gncalo89 Publicado Fevereiro 16, 2012 Publicado Fevereiro 16, 2012 Boa noite, Andei a dar uma vista de olhos por topicos de plantas e plantas, porque estou a pensar montar um aquario plantado e queria sugestoes. O aquario é 50x30x25, estou a pensar colocar no fundo uma pequena camada de areao comum, camada de JBL aquabasis plus e depois camada de JBL manado, isto tudo num substrato de 5-6cm. Em termos de decoração, tronco de driftwood e como fauna estou a pensar num trio de guppies, casal platys, camaroes e caracois. Queria sugestoes em termos de CO2, já andei a pesquisar e ha tres hipoteses pastilhas soluveis de Co2, CO2 caseiro ou butija, como quero algo simples penso que butija esta fora de questao e o aquario tambem é pequeno nao compensa a meu ver. Mas queria sugestoes Cumps Gonçalo Citar
Manik48 Publicado: Fevereiro 16, 2012 Publicado: Fevereiro 16, 2012 Ora viva. Bem vindo ao forum Mais importante do que tudo isso é saber que plantas queres colocar. Se for só umas anúbias, fetos de java ou musgo de java quase nem precisas de substracto fértil e muito menos de CO2. Tens alguma ideia das plantas que gostavas de introduzir no aqua? Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Lgaara Publicado: Fevereiro 16, 2012 Publicado: Fevereiro 16, 2012 Eu vou optar por musgo de java e limnophila sessiflora, pelo que sei n precisa de substracto fertil, mas ja agora alguem sabe preço disso? Citar
gncalo89 Publicado: Fevereiro 16, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2012 Ora viva. Bem vindo ao forum Mais importante do que tudo isso é saber que plantas queres colocar. Se for só umas anúbias, fetos de java ou musgo de java quase nem precisas de substracto fértil e muito menos de CO2. Tens alguma ideia das plantas que gostavas de introduzir no aqua? Ainda não fiz recolha das plantas que penso colocar no aquario, mas aceito sugestoes porque tambem nao sou expert em plantas, em termos de aquarios apenas mantive killis e um aquario comunitario. Que plantas posso combinar e que nao precisam de Co2 ? Citar
gncalo89 Publicado: Fevereiro 16, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2012 Eu vou optar por musgo de java e limnophila sessiflora, pelo que sei n precisa de substracto fertil, mas ja agora alguem sabe preço disso? depende tens varias marcas, JBL o substrato de 10l fica a 20€ Citar
Lgaara Publicado: Fevereiro 16, 2012 Publicado: Fevereiro 16, 2012 o rick_cdti n usou substracto nas limnophila e cresceu é sempre guito que se poupa e por acaso gosto da planta, mas la ta podes gostar de outras que tenha mesmo de levar substracto Citar
Mnemosine Publicado: Fevereiro 16, 2012 Publicado: Fevereiro 16, 2012 (editado) Boas Ora bem, não sou nenhuma expert, mas eu não estou a usar nenhum desses substractos nem CO, tenho apenas uma camada de cerca de 1cm de humus de minhoca (comprei 10 litros por 5€), e a minha Limnophola Sessiflora está a crescer a olhos vistos, já me preenche a parte toda de trás do aquário e já está a precisar de uma poda valente :D Editado Fevereiro 16, 2012 por Mnemosine Citar
gncalo89 Publicado: Fevereiro 16, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2012 Boas, Adiciono mais informação, o filtro que uso: Hailea HX-1000A regulado para metade do maximo e a luz: Resun mini light ml-11 (alguem conhece as caracteristicas desta luz ? na embalagem nao dizia nada tenho medo que nao seja propria para plantas se bem que me disseram que era propria para aquarios, mas ja se sabe como sao as coisas Citar
