alvarenga Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Areia de filtro de piscina sobe o pH. Julius, é idêntico a tua areia, comprei numa loja de animais com esta designação. Tenho os 2 aquários com areão totalmente diferente, e o ph dos 2 é o mesmo. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
InCoGniTuS Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Julius, é idêntico a tua areia, comprei numa loja de animais com esta designação. Tenho os 2 aquários com areão totalmente diferente, e o ph dos 2 é o mesmo. Areia de filtro de piscina sobe o pH. Depende Julius! A areia que é vendida para filtro de piscina não é toda igual! Alguma sobe, de facto, o Ph. Mas também é vendida areia de sílica para filtro de piscina e essa, como sabemos, não interfere no Ph. Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Continuo a dizer que há soluções a 1/10 do preço e com o mesmo efeito visual Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Julius Publicado: Março 8, 2012 Autor Publicado: Março 8, 2012 Ora vamos lá ver uma coisa. Areia de silica que é o que eu tenho e que inclusive tenho fornecido a alguns membros deste fórum é uma coisa. Areia de filtro de piscina é outra coisa. A areia de filtro de piscina faz subir o pH, se não fizer é porque é silica. Se compraste numa loja de aquariofilia, provavelmente é silica:) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
alvarenga Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Ora vamos lá ver uma coisa. Areia de silica que é o que eu tenho e que inclusive tenho fornecido a alguns membros deste fórum é uma coisa. Areia de filtro de piscina é outra coisa. A areia de filtro de piscina faz subir o pH, se não fizer é porque é silica. Se compraste numa loja de aquariofilia, provavelmente é silica:) Erro meu, pensava que toda a areia de filtro de piscina é de silica Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
jpospr Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Ora vamos lá ver uma coisa. Areia de silica que é o que eu tenho e que inclusive tenho fornecido a alguns membros deste fórum é uma coisa. Areia de filtro de piscina é outra coisa. A areia de filtro de piscina faz subir o pH, se não fizer é porque é silica. Se compraste numa loja de aquariofilia, provavelmente é silica:) Juluis explica-me este POST sff (em que se diz que a areia de sílica sobe o pH, pq trás resíduos de pedras calcárias e que a areia de piscina é que é boa), sempre tive a ideia que sílica é bom, areia de piscina corremos o risco de não ser Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
InCoGniTuS Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Juluis explica-me este POST sff (em que se diz que a areia de sílica sobe o pH, pq trás resíduos de pedras calcárias e que a areia de piscina é que é boa), sempre tive a ideia que sílica é bom, areia de piscina corremos o risco de não ser Vai ler outra vez... " Sendo assim que areia é que posso colocar e onde me aconselham a comprar? a de filtro de piscina contem vestígios de calcário, o que me sobe o ph, a de silica asfixia-me as raízes das plantas. lol " Estavas a pensar no Ph em vez do pH... Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
jpospr Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 POST Acho que é bastante visível a evolução das plantas, especialmente no musgo, mas esta evolução tem o tempo contado porque o substrato que escolhi, a areia de sílica não é tão inerte como eu pensava ser... Estabilizando me o pH em 7, o que pode ser bom para certos aquário, mas não para este. POST Boas Simoes! Como te disse, essas plantas vao preferir o substrato fertil. Se o usares, depois tens de ter cuidado ao juntares a areia, se nao mistura se tudo.. Eu usaria akadama, talvez tentar reduzir a granulometria um pouco e usar o menos possivel para nao se ver de frente! Depois usaria areia filtro de piscina, atenção que esta não é a de silica! E é tentar arranjar esta numa casa que venda produtos de piscinas. Areia de silica nao!! É muito fina, compacta, demasiado branca e não é inerte, a que eu tinha nao me deixava diminuir o pH, era como um tampão de pH. Tens mesmo de arranjar areia de filtro de piscina. Ou entao podes sempre perguntar a marcas que hipóteses têm, ADAs, ELOS, etc. Areia de SIlica não é inerte? Bah essa para mim é nova! Naop! A mim, estabilizava me o pH a 7 e era impossivel mexer nele! Faz efeito tampão... Tens aqui a minha experiencia A areia de silica tem calcário, o que vai subir o pH. A areia de filtro de piscina normal, não. E digo normal porque, e isto é uma coisa que eu tenho vindo a reparar em bastantes casos ultimamente, a areia da Leroy Merlin não é areia de filtro de piscina normal. O topico que indicaste, diz exactamente isso: Ja tinha lido casos neste forum, e eu costumo receber bastantes MPs a perguntar onde arranjei a minha areia de filtro e ainda há menos de uma semana me disseram o mesmo, repara neste quote de MP: e podes ver no topico dela. E eu fiz varias experiencias para tentar baixar o pH com essa areia e nada, como te disse é um tampão de pH. Fiquei na dúvida... Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 (editado) João Pedro, consulta este link sff: http://www.veramenez...om/leitura2.htm Editado Março 8, 2012 por Jorge N. Ferreira Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
