Recommended Posts

Publicado:

mika, entre o 901 e o 900, penso que a unica diferença é o consumo.

O 901 é da chamada greenline, consumindo menos 4W que o 900.

Contas por alto, 4W de diferença, representam 4€ ao fim de um ano.

Publicado:

Julius.

Na verdade, acabas por não ser coerente na tua analise.

Pelas contas que fazes, um filtro pode perder a capacidade, em 40%.

Desta forma, o JBL e901, que aconselhas, poderá ficar com uma capacidade de apenas, 540 L p/hora. Muito longe dos 750L/hora, que consideraste como mínimo.

:smile2:

Exactamente, pode perder até 40%, (dependendo de vários factores, entre eles o tipo de fauna por exemplo), logo convém sempre comprar um filtro com uma capacidade superior que tenha uma boa margem de forma a te poder dar uma segurança mínima.

Ao comprar um filtro com capacidade acima da margem minima ou seja:

Aquário de 150 litros brutos

Margem minima = 750

Margem superior = 900 (mais 150 litros, que acabam por ser mais, porque a quantidade de litros é menor devido ao layout)

Isto permite te que mesmo com a diminuição de caudal que se vai dando ao longo do seu funcionamento, poderás ter intervalos maiores entre a necessidade de efectuares manutenções no filtro.

Quando ele atingir uma diminuição que consideramos excessiva (os tais 40%), está diminuição será bem mais demorada em questões de tempo, face a filtros com menos potencia.

Quanto menos manutenções tivermos que fazer nos nosso filtros, melhor para a estabilidade das colonias de bacterias que se encontram lá alojadas.

Agora pensa ao contrário, se em vez de um filtro de 900 L/H colocar mos uma filtro de 700 litros por hora ou filtros de 500 L/H conforme alguns membros aqui aconselharam, o rapaz vai andar a limpar o filtro todas as semanas ou todos os meses???????????

Qualquer filtro, seja ele qual for, diminui a sua capacidade de filtração tendo em conta as sujidades que vai acumulando, a regra é clara, deve se colocar um filtro que consiga fazer 5 vezes mais o total de água, conforme eu expliquei aconselho sempre um pouco mais de forma a existir uma margem confortável de segurança que te permita ter uma maior margem de tempo entre as manutenções necessárias.

Parece me que estou a ser bastante coerente no que estou a dizer, é uma questão de contas e de ler os manuais dos filtros.

Nota a diferença neste exemplo do que eu aconselhei e do que foi aconselhado por outro membro:

JBL 901

Consumo - 11 W

Caudal 900 L/H

Preço - 85 euros

sera fil bioactive 130 (aconselharam meter dois)

Consumo - 11 W cada um (total 22 W)

Caudal - 300 L/H (total 600 L/H)

Preço dos dois - Com 150 euros compras dois

Agora pensemos na diminuição do caudal em ambos os casos e na necessidade de existirem manutenções.

Entendes o que te estou a tentar dizer?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Sendo assim não se justifica adquirir o JBL 1501 que garante os 1400 l/h ?

Publicado: (editado)

Sim a meu ver apostava nesse, mas tudo depende de quanto queres gastar. Dei te o meu parecer sobre um filtro que considero que te vai trabalhar bem sem te dar problemas.

Agora se queres apostar num filtro melhor sem duvida alguma que o 1501 seria melhor aposta.

Pah, tens que ver uma coisa, se fores meter imagina neons ou viviparos no aquario (é um exemplo) a carga organica não vai ser tão elevada como seria se fosses meter discus, escalares ou ciclideos africanos entendes?O JBL 901 ronda te os 900 litros em condições normais, se o puseres a funcionar com as mangueiras cortadas ao máximo e com as massas filtrantes limpas, ele vai te diminuir um bocado só por ter as massas, com a sujidade a acumular vai diminuindo ao longo das semanas e meses.

Só para teres uma ideia, se meteres as magueiras com o tamanho com que elas incorporam, a litragem é bem diferente do que se estiverem cortadas, por isso digo, se precisares apenas imagina de 60 cm de mangueira, corta-as não as deixes muito compridas;)

Se meteres um 1501, é lógico que praticamente não te vais preocupar tanto.

No minimo eu apostaria num filtro fizesse os 900 litros ou seja acima das 5 vezes o total da litragem bruta, mas se puderes e quiseres então força nesse 1501;)

Editado por Julius

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Eu tenho um 2215 em 200 litros com ciclideos africanos e chega bem.

Depende das mudas de água.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Eu tenho um 2215 em 200 litros com ciclideos africanos e chega bem.

Depende das mudas de água.

Boas,

Vais me desculpar mas o teu post é totalmente incorrecto e ausente de bom senso.

Um filtro que faz 620 L/H é suficiente para um aquário de 200 litros?

AInda por cima com ciclideos africanos??????????

Esse filtro com redução de caudal desde para 400 l/h no minimo (deve descer mais) como tal uma filtragem de apenas 2 X será suficiente?

Não sei onde foste buscar isso, não sei mesmo.

Cumprimentos

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

mika, entre o 901 e o 900, penso que a unica diferença é o consumo.

O 901 é da chamada greenline, consumindo menos 4W que o 900.

Contas por alto, 4W de diferença, representam 4€ ao fim de um ano.

Bem por estas contas podia se calcular que cada termostato de 300w me custaria 300€ ao fim do ano em eletricidade. Mais ou menos 4w não se nota, talvez ao fim de uns 10 anos.

Editado por hfrjunior
Publicado:

Sun Sun 2000l/h, já fica para quando comprares o aquario maior ;)... sim porque isto é sempre a crescer... o meu primeiro tinha 20L, e agora ja vou em 350L :)

para os peixes n andarem ai tipo queda de agua, metes dentro da flauta lã branca... na pet4you n chega a 120€

rhdiscusbanner.jpg

e-mail RHDiscus@gmail.com

http://www.youtube.com/rhdiscus

Eu lembro-me que quando comecei, há anos atrás, havia a relação idiota do watt/litro. Havia a ideia parva de tirar o cloro. Havia a noção enraizada que não se conseguia ter aquários por preços baixos.

Ainda há algumas ideias enraizadas. Elas vão saindo.

Os meus peixes estão bem, tenho tudo em ordem, e até tenho um cubo de 45 plantado com 24 watts de luz. Não é fenomenal?

Para a malta que aqui vai chegando, evitem ideias feitas. Se houver dinheiro, experimentem, excepto nas coisas que toda a gente já tentou e não funcionam, como luz incandescente a iluminar aquários plantados.

De resto, é serem felizes.

Adoro a parte do "bom senso" em cima. Adoro. É de um apego a ideia pré feitas que só lido.

Editado por Ricardo Diogo

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

• 3 anos depois...
  • 3 anos depois...
Publicado:

Peço desculpa a intromissão e para um 80*40*40 um fluval 207 ?omeu muito  obrigado

Publicado:

Boas gazolina

Eu acho que esse filtro para o teu aquário dá perfeitamente ,mas espera por outras opiniões.

Cumprimentos  

• 1 mês depois...
Publicado:

Da perfeitamente esse filtro mas para 150 euros  por mais 9 euros compras um Eheim Professionel 4+ 350 ficas mais bem servido ☺️

• 2 meses depois...