é mau para os peixes ter um aquario so de machos mbunas?


dogue

Recommended Posts

ola

 

acham mau para os peixes ter um aquario so de machos mbunas?

 

ja reparei que so ha porrada a serio quando estão para se reproduzir fora isso é uma perseguição aqui outra ali, nada demais.

 

ha varias vantagens de ter um aquario so de machos:

sao mais bonitos, podemos por 1 peixe de cada espécie sem ser necessária a proporção de 1 macho para 3 femeas alem de que não me tinha de preocupar com os hibridos.

 

quais as desvantagens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

E porque não montas um aquário só com sardinhas, carapaus e cavalas? :lol:

 

Não há porrada, não há perseguições, são bonitos, podes ter um peixe de cada espécie e não corres o risco de hibridações!! :shock:

 

É claro que também não haverá incubações, comportamento reprodutivo, exibições, escavadelas...enfim...o comportamento normal dos peixes...mas quem quer isso quando se tem uns belos carapaus parados o dia inteiro? :cry:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há porrada, não há perseguições, são bonitos, podes ter um peixe de cada espécie e não corres o risco de hibridações!!  :shock:  
Bom... os meus problemas actuais são 3 machos cynotilapia, 1 macho haplochromis e dois pseudotropheus sp machos...

Portanto... há porrada e há perseguições! E bem fortes!

 

É claro que também não haverá incubações, comportamento reprodutivo, exibições, escavadelas...enfim...o comportamento normal dos peixes

Incubações de facto não há... mas escavações, show off e comportamento inesperado... aparece.

 

A unica questão com um aquário de machos é que as guerras serão ainda mais intensas e basta inserir uma fêmea sem querer para termos a guerra geral.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Acho que respondi á pergunta, agora interpretas como quiseres...

 

Será mau para os peixes? Depende da tua interpretação de "mau"...

 

É provável que não lutem, mas também poderão dar-se mal ao fim de algum tempo sem "entretenimento"...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

E porque não montas um aquário só com sardinhas, carapaus e cavalas?

 

Portanto... há porrada e há perseguições! E bem fortes!
Incubações de facto não há... mas escavações, show off e comportamento inesperado... aparece.

 

Tava a referir-me a um aquário com sardinhas, carapaus e cavalas... :lol::shock:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

acham mau para os peixes ter um aquario so de machos mbunas?  

 

ja reparei que so ha porrada a serio quando estão para se reproduzir fora isso é uma perseguição aqui outra ali, nada demais.

 

ha varias vantagens de ter um aquario so de machos:

sao mais bonitos, podemos por 1 peixe de cada espécie sem ser necessária a proporção de 1 macho para 3 femeas alem de que não me tinha de preocupar com os hibridos.

 

quais as desvantagens?

 

Não há desvantagens nenhumas. O único comportamento que não observas é o de acasalamento.

De resto, as escavações, perseguições , os "fights" e os comportamentos exibicionistas acontecem sempre porque, mesmo sem fêmeas, tem de haver uma hierarquia no aquário.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi dogue........., é frequente alguns aquariofilos, manterem aquarios só de machos, mas de utakas, ou Haplochromideos do Malawi, neste caso, as agressões , segundo consta são menores, pois os machos não têm a necessidade de manterem um territorio maior, de caracter reprodutivo.

 

Pessoal, o que é que vos aconteceu?........anda tudo agressivo, com vibrações negativas :oops:

 

 

Diesel car, não há um aquario assim de mbunas no AVG????

 

Acho que só tem machos, esta é sobrepovoado, para limitar a agressão

Não é o mais correcto, mas com TPA´s regulares talvez se consiga manter a agua em bom estado.......

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel car, não há um aquario assim de mbunas no AVG????

RCorreia,

Não...não há. O aquário que existe no AVG não é so de machos, a última vez que estive lá havia pelo menos duas femeas com filhos na boca.

