Recommended Posts

Publicado:

Hygrophila Polysperma - Desde a primeira semana que apesar de manter a cor, está com as olhas todas esburacadas.

(...)

Outra coisa que reparei é que tenho os nitritos e os nitratos a zero, e isso leva me a pensar que na ausencia total de nitratos isso poderá ser a cauda da flora estar a ressentir se ou não?

EU de plantas percebo muito pouco, mas penso que se tens os nitratos a 0 as plantas não tem nutrientes para se alimentarem, deves parar com as TPAs para acumular nitratos, ate porque as TPAs só se devem fazer (penso eu) quando começar a haver demasiados nitratos

Boas Julius,

não percebo muito de plantas, mas tive exactamente o mesmo problema que tu no que diz respeito às Hygrophila Polysperma. No meu caso revelou-se ser devido às excessivas TPA's (20% por semana), que não me permitia manter nitratos. Deixei andar um tempo sem fazer TPA's (alguns vao-me dar na cabeça por isto, mas tinha os testes controlados e os peixes não apresentaram sinais de se ressentirem) e a planta melhorou substancialmente...

• Replies 330
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

A Seachem tem os Macros todos separados que é como fertilizo o meu aqua, tem Fosfatos, Nitratos ,Potássio e Ferro em separados que nos permite ser mais flexíveis do que com os típicos TPN+ da Tropica, por exemplo eu não fertilizo com Nitratos e raramente com Fosfatos pq tenho fontes de produção no aqua. fertilizo então com Potássio, às vezes Excell (carbono liquido), micros e Ferro.

No teu caso, visto teres o teu filtro ciclado, a não produção de Amónia e a inexistência de Nitratos faz com que a fonte de Azoto não exista, quebrando a relação NPK, em que na falta de um nutriente o processo de fotossíntese é extinguido, pq preciso pelo menos dos 3 Macros para ser realizada, as micros se houver TPA's com regularidade entram na coluna de água de forma quase que natural.

Eu fertilizava de forma a manter os Nitratos pelos 10-20 ppm, Fosfatos nos 1-2 ppm, não me esqueceria do Potássio e de vez enquando com micros.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

ha ha ha pessoal, muita graça...

mas cá em casa quem trata do aqua é a mulher... o meu marido gosta de ver os peixinhos mas ajudar na limpeza ta quieto :P

mas estou a gostar do que leio... é sempre bom ver várias opiniões que ajudam a tirar duvidas existentes...

Publicado:

Trololol! xD Chegou e disse :D

Jorge = Especie "pior" que guppies = Jorgius Reproduzius xD

Cumps.

Publicado:

Ele que se atrevesse :) o território desta sereia já esta ocupado :P

O Jorge não é ciumento;)

Ora bem malta, em vez de fotografias vou colocar um vídeo, assim é mais fácil para todos verem melhor o meu caso.

Confesso que me sinto um verdadeiro nabo em plantados, e se já estava confuso, vocês ainda me confundiram mais.

A meu ver, o problema foi que eu nunca liguei verdadeiramente a flora e seus derivados e só agora me deu na cabeça para fazer um plantado.

Assim, em vez de fazer o ciclo como sempre fiz, fui fazendo Tpas semanais desde a primeira semana, para ir introduzindo novos nutrientes, para além disso só quase passado 4 semanas do arranque é que meti os primeiros vivos.

Tenho quase a certeza que isso fez com o ciclo estagnasse, com Tpas e sem ausência de carga orgânica o mais provável é ainda não ter havido o pico de nitritos.

É que eu faço testes semanais e ainda não vi nitritos no meu penico...não acham estranho? Ao principio pensei que o pico tivesse já acontecido e que eu não tivesse apanhado o mesmo num dos testes aos parâmetros, mas sendo que também não vejo nitratos, a única explicação que encontro é essa.

Bem de qualquer forma já aumentei os micros e os macros e tb o carbono liquido, vamos lá ver se é desta que as coisas arrancam.

Observem o vídeo e digam me o que acham do aspecto das plantas, a esta altura contava já ter o aquário densamente plantado mas em vez disso, tenho menos do que tinha no inicio:(

Entretanto parti um pouco as pedras, dando mais espaço ao aquário e cabendo assim mais 5 litros de água reais. Puxei também um dos troncos para o lado das pedras ficando com a parte central mais clean.

O musgo que tinha na rocha superior também tirei e passei para baixo ao canto.

Penso que a nível de layout não irei modificar mais nada, agora é esperar pela flora;)

E a nível de fauna, que tal?

