Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

Bem o nome do tópico diz tudo. Alguém me pode dizer algum substrato que tenha capacidade para baixar o pH da água?

Neste momento tenho a a 7/7.5, gostaria de a baixar para 6/6.5.

Sei que alguns substratos da Ada têm essa possibilidade, mas considero os preços um pouco proibitivos, ainda por cima considerando que preciso de cerca de 25 L do dito cujo...

Gosto da tonalidade do Malaya, ou do Jbl Manado, no entanto, o primeiro é muito caro e o segundo, ao que parece, não afecta em nada o pH.

Sei que provavelmente areão vulcânico será uma boa opção. No entanto, a ideia é manter bótias palhaço, e o areão não pode ser muito afilado. Este tipo de substrato é uma boa opção?

Já agora... o que acham deste motor de pesquisa do forum? Parece me que o motor anterior era melhorzito.

Obrigado

Paul

Editado por Paul

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Boas Paul,

Em relação ao substrato eu em dois dos meus aquas coloquei o dito cujo da ADA, num coloquei o amazonia e num outro coloquei o africana. E obtive bons resultados no PH.

Para MIM o único senão é a aspiração não ser de um modo geral tão pratico como um areao comum. Isto porque tenho discus e como tu sabes eles gostam de muitas mudas de agua e boas sinfonagem.

Embora para plantas seja dos melhores na minha opinao claro. Resta por isso saber qual é o teu caso!

Cumprimentos

Publicado:

Obrigado pela resposta Luis,

Porque é que consideras que este areão não é tão prático como o areão comum, no caso da sinfonagem? Tem um diâmetro mais reduzido?

Paul

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Não é por causa do diâmetro , e não quer dizer que não dê para aspirar mas não é tao pratico porque é mais leve e é um substrato que não deve ser demasiadamente mexido com força para não o desfazer, embora seja muito bom ... E no caso dos meus discus eu ate já ponderei ter só vidro... Por causa das TPA´s diarias. Mas para quem quer plantados a serio com tapetes etc... ou comunitários, este ADA é o melhor! E embora tenha sido a minha ideia á uns tempos (plantado com discus) neste momento estou em duvida porque também quero um de salgada e manter plantados já dá algum trabalho e com plantados para mim torna-se muito complicado

Nota: se quiseres plantados a serio convém colocares debaixo deste amazonia o substrato fertil power sand, e ai terás um substrato de topo.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!