Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

À 3 dias atrás plantei 2 vasos de cuba neste aquário montado no dia 26 de janeiro.

No dia da montagem já tinha plantado um vaso mas como fui burro separei os pezinhos todos e eles nunca mais desenvolviam. Desta vez plantei-a separando a lã onde a cuba vem presa em vários pedaços e enterrando a lã no substrato. Vi este método nuns vídeos do youtube.

O problema é que a planta em vez de crescer na horizontal está a crescer para cima… e nestes dias tem tido um desenvolvimento brutal, existindo pés que quase duplicaram o tamanho. Também existem runners que mostram que ela se quer alastrar, mas nada que se compare ao desenvolvimento que ela tem tido em altura.

Este crescimento tão vertical é normal? Será falta de luz?

Testes Efectuados:

Após um fotoperíodo de 8 horas

NO3: 10ppm

PO4: 0,25ppm

Fertilização:

Seachem trace 8ml duas vezes por semana

Seachem K 5ml duas vezes por semana

Seachem excel 3ml por dia

Substrato usado:

Elos Bottom mineral + JBL Aquabasis plus + JBL Manado + Akadama Shohin

Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas:

De trás para a frente:

T5 24w 4200k

T5 24w 6500k

T5 24w 10000k (ainda é a lâmpada de origem que veio com a calha)

Capacidade total do aquário em litros:

80x45x45=162 litros brutos

Tem entre 120 a 130 litros reais.

Fotos:

cubaalta.jpg

Um abraço e obrigado ;)

Publicado:

Boas, quando li o titulo pensei que o teu problema fosse igual ao meu, só para teres uma ideia vê isto:

DSCF4103.jpg

A minha pura e simplesmente está "presa por arames", passo a vida a enterra-la e assim que viro as costas pumba, já nem sei o que faça

Publicado:

Tem um aspecto normalíssimo. Não te preocupes com isso. Mais tarde, quando for caso disso, dás-lhe uma poda.

Brancaman - enterra-a toda, mesmo toda, deixa só 2-3 folhinhas de fora.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

A minha pura e simplesmente está "presa por arames", passo a vida a enterra-la e assim que viro as costas pumba, já nem sei o que faça

bolas isso de andares a replantar cuba todos os dias não vai com nada :shock:

isso é do aquaxisto? mas nas fotos que tens no topico do aquario a cuba tem um aspecto normal...

Tem um aspecto normalíssimo. Não te preocupes com isso. Mais tarde, quando for caso disso, dás-lhe uma poda.

Obrigado GM ;)

Publicado:

Pois é, por mais que eu tente ela solta-se, a :bad-words: da cuba, já pus pedras e outros objectos em cima, eu tenho uma corrente muito forte na zona onde ela está plantada, acho que vou ter que mudar de filtro ou então retirar a flauta e ficar só com o tubo, pode ser que assim baixe a força.

O que eu sei é que dou em maluco com esta planta cabecadura

Publicado:

Pois é, por mais que eu tente ela solta-se, a :bad-words: da cuba, já pus pedras e outros objectos em cima, eu tenho uma corrente muito forte na zona onde ela está plantada, acho que vou ter que mudar de filtro ou então retirar a flauta e ficar só com o tubo, pode ser que assim baixe a força.

O que eu sei é que dou em maluco com esta planta cabecadura

... ou então mudares de planta de tapete...

Publicado:

Pois, mas e as alternativas são...a glosso dizem ser muito exigente com a luz (também diziam o mesmo da cuba), a parvula é muito alta e a marsilea cresce ao ritmo do caracol, sobra o que?

Publicado:

lol. A glosso é muito mais fácil que a cuba. é de principiantes ;) o problema é cresce muito depressa e é preciso estar sempre a dar à tesoura...

Também podes fazer um tapete de musgo?!

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

• 1 ano depois...
Publicado:

Se soubesse que a glosso era mais facil que a cuba tinha escolhido glosso. dificilmente havera tapete mais belo que um DENSO tapete de glosso.

A cuba é dificil. Confirmo. Acho que quem consegue criar um tapete de cuba, conseguiràa manter a maior parte das plantas para aquario.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Publicado:

Se soubesse que a glosso era mais facil que a cuba tinha escolhido glosso. dificilmente havera tapete mais belo que um DENSO tapete de glosso.

A cuba é dificil. Confirmo. Acho que quem consegue criar um tapete de cuba, conseguiràa manter a maior parte das plantas para aquario.

Pois depende. Eu consigo fazer um tapete de cuba mas não consegui fazer um tapete de Utricularia graminifolia. Até hoje foi a única planta que não consegui... mas ainda só fiz uma tentativa...

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Olá

...não consegui fazer um tapete de Utricularia graminifolia. Até hoje foi a única planta que não consegui... mas ainda só fiz uma tentativa...

Oh GM!! Usa o método do Fortunato... Paciência a plantar, muita paciência. Soltou-se? Volta-se a plantar... and so on.

Porque em termos de exigências a nível luminoso, CO2 ou mesmo outros nutrientes, é bem mais fácil que a HCC ou a Glossostigma elatinoides.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

Sim... normalmente é mais fácil a nível das exigências luz, CO2 nutrientes.

Eu tive uma primeira experiência com cuba e sem CO2 e aprendi que cuba sem CO2 é impossível, apesar de fertilização tropica e luz mais do que suficiente.

