dcc Publicado Fevereiro 21, 2012 Publicado Fevereiro 21, 2012 Boa tarde Depois de algum tempo com um aquario de 5lt passei para um com cerca de 30 à cerca de um mês aventurei-me na construção de um aquário. Apesar de já andar neste a uns anos numca fui muito cuidadoso com os peixes até a cerca de 2 anos quando comprei o aquario de 30lt. Para a montagem do aquário ganhei coragem e depois de ir buscar os vidros a vidreira meti mãos a obra e no final ficou a olhar para o aquário e disse: "Que monstro!" E' um pouco grande para o que estava habituado mas agora ja o acho "bom", talvez daqui a um tempo diga que e' pequeno mas agora e' o ideal. Agora vamos a especificações do dito: Aquario: 65x45x40cm (largura x altura x fundo) tudo em vidro de 8mm com duas traves da frente para o fundo para segurar a tampa. Tem agora cerca de 105lt Fluval 105 (até agora impecável, completamente silencioso e bastante grande) materiais dentro do filtro(por ordem): esponjas-> lã branca -> carvão -> cerâmicas Termostato Aquael 150w Fauna: 5 guppies quase adultos e uns 20 ainda pequenos alimentados com: ciclops congelados pois sobrou de quando nasceram, sera vivipam (moída) e aquarium munster biofish food(eles adoram esta ) ontem inseri mais 4 corys tendo agora um total de 6 corys e 1 pleco (ou cascudo, acho que e' a mesma coisa) ph:7.2 nitratos: oscilam entre 0.8mg/l e 1.6mg/l devido um pico de nitratos a cerca de 3 semanas coloquei no filtro, ultimo compartimento, o nitrat-killer, que tenho estado a usar ate agora, pois tenho de o retirar para regenerar, durante 3 dias, estando 4 dias por semana no filtro. Duvidas: "nitratos: oscilam entre 0.8mg/l e 1.6mg/l" é grave? o que fazer para os baixar? Estou a pensar em colocar plantas, como tal tenho uma fita de leds em vista que tem cerca de 6500-7000K e 480lm/m, Estava a pensar em colocar 4 fitas ao logo do aquário paralelas a lateral maior. Ficaria com 1250lm, será que chega para umas anubias e uns fetos? talvez mais uma outra planta mas nada de mais. substrato: vou colocar para a semana de novo o areao do rio, pois tive de o retirar devido ao pico de nitratos causado pelos ciclops. Chega para manter as plantas, a colocar 2 ou 3 semanas depois, ou devo colocar um substrato fertil? peço desculpa pelo testamento e obrigado por todas as duvidas que já me esclareceram sem eu sequer abrir um post, usando apenas o pesquisar Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Boas Carvão referes-te a carvão activo? Remove-o, não é util para a filtragem, usa-se para remover medicação e pouco mais. Nitratos entre 0.8 e 1.6? Serão Nitratos ou Nitritos, se são Nitratos não há problema nenhum, pois estes podem ir até valores bem superiores, 20 ou até 50 ou até mais sem serem tóxicos para os peixes, se for Nitritos aí o caso muda de figura e a situação é mais difícil, pois são bastante tóxicos e pode indicar ou problemas com o filtro ou ciclo ainda não feito Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
dcc Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Boas Carvão referes-te a carvão activo? Remove-o, não é util para a filtragem, usa-se para remover medicação e pouco mais. Nitratos entre 0.8 e 1.6? Serão Nitratos ou Nitritos, se são Nitratos não há problema nenhum, pois estes podem ir até valores bem superiores, 20 ou até 50 ou até mais sem serem tóxicos para os peixes, se for Nitritos aí o caso muda de figura e a situação é mais difícil, pois são bastante tóxicos e pode indicar ou problemas com o filtro ou ciclo ainda não feito boas, desde já obrigado. O carvão é activo, mas coloquei-o mais para remover alguma coisa que a agua pudesse ter no inicio, esta la a 2 meses que e' o tempo que tem o aquário. Vou então retira-lo. Os nitratos são mesmo nitratos pois ainda não tenho o teste dos nitritos, vou comprar esta semana e fazer o teste sexta. Mas como a minha escala só vai desde os 0 aos 3.3mg/l estava a ficar um pouco preocupado :/ Quais os valores a que devem estar os nitritos? 0? Ja agora eu tenho os testes de ph e nitratos. Vou comprar agora o de nitritos. E' necessário mais algum? A sera é uma boa marca de testes, ou e' preferível optar por outra? cumprimentos Citar