 

Mas também esse aquário não é exemplo para ninguém...muito mal povoado, a maior parte deles são hibridos, provavelmente cruzados entre si no próprio aquário e além disso tem uma super-população muito para além do aceitável. É lamentável como num local que supostamente com fins educativos possa ter um aquário dessa maneira :oops:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostavas de tar numa sala a comer ração todos os dias quando podias comer pizzas, frango assado e beber umas jolas?

 

pah... não comecem com comparações de peixes com Homens porque isso é ridiculo. e não queiras comparara o instinto de reprodução na presença de femeas com o gosto pelos orgasmos habitual dos Homens.

 

quantos animais domesticos passam a vida inteira sem se reproduzirem? e que eu saiba isso não tras maleficios para saude. Vim aqui perguntar a vossa opinião pq não é apenas a saude que me preocupa nos peixes.

 

que eu saiba é muito dificil ou quase impossivel a reprodução de peixes de agua salgada em cativeiro. é razão para nao ter aquarios de agua salgada?

 

abri este topico porque não tenho espaço para mais peixes, as lojas não compram e principalmente não acho piada NENHUMA apanhar as femeas, abrir lhes a boca e tirar os ovos. sou completamente contra isso assim como sou completamente contra os hibridos. sim, porque toda a gente sabe que nos aquas de mbunas os hibridos sao o pao nosso de cada dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º qdo falo em retirar os ovos da boca falo em retirar daqueles que não tenho a certeza que não são hibridos. os outros deixo crescer normalmente, nem sequer os separo para outro aquario. mas ao fim de algum tempo o aqua começa a ficar cheio.

 

reagir desta forma? tou a "falar" normalmente e a expor a minha opiniao

na net é dificil compreender a entoação das frases.

 

sim! é verdade, tenho a minha opinião formada. mas como não sou um burro com palas e que so olha em frente vim pedir a opinião de pessoas mais experientes (é para isso que servem os foruns)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

abri este topico porque não tenho espaço para mais peixes, as lojas não compram e principalmente não acho piada NENHUMA apanhar as femeas, abrir lhes a boca e tirar os ovos. sou completamente contra isso assim como sou completamente contra os hibridos. sim, porque toda a gente sabe que nos aquas de mbunas os hibridos sao o pao nosso de cada dia.

Desculpa discordar, mas essa realidade não se passa com os meus nem com os mbunas nos aquários do pessoal que eu conheço...

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se o problema é teres medo da hibridação, então é preferivel fazer um aqua monoespecie. Quanto a apanhar as fémeas podes deixá-las soltar os filhos no aqua principal e, caso tenhas pedras com espaços pequenos, sempre se vão safando alguns.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dogue , vou-te dar o meu exemplo de um aquário de machos.

 

Tenho actualmente um aquário de 250L com 15 peixes.

 

Durante cerca de 5 meses todos os peixes se deram muito bem, sem qualquer tipo de problemas entre eles, apesar de quase todos serem machos.

Recentemente adquiri um trio de cynotilapia que se vieram a revelar 3 machos.

Durante 2 meses o aquário esteve bem, sem qualquer problema ou guerras, os peixes davam-se bem e mesmo os 3 machos cynotilapia estabeleceram cada um o seu território e não se incomodavam.

 

À coisa de 2 semanas mais ou menos rebentou a revolução. De manhã cheguei ao aquário e os machos cynotilapia tinham o corpo com marcas de mordidas e tinham os focinhos brancos de andarem à pancada.

Uma inspecção mais cuidada revelou um outro macho maylandia greshakey com a barbatana anal desfeita, um haplochromis com uma lateral ripada e os peixes no geral muito assustadiços e enfiados nos cantos.

 

Agora... o que se passou? Não sei. Sei que depois dessa altura o aquário está numa permanente rebaldaria, os peixes estão assustados e estou inclusivamente a tentar ver se troco algumas espécies para ver se re-equilibro as coisas.

O aquário é, por falha minha, quase só de machos.

Os unicos peixes em condições são curiosamente os que têm fêmeas, ou seja os labidochromis caeruleus.

 

Esta é a minha experiencia. Acredito que haja quem tenha outras. Se aconselho um aquário só de machos? Baseado na minha experiencia pessoal, não, mas cada pessoa sabe de si.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vens pedir opiniões e como vão contra a tua vontade de teres um aquario so de machos reages dessa forma...ok...então porque vieste pedir opiniões se já tens a tua ideia formada?  
Nelson, tens razão, quando dizes que o dogue, pediu opiniões, mas se les-te atentamente o tópico deste o inicio, quem reagiu mal não foi ele, mas sim quem deu a sua opinião, penso que o dogue apenas quis houvesse uma discusão suadavel sobre o tema do post.

 

....é claro que é dificil perceber a entoação das frases, por isso temos de ser mais cautelosos com as respostas que damos e condescendentes com a opinião dos outros.

 

 

RCorreia,  

Não...não há. O aquário que existe no AVG não é so de machos, a última vez que estive lá havia pelo menos duas femeas com filhos na boca.  

 

Mas também esse aquário não é exemplo para ninguém...muito mal povoado, a maior parte deles são hibridos, provavelmente cruzados entre si no próprio aquário e além disso tem uma super-população muito para além do aceitável. É lamentável como num local que supostamente com fins educativos possa ter um aquário dessa maneira  

 

joalmag......tal como tinha dito já lá fui há un s anos, e não me recordo bem, mas tambem disse, que o aquario estava sobrepovoado, e frisei que não era o mais correcto.

Mas uma coisa é certa eu vi mais de 25 peixes adultos e na sua maioria machos, e tu falas em duas femeas, no meu entender continua a ser um aquario com practicamente só machos, e todos eles tinham as barbatanas em bom estado e sem feridas no corpo.

.................isto deve querer dizer alguma coisa.

 

Quanto ás comparações de homens e peixes, tambem acho desporpositadas, não têm qualquer termo de comparação

 

Dogue , não precisas de tirar os alevins da boca das femeas, obrigatoriamente, no meu caso se quero ficar com alguns tem mesmo de ser, simplesmente não há uma unica ninhada que vingue naquele aquário, são logo todos comidos, e não é por falta de pedras :)

 

Um aquario de especie como ja te aconselharam, era o ideal para ti, mas com especies em que as femeas sejam tambem coloridas, tens Pseudotropheus saulosi, P. demasoni, M. estherae, entre outros

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joalmag......tal como tinha dito já lá fui há un s anos, e não me recordo bem, mas tambem disse, que o aquario estava sobrepovoado, e frisei que não era o mais correcto.

Mas eu não disse o contrário :D

 

Mas uma coisa é certa eu vi mais de 25 peixes adultos  e na sua maioria machos, e tu falas em duas femeas, no meu entender continua a ser um aquario com practicamente só machos, e todos eles tinham as barbatanas em bom estado e sem feridas no corpo.

.................isto deve querer dizer alguma coisa.

Pois...eu não vi 25, eu vi mais de 50 :? e também me pareceu que havia mais machos que femeas...no entanto aquilo não se pode considerar nada, é um aquário com peixes colocados à sorte e sem qualquer critério.

Isto de querer dizer alguma coisa....tem muito que se lhe diga RCorreia, como por exemplo quantos peixes mortos ou meios mortos tiram por semana :) é que quando eu estive lá a observar o aquário vi tudo menos paz e sossego....A história do surper-povoamento tem os seus limites tanto em quantidade como em variedade...e o que devia ser um aquário de interesse para quem quisesse começar o hobby, não passa de um aquário completemente mal montado e sem interesse nenhum.

