pumba Publicado Fevereiro 4, 2012 Publicado Fevereiro 4, 2012 Óla a todos, Venho por este tópico pedir ajuda para me iniciar na área dos camarões. Tenho um nano aquário de 15l plantado, e gostaria de introduzir camarões, a princípio pretendo pôr Crystal Red. Setup: Termoestrato 50W Filtro "Eheim Liberty 2040", 380l/h, 2W Aquário "Aquapor" 40x20x20, 16 litros brutos, 12/13 litros reais Areão- Inerte=areão de rio Co2 Caseiro(ainda em teste) Lampada de 18W 6500k Manutenção: Fertelizações: Fertelização semanal de 3ml na água da TPA(solução: 1000ml de água destilada com 100g KCl) e "Sera Florena" na dose recomendada. Fertelização mensal com "Sera Florenette A" na dose recomendada. TPA's: Semanal 50%. Poda: Quando necessário. Parâmetros: Nitrato(NO3)-15 ppm Nitrito(NO2) - 0.1 Amonia(NH3)- não tenho teste Fosfato(PO4)- ainda não tenho teste PH- 6,6/6,8 Flora:Alternanthera, Limnophila aquatica, Higrophila polysperma, Rotala rotundifolia, Vallisneria americana, Feto de java, Feto de java windelov. Fauna:5 alevinos de guppy, 2 limpa vidros, caracois Limnophila(desculpem estar "tombada" para o lado) Pormenor do Feto de Java Windelov Pormenor do Feto de Java Vista Geral Pormenor da Rotala Rotundifolia Perguntas: O que acham que devo melhorar? Que camarões devo introduzir?
XtaticO Publicado: Fevereiro 5, 2012 Publicado: Fevereiro 5, 2012 Vais ter um grave problema com o CO2 caseiro porque não consegues controlar bem a quantidade que é doseada para a água, logo pode aumentar o PH, coisa que para os camarões, especialmente os Crystal Red é mortífera. Eu olhado para as plantas que tens, ate diria que não precisas de fertilizações e CO2 nenhum, basta a iluminação. Para inicio nos camarões normalmente é recomendado iniciar com Red Cherry, porque são mais resistentes e existe uma alta taxa de nascimentos.
pumba Publicado: Fevereiro 5, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2012 Tens ai um pequeno erro, o CO2 baixa o PH. E quanto ao CO2 eu utilizo apenas 1/4 da saqueta de fermento, o que dá 5-10bolhas/minuto. Quanto ao que dizes que as minhas plantas não precisam de Co2, também acho que estás enganado pois tenho plantas de crecimento rápido, por isso o CO2 vai aumentar o seu metabolismo. Mas como penso que já deves teres camarões e prefiro prevenir a remediar, vou seguir a tua sugestão e vou aumentando a dose de fermento aos poucos. Obrigado pela tua resposta.
Jorge N. Ferreira Publicado: Fevereiro 5, 2012 Publicado: Fevereiro 5, 2012 TPA's: Semanal 50%. 50% ?????? The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
pumba Publicado: Fevereiro 5, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2012 Sim. Mas realmente, pensando bem era melhor 2x30% assim destruia menos bactérias
pumba Publicado: Fevereiro 5, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2012 Hoje fui ás compras e comprei Monosolenium tenerum(musgo pellia), e Hemianthus callitrichoides Cuba, na matéria nutritiva da Cuba tambem veio um bocadinho de musgo de java, vou ver se o vingo.
pp44 Publicado: Fevereiro 6, 2012 Publicado: Fevereiro 6, 2012 Não sou das pessoas mais experientes para esclarecer mas penso que sendo a litragem do aquário tão pequena a utilização de CO2 pode vir a ser prejudicial para os camarões em especial se pretenderes colocar Crystal Red que já em termos de qualidade de água são relativamente exigentes, mais o serão se esta ainda estiver sob o efeito do CO2 que pode provocar variações demasiado brutas para eles. De resto parece-me bem se optares pelas TPA's de menor volume Cumps Aquário 18 Lts CamarõesDIY - Aquário 35 Lts com Cubos da VodafoneAquário com 6 Cubos da Vodafone temporário para cometas.Aquário 6 Lts Red Cherries
pumba Publicado: Fevereiro 6, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2012 Obrigada, mas como ja disse em cima o co2 está em fase de teste. Eu em vez de pôr a saqueta toda de fermento, ponho metade ou até 1/4. Portanto são poucas bolhas por minuto e como são poucas vai-se aproximando aos poucos do ideal. No entanto como disse ainda está em fase de testes.
