Recommended Posts

Publicado

olá outra vez...

alguem sabe se existe outra forma de adicionar carbono (facilmente assimilável pelas plantas) à água??

A pergunta surge porque se por exemplo não quisermos alterar os valores de ph ( que a forma gasosa faz) mas ainda assim quisermos fornecer o carbono às plantas..

cumprimentos

Publicado:

conheço uma sitema de pastilhas que vais pondo e liberta aos poucos carbono! mas tu adicionando carbono vai te sempre alterar o ph!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Publicado:

Boa noite.

vai te sempre alterar o ph!

Eu mantenho um nano plantado, não com uma garrafa de CO2 mas sim com duas garrafas de CO2 de litro e meio cada. :lol: Com duas garrafas de CO2 consegui criar mais equilibrio no pH (Anda sempre a 6.5, 15 dias consecutivos a medir diariamente, sempre o mesmo resultado :cry: ) e para além ter mais CO2 dissolvido na água para a fotossintese das plantas.

O processo é simples e não dá praticamente trabalho nenhum. Temos duas garrafas, das quais vou designar uma por X e outra por Y. Na primeira semana monta-se a garrafa X, em que esta vai durar 15 dias. Na semana a seguir á montagem da garrafa X monta-se a garrafa Y que vai durar igualmente o mesmo tempo da garrafa X (15 dias). Ou seja, todas as semanas altera-se uma garrafa ou a X ou a Y, nunca haverá quebras bruscas no pH quando a garrafa de CO2 perde o power e no dia a seguir já está com o power no máximo, porque tem a outra garrafa a acompanhar.

Inté

:shock:

Diogo Oliveira

Publicado:

obrigado pelas respostas..

Já tinha visto o excel mas n me apercebi que era carbono...

cumprimentos

Publicado:

Ois

minidiogo uma pergunta:

cheers tens as duas ligadas á mesma pedra difusora ou a pedras diferentes?

Eu utilizo o sistema de sino, será também boa ideia montar duas em vez de uma só?

Se sim em dois sinos ou no mesmo?

Pergunto isto porque consigo ter a mistura quase um mês e a pressão dentro do sino (fundo de garrafa de 1L com +/- 7 Cm de fundo a meia altura do aquário) tem quase sempre a mesma pressão, apesar das plantas terem um crescimento razoavel, não tenho perling.

podem confirmar o meu setup no link http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...er=asc&start=50

Desde já os meus agradecimentos.

O que foi nunca mais volta a ser....

Publicado:

Boa noite.

tens as duas ligadas á mesma pedra difusora ou a pedras diferentes?  

Nenhum dos dois tubos contém pedra difusora. Os dois tubos estão ligados ao intake do meu filtro de cascata (Aquaclear 100), de modo a conseguir mais CO2 diluído na água.

Não conheço o sistema do sino.

Abraços

Diogo Oliveira

• 1 ano depois...
Publicado:

Boas,

Num aquário meu utilizo o seachem Excel (carbono orgânico líquido). No entanto parece-me que os resultados não são tão bons como as receitas caseiras. Alguém me poderia elucidar sobre este aspecto? Quais as desvantagens desta alternativa? É que nem se vê o pearling, é normal?

Obrigado.

Publicado:

Há quem dilua garrafas de água com gás ( água das pedras ) pois estão carregadinhas de CO2.

Não convém é diluir Frize ou semelhantes. :wink:

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Olá.

Num aquário meu utilizo o seachem Excel (carbono orgânico líquido). No entanto parece-me que os resultados não são tão bons como as receitas caseiras. Alguém me poderia elucidar sobre este aspecto? Quais as desvantagens desta alternativa? É que nem se vê o pearling, é normal?

É normal... :arrow:

Basicamente, ao adicionares esse fertilizante às plantas, elas não vao realizar a fotossíntese :wink:

Andei à procura no site da Seachem, e o produto maioritário desse fertilizante de "carbono orgânico líquido" é já um produto que se forma muito mais tarde que a fotossíntese (Ciclo de Calvin, provavelmente)...

E como o passo fundamental para haver pearling num aquário é a saturação de O2. E o O2 só se forma na fotossíntese, é normal não veres pearling nenhum.

Quanto a serem bons ou não, aí já não posso dizer nada :?

Espero ter ajudado.

Abraços.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

se adicionas carbono na agua, parte dele combina-se com com a agua formando acido carbonico e como tal baixando o pH...

Quando falas em carbono, queres dizer dióxido de carbono, certo?

E não qualquer forma de carbono...

Abraço.

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas,

Estou um pouco baralhado.

Alguém que me explique, faz o mesmo efeito do co2 caseiro? É que pensava que o objectivo era a realização da fotossíntese e assim as plantas ficarem mais saudáveis mas se este produto não contribui para tal, para que serve ?!

Publicado:

Olá Tomás.

Alguém que me explique, faz o mesmo efeito do co2 caseiro? É que pensava que o objectivo era a realização da fotossíntese e assim as plantas ficarem mais saudáveis mas se este produto não contribui para tal, para que serve ?!

Tanto um método como o outro, servem para fertilizares o aquário/plantas com carbono...

Se por um lado, o CO2 é o produto básico em que as plantas pegam para conseguirem fazer compostos de carbono (açúcares e outros que mais), já o mesmo não se passa com o fertilizante da Kent.

Imagina algo deste género:

Reacção 1:

CO2 + algumas coisas -> Composto de carbono (1) + outras coisas (entre elas O2)

Reacção 2:

Composto de carbono (1) + alguma outra coisa -> Composto de carbono (2) + mais outras muitas coisas

Então... se tu adicionares logo às plantas o Composto de carbono (2), elas para sintetizarem outras coisas, ao invés de perderem tempo e energia partindo do CO2, utilizam logo esse Composto de carbono (2).

O que acontece, é que não passas pelo passo (Reacção 1) que pega no CO2, transforma-o no Composto de carbono (1) e liberta O2.

Daí que nunca vejas pearling...

Cumprimentos

Luís Fortunato