O AVG é um dos melhores locais de visita para um aquariófilo, porque tem muito bons aquários e uma grande variedade de biotopos mas no que diz respeito a este em particular lamento o mau trabalho desta instituição.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para finalizar...já estou a ser chato que chegue... :)

Na minha modesta opinião, um aquário só de machos ou qualquer outra coisa que se pareça não é uma evolução no hobby, é o verdadeiro retrocesso....

Este forum é para ajudar as pessoas a cada vez melhorarem o seu desempenho e cada vez darem melhores condições aos seus peixes, e para isso é seguir os conselhos de que já passou por "elas" e que já cometeu erros em cima de erros....para quê estarmos a inventar....já está tudo inventado. :!:

Evolução sim....é conseguir manter um aquário bem equilibrado sem grandes problemas de agressividade e conseguir reproduzir as espécies e acompanhar todos os momentos e fazes da vida de uma peixe, para mim isso é aquariofilia. Agora ter peixes a monte para o simples prazer de mostar aos outros e parecer um painel ilustrativo muito bonito por fora e podre por dentro...desculpem isto é o que fazem muitas lojas...e essas sim têm alguns motivos para o fazer...mas mesmo essas não tinham necessidade de o fazer para promover as vendas de determinadas espécies.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Diesel car, não há um aquario assim de mbunas no AVG????
Com carapaus, sardinhas e cavalas? Sim, ate há mais que um... :)

 

Acho que só tem machos, esta é sobrepovoado, para limitar a agressão  

Não é o mais correcto, mas com TPA´s regulares talvez se consiga manter a agua em bom estado.......

 

Existe apenas um único aquário (não vou lá há 2 anos) de exposição com mbunas, mas existem muitos outros nas salas de reprodução.

Por cima da sala de reprodução de ciclideos, no "sotão", existem 3 lagos repletos com mbunas onde são colocados os excedentes desse aquário.

É verdade que o aquário de exposição tem muitos machos, mas tem também muitas fêmeas e (tinha) alevins...

 

Mas também esse aquário não é exemplo para ninguém...muito mal povoado, a maior parte deles são hibridos, provavelmente cruzados entre si no próprio aquário e além disso tem uma super-população muito para além do aceitável
Exacto, não é exemplo para ninguém...

 

Gostavas de viver enfiado numa sala cheia de homens durante varios anos seguidos sem uma única mulher??? qualquer coisa tipo "festa-da-mangueira"???

 

Essa comparação não se aplica aos peixes.. Eles são do mais liberal que há!! :D

 

que eu saiba é muito dificil ou quase impossivel a reprodução de peixes de agua salgada em cativeiro. é razão para não (palavra corrigida) ter aquarios de agua salgada?
Os aquários de água salgada tem outro tipo de interesses que não a reprodução.

Na minha opinião, um aquário só com machos mbunas equivale a um aquário cheio de sardinhas, carapaus e cavalas...tudo muito bonito...mas sem nenhum interesse do ponto de vista do aquariófilo. :?

 

abri este topico porque não tenho espaço para mais peixes, as lojas não compram

Adquire um predador, e evitas excesso de população. É algo que deverias ter pensado antes de montar um aquário de mbunas...

 

não acho piada NENHUMA apanhar as femeas, abrir lhes a boca e tirar os ovos. sou completamente contra isso
Então não o faças...

 

assim como sou completamente contra os hibridos. sim, porque toda a gente sabe que nos aquas de mbunas os hibridos sao o pao nosso de cada dia.

Um aquário bem planeado não terá hibridos...garanto-te!

 

Ter apenas machos num aquario cria obviamente um efeito visual bem mais bonito...mas é claramente contra natura...e não te esqueças que depois de estabelecido um dominante muitos dos outros machos vão perder muita da sua exuberância...ainda para mais por não terem femeas pelas quais lutar...
Mais um ponto importante: será um aquário só de machos tão bonito assim?

