TonyCh Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Sou é ávido por conhecimentos... correr por gosto não cansa. Aquela sensação do "Quero fertilizar.... não percebo puto disto" é horrível... acredita, passei por isso na segunda-feira passada lol Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Manik48 Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Tony tás um pró!! ehehe Subscrevo integralmente Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
TonyCh Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Parem com isso Qualquer dia acredito e começo a andar por ai com nariz empinado lol :P Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jpospr Publicado: Abril 12, 2012 Autor Publicado: Abril 12, 2012 De nariz empinado não digo, mas com a tabela de fertilizações ao peito, não me espantava nada!! Heheh ) Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Eliezer costa Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 e se eu vos disser que ja li...reli e voltei a ler e ainda tenho um nó no cerebro? acreditão? (e tenho alguma formação em quimica...ai de mim se sabem disto) ainda bem que tenho poucas plantas :D uma pergunta a utilização de agua mineralizada nas TPA's ajudará a trazer mais nutrientes as plantas e fará mal aos peixes? Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Define água "mineralizada" - se estás a falar de água engarrafada, normalmente é muito menos do que a água da rede, se estás a falar de água das pedras... deve ser giro de se ver :P Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
mad&mor Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Estou é a ver o TonyChemist a vender frascos de fertilizante à malta!! xD Como o vais chamar? Tonyfert+ ? :3 Citar
Eliezer costa Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 pois....estava a pensar numa mistura :D o problema está no bicabornato (as bolhinhas xD) mas o nivel de nutrientes é bem maior que a agua de rede (acho eu) eu ate tenho acesso a agua de termas mas o seu nivel sulforoso é grande e essa na me parece :D Citar Eliezer "The end of the world"
Eliezer costa Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Estou é a ver o TonyChemist a vender frascos de fertilizante à malta!! xD Como o vais chamar? Tonyfert+ ? :3 essa sim... vais ver que dá um susseço xD Citar Eliezer "The end of the world"
jpospr Publicado: Abril 12, 2012 Autor Publicado: Abril 12, 2012 Vcs estão a brincar, mas quem se quiser dedicar a comprar pós e a fazer fertilizantes e vendê-los a quem não tem paciência para isso, consegue fertilizantes bem mais especificos para as mais variadas situações, mais concentrados e de valor bem mais baixo do que a grande generalidade das marcas. Eu comprei os meus fertilizantes em pó carotes, mas para terem uma ideia. Uma garrafa de Seachem Potassium de 500ml fica a 15€ eu no mesmo volume gasto 2.5€ de fertilizante em pó e em maior concentração, pois vou usar muito menos tampas!! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
mad&mor Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Então venham esses fertilizantes!! Penso que haveria muita malta interessada para aqueles que não entendem e não querem arriscar e obter valores muito altos, etc... Para quem não tem pachorra vá :3 :coff coff: Citar
Manik48 Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 yap, vale bem a pena. Nesta história toda a única coisa que me deixa dúvidas é se vais conseguir niveis de ferro porreiros sem fertilizares com mais nada. Fizeste contas? Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
jpospr Publicado: Abril 12, 2012 Autor Publicado: Abril 12, 2012 Ferro é um micro, para já não estou muito preocupado com ele Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
TonyCh Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Estou é a ver o TonyChemist a vender frascos de fertilizante à malta!! xD Como o vais chamar? Tonyfert+ ? :3 Hummm.... isso seria uma ideia interessante. Só teria que acrescentar sorbato de potássio para garantir a inibição da fermentação de forma a que a mistela não se estragasse e pudesse ser vendida.... podiamos criar uma linha de produtos a custo reduzido em que haveria fertilização completa de macros atendendo a faunas leves e outra com muita fauna em que houvesse diminuição de N em relação a K. Depois podiamos ainda criar uma linha de micros normal, uma com "overdose" de ferro para quem quisesse e ainda uma com magnésio em excesso para pessoal com águas moles. Depois podíamos ainda arranjar por ai uma espécie qualquer de camarão que ninguem conhece e chamar-lhe camarão Tony. Faziamos uns aquascapings todos lindos, contratávamos umas vidreiras para fazer aquários extra claros com junção clara, depois umas ferramentas especiais em aço cirúrgico... e finalmente chamávamos à empresa qualquer coisa como "TCT" ou "Telos" Que plano maquiavélico! :) Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Eliezer costa Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 eu era um dos desdotados (sem paxorra) que comprava :D alem que se a maria me visse voltar a fazer experiencias na cozinha matava-me (ja me ameaçou...ela tem acesso a facas grandes ) Citar Eliezer "The end of the world"
mad&mor Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Hummm.... isso seria uma ideia interessante. Só teria que acrescentar sorbato de potássio para garantir a inibição da fermentação de forma a que a mistela não se estragasse e pudesse ser vendida.... podiamos criar uma linha de produtos a custo reduzido em que haveria fertilização completa de macros atendendo a faunas leves e outra com muita fauna em que houvesse diminuição de N em relação a K. Depois podiamos ainda criar uma linha de micros normal, uma com "overdose" de ferro para quem quisesse e ainda uma com magnésio em excesso para pessoal com águas moles. Depois podíamos ainda arranjar por ai uma espécie qualquer de camarão que ninguem conhece e chamar-lhe camarão Tony. Faziamos uns aquascapings todos lindos, contratávamos umas vidreiras para fazer aquários extra claros com junção clara, depois umas ferramentas especiais em aço cirúrgico... e finalmente chamávamos à empresa qualquer coisa como "TCT" ou "Telos" Que plano maquiavélico! :smile: Abraços Tony ! Falta o riso maléfico!! "MUhahahahahahaaaaa" Eu ficava pelos fertilizantes para já Tony Citar
TonyCh Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Pois... Só há um pequeno senão nisto tudo... ainda não foi testado na prática e como já referi, cada caso é um caso. Isto pode querer dizer que a fórmula funcione bem em, sei lá, 70% dos aquários sobre-lotados mas vai haver 30% em que haverá necessidade de aumentar os fosfatos ou algum dos micros mas fazer apenas a formulação base pronta a usar, não me parece ser complicado... desde que se ganhe ritmo/experiência a fazer isto em grandes volumes, é possível vender com uma margem de lucro realista e não nos milhares de % que as empresas comerciais fazem. Tinha é que meter mesmo o tal sorbato de potássio (além do já referido ácido ascórbico) e talvez mudar a origem dos elementos micro para Fe em formato HEDTA em vez de EDTA que seria um quelante muito mais estável a médio prazo (imagino pessoal comprar um frasco de 1L e guardar durante 1 ano). Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jpospr Publicado: Abril 12, 2012 Autor Publicado: Abril 12, 2012 O sorbato de potássio e o ácido ascórbico seriam os "conservantes"? è obrigatório usar esses compostos? Não percebi o HEDTA e o EDTA Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
mad&mor Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Errr... Pois... Era o que eu estava a dizer Citar
Eliezer costa Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 não nessecitarias de conservantes se as produções fossem por ecomenda e tamanhos relativos ao uso :D menos desperdicio maior margem de lucro :D TODOS (eu) contentes xD ALGARVIOS AO PODER :D Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 (editado) O sorbato de potássio e o ácido ascórbico seriam os "conservantes"? è obrigatório usar esses compostos? Pelo que li, a mistela dos "micros" tem tendência a "fermentar" e a estabilidade do Fe quelado é muito melhor em PH = 6. O sorbato de potássio inibe a fermentação e o ácido ascórbico baixa o PH para 6. Não faço ideia se, ao usar Fe HEDTA ainda é necessário usar o ácido ou não mas acho que não. Não percebi o HEDTA e o EDTA Tanto quanto sei, é a forma de quelação do Ferro. O EDTA é mais instável em PHs mais altos podendo ocorrer precipitação mais cedo do que com o HEDTA. Tentei aprofundar o assunto mas como os únicos compostos Trace que encontrei eram todos EDTA não me preocupei mais. Sei que há Fe quelado em HEDTA à venda. Há aqui um artigo interessante... segundo o que percebi, um PH 7.5 já é suficiente para causar uma eventual precipitação numa solução EDTA (mas que raramente vai acontecer se estivermos a utilizar CO2 pressurizado) mas é possível. O HEDTA tem uma precipitação só mais lá para os 7.5++ e qq coisa. A diferença é pouca mas existe http://www.growercen...20in%20iron.pdf Abraços Tony PS - No entanto, mesmo que o Fe precipite, é depois, por oxidação, aproveitado pelas raízes portanto também não se perde todo. Editado Abril 12, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
mad&mor Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Criei um monstro... Um monstro em forma de ideia claro xD Citar
TonyCh Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 LOLL Pois... agora vais ter que viver com isso :) Continuando a partir a cabeça... a história da precipitação pode explicar porque é que se recomenda que as micros estejam separadas das macros. Se misturarmos tudo, o PH resultante pode ficar demasiado alto para que o Fe se mantenha quelado e uma vez precipitado, não temos maneira de "abanar" o frasco e voltar a diluir o ferro. Também será por isso que muitos pros recomendar dosear as micros depois do CO2 já estar a bombar e no ínicio do fotoperiodo... não tem a ver com o aproveitamento das plantas mas sim em manter o ferro quelado para que esteja disponível na coluna de água. Se metesses este fertilizante diretamente num aquário sem CO2 e com PH de digamos 7.8, ocorreria precipitação espontânea de parte do ferro perdendo-se assim uma parte da fonte de nutrientes. A verdade é que não me parece que haja muitas pessoas a fertilizarem forte e feio e não usarem CO2 e terem um PH muito alto. Isto será a exceção e não a regra. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
mad&mor Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 Preep! mad&mor's brain capacity was raised 10pt!! Citar
TonyCh Publicado: Abril 12, 2012 Publicado: Abril 12, 2012 não nessecitarias de conservantes se as produções fossem por ecomenda e tamanhos relativos ao uso :Dmenos desperdicio maior margem de lucro :D Pois... O problema é que a concentração qque calculei da para 50 doses. A 3 x por semana, gasto um frasco em... 4 meses. Tempo suficiente para ocorrer precipitação e fermentação. Dito isto, pedi sorbato de potássio na farmácia esta tarde. Chega amanhã de manhã. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Recommended Posts