Luís Fortunato Publicado Janeiro 27, 2012 Publicado Janeiro 27, 2012 Olá. Na semana passada, eu o Hugo Coelho e o Luís Rodrigues tivemos o prazer de ir visitar e ver pelos nossos próprios olhos o aquário do Marco Madeira. Dúvidas e outras que tais, perguntem ao Marco... eu deixo-vos apenas umas fotografias. Enjoy... Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jc.gomes Publicado: Janeiro 28, 2012 Publicado: Janeiro 28, 2012 Ola, parece excelente. Ta mt bonito. Fotos da area tecnica, equipamentos, etc? Cumprimentos Citar Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
Hugo Costa Coelho Publicado: Janeiro 29, 2012 Publicado: Janeiro 29, 2012 (editado) Ola De facto tive a oportunidade de ir ver ao vivo o aquario do Marco e como sempre nele esta muito bom, normal ?! talvez,. a salientar o layout muito diferente do normal e uma iluminação de leds Sou muito sético em relação a iluminação de leds para sps, aqui fiquei na duvida mas so o tempo o dirá, mas para ja os corais estão com cores muito boas. De resto o Marco devia aprensentar melhor o seu aquario a todos Editado Janeiro 29, 2012 por Hugo Costa Coelho Citar
Armando Fernandes Publicado: Janeiro 29, 2012 Publicado: Janeiro 29, 2012 Excelente Parabens, layout perfeito com uns corais a reagir bem a iluminação de LEds Citar
BUGATTI Publicado: Janeiro 29, 2012 Publicado: Janeiro 29, 2012 Muitos Parabens grande layout e fotos suberbas Citar
Marco Madeira Publicado: Fevereiro 8, 2012 Publicado: Fevereiro 8, 2012 (editado) Boas pessoal... Já não vinha aqui á uns tempos... desde que voltei aos aquários ainda não tinha dado aqui um salto embora tenha sido já aqui moderador á muitos anos. Éra uma grande falha e o Luis e o Hugo lembraram-me disso e realmente estava a ser ingrato para com este forum, para com o João Branquinho e para todo o pessoal que aqui frequenta o forum, pessoal da velha guarda e da nova claro. Antes de mais, obrigado ao Luis Furtunato, ao Hugo Coelho e ao Luis Rodrigues pela visita e pela agradavel conversa. Repetindo um pouco o que já tinha colocado em outro forum (Reefforum) venho aqui contar um pouco da história por detrás deste aquário. Após 3 anos parado voltei á carga. Comecei a ganhar o bicho de volta no Verão do ano passdo e comecei a pensar no que ia fazer partindo do principio que o espaço e tempo não era muito e que tinha que voltar a ter um cubo. Devido a isso fiz também uma retrospectiva dos meus antigos sistemas a ver o que podia fazer de diferente mas tentando sempre seguir a minha filosofia de Reef, Keep it Simple and Natural! :sbOk:. Os meus sistemas anteriores: Primeiro Reef - Nano de 60 L em 1998 Segundo Reef - 240 L de 2003 Terceiro Reef - Cubo 800L em 2005 Em todos eles usei água natural, kalk, refugio e TPA´s religiosas de 10% semanais. Neste novo cubo segui algumas correntes novas mas continuando com a manutenção e "assistencia técnica" que dava aos meus antigos aquas. Algumas idéias: Aquário: - Espécie de Cubo com 65c * 50p * 70a - Cerca de 200 Litros Reais - Sump Deltec Microsystem 65c * 25p * 35a - 50 litros Era o espaço disponivel que tinha na sala para o aqua e foi também para aproveitar a oferta de um grande amigo que tinha o aqua encostado. Vou tentar não o colocar muito alto que é para facilitar nas mexidas (ando sempre com as mãos dentro do aqua). O aquário é tipo um cubo ao alto... Landscape: Adoro layouts e dou muita importancia a isso para o futuro de qualquer aqua. - Em termos de landscape tentei implementar um misto de minimalista e "bonsai shape" fazendo alguns testes ao uso de pouca rocha para promover a circulação e deixar crescer os corais á vontade. Alguns aquários que me tem influeciado, podem ver mais info sobre isso em: Dos melhores layouts que já até hoje, vejam a evolução e as ultimas fotos: Bonsai Tree inspired Aquascape - Reef Central Online Community Simples e bonito num cubo com dimensões semelhantes ao que o meu vai ser: MedRed's 60 Gallon Solana XL - Nano-Reef.com Forums Este ultimo embora com mais rocha do que quero, tem um lanscape simplesmente espetacular! forrealb50's 60 gallon LED cube build! - Reef Central Online Community Minimalista ao máximo, he he he mas com sucesso e após crescimento deve ficar espetacular - Roberto Danadai My New SPS Reef - Reef Central Online Community Existem vários exemplos pela net the Reef Bonsai Landscape e ainda á pouco tempo o Ricardo Pinto colocou o TOTM da Reefkeeping que também tinha o landscape mais ou menos baseado nessas