gncalo89 Publicado: Fevereiro 16, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2012 Boas Ora bem, não sou nenhuma expert, mas eu não estou a usar nenhum desses substractos nem CO, tenho apenas uma camada de cerca de 1cm de humus de minhoca (comprei 10 litros por 5€), e a minha Limnophola Sessiflora está a crescer a olhos vistos, já me preenche a parte toda de trás do aquário e já está a precisar de uma poda valente :D pois, agora vou utilizar este substrato, já o lavei varias vezes mas ainda torna a agua castanha quando o lavo de novo, para colocar no aquario tem de perder esta tonalidade a agua ou é normal ? a agua depois fica cristalina pq o pó deposita-se no fundo, isto pode ser prejudicional posteriormente ? Citar
gncalo89 Publicado: Fevereiro 16, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2012 as plantas que tenho de momento sao: Alternanthera "Bettzickiana Rosea Undulata" Cryptocoryne pontederifolia Onde posso ver informaçao sobre requisitos das plantas ? se precisam co2, luz etc Citar
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 16, 2012 Publicado: Fevereiro 16, 2012 pesquisa aqui http://www.tropica.com/plants.aspx Citar
gncalo89 Publicado: Fevereiro 17, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2012 (editado) estou a pensar as que já tenho colocar no meio do aquario, para fundo cabomba caroliniana e como tapete eleocharis parvula e musgo de java, aceito mais sugestoes. Tronco no meio desviado para direita com musgo de java e talvez um feto de java agarrado Editado Fevereiro 17, 2012 por gncalo89 Citar
Mnemosine Publicado: Fevereiro 17, 2012 Publicado: Fevereiro 17, 2012 pois, agora vou utilizar este substrato, já o lavei varias vezes mas ainda torna a agua castanha quando o lavo de novo, para colocar no aquario tem de perder esta tonalidade a agua ou é normal ? a agua depois fica cristalina pq o pó deposita-se no fundo, isto pode ser prejudicional posteriormente ? Eu quando fervi o meu humus, a agua manteve-ses sempre castanha, qmeti-o no aquário, meti uma boa camada de areao por cima e a água ficou sempre cristalina.... Citar
RACCAR Publicado: Fevereiro 17, 2012 Publicado: Fevereiro 17, 2012 Eu quando fervi o meu humus, a agua manteve-ses sempre castanha, qmeti-o no aquário, meti uma boa camada de areao por cima e a água ficou sempre cristalina.... O Segredo da utilização do húmus é uma boa camada de substrato por cima de modo a não fazer passar nem os nutrientes fertilizantes do húmus nem tornar a agua tipo chá, para a coluna de agua. Eu já utilizei húmus em montagens minhas sem problema. E como a Mnemosile disse por mais que o laves vai sempre sair agua tipo chá. Eu nas minhas montagens fervi o húmus uma vez e depois passei por agua varias vezes dentro de um balde e assim que colocava a mão dentro do balde e a meio do balde conseguia ver a minha mão estava bom. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
gncalo89 Publicado: Fevereiro 17, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2012 ok, agora estou a recolher as plantas para depois proceder ao planeamento do aquario e depois montagem xD Citar
gncalo89 Publicado: Fevereiro 18, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2012 então cá vai a lista de plantas que pretendo colocar no aquario: Grupos: Rotala rotundifolia Rotala sp green Ludwigia arcuata Tapete: Hydrocotyle sp australia Eleocharis parvula Fundo: Cabomba caroliniana Alternanthera bettzickiana rosea undulata (fundo canto) Cryptocoryne pontederifolia (fundo canto) Tronco: Riccia fluitans Musgo java Meio: Echinodorus (sugestoes ?? ) Planeamento do plantado Aceitam-se sugestoes xD Citar
gncalo89 Publicado: Abril 18, 2012 Autor Publicado: Abril 18, 2012 boas, quando toco no substrato do meu aqua levanta um pó, é normal isto acontecer ? o substrato foi todo lavado antes de ser colocado, esse pó devem ser restos em decomposiçao. Citar
gncalo89 Publicado: Abril 27, 2012 Autor Publicado: Abril 27, 2012 estou com excesso de planorbis, sem ser venda (ainda sao mini) quais sao as hipoteses para controlar estes caracois ? estao me a danificar as plantas :S Citar
Recommended Posts