stroops Publicado Fevereiro 13, 2012 Share Publicado Fevereiro 13, 2012 (editado) Boas, tenho um aquário de 160 litros com uma coluna de água de 40cm e densamente plantado, com um filtro externo da sunsun de 1500lt/h (corrigido) e com 2x55W PLL 10.000k, CO2 pressurizado com reactor externo Sera Flore 500, substrato fértil da jbl e substrato inerte da JBL também. Em termos de plantas tenho: 10 x ludwigia repens 10 x ludwigia repens rubin 10 x ludwigia arcuata 10 x rotala rotundifolia 10 x rotala sp green 20 x cryptocoryne wendtii brown 10 x cryptocoryne wendtii green 20 x anubias nana 5 pés Hemianthus micranthemoides 5 x Microsorum variantes "narrow" e vindelow 10 x Staurogyne sp. 3 x Blixas japonica 2 x cyperus helferi e uns quantos molhos de Eleocharis parvula O meu problema é que as plantas não se estão a desenvolver como gostaria e quase todas as plantas de caule apresentam os mesmos problemas, perdem as folhas e os caules apodrecem. As plantas de primeira linha como a parvula e staurigyne sp. quase não se desenvolvem e gostaria de fazer um tapete. Faço TPA semanal de 25% a 30% da água, e fertilizo com NPK da horizonte aquático, com rácio 5-1-10, geralmente nunca tenho N e P a zero por isso fertilizo sempre a mais nestes... a temperatura do aquário está estabilizada nos 24º. Tente fertilizar ferro do HA também segundo as indicações de embalagem e fertilizo micros da mesma marca e modo. Alguém me consegue identificar algum problema no meu modus operandi... Abraço, Daniel PS: Mais logo ponho umas fotos para verem melhor o que falo. Editado Fevereiro 13, 2012 por stroops Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Fevereiro 13, 2012 Share Publicado: Fevereiro 13, 2012 Viva, Há quanto tempo montaste o aqua? As plantas demoram umas semanas a adaptar-se... De qualquer maneira, assim à primeira vista, vejo logo um problema: Aqua = 160L Filtração = 150L/H Isso não chega nem para fazer cócegas... E não estou a falar da capacidade filtração que essa é de menor importância num plantado (não há melhor filtro que as plantas). Estou mesmo a falar de corrente. Devias ter um filtro que faça 10x o volume do aqua (a maioria do pessoal indica 5x mas como o que vem escrito e o que o filtro debita é sempre não coincidente e como muitas vezes ainda lhe metemos termostatos externos, reactores, etc... o caudal reduz significativamente pelo que eu digo 10x). No teu caso, os nutrientes e o CO2 não chegam às plantas. nem sequer saem do sítio... Tens que corrigir isso. Fora isto, não vejo razão para as tuas plantas não crescerem. Têm luz, co2 e nutrientes (desde que estes lá cheguem). Não precisam de mais nada... Também podes puxar pelo CO2 que normalmente tem um efeito positivo no crescimento. abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Fevereiro 13, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 13, 2012 Viva, Há quanto tempo montaste o aqua? As plantas demoram umas semanas a adaptar-se... De qualquer maneira, assim à primeira vista, vejo logo um problema: Aqua = 160L Filtração = 150L/H Isso não chega nem para fazer cócegas... E não estou a falar da capacidade filtração que essa é de menor importância num plantado (não há melhor filtro que as plantas). Estou mesmo a falar de corrente. Devias ter um filtro que faça 10x o volume do aqua (a maioria do pessoal indica 5x mas como o que vem escrito e o que o filtro debita é sempre não coincidente e como muitas vezes ainda lhe metemos termostatos externos, reactores, etc... o caudal reduz significativamente pelo que eu digo 10x). No teu caso, os nutrientes e o CO2 não chegam às plantas. nem sequer saem do sítio... Tens que corrigir isso. Fora isto, não vejo razão para as tuas plantas não crescerem. Têm luz, co2 e nutrientes (desde que estes lá cheguem). Não precisam de mais nada... Também podes puxar pelo CO2 que normalmente tem um efeito positivo no crescimento. abraço GM Obrigado pela rápida resposta, mas como é óbvio fui eu que me enganei a escrever. O filtro externo é de 200lt/h e eu já estou a reduzir para 1500lt/h pois tive de passar de tubo 18mm para 16mm por causa do reactor externo. Acabei de medir agora, pós TPA, tenho ph a 6,5; 6,6, kH a 4, NO3 a 15-20, PO4 a 0,5-1. Que me aconselham a fertilizar, acham que fertilize na mesma NO3 e PO4 ou fertilizo só K? Mais alguém detecta algo errado? Abraço Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Fevereiro 13, 2012 Share Publicado: Fevereiro 13, 2012 Os valores de nitratos e fosfatos parecem-me bem. Continua o que estás a fazer. Quanto ao potássio não sei... sem teste. Mete para dentro pois são todos precisos e sem uns não consumo dos outros. fora isto não detecto nada de anormal assim à primeira vista. Há quanto tempo tens o aqua montado? Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Fevereiro 13, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 13, 2012 Tenho o Igapó II montado desde 18 de Dezembro... a única coisa que penso que poderá ser são mesmo as lâmpadas de 10.000k, será que ao mudar para 6.500k a fotossintese vai ser mais efectiva? É que é mesmo estranho pois não consigo manter nenhuma espécie de planta de tapete e agora as plantas de caule estão mesmo a definhar... enfim! Vejo aquários tão bonitos por aqui e não consigo encontrar o que está mal no meu!! Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Fevereiro 13, 2012 Share Publicado: Fevereiro 13, 2012 Se o teu problema é saber se tens luz eu posso resolver-te o problema...tenho um medidor PAR e como sou de aguas santas é so combinar-mos, isso mede-se num instante. Se quiseres manda uma MP com o teu telemovél que eu ligo para combinarmos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Boas, desculpa a ignorância mas não sei o que é um medidor PAR... mas toda a ajuda é bem vinda! lol já te mando MP. Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge.A. Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 À primeira vista não vejo nenhum problema... Essa iluminação para 160L penso que chega muito bem, mas à quanto tempo tens essas lâmpadas? Não precisarão ser substituídas? Tens o co2 a quantas bps ? O fotoperiodo dura quantas horas? Estão a faltar as foto... NatuRio 240 plantado The Waters of Elos Jorge Almeida Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 À primeira vista não vejo nenhum problema... Essa iluminação para 160L penso que chega muito bem, mas à quanto tempo tens essas lâmpadas? Não precisarão ser substituídas? Tens o co2 a quantas bps ? O fotoperiodo dura quantas horas? Estão a faltar as foto... Boas, obrigado pela resposta, as lampadas já têm pelo menos um ano e meio, o fotoperiodo está das 17h as 24h por isso são 7horas. O CO2 está com 2 bps mas os teste de co2 dão resultados bons até acima do valor aconselhado de 35ppm... mas como os peixes não se queixam! Realmente faltam as fotos, com um bocado de jeito ainda vou tirar uma agora! ehehe Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 (editado) Ora bem, aqui estão as fotos tiradas à pressa só para perceberem o que falo... foto do dia 18-12-2011, dia da montagem: fotos tiradas hoje dia 14-02-2012: Conseguem observar alguma carência... Editado Fevereiro 14, 2012 por stroops Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Lampadas com um ano e meio.....isso ja não deve dar luz. Mas espera ate medirmos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Bom dia, e para quando é que podemos combinar isso? É que acho que é a única coisa que posso fazer, trocar as lâmpadas! Já agora que temperatura de cor é que aconselham? Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Viva, eu não gastava dinheiro a trocar de lâmpadas. A perda de luz em T5 é cerca de 5%. É mito.... Eu cá só troco quando fundem e as minhas plantas crescem normalmente. Os 10000K também não são problema. Com o que é que encheste o Drop-Checker? Se tiveres usado água do aquário (o mais provável), as tuas leituras da quantidade de CO2 podem estar completamente erradas.... Tens que usar uma água calibrada com u kH=4. Das fotos que vi, o que me parece é que tens falta de CO2 (zonas de plantas meio transparentes) e falta de fosfatos (green spot nas anúbias) e talvez outros nutrientes??? Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Viva, eu não gastava dinheiro a trocar de lâmpadas. A perda de luz em T5 é cerca de 5%. É mito.... Eu cá só troco quando fundem e as minhas plantas crescem normalmente. Os 10000K também não são problema. Com o que é que encheste o Drop-Checker? Se tiveres usado água do aquário (o mais provável), as tuas leituras da quantidade de CO2 podem estar completamente erradas.... Tens que usar uma água calibrada com u kH=4. Das fotos que vi, o que me parece é que tens falta de CO2 (zonas de plantas meio transparentes) e falta de fosfatos (green spot nas anúbias) e talvez outros nutrientes??? Abraço GM Boas GM, obrigado pela resposta, o kH da minha água do aquário é exatamente =4 por isso os teste fazem a leitura correcta, também pela medição do pH e kH através das tabelas de CO2 tudo indica estar correcto na região das 40ppm. As green spots que apareceram esta semana penso que foi por um exagero de fertilização de ferro que fiz depois de me dizeres que o caules podres são um sintoma de falta de ferro. Quanto à falta de PO4 também não me parece uma vez que fertilizo sempre semanalmente 1 ppm... agora quanto aos outros nutriente que não os macros não sei... já ouvi falar bastante do magnésio mas nunca fertilizei, será que é isso? Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Quanto a luz isso podemos medir. Relativamente as green spots não é excesso de ferro mas falta de PO4 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 o kH da minha água do aquário é exatamente =4 por isso os teste fazem a leitura correcta, também pela medição do pH e kH através das tabelas de CO2 tudo indica estar correcto na região das 40ppm. Errado. A água até pode ter um kH de 4 mas há outras substâncias que alteram o pH para além do CO2 e do kH (e.g. matéria orgânica, taninos, etc...) pelo que continua a poder ser uma leitura errada. As tabelas por si só estão "erradas" pela mesma razão. É por isso que se usam os DC (para bater certo com as tabelas). Para além de tudo isto, os DC não são instrumentos de precisão. Tu dizes-me que tens muito CO2, eu vejo algumas plantas que aparentam sintomas de falta de CO2. Relativamente as green spots não é excesso de ferro mas falta de PO4 Exacto. Acho que não te tinha recomendado meter Ferro para as Green Spot. Quanto a luz isso podemos medir. Eu aproveitava a disponibilidade do Manuel já ouvi falar bastante do magnésio mas nunca fertilizei, será que é isso? É possível mas pouco provável. Qual o gH da tua água? gH = concentração de cálcio + concentração de magnésio. Regra geral a água da rede tem Cálcio quanto baste em PT continental (nos Açores já não é bem assim). O magnésio poderá estar em falta mas penso que nunca vi carências comprovadas de Magnésio. De qualquer das maneiras podes "DIYar" um gH booster e eliminas este potencial problema. É o que te digo: parece-me falta de alimento para as plantas, seja ele CO2 ou algum nutriente (normalmente macro). Tens que rever o que estás a fazer de forma criteriosa e ver onde podes estar a falhar. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 O Mg e Ca tambem se mede caso seja necessario, quem tem salgado tem os testes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joaoavo Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Nunca testei a minha água para Magnésio mas durante bastante tempo (que estive sem ligar muito à aquariofilia) as minhas plantas não cresceram. Tinha certamente poucos nitratos - tinha poucos peixes, não fertilizava e as cianobactérias teimavam em aparecer, mas depois de pesquisar um pouco estou quase certo que era falta de magnésio, uma vez que só usava água engarrafada. Pelo sim pelo não agora fertilizo sempre com MgSO4, acrescentando sempre à água nova das TPA's para ficar nos 5 ppm e as plantas melhoraram bastante. João AvóO meu blog - Naturescaping Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joaoavo Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 Viva, Há quanto tempo montaste o aqua? As plantas demoram umas semanas a adaptar-se... De qualquer maneira, assim à primeira vista, vejo logo um problema: Aqua = 160L Filtração = 150L/H Isso não chega nem para fazer cócegas... E não estou a falar da capacidade filtração que essa é de menor importância num plantado (não há melhor filtro que as plantas). Estou mesmo a falar de corrente. Devias ter um filtro que faça 10x o volume do aqua (a maioria do pessoal indica 5x mas como o que vem escrito e o que o filtro debita é sempre não coincidente e como muitas vezes ainda lhe metemos termostatos externos, reactores, etc... o caudal reduz significativamente pelo que eu digo 10x). No teu caso, os nutrientes e o CO2 não chegam às plantas. nem sequer saem do sítio... Tens que corrigir isso. Fora isto, não vejo razão para as tuas plantas não crescerem. Têm luz, co2 e nutrientes (desde que estes lá cheguem). Não precisam de mais nada... Também podes puxar pelo CO2 que normalmente tem um efeito positivo no crescimento. abraço GM Só um Off-topic Penso que escreveste algo semelhante noutro tópico recentemente e de um modo mais detalhado, mas sinceramente não percebo como é que a adição de termostatos e reactores vai afectar o caudal debitado pelo filtro. Massas filtrantes não duvido que baixem visto que oferecem atrito à passagem da água, mas em relação aos restantes elementos "I don't buy it". Se tem a ver com o aumento de volume total, penso que a variação é menos que 5% (1 ou 2L) e geralmente menor que o próprio volume do filtro. João AvóO meu blog - Naturescaping Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Fevereiro 14, 2012 Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 (editado) Só um Off-topic Penso que escreveste algo semelhante noutro tópico recentemente e de um modo mais detalhado, mas sinceramente não percebo como é que a adição de termostatos e reactores vai afectar o caudal debitado pelo filtro. Massas filtrantes não duvido que baixem visto que oferecem atrito à passagem da água, mas em relação aos restantes elementos "I don't buy it". Se tem a ver com o aumento de volume total, penso que a variação é menos que 5% (1 ou 2L) e geralmente menor que o próprio volume do filtro. Estou a falar de reactores de CO2 e Termostatos inline certo? É simples, muitas vezes as ligações têm uma secção (diâmetro) menor e logo reduzem o caudal. É facto, aliás é física... e sim eu também uso MgSO4 1 vez por semana após a TPA. Mas nem sempre usei e não notava nada e olha que a água aqui nos Açores é extremamente mole. abraço, GM Editado Fevereiro 14, 2012 por gmmartins Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Share Publicado: Fevereiro 14, 2012 (editado) Compreendo perfeitamente que todos os dispositivos inline reduzem o caudal debitado pelo filtro... no meu caso é por demais evidente pois o reactor só permite tudo de 16mm enquanto que o filtro tem tubo de 18mm... mas enfim, são sacrifícios que se fazem para ter o menos possível coisas dentro do aquário! Entretanto vou começar a fertilizar 3ppm de fosfatos por semana de forma a nunca ter carência do mesmo e amanha também vou tentar medir a intensidade das minha lampadas com a ajuda do Manuel... Já agora, uma questão offtopic, alguém sabe aqui na região do porto um bom sitio para mandar fazer moveis para aquário por medida? É que passei o meu para a sala de estar e queria uma coisa mais bonita em wengue preto castanho... Editado Fevereiro 14, 2012 por stroops Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Fevereiro 15, 2012 Share Publicado: Fevereiro 15, 2012 Boa!!! Depois não se esqueçam de postar aqui os resultados das medições. Estou curioso... Tenho que arranjar um brinquedo desses. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Fevereiro 16, 2012 Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 Tem 60 PAR no substrato logo tem luz media Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Fevereiro 16, 2012 Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 Tem 60 PAR no substrato logo tem luz media Está óptimo! Não é preciso mais do que isso! Basicamente consegues por toda e qualquer planta que queiras abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Fevereiro 16, 2012 Share Publicado: Fevereiro 16, 2012 Para te livrares da praga de caracois. Fluvermal suspensão oral, 10mL por cada 100 L, tpa ao fim de 2 dias e repetes passado uma semana por via das duvidas, não afecta o filtro mas se tiveres camarões tens de os retirar primeiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts