ruialexpedro Publicado Fevereiro 23, 2005 Publicado Fevereiro 23, 2005 Olá pessoal, Gostava que partilhassem comigo esta questão: -existe algum problema de subtituir todo o areão de rio do meu aquário por areia fina do rio? Porque eu não sei se as raizes das plantas se dão bem com a areia!! Vantagens: - é mais facil de manter o fundo limpo pois a porcaria não se mete pelos calhaos abaixo aumentando o Amónio e Nitritos - etc Desvantagens: - Poderá ser mais dificil Sinfonar; possivel aspiração de areias -etc Por favor aumentem a lista das Vantagens e Desvantagens pois, as vossas opiniões vão pesar na minha decisão final Muito Obrigado Citar Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com
ruimoita Publicado: Fevereiro 23, 2005 Publicado: Fevereiro 23, 2005 Boas, certamente haverá aqui pessoas com mais conhecimentos que eu para te tirar essas dúvidas, mas aqui vai a minha opiniao: Eu tenho num dos meus aquas areia de silica (gosto bastante do efeito). Em relação às desvantagens tens várias: Todos os dejectos dos peixes e restos de comida ficam na superficie do areao o que às vezes nao é assim tao bom em termos de estectica pois tens de estar sempre a limpar; Como sabes os restos de comida e as fezes dos peixes fornecem nutrientes às plantas. Se esses restos e dejectos ficam à superficie é mais dificil para as plantas irem buscar esses nutrientes Como a areia é mais densa, faz mais pressao sobre as raizes das plantas sendo mais dificil para estas se desenvolverem. Estas são as desvantagens que conheço, de qualquer maneira jaá vi o aqua dum user aqui do forum que tinha esta mesma areia num plantado e nao tunha problemas. Espero ter ajudado, mas aguarda por mais opinioes. Citar Cumprimentos Moita
Domingos Leitão Publicado: Fevereiro 23, 2005 Publicado: Fevereiro 23, 2005 Boas embora a maior parte do pessoal dos plantados diga que não se dve usar este tipo de areia, eu sempre fui casmurro e sempre a usei e uma coisa é certa não houve planta que não vingasse, isso da pressão ou peso é relativo e se as raízes de plantas até betão conseguem "furar" não é por uns quilitos a mais de areia que vão definhar. prova disso é que em 2 aquários que mantenho com essa areia, e com muitas espécies diferntes de plantas todas apresentam raízes em excelente estado, quer sejam "hevay rooters" quer não. O sérgio veterano é testemunha A grande desvantagem é de facto a acumulação de sedimentos à superfície proporcionando um efeito inestético.... NO meu saco como o plantio está muito denso não se nota muito mas ele existe. Outra vantagem é o preço.... dai que se aspirares areia é mais barato repores. Eu comprei a minha a 2,5€ cada 40 kilos.... Abraços Dom Citar
ruialexpedro Publicado: Fevereiro 24, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2005 Obrigado pelas vossas opiniões Citar Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com
Recommended Posts