Como tal, fiz uma reflexão e escolhi como tapete eleocharis sp mini. Cresce bem, mas não posso dizer que seja uma planta magnífica. Está a formar tapete é verdade, mas temo que seja de longe esteticamente menos apelativa que a cuba.

Penso que com uns crystal red a passear em cima da eleocharis, possa ganhar uma outra alegria.

Plantei ainda assim num dos cantinhos do aquário (agora que tenho CO2 pressurizado) uns 6 pézinhos mini de cuba... que para já faz pearling, mas não noto crescimento voraz tantas vezes referenciado, mas tb em 6 dias n posso pedir muito.

P.S: apesar de ter 2 ancystrus, nunca tive problemas com as plantas se soltarem. ehehehe

Editado por Lucky strike

Publicado:

Boas

E um Dry-start? Costuma ser tiro e queda.

Plantas que me deixam todo maluco vêem-me à ideia algumas, mas não são apropriadas para tapete.

whiteweasel podes colocar aí a concentração de CO2 por favor, aposto 2€ que está abaixo dos 20 ppm...

Se mantens uma bolha por segundo, com essa litragem e essa agitação da superfície não deve subir muito além desses valores.

Digo eu.

Abraço

Publicado:

Eu meço com um drop checker, ele pelos vistos também.

O que eu uso é água preparada por mim com 4 dKh, ele não sei, mas os meus 2€ estão seguros pois com duas bolhas por segundo em 125 litros só no foto-período a cena dele ficava amarela...

Publicado: (editado)

En tenho um 96L brutos, com 2bps e drop checker a marcar concentraçoes ligeiramente acima de 20 ppm.

Tenho a oportunidade de frequentemente passar uma amostra da agua do aquario numa maquina de laboratorio utilizada para mediçao de gazes e... eis que o resultado esta nos 23 ppms de CO2. aumentei para 3 bps.

é sabido que concentraçoes de 30 ppm afastam as algas. O pior é chegar là. e convém que para 30 ppm se tenham algumas plantas a pearlar, para se obterem concentraçoes de O2 correctas e nao matar a fauna.

honestamente babykhan, 2 bps em 125L nao me parece muito.

Editado por Lucky strike

Publicado:

Exactamente por isso lhe perguntei Lucky strike.

O aqua dele tem 125 litros de água e uma forte agitação de superfície, com apenas 2 bps deve ter uma concentração muito baixa de CO2.

Eu aponto para um aumento da concentração de CO2 como forma de resolver o problema dele.

Publicado:

acho que ele com 125L; pode mesmo aumentar até 4bps. Mas num aquarium com mais de 100L acho que ja se justifica um reactor externo, senao é estar a desperdiçar CO2.

Publicado:

Um atomizer (da Up Aqua por ex.) funciona bem, pelo menos no meu caso.

Também tenho um Rea 50 da Elos, já velhinho mas que é um espéctaculo, esse está num aqua de 500 litros.

Um que nunca experimentei mas que parece muito bom é o da Dulpa, mas andam por aí muito bons DIY desse tipo de reactor.

Mas concordo contigo, difusores num Aqua com mais de 100 litros não são muito eficientes.

Publicado:

DIgo isso com experiencia propria. Tenho um flipper no meu 96L brutos e sinto que q pqrtir dqs 3bps, começam a subir a superficie muitos bolhoes grandes, sinal de que a coisa nao esta a funcionar como devia.

Mas enfim... vou tendo concentraçoes de CO2 entre 20-30 ppm o que se aceita.

Neste momento, quero é estabilizar o aquario e depois logo se ve as novas ambiçoes.

Publicado:

Ok usam um DC calibrado. Mas a pergunta mantém-se. Como sabem quantos ppm de CO2 têm? Vejo-vos a falar de 20 ppm, 3o ppm etc... Os DC não são rigorosos nem indicam a quantidade de CO2. Medem variações de pH.

As bps também não dizem nada. Há bolhas grandes e bolhas pequenas. E tudo depende também do método de difusão.

O que é que eu quero dizer com isto tudo? Em vez de ficarem com olhos em bico a ver quantos ppm, bps, etc. disto ou daquilo olhem para as plantas. É o melhor teste que existe. Cada aquário é um aquário. 2bps podem ser suficientes num caso e ser pouco noutro. Plantas diferentes também usam quantidades diferentes. A massa vegetal quando cresce também consome mais. Se eu tiver mais luz também consome mais. Há tanta variável... É impossível extrapolar de um aquário para outro.

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Eu no meu caso passei uma amostra de água do aquario numa maquina de laboratorio, utilizada para medir concentraçoes de O2 e CO2... e obtive 23 mmHg de CO2. Penso que sejam 23 ppm's...

Apesar de tudo, pela leitura do droop checker, diria que as concentrações estariam à volta de 30 ppm's e foi perante esta evidencia que aumentei de 2 para 3 bps o CO2.

Publicado:

Eu no meu caso passei uma amostra de água do aquario numa maquina de laboratorio, utilizada para medir concentraçoes de O2 e CO2... e obtive 23 mmHg de CO2. Penso que sejam 23 ppm's...

Apesar de tudo, pela leitura do droop checker, diria que as concentrações estariam à volta de 30 ppm's e foi perante esta evidencia que aumentei de 2 para 3 bps o CO2.

Pois mas assumes mal. mmHg é milímetros de mercúrio e é uma unidade de pressão.

ppm é parts per million e tem a ver com concentrações (por exemplo, mg/L). Não me parece que tenha correspondência.

Gustavo Martins

My nano Litopótamus