Recommended Posts

Publicado:

Tiago como tu sabes tenho um Nano com Red´s tambem e o que te posso dizer e que a circulacao de agua nao influencia muito a sua reproduçao.

Eu tenho no meu aqua um filtro de cascata com bastante fluxo e tenho um filtro interno ao mesmo tempo no mesmo aqua,ou seja agitaçao ou circulaçao de agua nao falta...no entanto o que te posso aconselhar e independentemente do fluxo nao podes e ter a entrada de agua para o filtro com muita sucçao senao la vao os pequenotes...quanto ao facto de ainda nao os veres a passear pelo aqua se alguma das femeas ja pos os ovos...tao bem desmarcados e so quando os pequenostes tiverem forças para andar pelo aqua e que saiem dos seus esconderijos.

Cump's

Ricardo

Então não deve ser agitação a mais. Tentei diminuir o caudal de saída com algodão, mas se continuo a querer diminuir daqui a bocado aquilo já nem me filtra os 20 L/h quanto mais os tais 5x a litragem... Pelo visto não é da agitação, então penso que deve ser pelos parâmetros, e quanto a isso agora não posso fazer nada porque ainda não tenho testes :?

Ricardo uma já esteve ovada mas os ovos foram caindo. Foi do tipo, no início da semana tinha uns 20, a meio da semana uns 10, até que só ficaram 2 ou 3 e no dia a seguir nenhum... Acho que não deve ter sobrevivido nenhum.

A temperatura está a 21/22 ºC, 7 horas de iluminação por dia (acho que isto não tem influência nos bichos), já pus 2 folhas de carvalho porque li que eles gostam, já pus uma pinha de ameeiro (dum saquinho com 28 cedido pelo RACCAR ;) ), queria mais sugestões. Que é que me está a escapar?

Cumps

Publicado:

Isso não é pouco? Pelo que andei a ler devia andar nos 25 graus.... :(

Quem me vendeu os reds tinha 2 aquários: um maior, com kinguios a 21 ºC e outro só para reds a 24 ºC. Os que estavam a 21 ºC eram os que estavam mais vermelhos. Pelo que essa pessoa me disse a cor não depende tanto do animal mas sim dos parâmetros. Mas eu não percebo nada disto, só sei aquilo que me dizem.
Publicado:

LOL ok fico descansado assim. Eu já me estou a informar com os mestre e depois também te digo tudo. O musgo e as valls estão em crescimento. Quanto tiver criação de reds já devo dar musgo e valls. Já vão no 4 runner ahah :naughty:

Publicado: (editado)

1º Então não deve ser agitação a mais. Tentei diminuir o caudal de saída com algodão, mas se continuo a querer diminuir daqui a bocado aquilo já nem me filtra os 20 L/h quanto mais os tais 5x a litragem... Pelo visto não é da agitação, então penso que deve ser pelos parâmetros, e quanto a isso agora não posso fazer nada porque ainda não tenho testes :?

2º Ricardo uma já esteve ovada mas os ovos foram caindo. Foi do tipo, no início da semana tinha uns 20, a meio da semana uns 10, até que só ficaram 2 ou 3 e no dia a seguir nenhum... Acho que não deve ter sobrevivido nenhum.

3º A temperatura está a 21/22 ºC, 7 horas de iluminação por dia (acho que isto não tem influência nos bichos), já pus 2 folhas de carvalho porque li que eles gostam, já pus uma pinha de ameeiro (dum saquinho com 28 cedido pelo RACCAR ;) ), queria mais sugestões. Que é que me está a escapar?

Cumps

Ora cá estou eu...depois de um fim de semana de caca sem net e sem os meus aquários. :)

1º Da agitação da agua e pouco provável Tiago como te disse eu tenho bastante agitação.

2º Uma das causas dos ovos não terem eclodido pode ser a temperatura Tiago,como também já te tinha dito anteriormente e normal as fêmeas deixarem os ovos em "esconderijos" entre as pedras,em tocas criadas por eles,por baixo de troncos etc.

3º Quanto a temperatura eu posso dizer-te que camarões são resistentes a agua fria até(coisa que eu próprio já o fiz, não digas nada a ninguém lol) mas a reprodução não acontece.

Se tens a agua a "25º" para os peixes porque não a ter a mesma temperatura para os camarões?Quanto as folhas de carvalho nem tinha conhecimento que se podia usar em aquariofilia.(trouxe este fim de semana umas para "experimentar") nem tinha conhecimento das pinhas.

:)

Ora,o que está a faltar?

Para começar,subir a temperatura.

Editado por acuR
Publicado:

Mas atenção que as folhas têm que estar secas.

Quanto à temperatura já estou a tratar disso, mas não vou subir já muito porque ainda estou à espera da opinião do Fábio Silva, Moderador dos Invertebrados. Depois ponho aqui o que me disseram. Obrigado acuR ;) .

Cumps

Boas ppl. Brevemente devo pôr uma ampulária. Ainda não tenho testes para o pH mas sei que deve a água estar ácida de certeza, a menos que a minha água da rede seja básica, porque tenho duas folhas de carvalho e uma pinha de ameeiro no aqua, só cenas que baixam o pH.

Já li também que a casca das ampulárias degrada-se em pH's ácidos. Alguém já teve estes caracóis em pH's ácidos. Que conselhos têm pa dar?

