Recommended Posts

Publicado (editado)

boas comunidade da aquarofilia.

é assim vai fazer 3 dias que eu pus no meu aquario de 60 L uns troncos e umas anubias nana.

mas a agua ficou me tipo nevoeiro.

que sera que posso fazer para a agua ficar cristalina?

eu ja tenho o carvão activo incorporado no filtro.

mas mesmo assim a agua esta tipo nevoeiro

que posso fazer?

eu tenho o agua clear da nutrafim mas nao m apetecia por quimicos na agua.

alguem sabe algum truque para aqua ficar cristalina?

agradecia uma resposta

comprimentos

Nicolas Rolo

Editado por Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

O truque é a paciência amigo.

Se o aquário foi montado a poucos dias, e se tem troncos é normal que os troncos deitem substancias que deixem a água meia turva, a não lavagem dos substratos também contribui para isso. Eu vai melhorar, fazendo TPA´s de 2 em 2 dias ou 3 em 3 dias, e isso vai desaparecendo...

O carvão activo deixa a água mais cristalina mas tambem qualquer produto que poes na agua o carvão activo vai anula-lo ou seja não vaio deixar que os químicos cumpram as suas totais funções.

Qualquer dúvida disponha!

Abraço

Publicado:

o aquario ja tem 1mes e meio. os troncos deixei os na agua a ferver durante no minimo 4h.

mas diz m. aconselhas me por o clear fast o deixar o filtro fazer o trabalho?

que eu nao queria muito por quimicos na agua.

mas se tivere que ser...

obrigado

comprimentos e abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

o aquario ja tem 1mes e meio. os troncos deixei os na agua a ferver durante no minimo 4h.

mas diz m. aconselhas me por o clear fast o deixar o filtro fazer o trabalho?

que eu nao queria muito por quimicos na agua.

mas se tivere que ser...

obrigado

comprimentos e abraço

E quantas TPA´s semanais?

Se puderes poe umas fotos

Publicado:

Boas..

Retira o carvão do filtro...

O carvão activo só serve para absorver restos de medicação e/ou químicos que lhes coloques.

Além disso tem efeito durante cerca de um mês.

Depois disso pode inclusivamente prejudicar o aqua por libertar partículas indesejadas.

Abraço.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Publicado: (editado)

Boas..

Retira o carvão do filtro...

O carvão activo só serve para absorver restos de medicação e/ou químicos que lhes coloques.

Além disso tem efeito durante cerca de um mês.

Depois disso pode inclusivamente prejudicar o aqua por libertar partículas indesejadas.

Abraço.

entao mas o carvao activo tambem nao serve para fazer a agua cristalina?

sempre tive a ideia disso. tou a ver que estou enganado.

olha diz me sabes algum truque para a agua ficar cristalina?

sem ter que usar produtos quimicos.

obrigado pelo conselho

cumps e abraço

Editado por Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

entao mas o carvao activo tambem nao serve para fazer a agua cristalina?

sempre tive a ideia disso. tou a ver que estou enganado.

olha diz me sabes algum truque para a agua ficar cristalina?

sem ter que usar produtos quimicos.

obrigado pelo conselho

cumps e abraço

o carvao tambem ajuda a tornar a agua mais cristalina mas se ja estiver saturado nao traz nada benefico ao aquario para manter a agua dos meus aquas cristalina uso aquela pasta branca com que se enche os peluches (nao me lembro agora como e que isso se chama) essa pasta apanha quase todas as particulas que a esponja do filtro nao consegue apanhar

assbettaportugal-1.png

Publicado:

o carvao tambem ajuda a tornar a agua mais cristalina mas se ja estiver saturado nao traz nada benefico ao aquario para manter a agua dos meus aquas cristalina uso aquela pasta branca com que se enche os peluches (nao me lembro agora como e que isso se chama) essa pasta apanha quase todas as particulas que a esponja do filtro nao consegue apanhar

ha ok. é aquela pasta que a fluvial vende? que parece isso dos peluche que estas a me dizer.

parece tipo algodao que as mulheres usam,nao?

cumps

Cumps e abraço

Nico Rolo

mas posso mudar ja as esponja do meu filtro por esse tipo?

é que so faz 5 dias que eu pus a ceramica no fitlro. a esponja do lado direito nao tem mais de um mes. ha do lado esquerdo tem mais de um mes (ja tem 2). ia trocar (a do lado esquerdo) agora no dia 26 que vai fazer um mes que eu pus a do lado direito.

posso ja por isso que tu estas a m dizer?

cumps

Editado por Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

que tipo de filtro tens?

vê se nao tens um espaço a seguir as esponjas para colocar a tal pasta

a pasta nao tem nada a ver com algodao aquilo e mais parecido com o enchimento dos casacos aqueles fios brancos que parece acrílico ou poliéster

Editado por Filipe.A

assbettaportugal-1.png

Publicado:

sim e

que tipo de filtro tens?

vê se nao tens um espaço a seguir as esponjas para colocar a tal pasta

a pasta nao tem nada a ver com algodao aquilo e mais parecido com o enchimento dos casacos aqueles fios brancos que parece acrílico ou poliéster

sim ja arranjei.

tenho um filtro externo de cascata da sensen, mas nao posso simplesmente tirar as esponjas e por essa pasta no lugar?

