Aqua 540L

jpospr

Recommended Posts

Já agora (faço um novo post porque não consigo editar o anterior!) o que acham disto? - http://aquaeden-shop...agens/ecoL5.pdf

Tb recebi essa noticia da aquaeden, pareceu-me bastante bem!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Partilhar nas redes sociais

Tb recebi essa noticia da aquaeden, pareceu-me bastante bem!

Há um membro aqui do forum que tem umas parecidas da Arcadia :character0050:

Não consigo é encontra-las no site, ou seja, não sei preços. Alguém sabe? ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Da arcadia vais à Orniex. :ph34r:

Também não tem preços no catálogo nem vejo lá este tipo de lâmpadas ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

• 2 semanas depois...

Os meus fertilizantes micros em pó já chegaram mas estive sem paciência para fazer contas e começar a fazer as respectivas diluições e começar a fertilizar como deve ser, aproveitei a embalagem e encomendei tb o sorbato de potássio e o ácido ascórbico para adicionar à mistela e conservar a coisa melhor.

Só ando é com um problema que é encontrar frascos de 500ml ou de 1L não se tem mostrado uma tarefa simples. Tony tu encomendaste uns frascos não foi? De onde?

Em relação às plantinhas recentemente introduzidas no aqua, a coisa não correu muito bem, infelizmente a encomenda da Crystalred ao confiarem profundamente na transportadora enviaram as plantas numa 5ªfeira, para supostamente estarem em minha posse na 6ª (seria o ideal) acontece que a transportadora teve um problema e só fizeram a entrega na 2ª feira, ou seja, saíram da CrystalRed na 5ª feira à tarde e só me desempacotei tudo na 2ª à tarde, não sei se as plantas vão sobreviver dado que estiveram fora das suas condições 4 dias seguidos, metade da culpa vai para a transportadora da CrystalRed e outra metade para a Crystalred por ter enviado vivos a uma 5ª feira...nunca tinha feito encomendas à Crystalred mas dado o feedback estava com altas espectativas e sairam-me goradas, o que foi uma pena.

Hoje a Nivea despontou umas folhas novas, as folhas que trazia fizeram um melt completo, mas mesmo assim estão com mau aspecto. A lotus red veio em forma de bolbo e ainda não mostrou sinais de vida. Vamos ver.

Editado por jpospr

Na plantedtank fazem parte do kit de iniciação mas Sao de 500ml. Na fluidsensoronline tens de vários tamanhos (100, 250, 500, 1l). Eu comprei de 250ml.

Agora... Aquilo é caro em ambas as lojas. Na fluids a de 250ml é 2 libras mais ou menos e na plantedtanks é 3 libras por uma de 500ml!! Ambas tem a vantagen de ter doseador mas se for para revenda, lixa logo o preço da garrafa.

A plantedtanks parece ter melhores preços mas os químicos vem em sacos (de excelente qualidade, isotermicos e reutilizáveis) mas prefiro os frascos da fluidsensoronline. São mais práticos quando fazes as mistelas.

O magnésio é que vem cristalizado (em vez de po) e a solubilidade é limitada. Da próxima vez aqueco a água primeiro.

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

O magnésio é que vem cristalizado (em vez de po) e a solubilidade é limitada. Da próxima vez aqueco a água primeiro.

Abraços

Tony

Ainda não abri os fertilizantes da Plantedtanks, mas de facto não simpatizei muito com os saquinhos, se bem que são reutilizáveis (menos mal). Em relação ao Magnésio, aquecer a água aumenta a solubilidade é um facto, mas depois assim que a água arrefece não voltará a cristalizar?

A mim não parece que seja por ter atingido o limite de solubilidade mas mais pelo facto de serem cristais.

Eu costumo fazer nicotina liquida para mim e um grupo de amigos. Um dos ingredientes é mentol puro 99.98% que vem em formato de cristais (com um cm de tamanho). Dissolvo aquilo em poliglicol mas normalmente só dissolve metade. Atiro com aquilo para dentro do microondas por 5 segundos e fica tudo dissolvido. Como é um componente que uso muito pouco (5.4ml para 90ml de liquido final) aquilo dura uns 3 meses e nunca me cristalizou depois de derretido. Por isso estou convencido que no caso do magnésio é a mesma situação pois o ponto de solubilidade é muito mais alto do que a quantidade que estou a meter. O KCl está mais perto do ponto e dissolveu-se de imediato.

Quanto as garrafas, eu não vou usar as de 500ml (os de 250ml dão 4 meses de mistura... As de 500 davam 1 ano lol). Se quiseres, vendo-te pelo preço original. Sempre poupas nos portes é são bem mais práticas do que um frasco normal onde tens que andar a tirar com uma seringa.

Abraços

Tony

_________

De facto estive a olhar para os fracos e dão jeito, e no meu aqua que gasto mais fertilizantes 500ml até nem é muito fertilizante. Vou ver o que vou fazer em relação a isso, de qualquer forma agradeço e a oferta se for caso disso falamos por MP :)

Lol... Pois... Parece ridículamente pouco depois de andar a estudar o método EI e andar a misturar químicos concentrados.

