Lupper Publicado Fevereiro 20, 2012 Publicado Fevereiro 20, 2012 Boas Pessoal, Tenho um aquário plantado a 4 meses e depois de ter injeção de CO2 e luz, e a minha parvula com se desenvolvia tentei descobrir o porque e descobri que em vez de ter uma luminária de lampadas T5 tenho uma luminária de lampadas PL, o que penso que não seja o adequado a um plantado. Será que é da luz que a parvula nao se propaga ou terá outra razao? Estava a pensar em trocar as lampadas para umas com mais Watts! Será que faço bem? Abraços! Podem ver o meu aquário na assinatura. Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
Lupper Publicado: Fevereiro 20, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2012 Boas, A uns minutos tive a ver preços na crystal red. Fui ver a aba das lampadas e vejo que aconselham as PLL como ideais para plantados, eu estava convencido que era o contrário! Alguém me podem esclarecer? Obrigado e Abraços! Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
BMSG82 Publicado: Fevereiro 21, 2012 Publicado: Fevereiro 21, 2012 lupper para melhor entender o teu problema coloca o setup do aqua fertilizaçao? watts da lampada medidas do aqua.............................................. Citar
Lupper Publicado: Fevereiro 21, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2012 Boas Deixo aqui o setup do aquário! Fertilização, apenas fertilizo com Elos Fase 1, uma vez por semana! Penso que havera falhas no sentido das fertilizações! Dimensões(CxLxA): 800x500x500mm Volume: 200L Filtragem: EHEIM CLASSIC 2215 PLUS Aquecimento: EHEIM JAGER 200W Sistema de CO2: Sistema completo pressurizado de 500gr Ligado 6horas por dia Iluminação: 4x24W PLL Ligado 8horas por dia Substrato: ELOS Botton Mineral Substrato da Ground HardScape: Red Moor Wood e Seixos rolados Cenário: Vinil Preto Flora: Anubias barteri Anubias barteri nana Blyxa Japónica Bolbitis heudelotii Cryptocoryne wendtii ''brown'' Cryptocoryne wendtii ''green'' Echinodorus bleheri Eleocharis Parvula Feto de Java Limnophila sessiliflora – ambulia Musgo de Java Nymphea Lotus Staurogyne Repens Fauna: Camarões Red Cherry 2 otto 9 Barbos Sumatra Desde já obrigado pela ajuda prestada Abraços Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
BMSG82 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 caro lupper grande parte do teu problema esta na iluminaçao isso é pouca iiluminaçao para o aquario que é. quanto as lampadas t5 e as lampadas PL nao sei quais sao as melhores eu tenho as duas e estou satisfeito com elas. as PL esta instalada no meu NANO k apenas leva 25l a calha das t5 esta instalada num outro aquario que tenho nao com essas dimensoes mas com a mesma capacidade de litragem k o teu (200L) e para veres a diferenca ,...tenho uma calha de 4x 39w k faz no total 156w e a tua calha tem no total 96w. Depois outra questao sao os kelvin's que a lampada tem k tambem sao muito importantes deves fazer conjuntos no caso de ser calha de 4 lampadas entre os 4000k e os 8000/10000k eu no meu caso tenho 1 de 4000k, 2 de 6000k, e a outra de 8000k podes tambem aumentar a fertilizaçao nao sou muito entendido nisso mas acho k se deitares 2 vezes por semana nao tem mal nehum Citar
Lupper Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Boas BMSG82 Vou ver se mudo as lampadas para umas mais potentes e com mais kelvins! de resto obrigado pela ajuda prestada! Se alguém mais se quiser pronunciar em relação ao meu problema estão a vontade para o fazer, sendo que estamos aqui para partilhar experiencias! Abraços! Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
InCoGniTuS Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 caro lupper grande parte do teu problema esta na iluminaçao isso é pouca iiluminaçao para o aquario que é. quanto as lampadas t5 e as lampadas PL nao sei quais sao as melhores eu tenho as duas e estou satisfeito com elas. as PL esta instalada no meu NANO k apenas leva 25l a calha das t5 esta instalada num outro aquario que tenho nao com essas dimensoes mas com a mesma capacidade de litragem k o teu (200L) e para veres a diferenca ,...tenho uma calha de 4x 39w k faz no total 156w e a tua calha tem no total 96w. Depois outra questao sao os kelvin's que a lampada tem k tambem sao muito importantes deves fazer conjuntos no caso de ser calha de 4 lampadas entre os 4000k e os 8000/10000k eu no meu caso tenho 1 de 4000k, 2 de 6000k, e a outra de 8000k podes tambem aumentar a fertilizaçao nao sou muito entendido nisso mas acho k se deitares 2 vezes por semana nao tem mal nehum Boas BMSG82 Vou ver se mudo as lampadas para umas mais potentes e com mais kelvins! de resto obrigado pela ajuda prestada! Se alguém mais se quiser pronunciar em relação ao meu problema estão a vontade para o fazer, sendo que estamos aqui para partilhar experiencias! Abraços! Ora bem... Uma breve leitura por outros tópicos e tinhas respostas à tua questão... Para abreviar vou voltar a escrever o mesmo... A questão da luz não é bem como o BMSG82 disse... Pelo menos na minha opinião e sustentada por várias pessoas... Vou-te dar o caso do meu aquário que tem 280l e tenho apenas 85w de luz T8... Vai ver as plantas a desenvolver e depois diz-me porque é que isso é pouco... Em segundo a questão dos kelvin... Todas as lâmpadas fazem um espectro praticamente completo. No entanto têm "maior quantidade de luz" num determinado ponto. Por isso se diz que é 6.000k ou 8.500k etc. Assim sendo qualquer lâmpada serve para as plantas. Mas servir não quer dizer que seja bom ou o ideal. E porquê? Porque as plantas absorvem preferencialmente entre os 6.500k e os 10.000k. Fora deste espectro fazem algum "esforço" para absorver a luz. Portante se queres ter menos potência aposta em lâmpadas dentro deste especto. O mito que tens de ter lâmpadas com espectros diferentes é falso! É apenas uma questão de gosto pessoal relativamente à cor da luz. Espero ter ajudado... (Já sei que confundi muito pessoal...) Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