Cumps e abraço

Nico Rolo

Boas,

Essa "pasta" é lã de filtragem.

De facto ajuda a ficar mais cristalina, mas é fundamental que faças TPA's e percebas porque está bassa.

Abraço.

obrigado pelo conselho. eu acho que a minha agua esta bassa por causa dos troncos, que antes de os por ela nao estava assim. eu vou começar amanha a fazer TPA´s de 2 em 2 dias para ver se melhora. sabem de mais algum truque para ela ficar cristalina?

cumps e abraço

Editado por Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Viva,

Tens a certeza que é a água que está tipo nevoeiro?

A mim, pela foto que colocaste, parece-me que tens é os vidros com "green spots", é uma alga que consiste em micro pontos verdes que se agarra aos vidros...

A água que retiras com as TPA's vem também enevoada? Ou transparente?

Abraço,

Viva,

Tens a certeza que é a água que está tipo nevoeiro?

A mim, pela foto que colocaste, parece-me que tens é os vidros com "green spots", é uma alga que consiste em micro pontos verdes que se agarra aos vidros...

A água que retiras com as TPA's vem também enevoada? Ou transparente?

Abraço,

ola. o vidro esta limpo não tem la nada agarrado. hoje eu fiz um TPA´s e a agua retirada no garrafão estava meia amarela e tipo enevoada.

cumps e abraço

Editado por Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Pelas fotos que colocaste parece-me que a água está mais amarela do que enevoada.

Se assim for são os troncos que estão a libertar taninos (acho que é assim que se chamam...), o que é perfeitamente natural numa primeira fase.

Aumenta a periodicidade das TPA's e diz alguma coisa.

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Publicado:

Pelas fotos que colocaste parece-me que a água está mais amarela do que enevoada.

Se assim for são os troncos que estão a libertar taninos (acho que é assim que se chamam...), o que é perfeitamente natural numa primeira fase.

Aumenta a periodicidade das TPA's e diz alguma coisa.

Abraço

ok. eu vou começar a fazer TPA´s de 2em2 dias para ver se melhora! eu tambem acho que a agua esta assim por causa dos troncos. que sou depois de os por é que a agua ficou assim.

obrigado

cumps e abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Viva,

Então isso quer dizer que a água está óptima, é apenas uma questão de estética...

No meu comunitário também tinha uns troncos que faziam a água cor de chá, retirei-os e estão há uns meses dentro do autoclismo (várias TPA's por dia :sorry: ), daqui a uns tempos vou ver se já não me amarelam a água :naughty:

Abraço,

Publicado:

Viva,

Então isso quer dizer que a água está óptima, é apenas uma questão de estética...

No meu comunitário também tinha uns troncos que faziam a água cor de chá, retirei-os e estão há uns meses dentro do autoclismo (várias TPA's por dia :sorry: ), daqui a uns tempos vou ver se já não me amarelam a água :naughty:

Abraço,

varias TPA´s ao dia?? Não percebi...

aconselha me a fazer varios TPA´s ou é por os vosso estarem no autoclismo?

obrigado pela ajuda

abraço e comprimentos

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

varias TPA´s ao dia?? Não percebi...

aconselha me a fazer varios TPA´s ou é por os vosso estarem no autoclismo?

obrigado pela ajuda

abraço e comprimentos

o que o amigo A.Ferreira quis dizer e que como ele pos os troncos no autoclismo sempre que se descarrega o mesmo esta a trocar a agua onde estao os troncos

agora no teu caso nao aconselho varias TPA´s por dia so se quiseres matar os peixes

esse cor amarelada quase de certeza que se deve aos taninos que os troncos estao a libertar tu podes nao gostar mas de certeza que o betta que la tens gosta bastante

assbettaportugal-1.png

Publicado:

o que o amigo A.Ferreira quis dizer e que como ele pos os troncos no autoclismo sempre que se descarrega o mesmo esta a trocar a agua onde estao os troncos

agora no teu caso nao aconselho varias TPA´s por dia so se quiseres matar os peixes

esse cor amarelada quase de certeza que se deve aos taninos que os troncos estao a libertar tu podes nao gostar mas de certeza que o betta que la tens gosta bastante

ha ok. sim por acaso ele gosta bastante :). mas nao ha nada que eu posso fazer para agua nao ficar amarela? ou é melhor esperar que com o tempo vai desaparecendo?

cumps e abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Dar tempo ao tempo.

O "chá" mais tarde ou mais cedo começa a ficar mais limpo.

As TPAs são para juntar água clara ao "chá" e deixá-lo mais claro.

PauloA :character0050:

Publicado:

Dar tempo ao tempo.

O "chá" mais tarde ou mais cedo começa a ficar mais limpo.

As TPAs são para juntar água clara ao "chá" e deixá-lo mais claro.

PauloA :character0050:

ok. obrigao pela ajuda ;). vou fazer TPA's de 2em2 dias e esperar que o "chá" desapareca. mas nao é muito fazer assim? nao é melhor de 3em3 dias?

cumps e abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!