agua turva


ardnas

Recommended Posts

ola boa noite.

ontem montei meu primeiro aquario,fiz tudo direitinho,pus o aquatan como mandaram e o nutrivec...

ja se passaram mais de 24horas e a agua esta turva,nao ta limpida,sera normal ou devo por exemplo passar o aspirador ou algo assim?????

 

outra duvida:

 

 

fiz hoj pela primeira vez(so para ver a diferença entre agora e daqui a 3 semanas quando o ciclo do azoto tiver completo) um teste de NO2 usei um da marca JBL e para meu espanto o resultado foi 0,01,e por baixo diz ok para por peixes....

sera normal e daqui a uns dias altera-se????

 

 

obrigado a todos

sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

boas sê bem vinda

 

bem se o aqua só está montado ha 24 horas nao te preocupes pois é normal a água estar turva, deixa passar uns dias que isso desaparece e aspirar o fundo nao serviria de nada. Isso de amonia a 0,01 é porque nao tens peixes no aquario e meteste o nitrivec ha 24 horas, vai adicionando quantidades pequenas de comida de 3 em 3 dias para acelerar o ciclo e dá tempo ao tempo e vai fazendo os testes

 

boa sorte e cumps

Editado por Edgar Pais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

brigada pela ajuda.vou fazendo sempre este teste e se continuar assim ja posso por uns amiguitos coloridos la dentro????

que comida vou pondo uma quaquer?eu comprei uma JBL tabs para peixes de agua quente.

desculpa se tiver a perguntar algo obvio mas queria continuar a fazer tudo o possivel bem..

gostava de ter: neons( uns azuis e vermelhos)

peixe espada

corydonas panda

tambens gostava de uns maiores mas ja ouvi dizer que uns comem os outros???

sou toda ouvidos( ou melhor olhos) para ideias....

 

obrigada

sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ainda nao conheço muito bem 'raças' de peixes so tou a tentar dizer no meio de um cardume de 6 +/- neos de 1cm gostava de ter uns maiores e por ex se eu puser discos parece que comem os neos os betas que sao bonitos axo que se pegam a porrada.

fiz entender ou nao faz sentido nenhum?lol

 

 

brigada

sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu gostava de encontrar um site ou mesmo aqui no forum tipo uma lista de peixes com foto caracteristicas e compatibilidades!er!!

era uma grande ajuda para iniciantes e interessadas como moi!!!!!!

conhecem algum????

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens este site que tem aí muitas espécies de peixes e as suas especificações http://www.aquahobby.com/b_peixes_ornamentais_em_aquarios.php.

Bem discos para esse aquario eu não aconselho e muito menos para iniciantes neste hobby. Bem tens várias especies como:

limpadores: corydoras, ottos, ancistrus etc

depois tens bettas, neons, platys, espadas, guppys, mollys, nariz-de-bebedo, várias especies de tetras etc etc pesquisa que encontrarás porque depende do gosto.

Não te aconselho nesse aqua a pôr peixes de maior porte tipo escalares e discus. Depois tens os ciclidios tipo ramirezis que são um pouco mais sensiveis. Mas é como digo depende do gosto mas alguns nao são aconselháveis nesse aqua nem para iniciantes. Mais duvidas apita

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o kappa intendido!!!!

vosses mandam e eu cumpro so quero ter um aquario bonito e saudavel aki em casa!

o meu aqua è um mp com 200l so com planta low tech (sim eu aprendo rapido) pedras areao mecanismo todo ligado e peixes nada...lol

vou ver como sao todos os peixes que me disseram...

obrigado mesmo ganda ajuda.

sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espera lá, já disse uma barbaridade. O teu aqua é de 200 L? devo ter feito confusao com outro topico pois pensei que seria de 72 lol. Desculpa lá.

Nesse caso podes ter escalares e discus sim embora nao aconselho para já, espera uns meses até teres algu,ma experiencia. Agora começa com peixes mais fáceis. Podes fazer aí vários cardumes de guppys, neons, corys etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha muito obrigada Edgar Pais.

aserio o site è mesmo muito interessante e exatamente tudo o k eu keria.

ja la estive todo este tempo a ver os peixitos,muito educativo...merci

vou continuar a estuda los mas vou optar pelas especies que m disseste.

sim o meu aqua tem 200l li aqui no forum que era melhor começar por um grande entao escolhi este.

agora è so esperar e escolher os peixes.

pois para ter discos e peixes assim sensiveis inda tenho de fazer milhares de TPA's.lol

tenho mesmo de começar pelos resistentes.

 

 

este forum è um maximo

obrigado

sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de nada sandra sempre ás ordens. só um reparo esse site alguns nomes diferem um pouco dos nomes aqui em portugal porque é um site brasileiro por exemplo os escalares nesse site têm o nome de acará bandeira tem atenção a isso. Fizeste bem escolher esse porque poderás fazer um grande aquario com muita flora e fauna, fauna dependendo do que irás por mas visto que deves começar por especies mais faceis podes faze-lo em melhores condições e podes por as especies em cardume em que se sentem melhor com os da sua especie. duvidas dispos..

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah e referiste aí que com peixes sensiveis terias de fazer milhares de TPA'S. ERRADO! não é a quantidade que importa mas sim a qualidade das tpa's e claro que com esse peixes o controlo da qualidade da água tem de ser mais apertado senão lá vais os peixitos para o céu e não é isso que queremos

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom diafa

ok

os nomes dos peixes tambem o que me interessa è o nome cientifico deles,pois como moro na suiça,nas lojas os peixes teem um nome muito comprido,deduzo que seja o nome cientifico.mas como no site que me deste tem fotos ja imprimi algumas paginas...

 

 

ja agora

 

uma coisa que ja ha muito me anda a bater na cabeça mas que nunca perguntei: Fazendo os testes por ex NO2 ou PH se derem valores altos ou baixos nao proprios para os peixitos o que devo fazer???

 

tou a ver que a aquariofilia tem muito que se lhe diga mas ando a aprender.

desculpa la e obrigado

sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu gostava de encontrar um site ou mesmo aqui no forum tipo uma lista de peixes com foto caracteristicas e compatibilidades!er!!

era uma grande ajuda para iniciantes e interessadas como moi!!!!!!

conhecem algum????

 

obrigado

 

Ora bom dia,

 

Tens aqui no fórum muita informação.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=392

 

Mas antes de mais diz-me umas coisas:

 

Que aquário tens? Falaste em 200l mas não deste as medidas. Isso interessa para o tipo de peixes que possas vir a colocar.

Que filtragem tens? Muito importante...

Que flora tens?

Que decoração tens?

Sabes o que é o ciclo de azoto? MUITÍSSIMO IMPORTANTE!

Porque colocaste Aquatan e Nitrivec? (Fizeste bem...) Não coloques nada sem saber o porquê! Há muita gente bem intencionada mas que muitas vezes diz muita asneira! Tenta perceber o que as coisas fazem, ouve opiniões mas decide por ti o que fazer!

Que valores de testes tens para a tua água?

 

Por fim devo dizer-te (acho que já percebeste por ti...) que a aquariofilia é um hobby que requer muita calma, paciência e aprendizagem se queres que os peixes sejam felizes!

 

Quanto a esta tua questão:

 

 

 

uma coisa que ja ha muito me anda a bater na cabeça mas que nunca perguntei: Fazendo os testes por ex NO2 ou PH se derem valores altos ou baixos nao proprios para os peixitos o que devo fazer???

 

 

Respondo-te depois de responderes às minhas para perceber o que se passa por aí! :)

 

Depois cá estaremos para ajudar!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

bem o meu aquario è:

 

-medidas.1metro por 45 e 50 de altura.è da marca mp.

-filtros um heim para 180 litros porque mo deram e a senhora da loja disse que dava mas comprei outro para compensar a litragem um tetra in 400 plus pra 60l....

-termostato visi-therm de 300w

-bomba de ar(eu sei que è so para enfeitar

eu sei que deveria de por um filtro exterior mas como aqui os filtros sao carissimos e este foi me dado,vai ter de servir ate maio mes que vou a portugal(que saudades) compro um exterior,ate la este tem de servir..

 

 

-flora

nao sei o nome mas se me disseres como se poe fotos eu posto as aqui.

-um tronco

-uma pedra

so com fotos nao vinham com nomes.

 

testes:

so fiz o de NO2 da jbl que deu 0,01

 

quanto ao ciclo do azoto pelo o que tenho lido é o tempo que tenho de esperar para que as bacterias boas para os peixes se formarem,para criar um ambiente saudavel para os peixes...so nao sei como sei que acabou e ja posso por os peixes.!!!!

 

o aquatan quando enchi o aqua coloquei 50ml como dizia a embalagem.e tenho de por a cada tpa que fizer.o porquê???

porque li em varios folhetos sers que trouxe da loja e porque li varias vezes aqui no forum...desculpa mas tou a ser sincera.

 

o nutrivec pus uma tampinha por cada 25l de agua do aqua ou seja quase 80ml.o porquê???

porque serve para acelarar o ciclo do azoto...mas è verdade que nao sei se tenho de por mais vezes.!!

 

 

axo que ta tudo...

se me fores dar na cabeça pelas respostas que dei,dà devagarinho

 

 

obrigado

sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se me fores dar na cabeça pelas respostas que dei,dà devagarinho

 

 

Já rebolei a rir! :)

 

Eu não dou na cabeça a ninguém! Dou a minha opinião! (que não deve ser nada de jeito senão conseguia vendê-la... eheheheheheh)

 

Ora bem... Comecemos pelo princípio!

