New Year's Resolution


Joaoavo

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de uma longa pausa da aquariofilia, decidi voltar como uma "New Year's Resolution" e durante este mês fiz 2 montagens.

 

 

Aquário comunitário Low-Tech de 130L:

 

29-01.png

 

SETUP

 

Dimensões: 80x40x50 cm (160L brutos)

Iluminação: 3 x 20W T5 6400K

Substrato: Tropica Plant Substrate + Areão Preto inerte

Hardscape: Red Moor wood + Troncos Mopani

Flora: Anubias barteri (coffefolia, nana e nana petite)

Sagittaria subulata

Staurogyne sp.

Echinodorus tenellus

Cryptocoryne crispatula var balansae

Cryptocoryne wendtii "green"

Limnobium laevigatum

 

Fauna: Trio de Nannacara anomala (1M, 2F)

8-10 Nematobrycon palmeri - Tetra imperador (a introduzir)

4-6 Corydoras sp. (a introduzir)

2-3 Pomacea bridgesii (a introduzir)

4-5 Otocinclus affinis (a introduzir)

2 Caridina japonica

Ainda está lá uma Neritina natalensis que deverá sair em breve.

 

Parâmetros: pH: 6,5-7

KH: 4º

GH: 6º

 

Fertilização: N-P-K-Mg DIY + Tetra PlantaMin

 

CO2: Aerosol com difusor de campânula

 

 

Este aquário está montado há cerca de 2 semanas e apenas tem lá a fauna que já tinha antes da remodelação. A introdução da fauna será feita faseadamente durante o próximo mês. Em termos de flora, estou a usar 3 plantas de tapete para ver qual delas se dá melhor, deixando-as competir pelo espaço.

 

 

---------------------------------------

 

 

Nano-Plantado 30L:

 

29-01-1.png

 

 

SETUP

 

Dimensões: 30x30x35 cm (31.5 L brutos)

Iluminação: 2 x 15 W Fluorescentes Compactas 6400K

Substrato: ADA Power Sand + Areão Preto inerte

Hardscape: Hokubu Kataiwa

Flora: Taxiphyllum barbieri

Taxiphyllum sp. "Flame Moss"

Riccardia chamedryfolia "Mini Pellia"

Staurogyne sp.

Marsilea hirsuta

Rotala rotundifolia

Micranthemum umbrosum

 

Fauna: Cardume de Tanichthys albonubes (a introduzir)

 

Parâmetros: pH: 6,5-7

KH: ?

GH: ?

 

Fertilização: N-P-K-Mg DIY + Tetra PlantaMin

 

CO2: Água gaseificada (temporário)

DIY químico com difusor de campânula (a introduzir)

 

Aqui repito a mesma técnica em termos de plantas de tapete. A marsilea tinha sido a primeira opção mas está muito maior que aquela que tive em tempos, e por isso introduzi a Staurogyne. Caso as novas folhas da marsilea nasçam mais baixas mantenho-a, senão ficará a Staurogyne.

Não estou preocupado com os parâmetros uma vez que não tenho fauna e ando a usar água gaseificada como fonte de CO2. Depois disso usarei um sistema DIY químico com difusor de campânula para manter apenas niveis de CO2 e pH aceitáveis, já que a maior parte da flora é de fácil manutenção.

 

 

Para o mês que vem colocarei fotos actualizadas de ambos.

Comentários são bem-vendos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, voltaste em grande, logo com 2 aquários!

Não percebo o porque de chamares low-tech ao 160L, tens substrato fértil, co2, lâmpadas t5 e fertilização macros e micros, afinal o que achas que falta para ser high-tec?

Gostei muito do nano, quando vi as fotos pensei para comigo olhando para a marsilea que o aquário era mais pequeno, afinal o que tu tens é marsilea xxl :) .

Em relação aos tapetes do grande, acho que a diferença entre a subulata e a tenellus é mínima. Devias era agarrar na marsilea xxl e colocá-la no 160L.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

Sim está gigante a Marsilea. Eu já tinha mantido há uns anos e as folhas tinham para aí um terço da altura e mais pequenas também. Mais ou menos como isto

marsilea+crenata2.jpg

 

Tenho esperança que com a luz forte as novas folhas nasçam mais pequenas, porque assim mais parece que tenho um cubo vodafone.

 

Em relação ao grande, chamo-lhe lowtech porque as plantas são quase todas de crescimento lento, e o CO2 é quase negligenciável. O difusor é fraquinho só uso para manter bons niveis de pH e CO2 suficiente para as pantas serem saudáveis.

Penso que para ser high-tech precisava de 100+ W de luz e CO2 pressurizado para um aqua desse tamanho. Sou capaz de meter uns pés de marsilea lá, mas à velocidade que ela cresce, só para o ano é que tenho um tapete :sleepiness2:

 

Obrigado pelo comment.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Rigorosamente, a diferença entre high- ou low-tech é somente a injecção de CO2 (excel, pressurizado, DIY). Desde que tenhas é high-tech. Portanto, em ambos os casos, tens high-techs.

 

Quanto aos aquas: estão com um aspecto limpinho e bastante engrançado. Ficamos à espera de ver como se desenvolve.

Gosto mais do pequeno. No grande não gosto muito do uso de troncos diferentes...

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ainda não tinha tido oportunidade de ver o teu tópico mas os meus parabéns pelas monstagens

 

e tenho que te tirar o chapéu... isso é que é um regresso em grande logo com dois hehe...

 

Gosto especialemte do nano, acho que a ideia ficou muito engraçada, mas essas folhas da marsilea não estão um bocado altas para a ideia pretendida... desculpa a minha ignorancia mas eu conheço muito mal a planta embora sempre tenha tido curiosidade em a ter num aquário.

 

no aqua grande também concordo com o gmmartins e também não gosto muito dos troncos diferentes

 

Mas de resto parabéns

 

vai actualizando ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação à marsilea, muito provavelmente vai sair do aquário. Já tenho folhas novas e verifico que crescem do mesmo tamanho das outras, mesmo com a luz forte, e por isso não fazem o efeito que quero.

Idealmente troco por Hemianthus "cuba" caso alguém do fórum tenha para venda, ou a encontre nalguma loja. Glosso ou Eleocharis parvula também são alternativas, mas tenho menos experiência com elas.

 

Em relação ao aquário grande, espero que a cor da red moor wood fique mais escura com o tempo, mas realmente o contraste não é coisa que me desagrade, e é algo que pode ocorrer naturalmente, pelo que não penso em alterar a montagem. Mas agradeço os comentários de qualquer modo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Deixo aqui uma actualização de ambos os aquários.

O comunitário:

 

25-02-RED-1.png

 

E um dos habitantes:

nannacara.png

 

Neste mês que passou introduzi um cardume de 10 Inpaichthys kerri. Queria os Nematobrycon palmeri, mas eram muito pequenos e na loja não reparei nas diferenças. Para juntar a isso ainda trouxeram íctio para o aquário que infectou as Nanncaras e demorei 1 semana a curar os peixes todos. Depois disso ambas as fêmeas de Nannacara fizeram posturas mas são demasiado inexperientes e não conseguiram cuidar da prole.

Introduzi também 2 Pomacea bridgesii que se revelaram bastante úteis a comer restos de comida, pelo que não vou introduzir um cardume de Corydoras. Misturar peixes de fundo com as Nannacaras resulta sempre em ferimentos durante a reprodução e com as Pomaceas isso também não acontece. A introduzir mais alguma fauna, será um pequeno grupo de Otocinclus sp. para manter as algas controladas, mas por enquanto apenas apareceram diatomáceas que são simples de limpar.

A injecção de CO2 é pouco eficaz pelo que o crescimento tem sido muito lento, mas não pretendo mudar isso. Este é um aquário para longo prazo pelo que serei paciente.

 

 

O Cubo:

 

25-02-red.png

 

Neste aquário experimentei a fertilização com carbono líquido (Carbo Green da Aquatic Nature) mas não fiquei satisfeito. Em comparação com CO2 gasoso o crescimento é muito mais lento, e provocava-me turvação da água. Hoje comecei a introduzir CO2 DIY (sem difusor) para avaliar as diferenças. Introduzi também uma colónia de Red Cherries para controlarem as algas. Gostaria de colocar também uns peixes mas não decidi ainda que espéie. Se alguém quiser sugerir algo estou aberto a opiniões.

Retirei também a Marsilea e coloquei Hemianthus c. "Cuba", que espero formar um tapete compacto.

 

Comentários e críticas são bemvindos.

Espero que gostem

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.