Cumps

Editado por Tiago Sabino
Publicado:

Boas Tiago e entao conseguiste falar com o moderador dos invert´s?

Tava correcto o que disse? :)

As folhas de carvalho baixam o PH? As folhas de carvalho passaste-as por agua antes de meteres no aqua?

Cump´s

Ricardo

Publicado:

É facil, carapaças em ambientes ácidos fazem buracos, para prevenir isso vai à farmácia e compra DECALCIT, diluis com água do aquário, para a tua litragem uma colher de café raasa deve chegar 1 ou 2x por semana

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Estamos sempre aprender lol

Por isso e que as minhas Helenas comecaram a ficar com buracos nas carapacas.

Publicado:

eu deixei de ver as minhas xD devem lá andar no meio do mato... ::D: lol

Eu tenho o aqua dos reds entre 25 e 26º (com os alevins lá dentro) :P

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Publicado:

Boas Tiago e entao conseguiste falar com o moderador dos invert´s?

Tava correcto o que disse? :)

As folhas de carvalho baixam o PH? As folhas de carvalho passaste-as por agua antes de meteres no aqua?

Cump´s

Ricardo

Sim ele respondeu-me. Disse que tinha os dele a 22 ºC e que chegava bem. Os meus agora estão a 23/24 ºC e não vou mexer mais. Subi mais um pouco porque também quero pôr a ampulária e uns peixitos pequenos.

Passei-as só por água. Têm é que ser folhas secas. Já li em muitos posts que eles gostam. E os caracóis também devem gostar, digo eu lol.

É facil, carapaças em ambientes ácidos fazem buracos, para prevenir isso vai à farmácia e compra DECALCIT, diluis com água do aquário, para a tua litragem uma colher de café raasa deve chegar 1 ou 2x por semana

Eu li na net que não é pelo pH mas sim pela dureza ser baixa, sendo que durezas baixas ocorrem mais frequentemente em pH ácidos, por isso é que se associa. Quais são as formas de subir a dureza além de diluir o tal DECALCIT?

Cumps

Publicado:

"DECALCIT é uma associação de vitaminas (Vitamina D3) e sais minerais (cálcio sob a forma de fosfato) que está indicado para a prevenção e tratamento das carências de Cálcio e Vitamina D"

O bom do Decalcite é que tem apenas influencia do KH, mantendo o GH estável e por conseguinte tb mantendo o pH estável. Se a utilização de Decalcit fizesse subir o GH não seria aconselhado pelas variações de pH que provocaria.

"Nota importante: KH é carbonato de dureza. Isto é diferente de alcalinidade GH.

E a traves do KH e do PH que eu determino a quantidade de CO2 na agua que para o caso nao interessa muito.

Uma colher de chá (cerca de 6 gramas) de bicarbonato de sódio (NaHCO3) por 50 litros de água aumentará até 4 graus KH e não irá aumentar a dureza geral. Dois teaspoons (cerca de 4 gramas) de carbonato de cálcio (CaCO3) por 50 litros de água irá aumento tanto KH e GH por 4 graus.Diferentes proporções de cada uma pode ser usada para obter o correto KH / GH equilíbrio ditado pela peixes e plantas no tanque. Uma vez que é difícil medir com precisão pequenas quantidades de produtos químicos secos, em casa, um teste kit deve ser usado para verificar a real KH e GH que é atingido"

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Sinceramente já estou confuso.

"Nota importante: KH é carbonato de dureza. Isto é diferente de alcalinidade GH.

A verde concordo. A vermelho já vi em muitos sites que é ao contrário. GH- dureza geral, kH - dureza dos carbonatos ou alcalinidade.

Da ficha das ampulárias aqui do fórum: "Devem ser mantidos em águas de pH 6,5 a 7,5 e dureza média, ou seja, com compostos de cálcio dissolvidos.". Químicos aqui do fórum, ou quem perceba do assunto, esclareçam-me isto: se a dureza tem haver com compostos de cálcio, como é que o decalcit não aumenta o GH, que supostamente é a dureza geral (cálcio e magnésio)?

Editado por Tiago Sabino
Publicado:

O decalcit é cálcio na sua forma orgânica e as quantidades adicionadas são mesmo poucas e as suficientes para serem rapidamente absorvidas pelos invertebrados

• 2 semanas depois...
Publicado:

Cá esperamos :)

Não penses que me esqueci da encomenda das valls, do musgo e dos reds. As valls e o musgo estão a crescer, e quanto aos reds...não sei se já disse qual o motivo para não ter fêmeas ovadas, com 99,9% de certeza lol...
Publicado:

Qual é o motivo? ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Publicado:

Boas ppl.

Adições ao aqua e agora a flora está na fase definitiva, não meto mais nada se não daqui a bocado é uma salada lá dentro.

Flora adicionada:

Hydrocotyle leucocephala

Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

Tudo generosamente cedido pelo membro Darker_JR ;)

Finalmente já tenho machos, são da grandiosa colónia do membro Ricardo Nunes.

Agora a fauna é a seguinte:

11 Reds (6 machos e 5 fêmeas)

muitos caracóis planorbis

outros bichos

Um mini eco-sistema lol só faltam os predadores.

dsc09321u.jpg

dsc09322l.jpg

dsc09324ei.jpg

dsc09309fs.jpg

dsc09328q.jpg

dsc09327h.jpg

Opiniões e críticas precisam-se.

Cumps