Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

No dia 26 de janeiro montei este aquário.

Tenho feito TPA’s de cerca de 30% de 2 em 2 dias e tem corrido tudo bem.

No entanto no ultimo fim de semana não estive em casa tendo a ultima TPA sido feita na quinta feira. No domingo à noite quando cheguei tinha a crescer no musgo christmas uma espécie de BBA.

Testes Efectuados:

Após um fotoperíodo de 8 horas

NO3: 10ppm

PO4: 0,25ppm

Fertilização:

Seachem trace 8ml duas vezes por semana

Seachem K 5ml duas vezes por semana

Seachem excel 3ml por dia

Substrato usado:

Elos Bottom mineral + JBL Aquabasis plus + JBL Manado + Akadama Shohin

Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas:

De trás para a frente:

T5 24w 4200k

T5 24w 6500k

T5 24w 10000k (ainda é a lâmpada de origem que veio com a calha)

Capacidade total do aquário em litros:

80x45x45=162 litros brutos

Tem entre 120 a 130 litros reais.

Fotos:

Vê-se um pouco mal porque felizmente ainda está no inicio mas se repararem existem umas manchas mais acizentadas no musgo

musgoalgas.jpg

Um abraço e obrigado ;)

Publicado:

Boas,

Essas algas costumam aparecer no início das montagens. Costumam aparecer por carência de iluminação ou CO2, circulação insuficiente... Essa lâmpada de 4200 K também não ajuda em nada. Se puderes troca por outra de 6500 K.

Costumam ser controladas com excel mesmo sobre as algas e com o aumento do fluxo do CO2. Tenta remover manualmente o máximo que conseguires também.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

A BBA é consequência de níveis baixos ou inconstantes de CO2 ou de pouca circulação (o que se traduz em pouco CO2 em áreas de pouco circulação - cantos dos aquas, zonas compactas de plantas).

Normalmente aparece em zonas onde as plantas formam uma moita muito compacta impedindo a circulação de água e consequente fornecimento de CO2 (e nutrientes). Pode ser isso que tens no musgo... não sei... não consigo ver a foto.

De qualquer maneira tens aqui um site com muito e boa informação sobre BBA e outras algas.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

não sei se te posso ajudar, mas ninguém vê imagem nenhuma para te poder ajudar

pois... andai a organizar as pastas do photobucket e devo ter feito asneira cabecadura cabecadura

obrigado pelo aviso ;)

Boas,

Essas algas costumam aparecer no início das montagens. Costumam aparecer por carência de iluminação ou CO2, circulação insuficiente... Essa lâmpada de 4200 K também não ajuda em nada. Se puderes troca por outra de 6500 K.

Costumam ser controladas com excel mesmo sobre as algas e com o aumento do fluxo do CO2. Tenta remover manualmente o máximo que conseguires também.

Bem, estou mesmo a ver que este é mais um daqueles casos em que levamos a banhada dos lojistas...

Essa lâmpada de 4200k é uma JBL solar ultra tropic... na altura queria mudar as lâmpadas de origem da calha que são de 10000k e o senhor da loja aconselhou-me essa... cabecadura cabecadura cabecadura

obrigado pelo teu comentário Vang

A BBA é consequência de níveis baixos ou inconstantes de CO2 ou de pouca circulação (o que se traduz em pouco CO2 em áreas de pouco circulação - cantos dos aquas, zonas compactas de plantas).

Normalmente aparece em zonas onde as plantas formam uma moita muito compacta impedindo a circulação de água e consequente fornecimento de CO2 (e nutrientes). Pode ser isso que tens no musgo... não sei... não consigo ver a foto.

De qualquer maneira tens aqui um site com muito e boa informação sobre BBA e outras algas.

Abraço

GM

GM,

obrigado pela tua ajuda... niveis inconstantes de CO2 duvido a não ser que tenha havido uma falha de luz durante o fim de semana, que foi quando a alga surgiu... mas também como nao estava cá para ver...

talvez pelo musgo ter tendencia a ser mais compacto...

e obrigadão pelo site... ainda ontem estive a tentar procurar esse site que costumava consultar por causa do EI, porque sabia que tinha lá qualquer coisa sobre algas e não me lembrava de qual era lol

Volto a deixar a foto...

musgoalgas.jpg

digam-me só se já a conseguem ver porque ela no meu pc aparece sempre...

um abraço e obrigado

Publicado:

Viva,

agora já vejo a foto. Consigo ver umas zonas castanho claras no musgo... É a isto que te estás a referir? Não me parecem BBAs...

Poda essas partes e vê como se desenvolve...

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Viva,

agora já vejo a foto. Consigo ver umas zonas castanho claras no musgo... É a isto que te estás a referir? Não me parecem BBAs...

Poda essas partes e vê como se desenvolve...

GM

Obrigado pela tua ajuda GM

é exactamente isso... mas formam uns tufos cinzentos... vê nestas fotos:

IMG_8918.jpg

IMG_8913.jpg

IMG_8921.jpg

têm levado doses de excel em cima mas não tem melhorado... tem de ser algum problema com os parametros da agua ou então mesmo falta de CO2...

Um abraço e obrigado ;)

• 8 meses depois...
  • 4 semanas depois...