 

Com 50cm de altura e 45 de profundidade já consegues ter uns peixinhos jeitosos... Mas deixemos isso mais para a frente! Isso dá 225l brutos o que deve dar 180l reais, mais ou menos...

 

 

-filtros um heim para 180 litros porque mo deram e a senhora da loja disse que dava mas comprei outro para compensar a litragem um tetra in 400 plus pra 60l....

 

 

Isto não me diz nada... O que preciso é da litragem por hora! Qual é a referência do EHEIM?

 

O que deves ter para estares descansada é qualquer coisa entre 5x e 7x o volume do aquário em litragem/hora.

No teu caso específico, fazendo as contas a 180l reais, deves ter uma filtragem hora entre 900l/h e 1250l/h.

Com a biobox isto é relativamente fácil de conseguir. Basta mudares a bomba de recirculação. É uma peça relativamente barata e que compensa largamente o investimento. (Não te esqueças que isto é a minha opinião...)

 

O termostato de 300w está óptimo!

 

 

testes:

so fiz o de NO2 da jbl que deu 0,01

 

quanto ao ciclo do azoto pelo o que tenho lido é o tempo que tenho de esperar para que as bacterias boas para os peixes se formarem,para criar um ambiente saudavel para os peixes...so nao sei como sei que acabou e ja posso por os peixes.!!!!

 

o aquatan quando enchi o aqua coloquei 50ml como dizia a embalagem.e tenho de por a cada tpa que fizer.o porquê???

porque li em varios folhetos sers que trouxe da loja e porque li varias vezes aqui no forum...desculpa mas tou a ser sincera.

 

o nutrivec pus uma tampinha por cada 25l de agua do aqua ou seja quase 80ml.o porquê???

porque serve para acelarar o ciclo do azoto...mas è verdade que nao sei se tenho de por mais vezes.!!

 

 

Ciclo de azoto é basicamente um processo que ocorre SEMPRE no teu aquário.

Consiste na transformação de compostos nocivos para os peixes em compostos não nocivos e que até servem como fertilizante para as plantas

 

Na página 2 deste tópico tens um gráfico que te explica como funciona o ciclo de azoto. Basicamente tens 2 picos. Um primeiro de amónia (NH3) e um segundo de nitritos (NO2) Estas 2 substâncias são letais para os peixes! Razão pela qual temos de esperar pelo fim do ciclo para colocar vivo...

Porque se chama ciclo? Porque a carga orgânica que tens no aquário (fezes dos vivos, restos de comida, etc.) produz amónia na sua decomposição. Se tiveres bactérias nitrificantes (as tais que se formam durante o "ciclo de azoto"...) elas são transformadas em nitritos e depois em nitratos.

 

O facto de teres nitritos no teu aquário quer dizer que o ciclo ainda não terminou.

 

Colocaste o Nitrivec porque esse produto o que contém são exactamente essas bactérias, o que ajuda a que o ciclo se dê mais rapidamente, ou seja que as bactérias se instalem no areão e filtro e consigam decompor a amónia e os nitritos.

 

Já o aquatan serve para eliminar produtos nocivos que a água da torneira trás, como o cloro. Atenção que este produto ao ser usado nas TPA deve ser colocado na água a introduzir, antes desta estar no aquário! Nunca depois de colocares no aquário!

 

Espero ter ajudado...

 

Mais dúvidas dispõe!

 

Para aprenderes a colocar fotos vai aqui.

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah

com o que tu disseste ja tou um bocado mais inteligente.

entao o que me aconseilhas comprar como filtro externo para o meu aqua?so em maio em portugal e nas lojas do porto.

tou a ler o topico de por fotos inda nao acabei mas vou la chegar,fica por perto que vou por fotos.

so nao disseste o que devo fazer quando tiver picos nos testes??

e

quanto devo tirar de agua quando fizer as tpa's e quanto ponho de aquatan??

 

obrigado

sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah

com o que tu disseste ja tou um bocado mais inteligente.

entao o que me aconseilhas comprar como filtro externo para o meu aqua?so em maio em portugal e nas lojas do porto.

tou a ler o topico de por fotos inda nao acabei mas vou la chegar,fica por perto que vou por fotos.

so nao disseste o que devo fazer quando tiver picos nos testes??

e

quanto devo tirar de agua quando fizer as tpa's e quanto ponho de aquatan??

 

obrigado

sandra

 

Pessoalmente prefiro os filtros externos por uma questão de facilidade na manutenção e efeito estético.

Mas a biobox funciona! Basta trocares a bomba que ela tem por uma mais forte!

 

Quanto aos picos dos testes a que te referes? Durante o ciclo ou depois?

 

Se for durante nada. Se for depois depende. Mas uma coisa que ajuda sempre é uma TPA...

 

Quanto ao Aquatan segue as indicações do produto.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.