idéias. Escumador - Escumador Deltec (semelhante ao APF600) inserido na MicroSump da Deltec para sistemas de 500L. Podem ver mais info e fotos aqui: MicroReef Additional Photographs | The Aquarium Solution Circulação: - Retorno de 2000 L/h + Vortech MP10 + Koralia 3 Se for preciso depois adiciona-se mais qualquer coisa mas por enquanto fica assim. Iluminação - Leds, estou a experimentar! Tenho visto várias coisas engraçadas e vou experimentar focos de leds tipo E27, rosca normal de lampada. Ja vi vários aquarios com este tipo de foco desde nanos a sistemas grandes. As leituras de PAR destas lampadas com lentes de 40 graus são impressionantes a 80cm do areão. Para este aquário sou capaz de apostar em 4 focos com lentes de 40 graus mas ainda vou realizar alguns testes antes de optar pela combinação final quer em termos de leds quer em termos de lentes. Mais info e fotos em: Sistema SPS com 70cm de altura, sps no fundo do aquário. Para alem disso tem no tópico medições de valores PAR dos focos. Beeker's 200DD Par38 Reef-New Pics 3-10-11! - Nano-Reef.com Forums Sistema menor, é um nano: The "Shallow Cube" SPS Nano Reef - Page 39 - UltimateReef.com Muita informação assim como várias fotos e exemplos de aplicações, vale a pena ver e ler este ultimo tópico: PAR38 Spotlights Par 38 LED spotlights - Reef Central Online Community Outros dados sobre a montagem: - Bomba de Retorno EHeim compact 2000 L/H - 2 Termostatos de 200W - Vou misturar rocha morta com rocha viva de um aquário já montado. - Refugio desde o 1 dia - Ciclo de 1 mês com pouca luz para minorar o ciclo das algas no aquário mas refugio com luz a 100%. - Uso de Kalk desde o 1 dia via reposição. - Siporax na sump? Porque não? Talvez experimente e comprove algumas teorias empiricas do Roberto Danadai. Depois vejo mediante o landscape final. - CA e RA via 2 partes ou Balling Light - TPAS semanais de 10% com água natural. Evolução do Aquário... Junho 2011 - Montagem Julho 2011 - Projectores PAR38 Instalados Agosto 2011 - Já com alguns plugs Outubro 2011 - Evolução dos SPS - Fotos do mestre... João Ribeiro Dezembro 2011 - Evolução das cores e crescimentos dos corais. Aumentou o numero de corais peixes e invertebrados. Janeiro de 2012 uma outra perpetiva... Editado Fevereiro 8, 2012 por Marco Madeira Citar Abraço...
Marco Madeira Publicado: Março 18, 2012 Publicado: Março 18, 2012 Boas pessoal... Hoje foi dia de grande manutenção. Puxei a sump para fora (com um sistema tipo calhas de servidor que tinha instalado no inicio) e limpei as bombas todas, escumador, limpei o refugio e os termostatos. Após esta limpeza total da sump que já precisava após 8 meses de aqua montado, aproveitei e troquei cerca de 30% de água. Seguem fotos... que estão a ficar um pouco melhores mas ainda não pesco nada disto!! Sump para fora para limpeza... Fotos do aqua depois da manutenção... Citar Abraço...
Hugo Costa Coelho Publicado: Março 19, 2012 Publicado: Março 19, 2012 Marco isso esta com um exelente aspecto. Gosto da formação do layout agora sim com uma ideia clara do que queres.. e os "aumentos" dos corais fdx sera que vou por leds no meu Citar
Marco Madeira Publicado: Março 20, 2012 Publicado: Março 20, 2012 Boas Hugo, Está a tomar forma ... as Caliendrums, Válida, Eflo e a Milka cresceram bastante! A parte de baixo é que ainda estou meio indeciso, a ver se passas cá e trocamos umas idéias. Citar Abraço...
Luís Fortunato Publicado: Setembro 23, 2012 Autor Publicado: Setembro 23, 2012 Olá de novo. Pois é, uma vez mais o Marco teve a amabilidade de nos receber em sua casa para nos mostrar o aquário dele... Aqui seguem umas fotografias gerais, e de alguns corais. Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Enjoy... As fotografias do resto do corais e dos peixes seguem dentro de instantes... ou não. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Leonardo Gonçalves 86 Publicado: Setembro 24, 2012 Publicado: Setembro 24, 2012 Boas! Estas aqua está soberbo! As fotos são dignas do Discovery Channel Os meus Parabéns!! Keep it Simple...and Natural! Cumprimentos Citar
Hugo Costa Coelho Publicado: Setembro 24, 2012 Publicado: Setembro 24, 2012 Para quando um maior? esta cheio!!! Citar
Marco Madeira Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 Obrigao pela visita e pelas fotos Luis! Ficaram bonitas. Hugo, está a ficar mais cheio mas não vou mudar tão cedo... tenho de ir cortanto ou trocando para peças melhores... Como vai a Catalaphylia? Citar Abraço...
Rodolfo Rodrigues Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 Dou-te os meus Parabéns Marco. O aquário está realmente um arraso !!! Gostava de saber onde arranjou esse sistema de iluminação, ou se é um sistema DYD. Cumps, Rodolfo Rodrigues Citar My Dream,My hope,My Everything...
Luís Fortunato Publicado: Setembro 26, 2012 Autor Publicado: Setembro 26, 2012 Olá. Obrigao pela visita e pelas fotos Luis! Ficaram bonitas. Eu é que agradeço Marco... sempre deu para ir treinando e tirar o pó à máquina =) Aqui ficam mais umas fotografias de outros corais e alguns peixes... Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Enjoy... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
victor77 Publicado: Setembro 26, 2012 Publicado: Setembro 26, 2012 Boas quantos litros tem o teu aqua? parabéns está lindo Victor Citar
Marco Madeira Publicado: Setembro 26, 2012 Publicado: Setembro 26, 2012 (editado) Ola Rodolfo, Obrigado pela critica. O meu sistema de Leds é baseado em Lampadas Par38 e numa Kessil A350. dá uma olhada na net que encontras logo vários links sobre esse tipo de iluminação. Olá Victor, o meu aquário tem 250 litros, está explicado lá em cima na descrição do sistema. Luis, as fotos ficaram fantásticas!! Não tiraste nenhuma á milka? Obrigado! Editado Setembro 26, 2012 por Marco Madeira Citar Abraço...
Luís Fortunato Publicado: Setembro 26, 2012 Autor Publicado: Setembro 26, 2012 Olá. Luis, as fotos ficaram fantásticas!! Não tiraste nenhuma á milka? Obrigado! Acho que não Marco... Deixa lá. Assim tenho sempre uma desculpa para voltar aí a casa =) Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luís Fortunato Publicado: Setembro 27, 2012 Autor Publicado: Setembro 27, 2012 Olá de novo. Aqui ficam mais umas... Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cliquem para ver maior Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Marco Madeira Publicado: Novembro 29, 2012 Publicado: Novembro 29, 2012 (editado) Boas pessoal... Aproveitando a dica que um amigo colocou no tópico dele sobre as cameras dos S. Galaxy, andei ontem a experimentar com um Galaxy II LTE, com o tal modo em macro e mesmo com Leds o resultado é positivo. Ficam aqui umas poucas fotos que tirei ontem, nada de mais mas dá para atestar a qualidade da Kessil com crescimentos muito bons dos corais que finalmente e após aclimatação á potencia da Kessil começam a rebentar... Geral de longe Geral, angulo á esquerda Geral Frente Geral, angulo á direita Malandro á espreita! Milka Fofo Kessil no reflexo de uma foto por cima... é uma valida, pena não se ver as pontas azuis... A. Formosa... foi o coral que mais beneficiou da Kessil, cresceu imenso..., foto de cima. Foto tirada por cima do aqua... com kessil no reflexo. Tenho tido alguns problemas desde que coloquei a Kessil, principalmente com Acans que não gostam de tanta luz. De resto, os corais vão crescendo e o layout que idealizei ao principio está a compor-se aos poucos com os crescimentos dos corais. Espero que gostem , a qualidade não é muito boa, mas para telemóvel e tendo em vista que são fotografias com leds acho que o resultado até ficou porreiro. :D Editado Novembro 29, 2012 por Marco Madeira Citar Abraço...
André Jorge Silva Publicado: Novembro 29, 2012 Publicado: Novembro 29, 2012 Boas, O aquário está excelente e parece que essa Kessil fazia mesmo falta em relação às PAR38. Já agora pergunto-te, onde compraste a Kessil? Abraço e obrigado, Citar André Jorge silva
Marco Madeira Publicado: Novembro 29, 2012 Publicado: Novembro 29, 2012 Boas André, Na altura tive de a mandar vir dos Estados Unidos porque não havia cá em Portugal. Agora já se escontra disponivel em algumas lojas. Citar Abraço...
André Jorge Silva Publicado: Novembro 29, 2012 Publicado: Novembro 29, 2012 Obrigado Marco. Se optar por esta hipótese estava mais a pensar vir mesmo de fora, porque os preços cá devem estar proíbitivos. abraço, Citar André Jorge silva
Sérgio Carmo Publicado: Novembro 29, 2012 Publicado: Novembro 29, 2012 Está muito bom Marco... Parabéns Citar
Recommended Posts