Aqui fica o video:)

Grande a abraço a todos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Yap, aqui vão:

dscf0219g.jpg

dscf0223s.jpg

dscf0224s.jpg

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Seguiste o meu conselho de desempedir o centro ;)

Em relação à fauna, o que tens?

O segredo ainda está em mente?

Coloquei a umas duas semanas 3 cordoras, comprei as com o incognitus.

Recentemente introduzi 26 red cherrys e 11 tetra cardinais neons;)

Não sei se o segredo ainda vai dar para se concretizar;) Vamos lá ver ehehehe

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

As plantas parecem-te mais frágeis?

Totalmente, as Fox Tail já perderam metade do tamanho devido ao apodrecimento das partes inferiores.

O musgo de java ficou 50% acastanhado quase preto.

Mesmo os fetos ficaram com algumas manchas castanhas.

Apenas as elodeas continuam iguais, mas não crescem.

Que tens em mente?

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Totalmente, as Fox Tail já perderam metade do tamanho devido ao apodrecimento das partes inferiores.

O musgo de java ficou 50% acastanhado quase preto.

Mesmo os fetos ficaram com algumas manchas castanhas.

Apenas as elodeas continuam iguais, mas não crescem.

Que tens em mente?

Eu Fertilizava com TPN +

K (DIY)

e ainda injectava-lhe carbo green.

cumps.

Publicado:

Eu Fertilizava com TPN +

K (DIY)

e ainda injectava-lhe carbo green.

cumps.

Eu estou a usar TPN e a meter pastilhas de Macros da Sera. Bem sei que não são as melhores mas não havia mais nada por aqui.

Carbo green já adiciono diariamente.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Eu estou a usar TPN e a meter pastilhas de Macros da Sera. Bem sei que não são as melhores mas não havia mais nada por aqui.

Carbo green já adiciono diariamente.

Pela minha lógica de ver, acho que estás a colocar pouco de TPN e carbo green. (injecta no aquário sem medo) :)))

E pelo que li mais atrás estás com ausência de nitratos, por isso TPN+ era o mais ideal para ti

os niveis dos fosfatos como estão?

Arranja KCL na farmácia para começares a fertilizar também.

Publicado:

Pela minha lógica de ver, acho que estás a colocar pouco de TPN e carbo green. (injecta no aquário sem medo) :)))

E pelo que li mais atrás estás com ausência de nitratos, por isso TPN+ era o mais ideal para ti

os niveis dos fosfatos como estão?

Arranja KCL na farmácia para começares a fertilizar também.

Já tratei de pedir o TPN+:) Mas só daqui a duas semanas é que vou ao Porto busca-lo:)

KCL? O que é isso? É caro? E como faço para o aplicar?

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Já tratei de pedir o TPN+ :) Mas só daqui a duas semanas é que vou ao Porto busca-lo:)

KCL? O que é isso? É caro? E como faço para o aplicar?

KCL = Cloreto de Potássio

Vê aí em alguma farmacia perto se tem para venda, geralmente costumam ter embalagens de 100g cada em forma de cristais, ronda os 3€/100g (na altura que comprei dei cerca de 10€ por 500gramas), se não tiverem podes encomendar.

Depois é so fazeres receita caseira e começar a fertilizar.

http://www.theaquatools.com/

Aqui diz como deves fazer, quantidades a misturar para atingir os ppm´s necessarios para o teu aquário.

Nota: Não sou grande entendido em plantados, mas o que estou a dizer é o que a minha experiência me foi dizendo ao longo do tempo, e em conversas com o Nuno(Mania dos Peixes). lolol

cumps.

Hugo Oliveira

Publicado:

Eles estão correctos parece-me sobretudo deficiência de potássio e de nitratos. E talvez deficiência de ferro. Já verificaste se os fertilizantes que tens teem ferro?.

Avisa se nao encontrares cloreto de potássio. Sou capaz de o encontrar cá surripiando dos labs da faculdade

Publicado: (editado)

Hum...acho que vou experimentar:)

Thanks

O link não funciona...

Editado por Julius

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Eles estão correctos parece-me sobretudo deficiência de potássio e de nitratos. E talvez deficiência de ferro. Já verificaste se os fertilizantes que tens teem ferro?.

Avisa se nao encontrares cloreto de potássio. Sou capaz de o encontrar cá surripiando dos labs da faculdade

Sim têm ferro:)

Amanha vou dar um giro nas farmacias e comprar isso:)

Thanks

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Vai dando notícias. Cuidado a mexer no cloreto de potássio, usa luvas ao fazer a mistura.

Mistura? Muito me contas...mistura com água é isso? Então e quanto meto para 100 litros? Estou as cegas...completamente mesmo. Isto de me meter em plantados ainda vai é dar comigo em doido.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!