pumba Publicado: Fevereiro 7, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2012 (editado) Olá a todos, Depois de ver alguns aquarios aqui no site, decidi fazer um tapete com o musgo Pellia, e com rede. Rede. Agarrar o musgo com linha de algodão. Musgo ja colocado no aqua. Outro angulo. Co2 com difusor diy de esponja(saiem muito pequenas).O tronco era só para se poder ver bem. Edit:o CO2 está a 1bol/5segundos Em principio 6º feira vou comprar os Crystal Reds, e tambem um medidor de co2 para poder ver quantos ppm está, vou por a 25 ppm ajustando a profundidade da mangeira. Editado Fevereiro 7, 2012 por pumba
faria37 Publicado: Fevereiro 9, 2012 Publicado: Fevereiro 9, 2012 ola sou o faria como e ke se ponhe imagens
anapinheiro Publicado: Fevereiro 10, 2012 Publicado: Fevereiro 10, 2012 Num aquário desse tamanho, o CO2 pode e será certamente muito perigoso para os camarões. Os crystal red são muito sensíveis a essas situações e, num volume de água tão pequeno, qualquer variação mínima no CO2 vai causar uma desgraça. Esse volume de TPA´s é exagerado, e as fertilizações devem ser muito moderadas por causa dos camarões. E um conselho: começar com crystal reds não é boa ideia. Começa com red cherys, precisas de ter alguma experiência antes de avançares para espécies mais exigentes.
pumba Publicado: Fevereiro 10, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2012 Obrigado pelo comentário. Então vou tirar o CO2. Quantos ás TPA's não acho exagerado pois é um aquário pequeno e assim renovo a água com micro-nutrientes e potássio. As fertelizações tambem vão ser muito cuidadosas, 1,25 ml de "Sera florena" semanalmente. Já o potassio vai ser 1,5 ml na água da TPA(4litros), fazendo assim á agua da TPA ter 19,7 ppm de potassio, o ideal. Também gostaria de arranjar red cherrys mas a loja onde eu compro só tem crystal reds .
anapinheiro Publicado: Fevereiro 10, 2012 Publicado: Fevereiro 10, 2012 procura no forum, vais ver que encontras vários tópicos com venda de red cherrys.
Julius Publicado: Fevereiro 10, 2012 Publicado: Fevereiro 10, 2012 Boas, tens um aquário engraçado, parabéns. De facto devias retirar o CO2 conforme te disseram e diminuir a percentagem de TPAs. Sim. Mas realmente, pensando bem era melhor 2x30% assim destruia menos bactérias Na realidade por ser um aquário pequeno devias fazer 20% semanal, muito mais tendo em contas que tens invertebrados. Agora só um aparte que me confunde. Perguntas: O que acham que devo melhorar? Quantos ás TPA's não acho exagerado pois é um aquário pequeno e assim renovo a água com micro-nutrientes e potássio. Se perguntas o que deves melhorar, se toda a gente te disse que os TPAs não estavam a ser feitos correctamente, e tu dizes que não concordas, não entendo porque fizeste a pergunta. Tipo, não leves a mal, mas se achas que sabes então não perguntavas Rde cherrys encontras no forum a venda até não quereres mais, rondam os 7 euros creio eu um pack de 10. Pelo menos a uns tempos acho que era esse o valor. São bastante engraçados e reproduzem muito bem, vais gostar de certeza absoluta. Grande abraço Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
pumba Publicado: Fevereiro 10, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2012 Obrigado pelo comentário, Deves ter razão e como ainda sou iniciante nos camarões vou fazer isso mesmo, 30% semanalmente. Tenho 13 anos o que dificulta, a minha mãe não compra na internet, ou seja, só mesmo nas lojas, mas caso encontrasse compraria.
Recommended Posts