problema com iluminação


Recommended Posts

ola malta, á bem pouco tempo decidi fazer o meu 2º aquario plantado mas desta vez comprei um aqua pequeno visto ja ter um grande (400L).

O aqua leva apenas 20L é tipo aqueles cubos da aquacubic (30x30x23) com filtro interno bio.

Agora vem o problema...... comprei uma luz tipo luminaria que fica presa no vidro da SOLAR LUX, 26W, 10000K, da Aquatic Nature, disseram-me que era o suficiente para aquele aqua.

Acontece que plantei um tapete, nao sei o nome da planta mas é aquela erva rasteira nao cresce muito e esta a começar a ganhar algumas pontas castanhas parece k esta a morrer.

 

 

eu desconfio de uma coisa mas acho que nao sera o suficiente para a planta morrer.

No aqua grande tenho a injecção de co2 e ta tudo muito bonitinho com um glosso de fazer inveja mas neste pekeno como sabem k anda ai a crise nao pus co2......

 

Agora........... disseram-me que por nao ter co2 apenas ia atrasar o crescimento das plantas que se virifica bastante mas ja é normal, mas nao pensei k as plantas morressem, lá esta elas mortas ainda nao estao mas imaginem em 6 "ramos ou pesinhos" de relva um esta castanho das duas umas ou morto ou podre dai nao saber.

 

se alguem me poder ajudar a desvendar o problema ou apresentar uma soluçao ficava deveras agradecido.

 

Abraço a todos e força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

temperatura anda a volta dos 15 graus visto ainda nao ter la peixes e ainda estar a fazer o siclo

Fertilizaçoes nao utilizo tenho um plantado e nunca utilizei isso sempre me disseram k podendo evitar colocar produtos na agua que era muito bom

 

os testes ainda nao fiz mas vou ter tempo de fazer agora no fim de semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podendo evitar colocar produtos na agua que era muito bom

 

Evitar produtos que alterem quimicamente os parâmetros da água, genericamente falando, o mais utilizado é o pH. esses sim devem ser de evitar a todo o custo. Agora fertilizações não

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim concordo contigo nao tenho muito a tendencia disso apenas pk comecei nos plantados e nunca meti isso.

a luz e o co2 sempre fizeram o trabalho bem feito e hj tenho o meu plantado muito bonito

mas ate posso tentar por fertilizante no outro. é k nao vinha mesmo nada a ccalhar comprar garrafa de co2, difusor, conta bolhas ,e essa cena toda o dinheiro nao chega pra tudo

Achas entao k é mesmo esse o pproblema falta de fertilizaçao.

k fertilizaçao aconcelhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

30x30x23 = isso leva no máximo 12 litros úteis de água...

 

Estás com overdose de iluminação, sem fertilização e sem CO2... queres milagres?...

 

Mete CO2, mesmo caseiro é melhor do que nada, ou reduz a iluminação.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as medidas nao sei se sao bem estas mas tenho a certeza k akilo leva 20L pa o co2 pra ja nao posso k isto de finanças anda mal posso é tentar um produto para fertilizar. sei k o crescimento vai ser mais lento mas isso ja era de esperar e tambem nao é isso k me importa a mim tanto me faz akilo demorar um mes dois ou tres nao kero é k morram as plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

O CO2 caseiro, é baratinho, água+açucar+fermento+bicarbonato de sódio, eu uso no meu "Nanoninho", podes ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184244

 

É que se a planta de tapete que pretendes for a Cuba: http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=048B ela adora CO2.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

será que alguem viu que o user tem a temperatura da agua a 15ºc as plantas que ele fala devem precisar de pelo menos 20/22ºc dai tambem ser a causa de estarem a morrer, outra coisa tens muita iluminaçao.

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.ruimar.pt/conversor.php#volume

 

30x30x23 = 20,7 litros..... menos areao e afins deve rondar a volta dos 18 litros uteis .....para 26 watts luz nao sera um exagero mas .....

mas 15 graus pra maioria das plantas é suícidio.......aumenta pra um minimo de 22 graus se queres sucesso

nao referes algas e sim plantas a morrer portanto diria que a temperatura esta muito abaixo do necessario como referiu e bem o antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

saudaçoes.....

 

posso começar entao por subir a temperatura para ver se resulta

Quanto ao co2 caseiro confesso k nao sei fazer isso e se mesmo assim precisar de difusor conta bolhas e essa coisa toda entao fico na mesma. confesso k nao posso gastar mais dinheiro.

Falaram-me em fertelizantes mas tambem nao sei se isso faz ou efeito de co2 ou se anda la perto. provavelmente deve ser algum estimulante para elas cresceram.... e por outro lado devido a ter o aqua no hall de entrada a botija de co2 ficava feia visto nao ter onde a esconder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

aumenta a temperatura e ve a reacçao das plantas durante uma semana a 15 dias, porque ao tempo que tens a temperatura baixa , algumas estao a reagir e a morrer, logo levara tempo pra voltarem a crescer

retira todas as pontas que estiverem menos boas, as amarelas, podres, as que nao estverem em condiçoes retras tudo e deixas recuperarem.

o que falam em substituir o co2 podera ser carbono liquido fertilizante

em relaçao ao co2 caseiro, qualquer " noob " na materia sera capaz de o fazer, juntar agua, açucar, fermento , e bicarbonato sodio nas quantidades pedidas, mter numa garrafa , ligar a um difusor e ta feito........extremamente simples e facil de fazer :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quais sao as medidas k se devem utilizar? nao precisa levar conta bolhas nem nada é so ligar directamente ao difusor?

e o tubo mete-se dentro da garrafa simplesmente ou é preciso adaptar alguma coisa á tampa.

