Valor PH

Recommended Posts

Boas pessoal. hoje antes de preparar a agua para uma TPA medi o PH da mesma como de costume para meu espanto, deu 6.2 enquanto que desde que enchi o aqua e sempre que fiz TPA's a agua ronda os 7~7.8, e normal haver uma variação assim tao grande?(agua da torneira)

E tambem aproveito para retirar uma pequena duvida em relaçao ao valor dos nitratos na escala que tenho aponta para 10mg/l evejo varios users a referir "ppm" qual a diferença?

Obrigado

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Partilhar nas redes sociais

ppm ou mg/l é a mesma coisa.

O pH da água do aqua e da torneira pode não ser coincidente, basta teres alguma coisa dentro do aqua que o faça baixar (neste caso) ou subir

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

sim isso eu sei e foi me explicado ao montar o aqua, mas a minha questão e quanto a agua da torneira variar tanto o pH, porque de ha 1 mês para cá faço o teste a agua antes de encher para a TPA e é sempre ligeiramente alcalina, para minha surpresa desde ontem esta ligeiramente acida.

o cloro ou outra substancia colocada na rede pode alterar o ph?

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Vivas

Acho que é completamente normal haver essa variação de ph..a minha agua sai da torneira a rondar os 5/6, mas ao fim de 2 dias,ficando de repouso, fica nos 7 e tu devias fazer o mesmo,ou seja,deixar a agua de repouso antes de entrar no aqua

sim isso eu sei e foi me explicado ao montar o aqua, mas a minha questão e quanto a agua da torneira variar tanto o pH, porque de ha 1 mês para cá faço o teste a agua antes de encher para a TPA e é sempre ligeiramente alcalina, para minha surpresa desde ontem esta ligeiramente acida.

o cloro ou outra substancia colocada na rede pode alterar o ph?

Claro...

O cloro acidifica a água. Se deixares a água em repouso como te aconselhou o toxicjunior ou se usares um produto para remover o cloro vais ver que o ph se aproxima dos 7...

Abraço

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Para além disso muitas vezes na água da rede são adicionados produtos (por questões de saúde) que fazem subir ligeiramente o pH.

Sem stresses - essa variação não faz qualquer mossa.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Claro...

O cloro acidifica a água. Se deixares a água em repouso como te aconselhou o toxicjunior ou se usares um produto para remover o cloro vais ver que o ph se aproxima dos 7...

Abraço

O Cloro não é uma base?Devia aumenta o pH

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!