CMota Publicado: Fevereiro 22, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 22, 2012 Sim tens razão, fiz aqui umas pesquisas e em todas as referencias mostra que o fundo é montado por dentro das restantes placas. Vou optar pelas tuas medidas. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 22, 2012 Share Publicado: Fevereiro 22, 2012 Vá lá que eu quero fotos Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antero Pereira Publicado: Fevereiro 22, 2012 Share Publicado: Fevereiro 22, 2012 boa noite tenho acompanhado este topico estou em pulgas para ver o aqua nontado. para 180cm de comprimento acho que para fazer o travamento, visto que o acrilico é mais flexivel era fazer duas travessas de 178*5 a todo o comprimento e tres de 46*5 á largura coladas nas outras, se nao, és capaz de ter um "barrigudo". isto é so a minha opiniao, os mais entendidos que digam de sua justiça abraço e queremos fotos boa sorte continua Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 boa noite tenho acompanhado este topico estou em pulgas para ver o aqua nontado. para 180cm de comprimento acho que para fazer o travamento, visto que o acrilico é mais flexivel era fazer duas travessas de 178*5 a todo o comprimento e tres de 46*5 á largura coladas nas outras, se nao, és capaz de ter um "barrigudo". isto é so a minha opiniao, os mais entendidos que digam de sua justiça abraço e queremos fotos boa sorte continua Tambem tenho acompanhado, embora nao de opiniao pois nao tenho tido muito a dizer xD (So no biotipo que eu nao metia amazonico mas sim malwai :D ) Á semelhança do vidro eu metia travamentos franceses (tudo travado á volta) e metia 3 á largura, só para segurança Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 para 180cm de comprimento acho que para fazer o travamento, visto que o acrilico é mais flexivel era fazer duas travessas de 178*5 a todo o comprimento e tres de 46*5 á largura coladas nas outras, se nao, és capaz de ter um "barrigudo". isto é so a minha opiniao, os mais entendidos que digam de sua justiça Olha, por acaso ainda não me tinha lembrado, mas é um facto, sempre te daria uma maior segurança.ou então assim: Á semelhança do vidro eu metia travamentos franceses (tudo travado á volta) e metia 3 á largura, só para segurança Qualquer uma das duas é válida, mas se usares travamentos franceses, a toda a volta, penso que poderias usar somente duas traves em vez das três transversais. abraço e queremos fotos Concordo! Mas se ainda não está pronto... Podias era começar a apimentar o gostinho do pessoal, e meteres fotos das placas de acrilico, sempre calava alguns (como eu), pelo menos para já (So no biotipo que eu nao metia amazonico mas sim malwai :D ) Nesta parte discordo, mas é a tal coisa... Cada um tem a sua preferência E gostos são gostos. Já que ele optou pelo amazónico, eu ganhei Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 Qualquer uma das duas é válida, mas se usares travamentos franceses, a toda a volta, penso que poderias usar somente duas traves em vez das três transversais. Nesta parte discordo, mas é a tal coisa... Cada um tem a sua preferência E gostos são gostos. Já que ele optou pelo amazónico, eu ganhei Duas, senao tiveres acrilico, porque com 1.80m é um grande vão e o acrílico é maleável, por isso se conseguires as 3 melhor (Segurança é como a filtragem, nunca é demais) Claro gostos são gostos :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 Sim, segurança nunca é demais, mas duas, mais travamento francês a toda a volta.... É quase como se tivesse 4 travessas transversais Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CMota Publicado: Fevereiro 23, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 (editado) A minha idéia era gastar o mínimo possível com a matéria prima, ou seja o acrílico... Aproveitando bem as placas, dava para eu sacar duas travessas de 10cm de largura de cada uma delas, logo conseguia quatro travessas. Se eu colocasse quatro travessas seria o suficiente? Estou a falar em travessas de 10X46. Editado Fevereiro 23, 2012 por CMota Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 Eu penso que sim E depois para te dar mais segurança, podes sempre fazer uma tampa em madeira, que seja justa ao aquário, e assim é ainda menos provável teres barriga Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CMota Publicado: Fevereiro 23, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 É exactamente isso que eu tinha pensado! Com um aro justo que apanhasse pelo menos 2cm do acrílico. Tanto na tampa com no fundo. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 Ora ai está Mas esse aro, não pode ser removivel, fazes tipo aqueles aros pretos dos aquários que se vendem por ai... Mas em madeira ou outro material igual ao do móvel Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CMota Publicado: Fevereiro 23, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 (editado) Bem, é com muita pena minha que informo que tive de cancelar o trabalho nas placas de acrílico, não por culpa minha mas devido ao tempo que iriam demorar a iniciar os cortes. Ao início iria demorar apenas dois ou três dias segundo um dos técnicos, hoje quando lá cheguei já me informaram que só pagavam nas placas possivelmente lá para o meio do mês de Março. Educadamente agradeci e trouxe as placas comigo, demorei mais tempo a mete-las no carro e a prender a mala, que a percorrer os 7km até casa. Como tenho alguma urgência com o aquário e tudo isto já me roubou tempo que era preciso para o móvel e afins, vou fazer os cortes em casa, e a colagem. Uma serra circular, dará para cortar os 10mm de acrílico? Editado Fevereiro 23, 2012 por CMota Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 Uiui... É pena, mas assim fazes tu isso ai em casa COM MUITAS FOTOS! Sinceramente não sei com o que deves cortar o acrilico, é um risco demasiado grande, mas espera até alguém que perceba mais do que eu te dizer... Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 Bem, é com muita pena minha que informo que tive de cancelar o trabalho nas placas de acrílico, não por culpa minha mas devido ao tempo que iriam demorar a iniciar os cortes. Ao início iria demorar apenas dois ou três dias segundo um dos técnicos, hoje quando lá cheguei já me informaram que só pagavam nas placas possivelmente lá para o meio do mês de Março. Educadamente agradeci e trouxe as placas comigo, demorei mais tempo a mete-las no carro e a prender a mala, que a percorrer os 7km até casa. Como tenho alguma urgência com o aquário e tudo isto já me roubou tempo que era preciso para o móvel e afins, vou fazer os cortes em casa, e a colagem. Uma serra circular, dará para cortar os 10mm de acrílico? Do pouco que percebo a serra circular sem um disco proprio vai estilhaçar o acrilico, procura outra empresa com maquinaria propria para isso, o que nao falta é empresas a usar acrilicos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CMota Publicado: Fevereiro 23, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 Segundo o que consegui apurar, eles utilizavam um serra circular de mesa para fazerem os cortes no acrílico e até nos alumínio, tudo com a mesma lâmina/disco. Será que um carpinteiro me faria isso? É que aqui na zona não há mais nenhuma caixilharia. E andar a passear com placas enormes que me ocupam quase o carro todo dá uma boa multinha... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 O maior problema é as rotações por minuto da máquina de corte. Praticamente qualquer uma serve, podes ir a um carpinteiro a vontade. As rotações é que têm que ser bastante elevadas, de modo a não lascar nem partir o acrilico Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passado Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 (editado) O maior problema é as rotações por minuto da máquina de corte. Praticamente qualquer uma serve, podes ir a um carpinteiro a vontade. As rotações é que têm que ser bastante elevadas, de modo a não lascar nem partir o acrilico A isso tens juntar um bom disco de dentes poucos espaçados.... Editado Fevereiro 23, 2012 por passado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antero Pereira Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 boas nem de proposito hoje tive a falar com um carpinteiro e falei em cortar acrilico e ele disse-me que ja cortou acrilico na mesa de corte de madeira e ficou bem nao lascou nem nada, nao corta é tao rapido como madeira abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CMota Publicado: Fevereiro 23, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 Óptimo, amanhã já vou falar com o carpinteiro aqui da zona e vou ver. Para colar acrílico, que marca ou produto recomendam? O técnico de caixilharia disse-me que silicone fica muito bem colado e suporta a pressão da água. Será? O que recomendam? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 24, 2012 Share Publicado: Fevereiro 24, 2012 É assim, para acrilico, tens colas especificas... Mas como estamos numa onda de segurança máxima (pelo menos era o que eu faria), colava com essa tal cola especial (tenho cá por casa quase vazia, se quiseres digo-te a marca) e depois por cima, punha o silicone (transparente, próprio para aquários). Tinhas a segurança da cola mais o silicone. Esta é a minha opinião... A cola seria mesmo para colar, e o silicone para dar uma segurança extra, e não haver fugas (é mais fácil por o silicone nos cantos do que a cola). Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CMota Publicado: Fevereiro 24, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 24, 2012 Sim, essa era a minha ideia, cola e depois silicone para uma melhor impermeabilizaçao. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 24, 2012 Share Publicado: Fevereiro 24, 2012 Andamos em sintonia de pensamentos Sinceramente acho que será o melhor e mais seguro... offtopic: E por causa disto tudo, acho que vou montar a minha sump, que mandei fazer já há uns 2anos, e nunca a montei como deve ser, tive fugas depois de colada, e acabei por a desmontar. E tenho pedaços de acrílico espalhados cá por casa... Acho mesmo que a vou voltar a colar Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CMota Publicado: Fevereiro 24, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 24, 2012 Podes dizer-me o nome da cola para o acrílico? Quero adquirir antes de ter o acrílico cortado para fazer uns testes de resistência. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpmartins Publicado: Fevereiro 24, 2012 Share Publicado: Fevereiro 24, 2012 (editado) Na altura que comprei, a que me aconselharam foi a plasticceys, da marca ceys.. Não tive razões de queixa até hoje, por isso Mas podes sempre ir a uma loja de bricolage, tipo aki, leroy merlin, izi build ou algo assim, e perguntas a um dos colaboradores. Explicas para o que é, que eles aconselham-te a melhor Editado Fevereiro 24, 2012 por jpmartins Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CMota Publicado: Fevereiro 24, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 24, 2012 Obrigado. Afinal as placas são de 15mm e não de 10mm... quando eu medi as placas não medi a espessura pois parecia-me 10mm. Afinal enganei-me... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts