wally Publicado Janeiro 31, 2012 Publicado Janeiro 31, 2012 boas tenho um aqua de 100*40*50 com luz 2t5 36w o substrato e o jbl manado, a cerca de 15 dias comecei a injectar co2 cerca de 1 bolha por segundo durante o periodo de fotosintese que é de 8 horas. a uns dias que me apareceram algas tipo petecas filamentosas e petecas normais escuras, a uns dias no rizoma de feto e nas echinodorus bleheri as folhas começaram a ficar com buracos. ph:6.8 amonia:0 nitritos:0 KH:3 Alguem me pode ajudar para saber como tratar e prevenir k isto aconteça
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 1, 2012 Publicado: Fevereiro 1, 2012 Olá. Deves ter os Fosfatos a zero, e os Nitratos acima de 5 ppm. Mede-os... Uma medida profilática, ou mesmo para as erradicares, é usares Flourish Excel da Seachem. Tens vários tópicos aqui no Fórum a explicar como utilizar. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wally Publicado: Fevereiro 1, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2012 Obrigado pela ajuda, Nao tenho esses testes para poder comprovar no entanto vou comecar por uns tpas mais regulares
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 2, 2012 Publicado: Fevereiro 2, 2012 Olá. Não é por fazeres TPA's que vais resolver o problema. Este é um dos casos flagrantes, em que o problema é a carência de um nutriente, não o excesso de outra coisa qualquer. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wally Publicado: Fevereiro 2, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2012 mas os tpa ajudam a baixar os nitratos ou estou enganado, n vai resolver e o problema do fosfato. ajuda me a perceber então se através de tpa conseguir meter os nitratos a 0 alguma alteração vai acontecer ou visto k os fosfatos estão a 0 pouco importa o nível do nitrato
gmmartins Publicado: Fevereiro 2, 2012 Publicado: Fevereiro 2, 2012 Quando os nitratos estiverem a zero vais começar a ter outros problemas. Tens que pensar nos nitratos, fosfatos, potássio, ferro etc, como comida para plantas. Elas precisam de todos - uns mais que outros. Se algum estiver a faltar resulta em carências e, em alguns casos, algas. As TPA's ajudam a descer tudo porque basicamente estás a diluir tudo (isto partindo do principio que a água usada tem poucos nutrientes o que nem sempre é o caso). Abraço Gustavo Martins My nano Litopótamus
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 2, 2012 Publicado: Fevereiro 2, 2012 Olá. O gmmartins já respondeu, mas eu volto a dizer: Uma carência é pior do que um excesso. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wally Publicado: Fevereiro 2, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2012 boas, obrigado então o melhor mesmo é colocar fertelizante de fosfato caso se comprove k o fosfato tá a 0. uma outra coisa já agora eu trabalho numa farmacêutica mas n tenho conhecimentos de química, lá tenho hidrogênio fosfato de calcio, cloreto de potássio e estearato de magnesio vegetal. será k algum destes químico servem como fertelizantes.
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 2, 2012 Publicado: Fevereiro 2, 2012 Olá. O cloreto de potássio sim. O fosfato de Cálcio podes utilizar para fertilizar Fosfato, mas tenho que ir pesquisar qual é a solubilidade do mesmo, para saber se é minimamente fácil usá-lo. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wally Publicado: Fevereiro 3, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2012 eu tenhoi hidrogeno fosfato de calcio e fosfato de calcio anidro qual o mais indicado sabes me dizer?
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 3, 2012 Publicado: Fevereiro 3, 2012 Olá. eu tenhoi hidrogeno fosfato de calcio e fosfato de calcio anidro qual o mais indicado sabes me dizer? São exactamente a mesma coisa... As contas para dissolver em água é que são ligeiramente diferentes. Em princípio, o anidro é mais fácil de dissolver que o hidratado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wally Publicado: Fevereiro 3, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2012 eu tenho comigo umas gramas de anidro só n sei como usar, amanhã vou ver se faço os testes para ter a certeza
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 4, 2012 Publicado: Fevereiro 4, 2012 Olá. Que testes? Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wally Publicado: Fevereiro 4, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2012 os testes de nitrato o fosfato.
tat Publicado: Fevereiro 4, 2012 Publicado: Fevereiro 4, 2012 Buracos nas folhas, nao costuma ser carencia de potassio? As filamentosas, talvez sejam justificadas pelos fosfatos zerados, mas os buracos nas folhas não acredito muito Aquario Tematico Amazonas
wally Publicado: Fevereiro 4, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2012 eu vou agora a uma loja para fazer os testes, daqui a bocado já meto aqui os resultados
wally Publicado: Fevereiro 4, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2012 fui a agua viva e fiz os testes. Fosfatos a 0.25/0.5 nitratos a 5ppm Em conversa com ele tambem chegamos a conclusão que os buracos sao provavelmento falta de potassio. Alguem me sabe dizer como diluir cloreto de potassio de maneira a que possa utilizar no aquario
tat Publicado: Fevereiro 4, 2012 Publicado: Fevereiro 4, 2012 Nunca utilizei cloreto e potasssio de farmacia, continuo a dar dinheiro á Seachem, mas se fizeres uma busca, encontras muita informação de como dissolver. Por exemplo: Cloreto de Potássio de pureza farmaceutica.Como fazer o seu fertilizante de Potássio: Dissolva 50gr. de Cloreto de Potassio em 250ml de água. Ao adicionar 1ml desta solução aumenta em 1ppm o nível Potassio por cada 100L de água no aquário. Relativamente ás carencias, na altura que andei apostado em manter um plantado, achei este diagrama das deficiências de plantas, útil: Aquario Tematico Amazonas
Recommended Posts