As exibições serão feitas apenas para outros machos que, se forem mais fortes, não permitirão exibições dessas por muito tempo... :)

É provável que tenhas muitos peixes feridos e fracos... nada agradável á vista. :cry:

 

Se o problema é teres medo da hibridação, então é preferivel fazer um aqua monoespecie. Quanto a apanhar as fémeas podes deixá-las soltar os filhos no aqua principal e, caso tenhas pedras com espaços pequenos, sempre se vão safando alguns.

 

Montas um aquário mono-específico, colocas 1 macho junto com meia dúzia de fêmeas e já está...escusas de inventar aquários só com machos!

Queres melhor solução?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...eu não vi 25, eu vi mais de 50  e também me pareceu que havia mais machos que femeas
sim era bem capaz de ser isso, cerca de 50 peixes, tambem sou da mesma opinião do que tu joalmag, aquilo não é exemplo para ninguem, mas infelizmente muitos aquários publicos fazem o mesmo no que se trata a ciclidios do Malawi, há uma foto muito conhecida de um aquario assim em Toronto http://www.malawicichlidhomepage.com/aquai...ery/toronto.jpg

 

 

 

 

Existe apenas um único aquário (não vou lá há 2 anos) de exposição com mbunas, mas existem muitos outros nas salas de reprodução.  

Por cima da sala de reprodução de ciclideos, no "sotão", existem 3 lagos repletos com mbunas onde são colocados os excedentes desse aquário.  

É verdade que o aquário de exposição tem muitos machos, mas tem também muitas fêmeas e (tinha) alevins...  

 

Diesel-car, como sabia que conhecias bem o AVG, foi por isso que te fiz a pegunta, e não fazia a ideia que houvesse la para dentro tanto mbuna.

Pois mesmo que morram uns quantos no tanque de exposição é so deitar mais um balde deles la para dentro :oops:

Segundo me disseram este verão até colocaram alguns no tanque ao ar livre de cometas, na entrada, será que os tiraram no Inverno.

 

 

Essa comparação não se aplica aos peixes.. Eles são do mais liberal que há!!  

 

:lol: ...tinha um macho de M. lombardoi, que quando lhe dava o cio, ia tudo a eito, era machos de M.auratus, entre outros,..... e ai de quem não participasse na dança de acasalamento :lol:

 

Este macho era um peixe muito particular, era o Rei e senhor dos mbunas do meu aquario, mas no entanto sempre o mantive so com uma unica femea da especie, sem nunca sequer lhe ter ripado uma barbatana que fosse..............

 

 

 

cumps, Rui Correia[/url]

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

elah! tanta resposta. so vi agora pq estou fora e vim a um cibercafe ver o que se passa :)

 

tou a ver que o tópico tem interesse a avaliar pela quantidade de respostas.

 

nao sei como se cita mas se não me engano o joalmag falou que um aquario não tem interesse se não tiver reprodução. entao e os aquarios comunitarios? não têm interesse? tudo depende do tempo, dedicação e objectivo do aquario. ha quem queira caes para reprodução (com fins ou não lucrativos), caes para companhia, caes de caça, caes de guarda.

 

neste momento, e devido á disponibilidade que tenho quero apenas um aqua comunitário de ciclideos compativeis entre si. se se lembrarem ou forem ver as photos do meu aqua veem que nao se trata de um biotopo. por uma questão de simplicidade acabei por escolher apenas mbunas do lago malawi mas ainda ponderei a hipotese de aqua de pseudotropheus e tropheus. tudo correu bem até á bem pouco tempo. a agressividade tornou se exagerada por parte dos 2 maxos dominantes do aquario quando estão a tentar reproduzir-se.

fora da altura da reprodução tudo está bem e até à pouco tempo atras tive para abrir um topico aqui no forum a perguntar onde estava a famosa agressividade dos mbunas pq no meu aqua nao havia.

não foi preciso abrir, eles acabaram por me dar a resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais