[Montar] Aquário em acrílico

Recommended Posts

Foi hoje contactado via sms pela empresa para lá ir tratar de uma questão á cerca das medidas.

Bem, fiquei pior que lixado, eu já a pensar que as placas não davam para fazer os meus tão desejados 150 de comprimento por 40 de largura e 50 de altura. Quanto lá chego, um dos profissionais dirigiu-se a mim e disse-me que as placas dão para aproveitar mais para a largura. Então, o técnico disse-me que poderia fazer o seguinte:

150cm para o comprimento, por 50 de largura e 48 de altura. Não é possível ficar com 50 centímetros de altura pois as bordas precisavam de ser lixadas e não iria ficar com 100 de altura por placa mas sim 97/98 centímetros.

Possivelmente amanhã já cá tenho o aquário, depende agora se a colagem firmar até amanhã.

Que acham desta medida? 150 comprimento X 50 largura X 48 altura

Editado por CMota
Partilhar nas redes sociais

• Replies 113
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

E pelo que consegui apurar, da segunda placa ainda me vai sobrar metade, ou seja, um pedaço de 150 de comprimento por 48 de altura mais coisa menos coisa.

Logo ainda vou conseguir fazer um bom sump.

Editado por CMota

Foi hoje contactado via sms pela empresa para lá ir tratar de uma questão á cerca das medidas.

Bem, fiquei pior que lixado, eu já a pensar que as placas não davam para fazer os meus tão desejados 150 de comprimento por 40 de largura e 50 de altura. Quanto lá chego, um dos profissionais dirigiu-se a mim e disse-me que as placas dão para aproveitar mais para a largura. Então, o técnico disse-me que poderia fazer o seguinte:

150cm para o comprimento, por 50 de largura e 48 de altura. Não é possível ficar com 50 centímetros de altura pois as bordas precisavam de ser lixadas e não iria ficar com 100 de altura por placa mas sim 97/98 centímetros.

Possivelmente amanhã já cá tenho o aquário, depende agora se a colagem firmar até amanhã.

Que acham desta medida? 150 comprimento X 50 largura X 48 altura

Fixe! Portanto em vez dos 300L, ficas com cerca de 370L! Muito bom, sempre podes pôr mais uns peixinhis :P

E pelo que consegui apurar, da segunda placa ainda me vai sobrar metade, ou seja, um pedaço de 150 de comprimento por 48 de altura mais coisa menos coisa.

Logo ainda vou conseguir fazer um bom sump.

150x48 sempre dá para qualquer coisita, não fica muito grande, mas dá para uma sump, ai de 30/40L :) Queres as medidas ao certo?

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Então fico á espera :P

E quanto a estrutura de suporte? Já pensaste em como a vais fazer?

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Não é mau pensado não senhor ;)

E se depois revestires a estrutura, acaba por sair mais barato, e não se vê na mesma ;)

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

007978175828928.jpg

cc78c4175828935.jpg

Quanto ao aquário:

As medidas finais serão: 150 de comprimento, 50 de largura e 48 de altura.

A espessura do aquário será de 1 centímetro.

O travamento será composto por 2 traves de 10 de largura por 50 de comprimento colocadas a 45 centímetros a contar dos cantos.

0d6778175828943.jpg

14c2b9175828954.jpg

Quanto ao sump:

As medidas finais serão: 70 de comprimento, 30 de largura e 48 de altura.

A espessura do sump será de 1 centímetro.

A divisão será composta por 5 placas de 40 centímetros. Os espaços onde serão colocadas as matérias filtrantes tem 15 centímetros de comprimento, e o espaço vazio para circulação de agua tem 8.3 centímetros. A zona de entrada da água tem apenas 8.5 centímetros mas a meu ver será o suficiente.

Têm algo a dizer?

Parece-me tudo muito bem excepto um pormenor mínimo:

...e o espaço vazio para circulação de agua tem 8.3 centímetros.

