Castilho Publicado Fevereiro 5, 2012 Publicado Fevereiro 5, 2012 Boas, Gostaria de contar com a vossa ajuda para a seguinte questão? Montei o meu aquário de 270 litros na quinta-feira á noite. O meu substrato é areia de sílica e tenho plantadas 3 anúbias(agarradas a troncos e rochas), 2 valisnérias nana e 2 cryptos. Não tenho substrato fértil. Tenho o aquário a ciclar, sem peixes Questão: Posso utilizar ou devo utilizar algum fertilizante liquido nestes primeiros tempos para as plantas se enraizarem e se adaptarem melhor ou pelo contrário, não devo utilizar fertilizante durante o ciclo uma vez que as plantas estão em fase de adaptação e por sua vez mais frágeis não absorvendo praticamente nutrientes durante esta fase? Tenho medo de estar a adicionar nutrientes e ter um boom de algas, mas também tenho receio que as plantas morram... Fico a contar com a vossa ajuda. Cumprimentos, Ricardo
gmmartins Publicado: Fevereiro 6, 2012 Publicado: Fevereiro 6, 2012 ...uma vez que as plantas estão em fase de adaptação e por sua vez mais frágeis não absorvendo praticamente nutrientes durante esta fase? É exactamente ao contrário. Se estão mais frágeis tens que lhes dar "papinha" para crescerem. Tenho medo de estar a adicionar nutrientes e ter um boom de algas, mas também tenho receio que as plantas morram... Os nutrientes, à excepção da amónia, não resultam em algas. Pelo contrário, a falta de alguns deles é que origina algas... Tens um aquário low-tech certo? Uma vez que tens plantas de crescimento relativamente lento e sem grandes necessidades, aconselho-te a fazer uma pequena fertilização (macro e micro) semanal. Deverá ser o suficiente para manter as plantas a crescer e saudáveis. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts