João Marques Publicado Fevereiro 16, 2012 Share Publicado Fevereiro 16, 2012 Boa tarde a todos, Registei-me hoje neste forum. Antes de Setembro/2011 nada sabia sobre peixes ou aquarios, nem nunca me interessei. Sempre tive interesse por animais, sobretudo aves e cães. Tenho 39 anos, montei o meu 1º aquario em 17/09/2011. Montei um aquario de 30 L pois era onde tinha um tartaruga (que entretanto passou para um tanque). Tenho vindo ao forum beber algumas informações....mas sem nunca me ter registado. Fica aqui o SETUP (como voces dizem) do aquario: Fauna: 1 Corydora paleatus 1 Ancistrus cirrhosus (fêmea) 3 otocinclus 1 Neritina 2 Neocaridina heteropoda var. red 1 Poecilia sphenops (macho) 6 Poecilia Reticulata Flora: Musgo de java Microsorum pteropus Cryptocoryne wendtii Anubia nana Elodea/Egeria Setup: Aquario 30 litros Termostato 75w Eheim Bio-filtro Boyu WF-2025 300 L/h Iluminação power-glo 14w Ph: 7.4 Temperatura: 26º Substrato da “sera” floredepot + camada de areia Pequeno tronco Pedra decorativa preta Pedra vulcânica Tive um contratempo (ICTIO) logo em finais de Outubro/2011...já estava o aquario todo bonitinho. Nessa altura tive baixas importantes sobretudo guppies e platys (baixas de 75% da fauna) e depois tb de alguma flora. Mas aprendi muito tb .....pois pesquisei muito. Neste momento tenho o aquario estabilizado, já não me morre nada desde Dezembro. O ph da água 7.4; Amónia 0mg/l; Nitratos: 25 mg/l São os testes que tenho. Mudo 20% da água semanalmente e lavo o filtro de 15 em 15 dias. (às vezes 3 semanas). Substituí o filtro de carvão activado ontem pela 1ª vez. Tenho o aquario perto de uma janela, as algas... tenho, mas estão controladas (todos eles comem algas...é uma boa compomente na alimentação), inclusivamente deixo uma faixa de algas de 2cm no vidro da frente...perto da lampada...para irem "pastar"(não limpo o vidro nessa faixa). Uma pergunta: pelo teste de nitratos posso saber quando devo mudar a água? fico por aqui, já me alonguei muito.... Saudações a todos, João Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Fevereiro 16, 2012 Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 Antes de mais sê bem vindo Pelos testes de Nitratos não sabes quando tens de fazer TPA's pois as TPA's não são penas importantes para dissolver Nitratos, existem tb metais pesados e outros compostos que não são analisaveis. Devias ter atenção à corydora, pois é um peixe de cardume, mais 2 elementos faziam-lhe bem Carvão activo se tens no filtro deves remover, este constituinte só é utilizado para a filtragem de medicação, a utilização dele retira minerais essenciais às plantas e peixes. Fotos há? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marques Publicado: Fevereiro 16, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 Boa noite, Obrigado pelas boas vindas. Espero poder aprender e trocar ideias. Em relação às coridoras tem toda a razão; só não o faço porque o aquario só tem 30 litros. E não quero por mais peixes. Em relação ao carvão activado....já pesquisei algo sobre o assunto e parecem-me mais as vantagem da utilização permanente do que a não utilização. Mas parece ser uma matéria controversa entre os aquariofilistas. Tenho que depois ver como coloco as fotos. Cumps, João Marques Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Fevereiro 16, 2012 Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 A utilização permanente vai-te trazer problemas e há mais membros com a mesma opinião do que eu, o carvão activo tem tempo de vida útil relativamente curto, pois a função dele é aborver todos os componentes que lhe caibam nos poros (a explicação cientifica não está correcta mas funciona dessa forma) Depois do carvão estar saturado, tem a capacidade negativa de começar a devolver tudo aquilo que absorver durante o tempo que esteve no aquário. O carvão activo tem tb a capacidade de absorver micro-nutrientes fundamentais ao crescimento saudável das plantas e saís minerais fundamentais à tua fauna. É também um mau substrato para a acumulação de bactérias nitrificantes, existem formas bem melhor de ter uma cultura saudavel. Se o queres utilizar, é por tua conta e risco, mas o meu conselho está dado. Abraço! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 16, 2012 Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 o carvão activado satura após um mês de utilização com compostos nocivos e após isso começa a libertar compostos nocivos (derivados de nitratos) para a água e afecta negativamente os peixes. Aconselho-te vivamente a que o retires Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marques Publicado: Fevereiro 17, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 Bom dia! Se o carvão satura com compostos nocivos, é para mim mais um sinal que favorece a sua utilização permanente. É sinal que está lá para fazer a sua função que é retirar esses elementos nocivos da água. O carvão não tem, por si só, esses elementos nocivos.....Outra questão é a frequencia com que se deve substituir o carvão Na embalagem do carvão que tenho, aconselha mudar de 3 em 3 meses; mas admito que possa ser outro periodo. Em relação a retirar elementos benéficos da água: parece que sim. Não há bela sem se não! (CA leia-se Carvão activado) " Existe por parte de alguns aquaristas uma preocupação em relação à adsorção pelo CA de nutrientes minerais vitais requeridos pelo ecossistema do aquário. Ocorre que o esgotamento de nutrientes minerais é algo que ocorrerá tanto em aquários plantados como em aquários marinhos pelo consumo dos organismos vivos, e isso ocorrerá com ou sem a presença do CA no sistema. Considera-se que os ganhos proporcionados por sua utilização são suficientemente grandes em relação aos “prejuízos”, para justificar plenamente sua utilização. " http://www.aquahobby.com/articles/b_filtros1.php Como eu disse é controverso.......provavelmente haverá artigos, tb conceituados, a desaconselhar o uso. Cumps, João Marques Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 Antes de Setembro/2011 nada sabia sobre peixes ou aquarios, nem nunca me interessei. Sempre tive interesse por animais, sobretudo aves e cães. Tenho 39 anos, montei o meu 1º aquario em 17/09/2011. Montei um aquario de 30 L pois era onde tinha um tartaruga (que entretanto passou para um tanque). Dito isto e não querendo obrigar-te a seguir as minhas indicações e as da Susana, pq quem sou eu para obrigar alguém..."I rest my case", se não queres ser ajudado por quem tem mais experiência que tu, não nos faças perder o nosso tempo e responder às tuas dúvidas e questões. Boa Aquariofilia Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
libermar Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 Boa noite, Obrigado pelas boas vindas. Espero poder aprender e trocar ideias. Em relação às coridoras tem toda a razão; só não o faço porque o aquario só tem 30 litros. E não quero por mais peixes. .... Sempre podes optar por colocar corydoras anãs (habrosus, pygmeus) Ao tamanho que deve ter essa paleatus em adulta, metes 4 das anãs. E carvão só serve para fazer gastar, money...money, a utilidade essencial é para remover restos de tratamentos efectuados é a minha opinião formalizada. Mas claro, toda a gente tem a sua opinião e aceito democraticamente... No meio da aquariofilia há diversas opinião diferentes sobre todo o variadíssimo tema. Não se chateiem. ))) Cumps. Hugo Oliveira Citar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marques Publicado: Fevereiro 17, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 Bom dia! Desculpa se te fiz perder tempo. Não foi esse o meu propósito. Mas penso que devemos sempre questionar as "verdades absolutas". Mesmo na ciência, o que é hoje verdade, amanhã é mentira. E quanto à experiência, questiono-me se estes autores: "Relação alfabética dos co-autores: Alex Kawazaki, De Togni, Emil Beli, Luís Mühlen, R.D.Maia Desejamos ainda registrar nosso agradecimento especial ao Marcos Avila pela cuidadosa revisão realizada no mesmo. " Não terão mais experiência que o João Pedro!!! pois estes autores defendem a utilização do carvão activado em permanencia. Gostava, isso sim, que colocassem, como eu fiz, autores conceituados, ou artigos....que defendessem o oposto....e depois de pesar os pós e contras....poder tomar uma decisão em plena consciência. Mas se pensam que por terem alguma experiência já sabem tudo.......Eu estou disposto a mudar mas tenho de ser convencido. Cumps, João marques Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marques Publicado: Fevereiro 17, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 Boas! Obrigado Hugo. Em relação às coridoras realmente tinha feito melhor em por as anãs.....ficou registado. No meio da aquariofilia há diversas opinião diferentes sobre todo o variadíssimo tema. Isto é que é saudavel!....temos de respeitar as diversas opiniões. Eu respeito quem diz que o carvão não tem grande utilidade (e até pode ter razão....ou não!!ehehe) Cumps, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marques Publicado: Fevereiro 17, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 Boas, Video antes do ictio (out/2011): Foto recente: Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
libermar Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 as anubias estão com os rizomas enterrados no substracto? se assim tiverem, não devem estar. de resto layout harmonioso. Minha opinião: - alterava o plano de fundo (colocava vynil preto ou azul); - passava as elodeas para plano de fundo. Citar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 João sinceramente tens todo o direito de pensar e agir como quiseres. Nao coloco aqui referencias pomposas mas sinceramente nao preciso, são a base do meu trabalho (sou bióloga) Além de com a quantidade de pedidos de ajuda que aqui aparecem desculpa joão mas nao há tempo para convencer pessoas difíceis (mas nao te censuro por seres assim) lembra-te que as pessoas que aqui respondem fazem-no voluntariamente na intenção de te ajudar e nao têem tempo para procurar n referencias só porque queres. Vamos lá a explicações simples. O carvao é desnecessário num aquario equilibrado e apenas uma muleta (pelo simples facto de actuar como esponja de alguns químicos, bons e maus) mas se o quiseres usar força mas lembra-te sempre do que foi dito por mim e pelo João Pedro, e ao menos troca de carvão uma vez por mês pois após esse tempo o carvao satura, ou seja, perde completamente o efeito esponja e passa a libertar porcaria para o teu aquario (tens a prova à tua frente, no teu aquário, basta veres quando tiveste o ataque de ictio, praticamente um mês depois) Carvao saturado é MAU para um aquário! Lembra-te que com carvao no filtro tens de fertilizar as plantas por excesso(se o quiseres fazer) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mad&mor Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 Boas! Eu tenho um filtro daqueles de caixa com várias esponjas, sendo uma delas uma de carvão activo, ao retirar essa, substitui-se por quê? Ou muda se mesmo todos os meses para não ficar saturado? Ilustração do Filtro: http://www.juwel-aquarium.co.uk/documents/Change_BioflowSuperUK_A5.pdf Cumps! Pedro M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 (editado) Muda-se mesmo Pedro. Após a saturação o carvão deixa de ter efeito benéfico sobre o aquário. Mas aconselhava-te a usar esse espaço da esponja de carvão para usares esponja vulgar ou usares lã de aquário. Guarda a esponja de carvão apenas para quando necessitares de remover químicos do aquario como medicamentos. Editado Fevereiro 17, 2012 por SusanaPaço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mad&mor Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 (editado) Hmmmm... Ou seja, quando se faz um tratamento para (ich ou outros) o medicamento fica residente na água, mas ao fazer esse tratamento já a esponja do carvão activo não se encontra na caixa, certo? Senão andava lá o medicamento em vão. Só depois de obter resultados do medicamento, insere-se a esbonja do CA para eliminar o excesso do medicamento na agua. Após a agua aparentar mais clarinha, retira-se o CA e substitui-se pela lã aquario ou outro tipo de esponja. Disse alguma asneira? Já agora, existem umas esponjas também da juwel e outras marcas, são porosas e ajuda a agua e não tem carvão, será benéfico mesmo para alojar as bactérias, estou certo? http://www.ornimundo-petshoponline.com/img.php?cb=36464&st=0 Cumps e Obrigado. Pedro M. Editado Fevereiro 17, 2012 por mad&mor Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 João parabens pelo teu aqua, faz-me lembrar s meus comunitários iniciais. Susana e Jpospr já tinha percebido que se deve mudar o carvão de 4 em 4 semanas, não sabia era bem porque, agora só pergunto além da limeza dos medicamentos e materias nocivas, igualmente clarifica a água certo? é que estou a usar há duas semanas num dos aquas e parece-me mais clara e sem cheiros que antes. Como não tenho plantas, desde que troque de 4 em 4 semanas não estou a estaragar nada pois não? Obrigado desde já pelas possiveis respostas. Citar OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 17, 2012 Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 João parabens pelo teu aqua, faz-me lembrar s meus comunitários iniciais. Susana e Jpospr já tinha percebido que se deve mudar o carvão de 4 em 4 semanas, não sabia era bem porque, agora só pergunto além da limeza dos medicamentos e materias nocivas, igualmente clarifica a água certo? é que estou a usar há duas semanas num dos aquas e parece-me mais clara e sem cheiros que antes. Como não tenho plantas, desde que troque de 4 em 4 semanas não estou a estaragar nada pois não? Obrigado desde já pelas possiveis respostas. O carvão actua como esponja de vários produtos químicos. Se notas a agua mais clara é porque ele os absorve (embora nao absorva todos os químicos que andam na agua) Nao te esqueças das trocas mensais do carvão porque carvão saturado é pior que muitas doenças num aquario Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marques Publicado: Fevereiro 17, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 17, 2012 Boa noite, Quero agradecer todos os comentários até agora. Vou estar uns dias ausente. Não estranhem se não disser nada. Hugo, uma das anubias tem o risoma totalmente enterrado e a outra parcialmente. Noto que à medida que a planta cresce (à medida que nascem as folhas)...estas estão a crescer cada vez mais em cima, ou seja o risoma aos poucos vai-se desenterrando... Confirmando a preferência desta planta pela ausencia de substrato. Só não as retirei o sitio, porque li, algures, que tb podem estar um pouco enterradas. E de facto o desenvolvimento da planta tem sido bom: como prova o video antigo e a foto recente. Mas para a proxima, não vou arriscar. estamos sempre a aprender. Em relação ao plano de fundo, herdei-o, de quando tinha a tartaruga. Quando o mudar vou ter em consideração as tuas indicações. Cumprimentos a todos, e espero poder continuar a merecer os vossos comentários, sem excepção de ninguém. João Marques Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marques Publicado: Fevereiro 23, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 Boas! Tenho no aquario mais 4 guppies...que me nasceram lá (mais foram comidos na certa!). Não sei se é boa noticia....pois temo a sobrelotação do aquario. Além disso mais 2 fêmeas parecem estar a rebentar de tão cheias....devem estar para vir mais!!!! Os peixes, tb devem ter os seus parasitas intestinais....assim como todos, ou quase todos os animais.... A minha pergunta é se dão algum tipo de desparazitante? e Qual? Cumps, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
libermar Publicado: Fevereiro 23, 2012 Share Publicado: Fevereiro 23, 2012 (editado) Boas! Tenho no aquario mais 4 guppies...que me nasceram lá (mais foram comidos na certa!). Não sei se é boa noticia....pois temo a sobrelotação do aquario. Além disso mais 2 fêmeas parecem estar a rebentar de tão cheias....devem estar para vir mais!!!! Os peixes, tb devem ter os seus parasitas intestinais....assim como todos, ou quase todos os animais.... A minha pergunta é se dão algum tipo de desparazitante? e Qual? Cumps, Se não te quiseres estar a preocupar em safar os alevins, deixa a natureza tratar do assunto. essas plantas quando começarem a preencher mais o aquário dará um maior refúgio a eles, e mais se safarão. deixa rolar as coisas. cumps. Hugo Oliveira Nota: Desparazitante só dou ao meus Discus. (Flagyl) Editado Fevereiro 23, 2012 por libermar Citar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Marques Publicado: Fevereiro 24, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 24, 2012 Boas! e mais se safarão. pois é........ Quando é que sabemos qual o limite de peixes para um aquário? haverá algum teste? O dos nitratos poderá ser um indicador? Em relação ao desparazitante...para já não vou usar. Não será um factor crítico. Outro assunto: Fiz uma asneira : ao substituir o carvão activado, como na loja não havia o filtro original, fiz eu próprio o filtro de carvão ; até utilizei fio de pesca etc. ..... O problema, detectei-o hoje, enquanto fazia a mudança de água semanal: a água não estava a passar pelas esponjas do filtro! passava sim por cima destas!!!!! Já estive a reconstruir o filtro de carvão e agora já está a funcionar correctamente...não obstruindo a passagem da água... A água já me estava a ficar mais suja....e mais escura...(pensava eu que era de ter posto o carvão pouco tempo com água corrente para retirar o pó de carvão) Aparentemente, não causou danos na fauna.... Obrigado e cumps, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts