B.Silva Publicado Fevereiro 13, 2012 Share Publicado Fevereiro 13, 2012 Um Bem Haja a todos! Ja a algum tempo que queria criar este topico, mas a verdade é que sou mais um consumidor de informação do que um interveniente, nisto dos foruns das internet. Mas depois de algumas dezenas de horas de leitura la me convenci que era quase um dever relatar-vos o meu inicio neste surpreendente vicio da aquariofilia! Ofereceram-me no final de Novembro um aquario aquataltis com as medidas 55x30x35, areão e biobox de 220 l/h. 4 dias com água e ofereceram-me um trio de Guppys. Já tendo pesquisado alguma informação, sabia que provavelmente o ciclo do azoto aindo não teria sido finalizado, mas la tive que mater os peixes, e eles lá se aguentaram. Alguns dias depois voltaram-me a oferecer mais peixes ( duas Mollys e dois Guppys). As Mollys morreram devido a parasitas nas guelras, e os guppys la continuavam a fazer o que melhor sabem: filhos. Tendo mais machos que femeas arranjei mais duas femeas, duas cory julli e um CAE (sem saber o quanto ele crescia). Consequncia: em dois meses tive a volta de 30 alevins. Por volta do Natal aproveitei que tinha que mudar a localização do aquario e coloquei-lhe substrato fertil e acrescentei outro tipo da areão e coloquei 3 plantas (a flora está no setup). Como queria outra fauna, ofereci "todos" os meus guppys e fiz o meu primeiro grande investimento, o filtro externo. Resumindo muitas coisas e alguns erros, aqui fica o meu setup actual: Dimensões: 55x30x35 Filtro: JBL CristalProfi e701 Substrato Fertil : JBL aquaBasis Plus Substrato inerte: Areão 3/4 mm e JBL Manado a vulso da aquahobby Iluminação : Calha DiY PLL 1x36W Cool (8 h/dia) + 1x24W Warm (3 h/dia) Fertilização (só iniciei ontem): Seachem Flourish 1ml x sem. Seachem Excel 1.25 ml 3 x sem. CO2: DiY 1 bolha por 3 segundos Ph= 7.2 Kh= 3º NO2= 0 NO3= 0 NH4= 0 PO4= 0.25 Flora: Sagitaria Subulata Rotala rotundifolia Hygrophila polysperma Anubia nana Alternanthera reineckii (roseafolia) Staurogyne Sp. Algas: Green algae Diatoms Fauna: 2 Ramirezi Femeas 6 Paracheirodon innesi (Neon) 4 Paracheirodon simulans (Neon Verde) 3 Otocinclus affinis 3 Corydora Julli 2 Corydora Habrosus 2 Guppys machos (não queria nada ter escrito estes) Em suma e sabendo que nao tenho grande aptidão estética, quero tentar manter este meu aquario com algumas plantas e fauna sul americana. http://imageshack.us...0201210851.jpg/ Peço desculpas pela qualidade da imagem e pelo tamanho do topico, mas até fiquei contente de finalmente o ter aberto. Espero que comentem e digam tudo aquilo que bem entenderem. Cumprimentos, Bruno. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
InCoGniTuS Publicado: Fevereiro 13, 2012 Share Publicado: Fevereiro 13, 2012 Ora boas... Esses valores dos testes parecem-me um pouco estranhos.... Tens Nitratos a 0??... Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B.Silva Publicado: Fevereiro 13, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 13, 2012 Boas, Infelizmente para as plantas, e sem percerber muito bem como, a uma semana e meia que os nitratos estão a zeros ou muito perto. Por um lado, acho que este facto juntamente com a carencia de quase todos os nutrientes, levaram a uma diminuição das algas. é visivel nas plantas a falta de fertilização ( folhas com manchas amarelas e castanhas, muito palidas, perda de cor e diminuição do crescimento). Como só comecei ontem com Flourish e com Excel, ainda estou a espera de recuperações... A ver vamos como correm as coisas. Tambem gostava de baixar o Ph mas mesmo a água da torneira saindo com Ph= 6,0 e Kh 3º apos 24 horas de uma TPA de 10 litros, o Ph volta aos 7, 7.2 mesmo uma raiz e um mini tronco. Isto não está facil, pois nao queria meter Trufa. Talvés só mesmo com folha de amendoeira... Cumps. Bruno Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Folhas pálidas, amareladas e castanhas é sintoma de falta de Potássio Contudo sugiro que: Coloques os valores de Nitratos a 10 Coloques os valores de Fosfatos a 1 ou 2 Ou seja Deverás fertilizar com Nitratos, Fosfatos e Potássio. Excel faz milagres mas precisas de relação NPK para que a fotossíntese funcione, baste um dos elementos fundamentais terminar para que o processo termine. Só assim a batalha Plantas vs Algas será bem sucedida! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B.Silva Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Boas, jpospr, obrigado pelos conselhos. Sim vou seguir as tuas dicas e talvés comece a fertelizar com macros separadamente. O meu plano era disponibilizar os NPK a partir do Seachem Flourish, pois pelo que consegui entender, este contém Micros e Macros. Como não tenho assim tantas plantas, queria ver se este método seria sufciente. Se calhar teria sido melhor fertilizar com TPN+ por ter macros em maior quantidade...?? Achas que consigo, a partir de uma estimativa, controlar a taxa de absorção dos NPK, apenas medindo os valores de PO4 e NO3?? Vou estudar melhor essa matéria. Já agora, tendo um aquario de apenas 58 litros brutos, é demasiadamente incorrecto ter mais de que 5 corydoras, tendo em conta que tenho um filtro externo que faz a volta de 440 l/h?? Tentarei mais tarde colocar um video com o meu "Samoco" para, querendo, me possam sugerir e criticar o meu aquario. Cumps. Bruno Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B.Silva Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Ora Boas! Video do meu pequeno "Samoco" Comentem e critiquem, por favor. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manik48 Publicado: Fevereiro 15, 2012 Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Boas Devo confessar que quando comecei a ler o teu tópico pensei: o que vai sair daqui... e fiquei muito surpreendido pela positiva! Vê-se que aprendeste muito neste tempo. Vais ver que recuperas o aqua num instante, eu mesmo também estou com um problema de algas Já arranjaste fêmeas para esses guppys? Abraço e parabéns Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Fevereiro 15, 2012 Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Mãmã quero uma aqua igual ao desse senhor!!! bowdown bowdown Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B.Silva Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Boas Foi um alivio saber que não sou o unico a gostar do meu aquário... Obrigado pelos comentarios. Manik48 Não haverá fêmeas para os guppys. E o objectivo é tirá-los deste aquário, já tive a minha dose de alevins de guppys... jpospr Muito obrigado pelos mas eu até achava que não estava grande coisa, pois reconheço que não tenho nenhum sentido estético. Mas cá estou pa aprender e exprimentar. E por falar nisso, hoje plantei um vaso glossostigma, queria mesmo tentar um tapete... Será que se aguenta com 60w CO2 caseiro e SÓ com Seachem Flourish? Abraço. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Fevereiro 15, 2012 Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Só te dei graxa para ires comentar o meu aqua 540L eheh PS: Gracinhas à parte gostei muito sim!! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 15, 2012 Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Gosto muito e nas palavras da priminha de 4 anos que está aqui ao meu lado "um aquario do Benfica! Fixe! " :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Fevereiro 15, 2012 Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Muito bem isso tudo em 3 meses, na tarda estás num aqua de 1m ou mais. Força! Citar OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B.Silva Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 jpospr Não é preciso dares graxa. Já conheço bem o teu tópico, só falta mesmo comentar. SusanaPaço Obrigado! Pois ainda não tinha visto por esse lado. Ainda bem que ha crianças para nos darem outro prisma. Viva ao Benfica!!! S.S. Pois é verdade. Isto da aquariofilia tornou-se um vício enexplicável para mim. Foram algumas noitadas a ler e procurar informação, muita encontrada neste Forum. Acho mesmo que se fosse rico, já estaria na ruina, pois gastava a minha riqueza em aquarios, peixes, luz, plantas, filtros, etc.. Mas sim, ja começo a dar uma vista de olhos em aquarios de 120/150 litros, mas tudo com muita calma futuramente. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B.Silva Publicado: Fevereiro 15, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Esqueci-me... E sobre a glossostigma, ninguém quer opinar? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Fevereiro 15, 2012 Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 120 a 150lts... vais demorar pouco a depois dessa compra fazeres mais um upgrade, finalmente após 20 anos tenho um aqua que considero ser o minimo aceitável...200lts e já só penso em adqirir o que tenho sonhado estes anos todos, cerca de 600lts é o meu objectivo futuro. Citar OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B.Silva Publicado: Fevereiro 16, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 Boas noites maltinha! Algumas duvidas: - A temperatura da água pode influênciar a leitura do pH? - Acham possivel ter uma dureza total (gH) da água do aqua elevada, estando a dureza carbonática (kH) nos 3/4 graus? Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 16, 2012 Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 Primeira pergunta a resposta é nao. O ph é influenciado apenas pelas trocas gasosas durante o dia se falas de subida da temperatura apenas podes ter acelerado a libertação do CO2 nomeadamente. Segunda, sim, há mais sais mineiras do que aqueles lidos pelo kH que são lidos pelo gH. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B.Silva Publicado: Fevereiro 16, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 Primeira pergunta a resposta é nao. O ph é influenciado apenas pelas trocas gasosas durante o dia se falas de subida da temperatura apenas podes ter acelerado a libertação do CO2 nomeadamente. Segunda, sim, há mais sais mineiras do que aqueles lidos pelo kH que são lidos pelo gH. Ok. Deve ser essa a condição da minha água da torneira, baixo kH e gH alto. Obrigado pela resposta e por seres sempre tão prestativa. Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Fevereiro 16, 2012 Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 de nada entreajuda é o ideal Queres ver o post do workshop que vou dar em Proença a nova e dar umas ideias? (vai ser todo registado e divulgado) http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192557&st=0&p=1109479entry1109479 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts