ajuda algumas duvidas nunca esclarecidas

drax111

Recommended Posts

boa noite a umas questões que gostava que alguém me esclarecesse ,

eu tenho um aqua a 3 meses mas tenho comprado carvão activo e outro produto para baixar os níveis de anomia.

o que eu queria saber é se o carvão activo e sempre necessário ou não? porque me disseram que a agua que meto no aqua tem cloro e da torneira não preciso do carvão para elimina-lo?

e outra questão e as TPAs eu faço uma por semana mas tenho fasto muita agua, quantas devo fazer ou não fazer

obrigada deste ja

Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Ora bem, o carvão activado só deve ser usado para remover sobstâncias da água como medicamentos. O problema aí é que se está a gerar amónia que não devia!

Por favor coloca o setup completo do teu aquário com fotos de preferência para que possamos ajudar.

Quanto às tpa estás a fazer 1 vez por semana de que percentagem do aqua?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

O carvão retem certas substancias, coloca a agua cristalina mas também retem nutrientes necessários ás plantas.

Podes perfeitamente prescindir do carvão activado, não é essencial, é menos umas despesa.

Quanto ao cloro não te preocupes, há quem meta agua directa da torneira e não tem problemas.

Mas se fazes questão procede da seguinte forma:

Depende da litragem do aquario em questão, mas arranjas 2 ou 3 garrafões, enches os mesmos com agua e deixas-os repousar durante 2 ou 3 horas. A agua está apta a entrar no aquario sem qualquer problema.

Editado por Ruy M.

boas obrigada por responderem, não esta a gerar amónio tenho e um produto para o remover da agua nao sei o nome aquilo e feito de umas pedras em granulado.

então acho que vou deixar de utilizar carvão activo se não existe qualquer problema nisso.

vou então tratar de colocar aqui o setup com fotos

=)

Pi parou!

ora vamos lá ver a asneirada que ai tá.

primeiro o carvão activo retira tudo da agua ou seja metais e não metais contidos na agua.

segundo se voces puserem agua com cloro directamente no aquario a colonia de bacterias nele vai pro galheiro esse é o erro meus amigos.

poupam no acondicionador e dá nisto , a tese da agua em repouso não é 100 eficaz porque não é so o cloro contido na agua que é prejudicial ,agora recentemente utilizam cloraminas ,ainda mais forte que o cloro ,já para não falar de outros metais em escesso contidos na agua.

por isso o homem nunca vai ter um filtro bacteriologicamente muito activo ,troca o carvão por um bom acondicionador de agua e um aditivo de bacterias tipo nitrivec ou melhor ainda em Pó da aquarium munster e depois diz qualquer coisa á malta.

um abraço a todos

José Gonçalves

O carvão retem certas substancias, coloca a agua cristalina mas também retem nutrientes necessários ás plantas.

Podes perfeitamente prescindir do carvão activado, não é essencial, é menos umas despesa.

Quanto ao cloro não te preocupes, há quem meta agua directa da torneira e não tem problemas.

Mas se fazes questão procede da seguinte forma:

Depende da litragem do aquario em questão, mas arranjas 2 ou 3 garrafões, enches os mesmos com agua e deixas-os repousar durante 2 ou 3 horas. A agua está apta a entrar no aquario sem qualquer problema.

Grande perigo!

24h no mínimo de descanso para o cloro desaparecer!!!!!!!!

48h o ideal pois a. Cloramina assim também vai à vida!!!!!!

E tanto o cloro como a cloramina são um perigo enorme para o aqua e que podem causar de tudo! Desde choque osmotico rápido a envenenamento lento dos peixes com metais.

Usar agua da torneira num Aqua é jogar à roleta russa com ele!

Editado por SusanaPaço

• Aquário : aquatlantis aquadream 80x15x30(90L)

• Filtro : aquaclear 70 ate 350L

• Iluminação:calhar aquaeden 48w t5

• Substrato : Substrato fertil

• Aquecimento : Termóstato 250w

• Temperatura : 25 ºc

• Fertilização : flourish (micro fertilizates) 1 vez por semana

• Rocha: xisto

PARÂMETROS DA ÁGUA:

• PH : 7.2

FAUNA :

• 5 neons

• 2 coridoras

• 4 gloppys ( tirando os outros 40mil que nascem e tal para ali)

FLORA:

• tensas

• pervula

• anubia

• lipofila que nao sei o nome

aqui esta o setup vou procurar as fotos =)

Sim mas nunca abaixo de 48h e destapada (no caso de usares recipientes que se podem fechar.

A ausência de mortes após uma tpa nao dá o aval de tpa bem feita, aliás a maior causa de morte dos peixes de um Aqua com TPA's mal feitas é o envenenamento lento dos peixes com acumulação de zinco e outros metais pesados em órgãos como o cérebro e os rins (tudo potenciado pelo cloro e derivados).

oops, já estava aqui a dizer um disparate e nem sequer me apercebi. :roll:

Eu queria dizer 2 ou 3 dias, não 2 ou 3 horas.

Comprar agua engarrafada é inviavel para quem possui aquarios medios ou grandes, eu tenho um aquario medio plantado com capacidade superior a 300litros e se adoptasse esse metodo necessitava de 40 a 50 garrafoes mensalmente.

Utilizo como deposito um jarrican de 70 litros que se encontra destapado, sempre que a agua é bombeada para o aquario o jarrican é imediatamente reposto com agua da torneira, repousando desta forma 7dias antes de ser introduzida no aquario.

Quanto ao facto da agua de compra ser melhor que a agua da torneira é tida quase como facto assente por muitos na aquariofilia, mas a verdade é que não há consenso nesta questão. Já ouvi varios argumentos de ambos os lados, e já ouvi mesmo a entidade reguladora sectorial afirmar que a agua de rede apresenta-se como a mais segura. Eu como não sou cientista não posso tirar partido tecnico, mas confio mais na agua de rede.

Editado por Ruy M.

Já por acaso pensaram que a agua emgarrafada vem de nascentes em que a agua é rica em metais e logo prejudicial aos peixes ???

o nome AGUA MINERAL não vos faz lembrar nada.

agua da companhia serve prefeitamente, e tem estes valores no minimo ,fora o cloro que é um gaz , ai o conselho da colega em deixar o recipiente ao ar para que o gaz se evapore.

José Gonçalves

Já por acaso pensaram que a agua emgarrafada vem de nascentes em que a agua é rica em metais e logo prejudicial aos peixes ???

o nome AGUA MINERAL não vos faz lembrar nada.

agua da companhia serve prefeitamente, e tem estes valores no minimo ,fora o cloro que é um gaz , ai o conselho da colega em deixar o recipiente ao ar para que o gaz se evapore.

depende amigo. às vez é melhor, ás vezes pior.

Agua mineral apenas tem a ver com o facto de as companhias serem obrigadas a publicitar os valores de minerais dos testes da água :)

Mas fica um conselho: para quem quer encher um aqua de ph ácido com água mineral procurem sempre águas com valores de cálcio bastante baixos.

Agua mineral apenas tem a ver com o facto de as companhias serem obrigadas a publicitar os valores de minerais dos testes da água :)

Mas fica um conselho: para quem quer encher um aqua de ph ácido com água mineral procurem sempre águas com valores de cálcio bastante baixos.

isso foi basicamente basicamento o que disse anteriormente :)

:drool3:

vejo que trabalha numa possivel firma de analise ou testes de substancias d´ai tanto know how :)

José Gonçalves

exacto uma vez que o calcio é uma substancia alcalina ,que geralmente utilizam em substacias comerciais para aumentar o ph ,

tipo PH+

e para baixar usa-se turfa.

estou correcto ???

José Gonçalves

exacto uma vez que o calcio é uma substancia alcalina ,que geralmente utilizam em substacias comerciais para aumentar o ph ,

tipo PH+

e para baixar usa-se turfa.

estou correcto ???

Estás. E sou bióloga amigo, testes de agua é o pão nosso de cada dia, além de ter amigos na industria alimentar e ter alguns conhecimentos de direito do ambiente e sobre o sector alimentar :)

Não tem só a ver com o Cálcio em si. Tem a ver com a quantidade de cargas positivas e negativas em geral. O pH é uma proporção. O que acontece é que águas duras têm normalmente um pH alcalino e muito Cálcio, águas moles têm normalmente um pH ácido e pouco cálcio... Mas a relação é indirecta. Se for Mg o efeito é o mesmo.

Por exemplo, uma solução salina (NaCl aquosa) tem um gH 0 (o gH = Mg + Ca). Mete um pouco para dentro do aqua a ver se os peixes gostam... A água vai ficar muita mais dura (salinidade) mas o pH não vai variar (o número de catiões e aniões acrescentado é igual).

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

muito bem alguem gosta muito de quimica por aqui é bom saber que este site tem pessoas bem informadas é bom partilhar conheçimento.

Gostava de ter um puco mais de pratica nesse campo e na microbiologia um microscopio é bastante util para um aquarofilo é algo que tenho de comprar,aqui no porto não sei onde se vendem e tambem temo por o preço um minimamente razoavel não deve ser muito acessivel.

José Gonçalves

Não tem só a ver com o Cálcio em si. Tem a ver com a quantidade de cargas positivas e negativas em geral. O pH é uma proporção. O que acontece é que águas duras têm normalmente um pH alcalino e muito Cálcio, águas moles têm normalmente um pH ácido e pouco cálcio... Mas a relação é indirecta. Se for Mg o efeito é o mesmo.

Por exemplo, uma solução salina (NaCl aquosa) tem um gH 0 (o gH = Mg + Ca). Mete um pouco para dentro do aqua a ver se os peixes gostam... A água vai ficar muita mais dura (salinidade) mas o pH não vai variar (o número de catiões e aniões acrescentado é igual).

GM

Grande Gustavo! Bela explicação. Resumi-me demais de facto, apenas dei a dica para as aguas portuguesas mas tu falaste do caso geral :)

tens a certeza do microscopio????

eu compro no ebay e por acaso nunca pesquisei isso será que tem qualidade podes por um link de um que aches razoavelmente bom?

José Gonçalves

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!