Akilo vai provocar uma reaçao gazosa né? e o bicarbonato de sodio onde se compra?

Desculpa la as perguntas mas nunca fiz e tou mesmo a zeros nixo. se me poderes explikar melhor ou se souberes de algum site k explike isso tim tim por tim tim agradecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bicabornato acho que se pode comprar num hiper (continente e afins)

 

http://www.aquariofi...2%20%20diy&st=0 «- Diy Co2 (não mostra passo a passo, mas ajuda um pouco, e qualquer coisa, tens ais tut's no youtube, é só pesquisar)

http://www.aquariofi...1 «- Receita (há muitas mais pelo forum, basta pesquisar)

 

nao sei se posso colar link do youtube, mas se não poder, façam reprimenda...

 

«- aqui tens a explicar como ele fez o co2 dele, tá é em Inglês...

 

Podes sempre ir a parte Diy do fórum e procurar por lá, com certeza que encontras...

Editado por DiogoAlexandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

malta desde ja agradeço a vossa ajuda

 

resolvi entao tentar fazer co2 caseiro

 

encontrei aki no forum no DIY uma forma muito simples de o fazer e a malta ate curtiu bue a maneira pratica de o fazer

 

mas claro eu la tentei e pa variar nada

arranjei uma garrafa de coca cola de litro e meio furei a tampa vedei muito bem e comprei um difusor

Fiz a mistura indicada uma chavena de cha de açucar uma colher de cha de fermento biologico e outra colher de biocabornato de sodio agitar tudo muito bem e ao fim de 1 ou 2 horas o resultado esta a vista.

fiz isso ontem as 7 da noite. la pras 22 fui ver e nada.... bolhas nem velas..... pensei k hj demanha ja iria ter alguma coisa mas sao 14 da tarde e nada.

~Calculo k a garrafa crie alguma pressao e fike para o durinho, mas a minha continua mole

Alguem sabe o k se passa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compraste o fermento onde?

Se é daquele fresco (que se vende ao peso em forma de "pasta") deve estar logo activo, mas se for daquele em saquetas do supermercado, demora algum tempo a ficar activo. 1 chávena de açucar tambem me parece pouco. Eu quando fazia isso, uma garrafa de 1,5L, metia meio kilo de açucar. A quantidade de fermento que metes é menos relevante porque depois multiplica-se.

Verifica se está tudo vedado também, especialmente na ligação do tubo e tampa da garrafa, que é a mais problematica. Eu fazia com supercola porque seca rápido, mas com silicone ou mesmo cola UHU liquida também dá para fazer.

 

 

Se mesmo assim não conseguires que isso resulte, tens a opção química, com o bicarbonato do supermercado e ácido muriático nas drogarias ou ojas de bricolage. Tem a vantagem de só produzir quando queres, mas não o faz continuamente. Se optares por essa via posso dar-te mais algumas instruções

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o fermento comprei numa ervanaria porque na receita dizia k tinha k ser biologico.

no supermercado havia fermento mas era fermento de padeiro e esse pelos vistos nao serve.

Quanto ao açucar era as quantidades k dizia, é pa é a primeira vez k faço isso pk nao keria estar a comprar outra garrafa de co2 mais manometro de pressao e akela tralha toda fica muito caro mas ja nao sei o k possa estar mal......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre usei CO2 caseiro e nunca tive problemas. O fermento de padeiro é biológico, por isso não percebo onde viste essa distinção.

 

Os 2 tipos de fermento que encontras à venda são o químico (com bicarbonato de sódio e uns ácidos (talvez cítrico)) que à semelhança dos sais de frutos para a azia, reagem um com o outro na presença de água para formar CO2 (que faz inchar a massa do pão).

O outro tipo é o fermento biológico, que são na verdade leveduras (Sacharomyces cerevisae) que decompõem o amido ou a sacarose para formar CO2.

 

Portanto biológico ou de padeiro são a mesma coisa.

 

Eu diria que ou tens pouco açucar, ou o fermento estava morto, ou, mais provavelmente tens alguma fuga. Já agora, como é que estás a difundir o CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fugas ja testei e nao tenho adicionei mais açucar para ver se resulta. o fermento de padeiro vi num hipermercado (ecomarché) mas estava em forma de cubo a senhora la me disse k era fermento de padeiro mas li aki k tinha k ser fermento biologico como é a primeira vez k faço isso ainda nao sei muito bem qual a diferença dos dois. apenas pus esses condimentos numa garrafa um tubo e um difusor tipo dakeles azuis k se ligam as bombas de ar para fazer bolhinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Vê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=189029

 

Na mensagem #21 está a receita que utilizo, dura cerca de 2 semanas.

 

Agora de Inverno, é normal demorar a "arrancar", na última garrafa que fiz, fechei no Domingo à tarde e só na noite de 2.ª-Feira é que começou a deitar bolhinhas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pa eu acho k so pode ser do fermento amanha vou procurar o fermento vihine para ver se resulta é k isto é uma guerra de fermentos. uns dizem k o fermento de padeiro nao serve outros dizem k da outros dizem k fermento de padeiro e fermento biologico sao a mesma coisa no fim de tudo sem k akela porra nao deita bolhas nenhumas..... brbrbbrrb

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa , num aquario de 20 litros com co2 caseiro e tens ai uma bomba, se tens la algum ser vivo alem das plantas , morre te tudo num instante, estas a fazer uma tempestade num copo de agua, esquece la o co2 .aumenta a temperatura pros 23 ou 24 graus no minimo e veras que isso cresce de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.