Em relação a esta parte aqui ;)

Podes fazer o espaço de circulação só com 2/3cm, passa água mais do que suficiente, e não te tira volume de matérias filtrantes, e tens a vantagem de não teres "águas paradas" nos cantos, porque acaba por criar uma zona de corrente central, e os cantos ficam quase sem corrente nenhuma. Quanto mais apertado (deixando sempre espaço suficiente para passar o volume de água necessário), melhor ;)

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Faz isso, assim ainda te dá mais tempo para pensares :)

A cima de tudo, tem que ser muito bem planeado ;)

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Basicamente isso é como um filtro externo, e assim dificilmente consegues as divisões na vertical, ou seja, tens que fazer divisões horizontais. Ou seja, se quiseres chegar ao último "compartimento" de matérias filtrantes, terás que tirar todos os outros. Como num filtro externo ;)

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Imaginemos que o aquário em vez dos 150x50x48, iria medir 180x48x48, como seria feito o travamento? Duas traves de 20cm serviriam? A que distancias deveriam ser colocadas as traves?

Estou a perguntar isto pois pode surgir uma surpresa para aqueles que estão a seguir este projecto :wink:

Editado por CMota

Penso que o ideal seriam mesmo as duas traves de 10cm (apesar de não serem necessárias tão grandes) mas para teres ainda mais segurança, podes fazer 3 traves de 10cm cada

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Certo.

Quanto á flora? Que espécies deveria meter? Visto que vou para os amazónicos queria um bom plantado. Outra dúvida são as rochas, que rochas devo usar, para não afectem o Ph e que fiquem bem num Amazonic Style?

Plantas não vou falar, não serei a melhor pessoa porque não percebo nada ;)

Quando a rochas, eu não usava. Optava mais pelos troncos, ficaria mais natural, e ajuda a baixar o pH

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Isso é veres o que gostas, se queres um biotopo, basta veres quais se aplicam, e toca a plantar

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Essa é que é a minha dúvida. Mas também não estou a pensar em recriar um biótopo amazónico fiel á realidade, sinceramente, não gosto de aquários muito sombrios.

Estava a pensar em algo inspirado no Igwami Style. Um tapete verdinho, troncos com algum musgo, bastantes plantas bem posicionadas, um ou outra pedra, por ai...

Algo inspirado neste setup retirado da internet:

150%20Gallon%20Aquarium%205.JPG

Isto é só um exemplo daquilo que pretendo.

Se gostas de plantados, já não serei a melhor pessoa, não tenho o minimo jeito para isso ;)

Mas sei que tens que ter cuidado com os peixes que meteres, para não te revirarem o fundo, de modo a não te arrancarem plantas

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Finalmente, visto que passou o Carnaval irei ver se o aquário está pronto, o que eu duvido, e ainda bem, pois quero fazer uma pequena alteração. A empresa não trabalhou na terça-feira. Como tinham bastante trabalho, terminar a caixilharia para uma loja, acredito que nem tenham começado o aquário.

Como tal vou deixa aqui algumas dúvidas:

180 de comprimento por 48 de largura e 48 de altura, com espessura de 1cm com travamento de 3 traves de 10cm é suficiente para não fazer barriga? É seguro?

A colagem deve ser feita, colando as placas frontal, traseira e laterais por cima da placa que será o fundo ou pelos lados da placa de fundo?

Como terão de ficar as medidas no final? Se for colado por cima da placa de fundo, essa placa terá de ser maior que 180x48 certo?

A placa de fundo se ficar com 182x48 dará? Porque ao centrar e colando as placas frontal e traseira, ficará um espaço de 1cm para cada lado onde serão coladas as placas laterais. Está correcto assim? Por sua vez as laterais colarão nas placas frontal e traseira.

Editado por CMota

Eu penso e acredito que a placa de fundo terá que ficar por dentro das frontais e laterais, portanto, 180x48x48, ficas com a placa de fundo de 178x46, as placas de frente e de trás de 180x48, e as laterais de 46x48

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Será mais eficaz a placa de fundo ficar por dentro das outras? Eu pensei que o mais seguro seria a de fundo, ser o suporte de colagem das restantes, e assim ficaria:

Placa de fundo - 180x48

Placa frontal - 180x48

Placa traseira - 180x48

Placa lateral - 46x48

Placa lateral - 46x48

Sinceramente acho mais seguro como te disse...

Se vires, os aquários em vidro são sempre colados assim (pelo menos os que eu tenho cá em casa...

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!