Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Montei um pequeno aqua para albergar uns red's que me ofereceram e decidi não remover os planorbis deste aqua mas sim deixa-los crescer um pouco para ver no que dava... e agora que creceram parecem-me ser da variante rosa, pelo menos são rosados corpo e carapaça, mas como ter a certeza? Houve para ai uns 5 ou 6 que creceram bastante e são rosados os outros ficaram bem pequeninos...

A 2ª questão é que tratando-se de Rosas como evito que se cruzem com uma variante selvagem e assim percam a coloração, já que em pequenos não sei destinguir paracem-me todos castanhos...

Muito obrigado pela ajuda, se facilitar uma foto eu tento...

Pedro Gil

Publicado:

Boas Pedro.

Em primeiro lugar deixa-me dizer que foi boa a escolha de deixar os planorbis, são lindos, eu já tenho a algum tempo e estou rendido, tenho só em rosa são puríssimos, pois já só há para da 4a geração em diante, e sempre só planorbis rosa, por isso tenho grandes médios pequenos e pequeninos, lol mas mesmo os pequeninos são de corpo rosado e casca tipo cor de pérola, mas sendo da mesma geração deveriam de ser mais ou menos do mesmo tamanho.

Os mais pequenos tem a mesma coloração do corpo que os outros?? e o formato é o mesmo?? podem ser physas.

Em relação a manteres é teres muita atenção à entrada , particularmente de plantas, passares muito por água antes de meteres no aqua.

Qualquer coisa mais pergunta.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Publicado:

Boa Paulo,

Em primeiro lugar um muito obrigado por me ajudares neste assunto :)

Decidi tirar umas fotos para ser mais claro :

DSCN6146.JPG

DSCN6156.JPG

DSCN6152.JPG

A minha dúvida são os pequenos caracóis que lá tenho que não crescem tanto como estes e que tem uma cor mais acastanhada será que são planorbis cor selvagem e deve ir retirando este para não perder a cor dos rosas? Ou deixo estar tudo e arrisco-me a perder os rosas que também nada fiz para os ter só não os deitei fora :)

Pedro

Publicado:

Boas a todos,

Ontem e hoje de manhã tinha dois planorbis rosas com buracos nas casca, mais ou menos a meio... Não sei bem porquê, será falta de calcio? já coloquei uma vez decalcit mas para 15 litros é dificil fazer a proporção com a colher :) ...

As ampularias crescem bem e a casca até está melhor que no comunitário que têm água mais mole.

Efectivamente estes planorbis têm uma casquinha muito fina... será da especie ou é o aqua que não têm as melhores condições para eles terem uma casca saudavel...

Não tenho nenhum bicho no aqua que lhe faça estes buracos na casca... é só red's, ampularias e planorbis.

Muito obrigado a todos

Pedro Gil

• 2 meses depois...
Publicado:

Boa noite!

Pela experiência que tenho, a água influência em muito o estado da carapaça dos planorbis.

Já recebi animais com a casca extremamente fina, que melhorou no meu aqua, sendo a água da minha zona muito calcária.

Quanto ao decalcit, não tenho qualquer experiência.

Lamento não poder ajudar mais.

Cumprimentos.

<a href="http://http://www.aquafilix.blogspot.pt/" target=_blank>AQUAFILIX</a>