Recommended Posts

Publicado

Gostava de saber a vossa opiniao sobre os metodos mais eficazes para minorar a propagacao das aiptasias ou a sua eliminacao. Tenho lido muito em forums americanos sobre este assunto e eles apresentam varias solucoes desde predadores naturais a injecoes de kalk e agua quente...

Publicado:

Ainda a pouco tempo estive numa loja a "melgar" o pessoal de lá com algumas duvidas sobre salgados. E uma delas foi mesmo as aiptaisias.

Então lá me foi mostrar o que eram e como eliminar. Usou um produto próprio para a "matança" que introduziu numa seringa e toca a injectar :(

Não tomei nota do nome, porque penso só ter o meu salgado montado lá para o final do verão. Mas posso tentar saber o nome.

Já vi por aqui outras soluções como vinagre e camarões :?

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Tenho de experimentar isso. Tambem falava sobre esse produto no forum americano que estive a ver. Obrigado

Publicado:

O produto que me mostraram era necessario injectar na aptaisia.

Esse pelos vistos não. Mas desde que as elimine é o que interessa :(

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

ola

primeiro, desculpa :oops: mas se usares a pesquisa vais ver muitos topicos sobre aiptasias :lol:

a minha experiencia (reef montado á 3 semanas) foi o extreminar as aiptasias com um Lysmata wurdemanni e a maior delas utilizei o sistema do vinagre(pesquisa)

Abraço

• 4 semanas depois...
Publicado:

Bom, sobre aiptasias, há muitas maneiras de matar! Eu sempre as matei com uma solução concentrada de kalc! Ponho uma pequena porção de água num copo, kalc qb e utilizar uma seringa para injectar directamente na aiptasia! Se ela for pequena morre logo! Tem mesmo que ser pequena, assim é mais fácil de controlar a prega! Mas ultimamente deixei de as ver, isto porque fiz o mesmo que o nosso amigo Luis Rodrigues! Comprei um Lysmata wurdemanni. Também há um peixe (Chelmon rostratus) que mata bem a aiptasia, especialmente quando ela já é grande, pois o Lysmata normalmente só come as pequenas! Mas o peixe é caro e merece alguns cuidadosd, senão vais cano a baixo!

Publicado:

Boas ...

Eu prefiro usar métodos mais naturais (predatórios).

Tenho tratado alguns aquários com lysmatas seticaudata e com chelmon´s e os resultados até agora têm sido bem satisfatórios.

Eu conheço também um producto da TM chamado Elimi-Aiptas e de facto o método é muito similar aos outros todos , a seringazinha o liquido milagroso e toca a injectar ...

Agora digam-me , eu já vi aquários com dezenas e dezenas de aptásias , desde aptásias com tamanho graaande e aptasiaszinhas que até passam despercebidas ao olhar . Agora pensem em aliminar todas essas aptasias com a seringa ...:lol:

Sinceramente prefiro os métodos naturais :shock:

É apenas a minha opinião :wink:

Cumprimentos a todos ...

• 1 mês depois...
Publicado:

Boa tarde a todos!

Partilho a opinião do Pedro Alves. Comprei o Joe's Juice e de facto resolveu no imediato o problema das Aiptasias... mas dias depois voltaram a aparecer... mais uma dose de Joe's Juice... mas dias depois voltaram a aparecer...

Decidi então comprar um Lysmata Seticaudata (sensivelmente o mesmo preço Joe's Juice) e voilá!!! Mesmo aquela que eu considerava de ser de dimensões consideráveis, acabou por desaparecer.

O meu voto vai para o Lysmata Seticaudata.

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

O meu voto é uma combinação em simultâneo . Joe´s juice para as grandes + L. seticaudata ou wudermani para as pequenas e médias. Ou Chelmon rostratus se ....apenas se dedicar às Aiptasias.

Cump.

Rui

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá companheiro

Há algum tempo tive o meu aquario cheio dessas malvadas ( minha mulher achava-as muito engraçadas) eu aproveitei um conselho já não me lembro de quem e acabei com elas dando-lhes injecções de sumo de limão. No meu resultou!!!! até hoje não voltaram

Publicado:

Olá Pessoal,

Ai vai um video que fizemos aqui no Brasil onde matamos algumas aptasias. Tinham apenas umas 2 ou 3 aparentes no reef, porem não tinhamos seringa para injetar o kalk dentro delas, então fizemos assim, e o resultado foi ótimo.

http://inforeef.plugin.com.br/videos/aptasia.asf

Claro só colocamos kalk desta maneira porque eram apenas 2 ou 3 aptasias. :twisted:

[]s

Claudio Trendo