, e a pedra difusora com a saída das bolhinhas podes retirar como referi anteriormente, a não ser que gostes do efeito.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

antes demais, obrigado pela tua opinião.

Em relação a bomba de ar, irei certamente retira-la pois, faz barulho e se existe trocas gasosas talvez não seja mesmo necessário. As ânforas, só lá estão porque como tive aqueles problemas com a amónia e nitritos, para criar mais locais onde se fixarem bactérias nitrificantes. Em relação as incompatibilidades entre os peixes, se poderes dar a tua opinião, agradecia também.

Cumpz

Ricardo Pedro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!