drax111 Publicado Fevereiro 15, 2012 Publicado Fevereiro 15, 2012 boa noite a umas questões que gostava que alguém me esclarecesse , eu tenho um aqua a 3 meses mas tenho comprado carvão activo e outro produto para baixar os níveis de anomia. o que eu queria saber é se o carvão activo e sempre necessário ou não? porque me disseram que a agua que meto no aqua tem cloro e da torneira não preciso do carvão para elimina-lo? e outra questão e as TPAs eu faço uma por semana mas tenho fasto muita agua, quantas devo fazer ou não fazer obrigada deste ja Citar
Manik48 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Boa noite Ora bem, o carvão activado só deve ser usado para remover sobstâncias da água como medicamentos. O problema aí é que se está a gerar amónia que não devia! Por favor coloca o setup completo do teu aquário com fotos de preferência para que possamos ajudar. Quanto às tpa estás a fazer 1 vez por semana de que percentagem do aqua? Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Ruy M. Publicado: Fevereiro 15, 2012 Publicado: Fevereiro 15, 2012 (editado) O carvão retem certas substancias, coloca a agua cristalina mas também retem nutrientes necessários ás plantas. Podes perfeitamente prescindir do carvão activado, não é essencial, é menos umas despesa. Quanto ao cloro não te preocupes, há quem meta agua directa da torneira e não tem problemas. Mas se fazes questão procede da seguinte forma: Depende da litragem do aquario em questão, mas arranjas 2 ou 3 garrafões, enches os mesmos com agua e deixas-os repousar durante 2 ou 3 horas. A agua está apta a entrar no aquario sem qualquer problema. Editado Fevereiro 15, 2012 por Ruy M. Citar
drax111 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2012 boas obrigada por responderem, não esta a gerar amónio tenho e um produto para o remover da agua nao sei o nome aquilo e feito de umas pedras em granulado. então acho que vou deixar de utilizar carvão activo se não existe qualquer problema nisso. vou então tratar de colocar aqui o setup com fotos =) Citar
ramparts Publicado: Fevereiro 15, 2012 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Pi parou! ora vamos lá ver a asneirada que ai tá. primeiro o carvão activo retira tudo da agua ou seja metais e não metais contidos na agua. segundo se voces puserem agua com cloro directamente no aquario a colonia de bacterias nele vai pro galheiro esse é o erro meus amigos. poupam no acondicionador e dá nisto , a tese da agua em repouso não é 100 eficaz porque não é so o cloro contido na agua que é prejudicial ,agora recentemente utilizam cloraminas ,ainda mais forte que o cloro ,já para não falar de outros metais em escesso contidos na agua. por isso o homem nunca vai ter um filtro bacteriologicamente muito activo ,troca o carvão por um bom acondicionador de agua e um aditivo de bacterias tipo nitrivec ou melhor ainda em Pó da aquarium munster e depois diz qualquer coisa á malta. um abraço a todos Citar José Gonçalves
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 15, 2012 Publicado: Fevereiro 15, 2012 (editado) O carvão retem certas substancias, coloca a agua cristalina mas também retem nutrientes necessários ás plantas. Podes perfeitamente prescindir do carvão activado, não é essencial, é menos umas despesa. Quanto ao cloro não te preocupes, há quem meta agua directa da torneira e não tem problemas. Mas se fazes questão procede da seguinte forma: Depende da litragem do aquario em questão, mas arranjas 2 ou 3 garrafões, enches os mesmos com agua e deixas-os repousar durante 2 ou 3 horas. A agua está apta a entrar no aquario sem qualquer problema. Grande perigo! 24h no mínimo de descanso para o cloro desaparecer!!!!!!!! 48h o ideal pois a. Cloramina assim também vai à vida!!!!!! E tanto o cloro como a cloramina são um perigo enorme para o aqua e que podem causar de tudo! Desde choque osmotico rápido a envenenamento lento dos peixes com metais. Usar agua da torneira num Aqua é jogar à roleta russa com ele! Editado Fevereiro 15, 2012 por SusanaPaço Citar
drax111 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2012 • Aquário : aquatlantis aquadream 80x15x30(90L) • Filtro : aquaclear 70 ate 350L • Iluminação:calhar aquaeden 48w t5 • Substrato : Substrato fertil • Aquecimento : Termóstato 250w • Temperatura : 25 ºc • Fertilização : flourish (micro fertilizates) 1 vez por semana • Rocha: xisto PARÂMETROS DA ÁGUA: • PH : 7.2 FAUNA : • 5 neons • 2 coridoras • 4 gloppys ( tirando os outros 40mil que nascem e tal para ali) FLORA: • tensas • pervula • anubia • lipofila que nao sei o nome aqui esta o setup vou procurar as fotos =) Citar
drax111 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2012 então 48h de descanso na agua e posso não utilizar o acondicionador? eu tenho bactérias activas meto sempre o necessário nas TPAs Citar
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 15, 2012 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Sim mas nunca abaixo de 48h e destapada (no caso de usares recipientes que se podem fechar. A ausência de mortes após uma tpa nao dá o aval de tpa bem feita, aliás a maior causa de morte dos peixes de um Aqua com TPA's mal feitas é o envenenamento lento dos peixes com acumulação de zinco e outros metais pesados em órgãos como o cérebro e os rins (tudo potenciado pelo cloro e derivados). Citar
drax111 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2012 ok então vou deixar 48h destapado assim poupo no carvão.=) e quanto as TPAS faço sempre 1 vez por semana para sempre? Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 15, 2012 Publicado: Fevereiro 15, 2012 (editado) oops, já estava aqui a dizer um disparate e nem sequer me apercebi. Eu queria dizer 2 ou 3 dias, não 2 ou 3 horas. Comprar agua engarrafada é inviavel para quem possui aquarios medios ou grandes, eu tenho um aquario medio plantado com capacidade superior a 300litros e se adoptasse esse metodo necessitava de 40 a 50 garrafoes mensalmente. Utilizo como deposito um jarrican de 70 litros que se encontra destapado, sempre que a agua é bombeada para o aquario o jarrican é imediatamente reposto com agua da torneira, repousando desta forma 7dias antes de ser introduzida no aquario. Quanto ao facto da agua de compra ser melhor que a agua da torneira é tida quase como facto assente por muitos na aquariofilia, mas a verdade é que não há consenso nesta questão. Já ouvi varios argumentos de ambos os lados, e já ouvi mesmo a entidade reguladora sectorial afirmar que a agua de rede apresenta-se como a mais segura. Eu como não sou cientista não posso tirar partido tecnico, mas confio mais na agua de rede. Editado Fevereiro 15, 2012 por Ruy M. Citar
drax111 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2012 ok então eu vou começar a ver a media de garrafões que necessito de forma a deixa los destapados durante 7 dias obrigada pela ajuda Citar
ramparts Publicado: Fevereiro 17, 2012 Publicado: Fevereiro 17, 2012 Já por acaso pensaram que a agua emgarrafada vem de nascentes em que a agua é rica em metais e logo prejudicial aos peixes ??? o nome AGUA MINERAL não vos faz lembrar nada. agua da companhia serve prefeitamente, e tem estes valores no minimo ,fora o cloro que é um gaz , ai o conselho da colega em deixar o recipiente ao ar para que o gaz se evapore. Citar José Gonçalves
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 17, 2012 Publicado: Fevereiro 17, 2012 Já por acaso pensaram que a agua emgarrafada vem de nascentes em que a agua é rica em metais e logo prejudicial aos peixes ??? o nome AGUA MINERAL não vos faz lembrar nada. agua da companhia serve prefeitamente, e tem estes valores no minimo ,fora o cloro que é um gaz , ai o conselho da colega em deixar o recipiente ao ar para que o gaz se evapore. depende amigo. às vez é melhor, ás vezes pior. Agua mineral apenas tem a ver com o facto de as companhias serem obrigadas a publicitar os valores de minerais dos testes da água Mas fica um conselho: para quem quer encher um aqua de ph ácido com água mineral procurem sempre águas com valores de cálcio bastante baixos. Citar
ramparts Publicado: Fevereiro 17, 2012 Publicado: Fevereiro 17, 2012 depende amigo. às vez é melhor, ás vezes pior. Agua mineral apenas tem a ver com o facto de as companhias serem obrigadas a publicitar os valores de minerais dos testes da água Mas fica um conselho: para quem quer encher um aqua de ph ácido com água mineral procurem sempre águas com valores de cálcio bastante baixos. isso foi basicamente basicamento o que disse anteriormente vejo que trabalha numa possivel firma de analise ou testes de substancias d´ai tanto know how Citar José Gonçalves
ramparts Publicado: Fevereiro 17, 2012 Publicado: Fevereiro 17, 2012 exacto uma vez que o calcio é uma substancia alcalina ,que geralmente utilizam em substacias comerciais para aumentar o ph , tipo PH+ e para baixar usa-se turfa. estou correcto ??? Citar José Gonçalves
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 17, 2012 Publicado: Fevereiro 17, 2012 exacto uma vez que o calcio é uma substancia alcalina ,que geralmente utilizam em substacias comerciais para aumentar o ph , tipo PH+ e para baixar usa-se turfa. estou correcto ??? Estás. E sou bióloga amigo, testes de agua é o pão nosso de cada dia, além de ter amigos na industria alimentar e ter alguns conhecimentos de direito do ambiente e sobre o sector alimentar Citar
gmmartins Publicado: Fevereiro 17, 2012 Publicado: Fevereiro 17, 2012 depende amigo. às vez é melhor, ás vezes pior. Agua mineral apenas tem a ver com o facto de as companhias serem obrigadas a publicitar os valores de minerais dos testes da água Mas fica um conselho: para quem quer encher um aqua de ph ácido com água mineral procurem sempre águas com valores de cálcio bastante baixos. Não tem só a ver com o Cálcio em si. Tem a ver com a quantidade de cargas positivas e negativas em geral. O pH é uma proporção. O que acontece é que águas duras têm normalmente um pH alcalino e muito Cálcio, águas moles têm normalmente um pH ácido e pouco cálcio... Mas a relação é indirecta. Se for Mg o efeito é o mesmo. Por exemplo, uma solução salina (NaCl aquosa) tem um gH 0 (o gH = Mg + Ca). Mete um pouco para dentro do aqua a ver se os peixes gostam... A água vai ficar muita mais dura (salinidade) mas o pH não vai variar (o número de catiões e aniões acrescentado é igual). GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
ramparts Publicado: Fevereiro 18, 2012 Publicado: Fevereiro 18, 2012 muito bem alguem gosta muito de quimica por aqui é bom saber que este site tem pessoas bem informadas é bom partilhar conheçimento. Gostava de ter um puco mais de pratica nesse campo e na microbiologia um microscopio é bastante util para um aquarofilo é algo que tenho de comprar,aqui no porto não sei onde se vendem e tambem temo por o preço um minimamente razoavel não deve ser muito acessivel. Citar José Gonçalves
manuel2009had Publicado: Fevereiro 18, 2012 Publicado: Fevereiro 18, 2012 Compras uns no ebay por cerca de 20 € ou menos de 200 X, para analise dos parasitas chega e sobra. Citar
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 18, 2012 Publicado: Fevereiro 18, 2012 Não tem só a ver com o Cálcio em si. Tem a ver com a quantidade de cargas positivas e negativas em geral. O pH é uma proporção. O que acontece é que águas duras têm normalmente um pH alcalino e muito Cálcio, águas moles têm normalmente um pH ácido e pouco cálcio... Mas a relação é indirecta. Se for Mg o efeito é o mesmo. Por exemplo, uma solução salina (NaCl aquosa) tem um gH 0 (o gH = Mg + Ca). Mete um pouco para dentro do aqua a ver se os peixes gostam... A água vai ficar muita mais dura (salinidade) mas o pH não vai variar (o número de catiões e aniões acrescentado é igual). GM Grande Gustavo! Bela explicação. Resumi-me demais de facto, apenas dei a dica para as aguas portuguesas mas tu falaste do caso geral Citar
ramparts Publicado: Fevereiro 18, 2012 Publicado: Fevereiro 18, 2012 tens a certeza do microscopio???? eu compro no ebay e por acaso nunca pesquisei isso será que tem qualidade podes por um link de um que aches razoavelmente bom? Citar José Gonçalves
ramparts Publicado: Fevereiro 18, 2012 Publicado: Fevereiro 18, 2012 não quero comprar nenhum daqueles que os miudos copmpram no toys r us Citar José Gonçalves
Recommended Posts