As minhas plantas agora brilham mais que os peixes lol. Talvez tenha que aumentar o período de luz a ver se crescem mais mas estou farto de perseguir a e. tenellus com uma tesoura todos os dias. Ontem ja se deitou em cima de um tufo de Cuba (pela inesima vez). A Cuba é que é aquela coisa... Cresce mas quando se olha para a tenellus... Xiça.

Jpospr:

A vontade. Só sugeri porque realmente fazia parte do pacote e não me deram escolha senão não tinha comprado visto eu ter comprado as versões de 250ml noutra loja. Não vou usar esses de certeza. Quando quiseres, estão cá guardados :)

Abraços,

Tony

_________

Preciso de uma ajuda

O Sulfato de Magnésio da Plantedtanks tem a formula química de MgSO4·7H2O? É que a calculadora está-me a dizer para atingir o objectivo sugerido pelo El terei de:

Para alcançar o objetivo de 5 ppm Mg você precisa adicionar 422.53gr de MgSO4.7H2O à solução líquida de 1000ml. Dosando 60ml desta mistura ao seu aquário de 500 Litros

422gr? Não é demais?

Outra questão (hj estou chato)

Tenho os Traces cmg e Ferro Quelatado (Chelated Iron) (13%) em separado cmg

Acontece que quando faço os cálculos na calculadora o objectivo é sempre referenciado ao Ferro para se atingir 0.5ppm, acontece que se eu tenho os 2 e vou fertilizar em separado, como é que calculo a quantidade de Traces?

Dados:

Volume: Aqua 500L

Frasco: 1000ml

Dose: 20ml

Obrigado pelas ajudas!!

Epa... 5ppm de Magnésio é "BUE". Pior ainda, isso é capaz de aumentar o GH e talvez até PH, não sei, só testando. O meu objectivo era conseguir introduzir 1ppm semanalmente na água (contando que há algum magnésio na água da rede) o que dá 10gr de solução.

Essa do meio kilo... pela minha formula daria 100gr talvez.

Quanto ao ferro, tenho que fazer as contas.

Abraços

Tony

_________

140gr de Trace

40gr de Ferro Quelado 13% (EDTA)

Em cada dose de 20ml desse litro que fizeres vais adicionar 0.57ppm de Ferro, 3 vezes por semana.

Não passes dos 60gr de Ferro Quelado pois arriscas-te a que não se dissolva em temperaturas mais baixas (limite de solubilidade a 58%)

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________

Antes de mais obrigado pelas contas!

Então em relação ao Magnésio os ppm's a introduzir serão apenas 1 pois estás a contar com os ppm's que a água já trás certo ? Outra questão o Magnésio que temos é o HeptaHidratado? Pelas cálculos da calculadora para um aqua de 500L, um frasco de 1000ml e uma dose de 20ml para obtermos 1ppm teremos de dissolver 253.5gr, achas certo ?

Que cálculos fizeste para Traces+Ferro?

Só uma nota, pela calculadora "http://calc.petalphile.com/" para obter 0.5ppm Fe os cálculos aconselham a dissolver 363.982gr (EDTA Fe) para uma dose de 20ml e um recipiente de 1000ml e avisam que isso não é possivel pois a solubilidade é de 90mg/mL nas tuas contas tiveste isso em consideração? Que só é possivel chegar aos 0.5ppm para um aqua de 500L, um recipiente de 1000ml e uma dose de 120ml e aí teremos apenas que dissolver 60.664gr EDTA Fe (13%)

Não te estou a contradizer apenas a alertar-te para o facto.

Editado por jpospr

Olá

Tanto tive em consideração que te avisei que não podias passar dos 60gr de ferro quelado a 13%... recomendei 140gr de trace que já te vai dar uns 0.36ppm e umas 40 gr de ferro à parte para juntar mais uns 0.2 ppm. Claro que se meteres 190gr de trace já vais conseguir os tais 0.5ppm por cada dosagem.

363gr?? Tens a certeza? Olha que eu fui ver agora para um aquário de 500L, recipiente de 1000ml e medida de 20ml e dizem que são 96gr... e não 363...

Já agora, isto é para dar os valores que tu pediste em cada dosagem (0.5pm). Eu na minha fórmula uso metade disso (0.24ppm) para um target semanal de 0.72ppm se nada for consumido. O EI dá como referência semanal de 0.1 a 1ppm portanto há muita margem de manobra. Depende também do aquário. Se for uma brutidade em termos de plantas ou não. Eu apontei mais ou menos para o meio. Tu estás a apontar um pouco acima. No fim das contas não há assim tanta diferença desde que as plantas tenham tudo o que quiserem.

Quanto ao magnésio... eu fiz contas a 1ppm semanal porque me apercebi da dose enorme que tinha que despejar para ppms maiores. Automaticamente associei o Magnésio ao cálcio que é consumido numa relação com o magnésio (já não me lembro quanto era mas havia uma proporção qualquer de 4:1) e a questão do aumento do GH. Como o Tom Barr e outros ainda por cima referem que o magnésio não é obrigatório uma vez que é fornecido pela água da rede na grande maioria dos casos e que bastava deitar uma "colherada" uma vez por semana, fiz as contas de forma muito conservadora. Claro que só o tempo dirá mas entre não fertilizar com Mg e juntar uma dose simbólica (1ppm semanal, 0.33ppm em cada dosagem) dele, prefiro juntar :)

Abraços

Tony

PS - Se meteres 100gr de Trace e 40gr de Fe à parte também vais lá à vontade. É de loucos tantas variações serem possíveis mas é o que dizem do EI... o suficiente para as plantas consumirem e o extra é a vontade do freguês :P

Editado por TonyCh

_________

Antes que me esqueça, o magnésio acabou por dissolver sozinho sem fazer nada. Levou 1 hora ou nem isso. Com aquecimento vai lá mais depressa mas pronto. Assim estou mais descansado. Uma coisa curiosa que reparei (talvez imaginação minha) mas quando preparei as Macros, a água ficou mais fria... não consigo explicar o fenómeno mas a temperatura pareceu baixar bastante. Ainda pensei que fosse onde guardava a água destilada mas não. Agora joguei a mão ao frasco de Macros (que está no mesmo sítio da água destilada) e já está à temperatura ambiente.

Uma reação química talvez. Tenho que prestar mais atenção da próxima vez :)

Outra coisa importante... no EI assume-se que faças uma TPA de 50% o que no meu aquário é canja mas tu no teu vais trocar 250L todas as semanas? É que se trocares menos, devias ser ainda mais conservador do que eu i.e. dosear menos ferro senão, em caso de excesso, vai acumulando até valores exorbitantes

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________

Bom dia

Em relação ao Ferro (13%) sim de facto devo ter feito alguma confusão, tinha várias calculadoras abertas e devo ter introduzido outro valor qualquer. De facto o calculo indica que para um aqua de 500l, um frasco de 1000ml e uma dose de 20ml terei de diluir 96.154gr de Ferro (13%) mas que tb avisam que isso não será possível pela solubilidade do sal então deverei aumentar a dose para 40ml e aí só terei de dissolver 48gr. Estás certo e tens razão e eu no meu documento tb apontei bem aqui é que por algum motivo acabei por escrever mal.

Eu na calculadora estou a usar o "The Estimative Index" que será sugerido pelo Tom Barr, por sinal ontem fui parar a um fórum em que é ele o administrador e andava a explicar umas coisas à cerca de salgados. Em relação às TPA's sim, tens razão, desde que comecei a fertilizar mais forte, as TPA's aumentaram em volume, mas tb não me parece que fertilizando assim consiga fugir de TPA's semanais de 50%.

Quando te perguntei se tomaste em consideração o factor de diluição do Ferro, foi quando me indicaste

140gr de Trace

40gr de Ferro Quelado 13% (EDTA)

Em cada dose de 20ml desse litro que fizeres vais adicionar 0.57ppm de Ferro

Pelos cálculos eu não posso utilizar doses de 20ml para atingir 0.5ppm de Ferro tenho de usar 40ml,pois para usar doses de 20ml terei de dissolver Ferro para além da capacidade de solubilidade do mesmo...fiz-me entender pq a minha questão?

A obrigado Tony pelo esclarecimento das contas!! Ontem ia dando mais uma vez um nó ao cérebro, há coisas que são de caras outras que nem por isso.

PS: Continuo sem saber se o Magnésio que tenho se é Heptahidratado

Fertelizante é como filisofia...

é uma ciencia mas cada um fala como quer :D...

posso vos dizer que dão-me um nó no cerebro cada vez que leio (igual à filosofia) na é que na preceba é a complicação adjacente...

mas jpos... com um aqua de 540l podes mesmo adicionar alem da solubilidade pois este acabará por se dissolver na quantidade de agua...(estou a pensar bem ou a dizer as normais barbaridades?)

Continuo sem saber se o Magnésio que tenho se é Heptahidratado

Suponho que sim apesar dos meus frascos só dizerem MgSO4. Eu segundo as análises da água municipal (Mg a 5.3ppm) nem precisava de magnésio na fertilização mas pronto :)

Pelos cálculos eu não posso utilizar doses de 20ml para atingir 0.5ppm de Ferro tenho de usar 40ml,pois para usar doses de 20ml terei de dissolver Ferro para além da capacidade de solubilidade do mesmo...fiz-me entender pq a minha questão?

Pois depende. Ferro a 13% sim, não podes porque o limite é atingido MAS o TNC trace apenas tem ferro a 8.4% somando os dois, não sei qual o ponto de solubilidade. Ainda por cima não há dados (que tenha encontrado) sobre o ponto de solubilidade do Trace em si. Eu faria uma mistela de um décimo (100ml) e testava com 14 gramas de TNC e 4 gramas de Fe quelado. Se o ferro se precipitar já sabes que não vai dar.

Não confundir precipitação espontánea com aqueles grumos pequenos que se vão formando ao longo das semanas na mistela de micros. É só agitar e já está.

Uma boa solução, como o Eliezer sugeriu, é adicionar os pós directamente ao aquário, ai acabava-se o problema da solubilidade MAS... dá mais trabalho claro.

Abraços

Tony

_________

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!