mad&mor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Também já li vários artigos sobre a relação kelvin / absorção das plantas, e está de acordo com o que o Incognitus disse, mas o mais estranho é que adquiri uma lâmpada à pouco tempo com "18.000k" e diz lá que é optimo para plantas. Lá que é estranho... É! :3 Mas também sou um noob com umas low tech, por isso não serei a pessoa mais indicada. Cumps Citar
InCoGniTuS Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Também já li vários artigos sobre a relação kelvin / absorção das plantas, e está de acordo com o que o Incognitus disse, mas o mais estranho é que adquiri uma lâmpada à pouco tempo com "18.000k" e diz lá que é optimo para plantas. Lá que é estranho... É! :3 Mas também sou um noob com umas low tech, por isso não serei a pessoa mais indicada. Cumps Diz-me uma coisa... Se fosses fabricante de lâmpadas para aquário ias escrever lá que se tiveres plantas era melhor comprares outra??... Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
mad&mor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Hmmmmmmmmmm... Well done... Tens razão... Marketing duma figa! A verdade é que os tetras estão mais "sossegados", mas já estou um pouco off topic! Cumps e Abraço. Citar
InCoGniTuS Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Hmmmmmmmmmm... Well done... Tens razão... Marketing duma figa! A verdade é que os tetras estão mais "sossegados", mas já estou um pouco off topic! Cumps e Abraço. Mas estamos a falar de plantas ou de peixes? Cria o teu tópico que depois falamos! Eheheheh Lupper desculpa o off-topic! Abraço Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
Lupper Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Boas, Obrigado pelo teu relato InCoGniTuS e sim ajudas.te! Obrigado tambem pelo teu contributo mad&mor e se fosse possivel passar-me o link com o artigo em questão agradecia. Abraços Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
mad&mor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 A lâmpada que adquiri foi esta: http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cfm?CAT=1&SUBCAT=112&PROD_ID=01015820031001 Mas pode não ser indicada para aquilo que queres Abraço. Citar
BMSG82 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 incognitus opinioes sao opinioes eu apenas dei a minha para tentar ajudar. se tu dizes que 85w sao suficientes para um aqua de 280 litros pode ser verdade e acredito mas é sinal que tens plantas de facil manutençao que nao precisam muita luz. Eu á uns tempos tinha no mesmo aqua apenas uma calha 2x39w e nunca consegui fazer um tapete. Por isso comprei mais uma calha de 2x39w Se tu num aqua de 280L apenas com 85w de luz conseguires ter um tapete de glosso ou de cuba estas de parabens isso é muito relativo a iluminaçao depende das necessidades k cada planta tem Citar
mad&mor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Eu estava "Flixado" se tivesse que sustentar tanta luz! LoL! EDP agradece Cumps. Citar
InCoGniTuS Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 incognitus opinioes sao opinioes eu apenas dei a minha para tentar ajudar. Tal como eu! Estamos cá todos para ajudar e aprender! se tu dizes que 85w sao suficientes para um aqua de 280 litros pode ser verdade e acredito mas é sinal que tens plantas de facil manutençao que nao precisam muita luz. Não tenho só plantas de fácil manutenção... Mas também não tenho nada muito exigente é um facto... Se tu num aqua de 280L apenas com 85w de luz conseguires ter um tapete de glosso ou de cuba estas de parabens Não tenho tapete no meu aqua por opção. Mas se procurares pelo fórum tens exemplos de aquas com racio watts/litro inferior ao que o pessoal diz ser o mínimo (0,5w/l) com tapetes de cuba e bastante saudáveis! É logico que menos luz vai limitar a velocidade de crescimento, mas também vai ajudar no controlo de algas! No teu caso muito provavelmente em vez de teres aumentado a luz poderias ter aumentado a fertilização e o CO2 e terias o mesmo resultado... Mas estou a falar um pouco sem saber! Só vendo o caso em questão... Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
Lupper Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 A lâmpada que adquiri foi esta: http://www.hagen.com...=01015820031001 Mas pode não ser indicada para aquilo que queres Abraço. estava a falar dos artigo de Kelvin/necessidade das plantas! Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
mad&mor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Li numa revista de aquariofilia que me tinham oferecido numa loja. Outro foi num forum estrangeiro de ciclideos, já não me lembro... E dps tens isto -> http://www.theplantedtankfaq.com/lightingFAQ.html Cumps Citar
BMSG82 Publicado: Fevereiro 22, 2012 Publicado: Fevereiro 22, 2012 claro eu tambem entendo o teu ponto de vista mas tambem é um facto que se popasse na luz ia gastar mais em co2 e em fertelizante estes nao sao caros mas tambem nao sao baratos... por isso vai quase dar ela por ela. Na EDP com uma tarifa bi horaria sempre ajuda, ja diz o ditado quem corre por gosto nao cansa e a maior parte dos aquariofilistas , todos sabemos que os aquarios plantados e com tapetes de meter inveja sempre deram muita despeza e nao lucro.... Citar
Lupper Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2012 Li numa revista de aquariofilia que me tinham oferecido numa loja. Outro foi num forum estrangeiro de ciclideos, já não me lembro... E dps tens isto -> http://www.theplante...ightingFAQ.html Cumps Obrigado não conhecia o Site! Mais uma vez obrigado! Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
Recommended Posts