jpospr Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Jorginho...meu amor...gostei muito teu link e do teu sentido de humor deveras singular...vê lá não te cai um dentinho...LOL, estás mesmo engraçado! A questão prende-se que eu sempre defendi que areia de sílica seria inerte enquanto um membro aqui do forum já testou in loco que areia de sílica nem sempre o é e que areia de filtro de piscina é que funciona, ao contrário do que nós defendemos Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 A questão prende-se que eu sempre defendi que areia de sílica seria inerte enquanto um membro aqui do forum já testou in loco que areia de sílica nem sempre o é e que areia de filtro de piscina é que funciona, ao contrário do que nós defendemos E defendeste muito bem, mas podes treinar a leitura na mesma, simplesmente preocupei-me como teu bem estar. Eu consultei o link e só me fez bem Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
jpospr Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 E defendeste muito bem, mas podes treinar a leitura na mesma, simplesmente preocupei-me como teu bem estar. Eu consultei o link e só me fez bem Já que preocupas tanto cmg então sugiro-te a consulta deste link love you Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
João Pedro Palma Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 (editado) Boas Eu nao me queria meter, porque ja falei sobre isto noutro tópico (já indicado) com o João Pedro (jpospr), mas efectivamente, o que a experiencia que tive com este 2 tipos de substrato foi a que já disse. Neste aquário em 2008, usei areia de silica (muito branca, compacta muito, sem duvida areia de silica) e como já disse, nunca consegui baixar o o pH mais do que 7, o que nao fazia sentido porque eu tentei vários métodos para acidificar a água. A areia nao me fazia o pH subir, nem me fazia o pH descer, nao me lembro do valor mas tinha um KH elevado! Daí fazer o efeito tampão. Devido ao substracto, o objectivo desse aquário, foi fracassado. Neste outro aquário e mais recente, também já mais pensado e discutido, usei areia de filtro de piscina (mais amarela e menos fina) e embora o pH esteja também nos 7 (depois de TPA, a minha agua da torneira é ligeiramente alcalina), não é um pH inalterável ou tamponado. Este varia, consoante as minhas TPAs e matérias organica no aquário, desd´os troncos às folhas secas. "Ah mas isso não prova que a areia de filtro de piscina nao aumenta o pH! Até porque do teu aquário também esta a 7!" (Dizem voces) Mas se a areia de filtro de piscina realmente aumentasse o pH, eu teria um pH de 8s --» pH da minha torneira (7,6/7,8 )+ Aumento do pH da areia. O que nao acontece. Quando eu decidi montar o aquário biótopo encontrei algumas (poucas) hipóteses para utilizar como substrato de areia para o aquário. Havias algumas marcas mas o mais rentável e o que me era aconselhado por reprodutores de ciclideos anões (as condições destes aquários eram identicas às que eu procurava), eram exactamente a areia de filtro de piscina, por ser a areia mais próxima a do habitat natural destes peixes, por nao mexer com os parâmetros (inerte) e por ser a hipótese mais barata! O que eu acho que acontecesse é que algumas lojas que vendem areia de filtro de piscina, ou estão a vender areia de silica ou estão a vender uma areia para filtros piscina com propriedades calcárias, que é o casa da Leroy Merlin, que já 2 ou 3 pessoas me disseram que essa sobre o pH. Havendo diferentes tipos de areia de filtro de piscina no mercado. Isto é uma opinião que passa pela experiência que tive em apenas 2 aquários, experiências fui que recolhendo especialmente a membros deste fórum e algumas coisa que li na net na altura. A unica maneira de termos a certeza disto, seria arranjarmos amostras das diferentes areias, colocar em agua com parametros iguais e conhecidos, e no dia seguinte medir o pH da água. Abraço, jp Editado Março 8, 2012 por João Pedro Palma Citar 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Julius Publicado: Março 8, 2012 Autor Publicado: Março 8, 2012 Boas, estou a gostar de ler o debate. Só um pequeno aparte, dispenso totalmente certas demonstrações de carinho ou de afectividade menos másculas, no meu tópico. Cada um é livre de fazer o que quiser e de ter as suas proprias orientações sexuais por isso deixo também eu aqui um link para os dois pombinhos: http://www.ibishotel.com/pt/home/index.shtml Divirtam-se Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Divirtam-se Ciumento do caraças!!!! Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
jpospr Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Ainda há espaço para ti Julius Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
jflmartins Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Ora vamos lá ver uma coisa. Areia de silica que é o que eu tenho e que inclusive tenho fornecido a alguns membros deste fórum é uma coisa. Areia de filtro de piscina é outra coisa. A areia de filtro de piscina faz subir o pH, se não fizer é porque é silica. Se compraste numa loja de aquariofilia, provavelmente é silica:) Confirmo, estou a usar a mesma areia que o Julius usou e não tive variações nenhumas no pH! Citar <a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a> Cumprimentos, João Martins.