mad&mor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 (editado) Boas Carvão referes-te a carvão activo? Remove-o, não é util para a filtragem, usa-se para remover medicação e pouco mais. Nitratos entre 0.8 e 1.6? Serão Nitratos ou Nitritos, se são Nitratos não há problema nenhum, pois estes podem ir até valores bem superiores, 20 ou até 50 ou até mais sem serem tóxicos para os peixes, se for Nitritos aí o caso muda de figura e a situação é mais difícil, pois são bastante tóxicos e pode indicar ou problemas com o filtro ou ciclo ainda não feito Eu até compreendo o porque, até porque o removi também pois o Incognitus tinha me explicado e deu me um conselho em retirar e por as tais cerâmicas num saquinho e por no lugar do carvão... Mas a minha pergunta é a seguinte, porquê que vem em 80% dos filtros? Porque que não vêm logo com a cerâmica? Cumps! Pedro M. Editado Fevereiro 22, 2012 por mad&mor Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 A mesma pergunta se pode fazer, pq os Kit regra geral não cumprem com o mínimo exigido a nível de iluminação e filtragem? Mas como a minha escala só vai desde os 0 aos 3.3mg/l Que estes de Nitratos está a usa? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
mad&mor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 boas, desde já obrigado. O carvão é activo, mas coloquei-o mais para remover alguma coisa que a agua pudesse ter no inicio, esta la a 2 meses que e' o tempo que tem o aquário. Vou então retira-lo. Os nitratos são mesmo nitratos pois ainda não tenho o teste dos nitritos, vou comprar esta semana e fazer o teste sexta. Mas como a minha escala só vai desde os 0 aos 3.3mg/l estava a ficar um pouco preocupado :/ Quais os valores a que devem estar os nitritos? 0? Ja agora eu tenho os testes de ph e nitratos. Vou comprar agora o de nitritos. E' necessário mais algum? A sera é uma boa marca de testes, ou e' preferível optar por outra? cumprimentos Agora é que vi! O carvão activo tem "validade" de 1 mês, depois disso não consegue absorver mais nada e começa a libertar um autentico veneno para os peixes tais como amónia e nitritos, etc... Será porcausa disso que os valores estão a disparar? Cumps. Pedro M. Citar
dcc Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 A mesma pergunta se pode fazer, pq os Kit regra geral não cumprem com o mínimo exigido a nível de iluminação e filtragem? Que estes de Nitratos está a usa? Eu até compreendo o porque, até porque o removi também pois o Incognitus tinha me explicado e deu me um conselho em retirar e por as tais cerâmicas num saquinho e por no lugar do carvão... Mas a minha pergunta é a seguinte, porquê que vem em 80% dos filtros? Porque que não vêm logo com a cerâmica? Cumps! Pedro M. Então será melhor trocar o carvão por mais cerâmica? é que a ceramica ainda e´ meia cara :/ pelo menos em coimbra... De duas lojas só confio na fitonia. O sr e' um espectáculo em termos de simpatia, de quantidade e qualidade dos vivos e também no aconselhamento . No entanto e' meio caro :/ mas acho que compensa. Citar
dcc Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 A mesma pergunta se pode fazer, pq os Kit regra geral não cumprem com o mínimo exigido a nível de iluminação e filtragem? Que estes de Nitratos está a usa? Estou a usar um da nitrifin que comprei no continente. Mas se calhar como diz o outro "o barato sai caro" :/ Por isso se for necessário compro o de nitratos e nitritos novo Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Sim retira-se o carvão activo e coloca-se cerâmicas ou esponjas depende do tipo de filtragem que queremos fortalecer no nosso filtro Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
mad&mor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Se conseguires achar cerâmica da boyu, é muito barata, 3,50€ por 300g acho eu... Mais de 4€ não é! Cumps. Pedro M. Citar
dcc Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Sim retira-se o carvão activo e coloca-se cerâmicas ou esponjas depende do tipo de filtragem que queremos fortalecer no nosso filtro Eu ate posso adicionar as duas coisas. a biológica nunca e' demais. Quanto a mecânica o que e que eu posso colocar para limpar umas partículas minúsculas que andam a passear pelo aqua? Quanto aos testes? jbl esta aprovado? ou continuo com os nutrifin? Citar
dcc Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Se conseguires achar cerâmica da boyu, é muito barata, 3,50€ por 300g acho eu... Mais de 4€ não é! Cumps. Pedro M. Existe alguma razão para ser tão barata? e que os preços que tenho visto são algo mais elevados :/ Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Nutrifin ou JBL são bons, para partículas mais pequenas lã de vidro (própria para aquas) Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
dcc Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Nutrifin ou JBL são bons, para partículas mais pequenas lã de vidro (própria para aquas) Esqueci-me de dizer que também já coloquei a lã de vidro, uma lã branca, mas como foi so ontem ainda nem reparei mto bem se melhorou :/ Vou entao agora a loja falar com o sr Depois digo qq coisa obrigado por tudo Citar
mad&mor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Existe alguma razão para ser tão barata? e que os preços que tenho visto são algo mais elevados :/ Para além de ser made in china a Boyu... Não achei a qualidade má... A agua pelo menos está clarinha e aquilo é mesmo para alojar as bactérias nitrificantes. Certo JP ? :3 Citar
jpospr Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Sim as cerâmicas servem para alojar as bactérias nitrificantes, pelo menos em maior número, existem outros sítios onde as bactérias tb se alojam Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
dcc Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Sim as cerâmicas servem para alojar as bactérias nitrificantes, pelo menos em maior número, existem outros sítios onde as bactérias tb se alojam acabei por comprar os testes da aqua pex e mesmo assim foram carotes :/ mas segundo o sr são bons... mas o dos nitratos são 12E e a amonia 9E :/ e' normal? Citar
dcc Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Já agora pessoal, agora tenho o aquário com o fundo despido... ou seja esta com o vidro sem nada por cima. Para depois colocar umas anubias e uns fetos e qq coisa mais (tudo coisas "low-tech"), e aproveitando o areao grosso para colocar no fundo qual e' o substrato que me recomendam para posteriormente colocar as plantas? Dou preferência a um substrato escuro, mas preferia algo fino para "tapar" os buracos que ficam entre o areao. a iluminação estou a pensar em fita de leds smd5050 que tem 6500k a 7000k. A questão da potência dos leds penso ser suficiente pois os 5m tem 72w de potencia e 2400 lumens chega? Citar
dcc Publicado: Fevereiro 23, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2012 (editado) pessoal... desculpem a insistência mas gostava de montar o aquário amanha ... esclareçam.me relativamente ao substrato para poder efectuar a montagem e aos leds para eu poder fazer a encomenda. Edit: como quero um fundo escuro, se eu "moer" ardósia em pedaços ela não vai aleijar os peixes? Sobretudo as corydoras, tenho 6, passam a vida a mudar o fundo de sitio xD Estava a pensar em colocar no fundo o areao do rio e ardósia só por cima, tipo meio cm por todo o aqua, para não se meter tanto lixo no meio do areao :/ Editado Fevereiro 23, 2012 por dcc Citar
Recommended Posts