snake-bite Publicado Fevereiro 2, 2012 Publicado Fevereiro 2, 2012 Boas... Existe alguma maneira de verificar com o multimetro se um balastro está queimado ou não??? Tenho alguma urgência em saber... Cmpts Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
AirbornG Publicado: Fevereiro 2, 2012 Publicado: Fevereiro 2, 2012 Uma pergunta interessante. Eu testei uns que comprei numa calha usada fazendo ligações temporárias 'em bancada' e usando um lâmpada que sabia estar boa. Teria sido mais simples com um multímetro mas não sei qual o 'sinal' que a lâmpada recebe. Acho até que varia com o tempo pelo que não seria simples. Isto para verificar se funcionam bem. Agora se estiverem estragados provavelmente não funcionam por completo (em oposição a passarem tensão às lâmpadas mas no formato ou amplitude errados). E para isso basta ver se tem algum sinal da saída. E se tiveres um funcionar é só comparar
snake-bite Publicado: Fevereiro 4, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2012 Uma pergunta interessante. Eu testei uns que comprei numa calha usada fazendo ligações temporárias 'em bancada' e usando um lâmpada que sabia estar boa. Teria sido mais simples com um multímetro mas não sei qual o 'sinal' que a lâmpada recebe. Acho até que varia com o tempo pelo que não seria simples. Isto para verificar se funcionam bem. Agora se estiverem estragados provavelmente não funcionam por completo (em oposição a passarem tensão às lâmpadas mas no formato ou amplitude errados). E para isso basta ver se tem algum sinal da saída. E se tiveres um funcionar é só comparar Boas AirbornG, pelo que me estiveram a explicar não é assim tão facil ver com o multimetro e medir só a tensão... Além do mais a tensão de saida varia... Não tinha mais nenhum para comparar, mas ontem descobri o problema. Segue abaixo a resposta!!! Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
snake-bite Publicado: Fevereiro 4, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2012 Ontem já descobri o problema... Testei as minhas lâmpadas e ligações com 1 balastro de 1 amigo meu e estava tudo OK, logo o problema seria do balastro... Antes de encomendar 1 novo, resolvi abri-lo e ver se haveria algum componente que pudesse ser substituido para não ter que gastar 17€ novamente num. Não estava nada queimado á primeira vista. Então não é que o conector de alimentação (1 deles, fase ou neutro) não estava em contacto com a pista da placa!!! 1 pouco de solda e ficou logo bom!!! Problema resolvido e poupei uns aereos... Cmpts Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
helio.salgueiro Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 Para se medir um balastro é simples! Basta ligarem a fase a entrada do balastro, e testarem com um multimetro, busca polos, se à saida do mesmo se encontra lá corrente
Recommended Posts