Recommended Posts

Publicado

Bom dia

Vou encher o meu novo aquario nos próximos dias, e já tenho esta duvida à algum tempo...

Sempre usei agua engarrafada, mas queria saber a vossa opinião sobre quebtipo de agua usar:

- agua da companhia

- agua engarrafada

- agua de um poço

Obrigado

Cump

Publicado:

- agua da companhia - barato, prático, valores oscilam pouco, está sempre à mão

- agua engarrafada - caro, pouco prático, valores raramente oscilam

- agua de um poço - muito barata, pouco prático, valores podem oscilar muito, pode vir contaminada

Prefiro água da torneira devidamente tratada

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

- agua da companhia - barato, prático, valores oscilam pouco, está sempre à mão

- agua engarrafada - caro, pouco prático, valores raramente oscilam

- agua de um poço - muito barata, pouco prático, valores podem oscilar muito, pode vir contaminada

Prefiro água da torneira devidamente tratada

Idem, Idem, Aspas, Aspas!

;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Publicado:

Eu meto da torneira vinda do esquentador! Combate o cloro, e depois aquatan e toxivec, fazer a muda, e dps nitrivec para dentro do filtro ;) Txarannnn!

Publicado:

o que eu faço é encho garrafoes de 5L com agua da companhia deixo de repouso 24H , nestes dias mais frios ponho 2/3H ao sol e faço tpa nunca tive problemas

abraço

Antero, é melhor 48h de descanso da agua

Publicado:

tenho uma duvida em relaçao a este assunto..

eu uso agua da torneira.. encho varios garrafoes de 5 litros com agua tepida (tento controlar a temperatura com o dedo) de maneira a que fique o mais identica possivel com a temperatura do aqua, e dentro de cada garrafao deito-lhe umas gotas de produto pa tirar cloro e cloraminas.. mexo um pouco com o cabo duma colher de pau e meto pa dentro do aqua.. Apos as TPA´s uso bacterias, de momento uso um da JBL k 10ml me da pa 300litros de agua..

Caso faça como ouço muitas vezes em que o pessoal deixa a agua de repouso 24/h isso vai fazer com k a agua fique fria, e nesse caso nao ha um choque de temperatura na agua o que pode provocar algum problema nos peixes ???

Publicado:

No meu uso agua da torneira depois buffer de sulfato de magnésio, cloreto de sódio e sal marinho, normalmente não aqueço a agua, já tive más experiências com agua ligeiramente aquecida, prefiro deixar o aquecedor fazer o trabalho dele ...

Publicado:

Ohhhhhhhh Susaninha...já temos ouvido (lido) muitos membros que na época de inverno recorrem à utilização de esquentadores para aumentar a temperatura da água de modo a minimizar os choques térmicos. Acontece que o esquentador é composto internamente por uma serpentina da qual eu não sei o composto, deduzo que seja alumínio, mas já vi uns de cobre, aliás se for utilizado termo-acumulador é de certeza de cobre, de igual forma que não se deve utilizar água dos desumidificadores pela contaminação da água, o problema não se deverá manter com os nossos esquentadores, mesmo que o interior seja de alumínio? É que o aumento de temperatura ainda deve potenciar mais a dissolução de metais pesados nocivos, não concordas?

Publicado:

Ohhhhhhhh Susaninha...já temos ouvido (lido) muitos membros que na época de inverno recorrem à utilização de esquentadores para aumentar a temperatura da água de modo a minimizar os choques térmicos. Acontece que o esquentador é composto internamente por uma serpentina da qual eu não sei o composto, deduzo que seja alumínio, mas já vi uns de cobre, aliás se for utilizado termo-acumulador é de certeza de cobre, de igual forma que não se deve utilizar água dos desumidificadores pela contaminação da água, o problema não se deverá manter com os nossos esquentadores, mesmo que o interior seja de alumínio? é que o aumento de temperatura ainda deve potenciar mais a dissolução de metais pesados nocivos, não concordas?

Concordo integralmente. Quanto mais velhos os esquentadores/termoacumuladores mais perigoso ainda pois haverá maior corrosão da tubagem

Publicado:

Apesar de já me ter passado isso pela cabeça, sabendo tu o tamanho do meu aqua (540l) e como faço TPA's diretamente da torneira, é impensável recorrer é técnica de baldes, não tenho como fugir ao esquentador nesta época em que está mais frio, existe outra maneira de evitar choques térmicos?

Publicado:

Coloca uma camada superior de cerca de 70/80 litros de agua mais aquecida no inicio da tpa, nao agites muito a agua e terás uma camada de separação lenta da agua da tpa, que, pela diluição lenta, te ajudará a fazer o resto da tpa dando-te uma camada de segurança :€

Publicado:

LOL

Acho que vais ser tu a fazer as minhas TPA's para veres que isso não me é totalmente possível, o meu aqua um comprimento de 1m50...eheh, e baldes de 80L...dava-me uma coisa má. Acho que vão ter mesmo que se aguentar com água do esquentador, tb utilizo Prime da Seachem que é um excelente acondicionador, não conheço melhor

Publicado:

Susy, o Prime é super concentrado e pelo indicado no fabricante 2 tampas daquilo chegam para o meu aqua todo, e eu nem faço TPA's de 100% como é obvio...baldes de 40L a levantar a 1m50 de altura...LOL, o móvel tem 80cm e o aqua 60cm, é impossível!!

No máximo tenho 2 bidons de água de 20L e já esses não é muito simples acartá-los pela casa fora

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!