Julius Publicado: Março 9, 2012 Autor Publicado: Março 9, 2012 Ciumento do caraças!!!! Ainda há espaço para ti Julius No Thanks Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Julius Publicado: Março 9, 2012 Autor Publicado: Março 9, 2012 Vou postar hoje novas fotos, depois de fazer o TPA. Tenho andado sem tempo nenhum. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
alvarenga Publicado: Março 9, 2012 Publicado: Março 9, 2012 Vou postar hoje novas fotos, depois de fazer o TPA. Tenho andado sem tempo nenhum. Que maquina usas para tirar fotos? Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Julius Publicado: Março 9, 2012 Autor Publicado: Março 9, 2012 Não faço a minima ideia, é uma semi profissional que ofereci a minha mulher.Pq? Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
alvarenga Publicado: Março 9, 2012 Publicado: Março 9, 2012 porque não consigo focar nada de jeito com a minha para dentro dos vidros, desfoca tudo. Tenho de ver uma máquina. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 9, 2012 Publicado: Março 9, 2012 porque não consigo focar nada de jeito com a minha para dentro dos vidros, desfoca tudo. Tenho de ver uma máquina. Ou então tira os vidros LOLOL Não dá focagem manual? se não deer, tenta focar o vidro e depois sem "retirar o dedo" afasta-te ou aproxima-te Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Julius Publicado: Março 12, 2012 Autor Publicado: Março 12, 2012 (editado) Bom dia, após alguns dias a andar aqui só de passagem, volto em força e com novas fotos. Sete Semanas de montagem - Vão notar que as plantas ainda estão pouco desenvolvidas, mas isso deve-se a falta de NO3 nos primeiros tempos o que me fez com que o boom das mesmas fosse ficando atrasado. De momento estou a fertilizar com pós que comprei com o incognitus e que nos parece que vai dar bastante resultado:) Parâmetros da água: Amónia - 0 NO2 - 0 No3 - 10 kH - 3 pH - 6.4 Fauna: 11 Tetra neons Cardinais 30 Red cherrys (já deve haver bem mais) Bastantes Planorbis 3 Corydoras Fauna a inserir na próxima semana: 2 corydoras 6 ottos Reds no tronco Reds a limparem os musgo de java Meti as anubias no tronco, amarradas em cima, o que acham? Um perspectiva do tronco O cardume no centro A Fox Tail já começa a ser podada e a crescer melhor;) As elodeas apesar de lindas, continuam estagnadas, penso que mais uma semana e vou notar alterações positivas. Um panorama geral. Estas duas foram me oferecidas:) Obrigado Incognitus e obrigado Nuno, sei que este lado está muito vazio ainda, mas tendo em conta o tipo de flora, assim que começarem a crescer, vai ficar completamente preenchido por elas:) O que acham da ideia? As pedras apesar de estarem na mesma posição, fui partindo e tirando alguns bocaados, de forma a ficarem mais pequenas e assim consegui meter mais 8 litros de água. E então, o que acham? Editado Março 12, 2012 por Julius Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Recommended Posts