Luis27 Publicado Fevereiro 22, 2005 Publicado Fevereiro 22, 2005 olá outra vez... alguem sabe se existe outra forma de adicionar carbono (facilmente assimilável pelas plantas) à água?? A pergunta surge porque se por exemplo não quisermos alterar os valores de ph ( que a forma gasosa faz) mas ainda assim quisermos fornecer o carbono às plantas.. cumprimentos
Jorge Bento Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 conheço uma sitema de pastilhas que vais pondo e liberta aos poucos carbono! mas tu adicionando carbono vai te sempre alterar o ph! Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
minidiogo Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 Boa noite. vai te sempre alterar o ph! Eu mantenho um nano plantado, não com uma garrafa de CO2 mas sim com duas garrafas de CO2 de litro e meio cada. Com duas garrafas de CO2 consegui criar mais equilibrio no pH (Anda sempre a 6.5, 15 dias consecutivos a medir diariamente, sempre o mesmo resultado ) e para além ter mais CO2 dissolvido na água para a fotossintese das plantas. O processo é simples e não dá praticamente trabalho nenhum. Temos duas garrafas, das quais vou designar uma por X e outra por Y. Na primeira semana monta-se a garrafa X, em que esta vai durar 15 dias. Na semana a seguir á montagem da garrafa X monta-se a garrafa Y que vai durar igualmente o mesmo tempo da garrafa X (15 dias). Ou seja, todas as semanas altera-se uma garrafa ou a X ou a Y, nunca haverá quebras bruscas no pH quando a garrafa de CO2 perde o power e no dia a seguir já está com o power no máximo, porque tem a outra garrafa a acompanhar. Inté Diogo Oliveira
Domingos Leitão Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 Boas luis experimenta o seachem Excel (carbono organico liquido) Abraços
Luis27 Publicado: Fevereiro 23, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2005 obrigado pelas respostas.. Já tinha visto o excel mas n me apercebi que era carbono... cumprimentos
DarkMoon Publicado: Fevereiro 24, 2005 Publicado: Fevereiro 24, 2005 Ois minidiogo uma pergunta: tens as duas ligadas á mesma pedra difusora ou a pedras diferentes? Eu utilizo o sistema de sino, será também boa ideia montar duas em vez de uma só? Se sim em dois sinos ou no mesmo? Pergunto isto porque consigo ter a mistura quase um mês e a pressão dentro do sino (fundo de garrafa de 1L com +/- 7 Cm de fundo a meia altura do aquário) tem quase sempre a mesma pressão, apesar das plantas terem um crescimento razoavel, não tenho perling. podem confirmar o meu setup no link http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...er=asc&start=50 Desde já os meus agradecimentos. O que foi nunca mais volta a ser....
minidiogo Publicado: Fevereiro 24, 2005 Publicado: Fevereiro 24, 2005 Boa noite. tens as duas ligadas á mesma pedra difusora ou a pedras diferentes? Nenhum dos dois tubos contém pedra difusora. Os dois tubos estão ligados ao intake do meu filtro de cascata (Aquaclear 100), de modo a conseguir mais CO2 diluído na água. Não conheço o sistema do sino. Abraços Diogo Oliveira
Tomás Mendes Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 Boas, Num aquário meu utilizo o seachem Excel (carbono orgânico líquido). No entanto parece-me que os resultados não são tão bons como as receitas caseiras. Alguém me poderia elucidar sobre este aspecto? Quais as desvantagens desta alternativa? É que nem se vê o pearling, é normal? Obrigado.
nfdc Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 Há quem dilua garrafas de água com gás ( água das pedras ) pois estão carregadinhas de CO2. Não convém é diluir Frize ou semelhantes. Nuno Costa
Luís Fortunato Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 Olá. Num aquário meu utilizo o seachem Excel (carbono orgânico líquido). No entanto parece-me que os resultados não são tão bons como as receitas caseiras. Alguém me poderia elucidar sobre este aspecto? Quais as desvantagens desta alternativa? É que nem se vê o pearling, é normal? É normal... Basicamente, ao adicionares esse fertilizante às plantas, elas não vao realizar a fotossíntese Andei à procura no site da Seachem, e o produto maioritário desse fertilizante de "carbono orgânico líquido" é já um produto que se forma muito mais tarde que a fotossíntese (Ciclo de Calvin, provavelmente)... E como o passo fundamental para haver pearling num aquário é a saturação de O2. E o O2 só se forma na fotossíntese, é normal não veres pearling nenhum. Quanto a serem bons ou não, aí já não posso dizer nada Espero ter ajudado. Abraços. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oinq Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 se adicionas carbono na agua, parte dele combina-se com com a agua formando acido carbonico e como tal baixando o pH... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 Olá. se adicionas carbono na agua, parte dele combina-se com com a agua formando acido carbonico e como tal baixando o pH... Quando falas em carbono, queres dizer dióxido de carbono, certo? E não qualquer forma de carbono... Abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oinq Publicado: Maio 10, 2006 Publicado: Maio 10, 2006 só o dioxido? tinha ideia que havai mais formas combinavéis... logo quando chegar a casa vou pesquisar, logo digo algo... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Tomás Mendes Publicado: Maio 11, 2006 Publicado: Maio 11, 2006 Boas, Estou um pouco baralhado. Alguém que me explique, faz o mesmo efeito do co2 caseiro? É que pensava que o objectivo era a realização da fotossíntese e assim as plantas ficarem mais saudáveis mas se este produto não contribui para tal, para que serve ?!
Luís Fortunato Publicado: Maio 11, 2006 Publicado: Maio 11, 2006 Olá Tomás. Alguém que me explique, faz o mesmo efeito do co2 caseiro? É que pensava que o objectivo era a realização da fotossíntese e assim as plantas ficarem mais saudáveis mas se este produto não contribui para tal, para que serve ?! Tanto um método como o outro, servem para fertilizares o aquário/plantas com carbono... Se por um lado, o CO2 é o produto básico em que as plantas pegam para conseguirem fazer compostos de carbono (açúcares e outros que mais), já o mesmo não se passa com o fertilizante da Kent. Imagina algo deste género: Reacção 1: CO2 + algumas coisas -> Composto de carbono (1) + outras coisas (entre elas O2) Reacção 2: Composto de carbono (1) + alguma outra coisa -> Composto de carbono (2) + mais outras muitas coisas Então... se tu adicionares logo às plantas o Composto de carbono (2), elas para sintetizarem outras coisas, ao invés de perderem tempo e energia partindo do CO2, utilizam logo esse Composto de carbono (2). O que acontece, é que não passas pelo passo (Reacção 1) que pega no CO2, transforma-o no Composto de carbono (1) e liberta O2. Daí que nunca vejas pearling... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts